Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Se você não sabe por onde começar os seus estudos nessa área, confira 14 sites que ensinam como programar de graça.

Criar um programa de software envolve escrever, testar e corrigir quaisquer partes do código que estejam erradas. Assim, aprender como programar não é algo fácil, mas possível com muito estudo e dedicação. Não desista, saiba que vale a pena!

E a grande notícia para você que quer entender mais sobre linguagens de programação é que diferente do que se pensa não é preciso gastar rios de dinheiro para isso, pois existem muitos sites na internet que oferecem cursos e materiais de aprendizado de como programar de graça. 

Para te ajudar, aqui detalharemos alguns dos mais usados hoje na web. Aproveite nossas indicações e aprenda como programar agora mesmo! Boa leitura!

O que é programação?

Programação nada mais é que escrever instruções codificadas que se comunicam com um computador, programa de software ou aplicativo que você deseja que execute uma tarefa específica.

Os programadores escrevem o código para criar essas instruções com a finalidade de encontrar soluções para diferentes problemas e garantir que programas de software e aplicativos funcionem com sucesso.

Esse processo geralmente envolve a criação de estratégias para aprimorar o algoritmo,  implementado iniciativas organizacionais com mais eficiência. 

A maioria dos programadores trabalha com várias linguagens de codificação, como Python, C++ e JavaScript. 

Normalmente, os programadores de computador executam várias tarefas diárias, tais como: 

  • escrever códigos; 
  • atualizar programas de software para resolver vulnerabilidades de segurança; 
  • corrigir bugs;
  • escrever e testar algorítimos para aplicativos e programas; 
  • solucionar problemas de código para detectar erros; 
  • traduzir uma linguagem de programação para outra. 

Assim, esse é um trabalho que está em constante mudança. O campo da programação de computadores continua a crescer em popularidade à medida que os programadores encontram novas maneiras de se comunicar de forma mais eficaz com os computadores. 

Evolução da programação

A programação evoluiu bastante ao longo do século passado. Inicialmente, os programadores usavam cartões perfurados contendo linhas de números lidos por uma máquina. 

Agora, esse profissional incorpora interfaces de arrastar e soltar e outros métodos que permitem uma velocidade de programação muito mais rápida.

Diferença entre programação e codificação

Embora algumas pessoas usem os termos “programação” e “codificação” como sinônimos, os dois são ligeiramente diferentes. 

A programação é um processo mental que requer a criação de instruções dadas a um computador, enquanto a codificação refere-se à tradução dessas instruções em uma linguagem escrita compreensível para um computador.

Se ficou com dúvidas sobre algum termo visto até aqui, indicamos o post 100 termos de programação para você entender para que você possa ampliar seu vocabulário relacionado a programação.

como programar com cursos gratuitos

Por que aprender a programar?

A programação é um exercício ou prática que impulsiona nosso pensamento lógico e melhora a habilidade de resolver problemas e lidar com situações complexas

Assim, ele nos ensina como realizar uma tarefa com a ajuda de um programa de computador ou software.

O século XXI é uma época de rápido desenvolvimento tecnológico. Assim, muitos produtos que usamos diariamente, como smartphones e computadores, dependem dessa tecnologia para funcionar corretamente. 

Dessa forma, existem várias razões pelas quais aprender programação pode ajudá-lo a se desenvolver e crescer na carreira, e aqui veremos algumas. Confira!

1. Altos salários na área de programação

A demanda por profissionais de tecnologia, incluindo programadores, tem aumentado nos últimos anos no país devido ao crescente uso de tecnologia em praticamente todos os setores da economia. 

Isso pode levar a salários mais altos e maiores oportunidades de emprego para profissionais qualificados em áreas como desenvolvimento de software, análise de dados e ciência de computação. 

No entanto, é importante notar que os salários e o potencial de ganho variam amplamente dependendo de fatores tais como

  • a localização; 
  • a empresa; 
  • a experiência e as habilidades do trabalhador;
  • além do cargo pretendido.

Além disso, o mercado de trabalho pode mudar com o tempo, portanto é importante manter-se atualizado sobre as tendências e oportunidades disponíveis.

2. Falta de profissionais qualificados

Existe uma demanda por profissionais qualificados em programação no Brasil devido ao crescente uso de tecnologia em praticamente todos os setores da economia. 

No entanto, pode haver uma escassez de profissionais qualificados em algumas áreas específicas ou em determinadas regiões do país. 

Isso pode ser atribuído a uma série de fatores, incluindo a falta de programas de treinamento e educação adequados e a falta de incentivos para os profissionais se especializarem em áreas de tecnologia. 

Para tentar atender à demanda por profissionais qualificados, muitas empresas e instituições de ensino estão trabalhando para expandir os programas de treinamento e educação em tecnologia e criar oportunidades de emprego atraentes para esses profissionais.

3. A capacidade de codificação oferece uma nova perspectiva para a solução de problemas

Sem dúvidas ter habilidades de codificação pode definitivamente ser útil quando se trata de solucionar problemas. 

A programação envolve dividir problemas complexos em partes menores e mais gerenciáveis ​​para encontrar soluções em cada parte. 

Esse processo pode ser útil na resolução de problemas, pois ajuda você a identificar e abordar sistematicamente as causas principais

Além disso, ser capaz de escrever códigos pode permitir que você crie ferramentas e scripts personalizados que ajudam a automatizar tarefas e otimizar fluxos de trabalho, o que também pode ser útil na solução de problemas. 

No geral, ter habilidades de codificação pode fornecer uma nova perspectiva e um conjunto de ferramentas para enfrentar e resolver problemas.

Sites para aprender como programar de graça

Chegou a hora de listar alguns sites onde é possível aprender a programar sem pagar por isso. Confira 14 das nossas indicações e pratique agora!

1. BitDegree

BitDegree é uma plataforma de educação online que oferece uma variedade de cursos em programação, ciência de dados e negócios. 

Lá você vai encontrar cursos interativos com videoaulas, questionários e projetos práticos, além de uma variedade de recursos de aprendizado, como guias de estudo e fóruns. 

O BitDegree também oferece várias opções de aprendizado flexíveis, incluindo a capacidade de estudar no seu próprio ritmo e acompanhar seu progresso. 

Muitos dos cursos são criados por especialistas do setor e projetados para fornecer aos alunos as habilidades e conhecimentos necessários para ter sucesso no campo escolhido.

2. Coursera

O Coursera é uma forma de aprendizado online que oferece uma ampla variedade de cursos e programas das melhores universidades e instituições educacionais do mundo

Os módulos do Coursera são normalmente estruturados como cursos universitários, com palestras em vídeo pré-gravadas, questionários e tarefas. 

Alguns cursos do Coursera oferecem um certificado de conclusão, enquanto outros fazem parte de um programa de graduação ou certificação mais abrangente. Eles são ministrados por professores e especialistas em suas áreas, e a plataforma oferece uma ampla gama de assuntos, incluindo programação. 

3. Codecademy

O Codecademy oferece aulas interativas e práticas em uma ampla variedade de linguagens de programação e tecnologias da web

A plataforma foi criada com o objetivo de tornar o aprendizado de programação acessível e divertido para todos, independentemente de sua experiência anterior. 

Os cursos são projetados para que os alunos possam progredir a seu próprio ritmo e incluem exercícios e projetos práticos para ajudar os alunos a aplicar o que aprenderam. 

Além disso, o Codecademy também oferece um currículo flexível que permite que os alunos escolham quais tópicos desejam aprender e em que ordem.

Codecademy é gratuito, mas também oferece planos premium com recursos adicionais como acesso a projetos mais avançados e orientação personalizada.

4. edX

edX é uma maneira de iniciar seu aprendizado online, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino de renome em todo o mundo. 

Os cursos são oferecidos em uma variedade de disciplinas, incluindo ciência da computação, negócios, engenharia, educação e muito mais. 

A edX foi criada em 2012 por duas instituições de ensino de prestígio, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Harvard. Desde então, outras instituições de ensino se juntaram à plataforma, tornando-a uma das mais populares opções para educação online.

Os cursos oferecidos na edX são geralmente de alta qualidade e incluem aulas online, tarefas, projetos e avaliações. Alguns cursos também oferecem certificados de conclusão ao final do curso.

5. Khan Academy

A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos fundada no ano de 2008 pelo educador americano Salman Khan. Ela é basicamente uma plataforma de ensino digital, que visa oferecer um ensino de qualidade sem custos.

Além de ser gratuita, a ideia é que as pessoas possam acessá-la em qualquer parte do mundo. Para isso, basta uma conexão de internet e um aparelho para acessar os cursos online.

6. CodeWars

CodeWars é uma plataforma que oferece uma variedade de desafios de programação e exercícios conhecidos como “katas”. Esses desafios são projetados para ajudar os programadores a melhorar suas habilidades resolvendo problemas e escrevendo códigos em diferentes linguagens de programação. 

CodeWars tem uma comunidade de usuários que podem enviar seus próprios desafios, bem como participar e avaliar os desafios criados por outros. Lá é possível acompanhar seu progresso, obter conquistas e competir com outros estudantes nas tabelas de classificação. 

É uma alternativa interessante para programadores que buscam aprimorar e testar suas habilidades por sua ampla gama de desafios relacionados a programação.

7. Udemy

Udemy é uma plataforma de aprendizado online que oferece uma ampla variedade de cursos, incluindo programação. 

Muitas das suas certificações são gratuitas e ministradas por instrutores especialistas, e é possível estudar em muitos formatos de acordo com suas preferências, já que lá você encontra palestras em vídeo, questionários e projetos práticos ideais para quem deseja saber como programar.

Muitos cursos da Udemy oferecem um certificado de conclusão, que pode ser útil para demonstrar suas habilidades e conhecimentos a potenciais empregadores ou clientes

No geral, a Udemy é uma maneira conveniente e flexível de aprender novas habilidades, incluindo habilidades de programação.

8. FreeCodeCamp

FreeCodeCamp é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo ajudar pessoas a aprender habilidades de programação necessárias. Foi lançado em 2014 na Califórnia.

Fundador do FreeCodeCamp, Sr. Quincy Larson diz que seu motivo para criar e estabelecer a plataforma foi para ajudar estudantes a irem de iniciantes para avançados no nível de codificação e desenvolvimento da web

Como o Sr. Larson é um desenvolvedor de software, ele queria criar algo que ensinaria a programar de forma mais prática e assertiva do que a forma com que ele aprendeu e, por isso, a FreeCode se destaca pela didática dos materiais disponibilizados. 

9. Code Conquest

Code Conquest é um site de aprendizado de programação online que oferece guias, tutoriais e recursos de aprendizado gratuitos para aqueles que desejam aprender a programar. 

O site abrange uma ampla variedade de linguagens de programação, incluindo Java, C++, Python, HTML e CSS.

Além disso, o Code Conquest também oferece guias sobre tópicos relacionados a como programar, design de jogos, segurança de dados e ciência de dados. 

Assim, o objetivo do site é tornar o aprendizado de programação acessível a todos, independentemente de sua experiência anterior ou formação.

10. MIT Open Courseware

O MIT OpenCourseWare (OCW) oferece conteúdo educacional de alta qualidade do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). 

Inclui materiais do curso, como notas de aula, tarefas e exames, bem como vídeos de palestras e outros materiais. O objetivo do MIT OCW é fornecer um recurso educacional gratuito e aberto para educadores, estudantes e autodidatas em todo o mundo.

11. Hackr.io

Hackr.io é muito útil para aqueles que procuram aprender uma nova maneira de programar ou aprimorar suas habilidades em uma já conhecida. 

Os recursos são organizados por linguagem de programação, permitindo que os usuários encontrem facilmente o conteúdo que desejam. Além disso, a plataforma possui uma comunidade ativa de usuários que podem responder a perguntas e fornecer ajuda adicional.

métodos gratuitos para aprender como programar

12. Bento.io

Bento.io se destaca por seu formato de “caixa de ferramentas”, que permite que os usuários acessem rapidamente os recursos de aprendizado relevantes para a tarefa atual. 

Além disso, a Bento.io possui uma comunidade ativa de usuários que podem compartilhar conhecimento e ajudar a aprender. Se você está procurando uma maneira interativa e envolvente de aprender a programar, a Bento.io pode ser uma ótima opção.

13. SoloLearn

SoloLearn oferece cursos em uma ampla variedade de linguagens de programação, incluindo Python, Java, C++ e muito mais.

Os cursos são projetados para serem acessíveis para iniciantes e incluem exercícios interativos e desafios para ajudar os usuários a aplicar o que estão aprendendo. Além disso, a plataforma possui uma comunidade ativa de usuários que pode ajudar uns aos outros a aprender e responder a perguntas. 

Se você está procurando uma maneira fácil e conveniente de começar a aprender a programar no seu próprio ritmo, SoloLearn pode ser uma ótima opção.

14. Google Android Training

O Google Android Training é um ótimo recurso para aprender a desenvolver aplicativos Android. 

Ele fornece uma variedade de materiais de treinamento, incluindo lições, codelabs e vídeos, que abrangem uma ampla gama de tópicos, desde o básico da criação de um aplicativo até tópicos avançados.

Esses são apenas alguns exemplos, mas há muitos outros sites que oferecem recursos de aprendizado de programação de graça

É importante escolher um site que se adapte às suas necessidades e que ofereça a linguagem de programação que você deseja aprender.

Conclusão

Se preparar para o futuro ao aprender como programar não traz apenas uma nova habilidade, é também uma forma de colher frutos financeiros e construir uma carreira sólida em um dos mercados que mais cresce, tanto no Brasil como no mundo!

Assim, esperamos que este artigo tenha sido útil para compreender um pouco melhor o que é programação e onde conseguir aprender como programar de forma gratuita. Para ler mais artigos interessantes como esse, acompanhe o Blog da Hostgator e fique por dentro das novidades no mundo do marketing e tecnologia.

Navegue por tópicos

  • O que é programação?

    • Evolução da programação

    • Diferença entre programação e codificação

  • Por que aprender a programar?

    • 1. Altos salários na área de programação

    • 2. Falta de profissionais qualificados

    • 3. A capacidade de codificação oferece uma nova perspectiva para a solução de problemas

  • Sites para aprender como programar de graça

    • 1. BitDegree

    • 2. Coursera

    • 3. Codecademy

    • 4. edX

    • 5. Khan Academy

    • 6. CodeWars

    • 7. Udemy

    • 8. FreeCodeCamp

    • 9. Code Conquest

    • 10. MIT Open Courseware

    • 11. Hackr.io

    • 12. Bento.io

    • 13. SoloLearn

    • 14. Google Android Training

  • Conclusão

Tags:

  • Domínios

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários