Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Para quem deseja seguir na carreira de programador, confira aqui algumas das linguagens de programação mais fáceis de aprender.

Aprender a codificar e a programar pode ser desafiador, especialmente se você não sabe por onde começar. Por conta disso, muitos aspirantes a desenvolvedores ainda se perguntam: “quais são as linguagens de programação mais fácil de aprender?”

Hoje em dia existem inúmeras formas de aprender programação pela internet. Na maioria das vezes, é preciso apenas um norte para começar a busca por conteúdo útil, não é mesmo? 

Para te ajudar, nesse artigo iremos explicar melhor o que é uma linguagem de programação. Além disso, indcaremos quais linguagens estão sendo mais usadas, o objetivo de cada uma e as que possuem uma maior facilidade de aprendizado. Vamos lá?

er quais linguagens estão sendo mais usadas, o objetivo de cada uma e as que possuem uma maior facilidade de aprendizado. Acompanhe e tenha uma boa leitura!

BNNR_BLOG-3

O que é linguagem de programação?

Uma linguagem de programação é um conjunto de instruções escritas por um programador. Elas têm o intuito de fornecer instruções ao computador para executar e realizar uma tarefa.

Essas instruções são fornecidas por meio de linguagens de programação. São elas que permitem que pessoas e máquinas se comuniquem com computadores.

A natureza binária dos computadores exige que toda a comunicação direta seja na forma de linguagem de máquina, que é uma série de 0 e 1. 

É como se a linguagem “nativa” do computador tivesse apenas duas letras, cuja sequência determinasse o significado da mensagem. 

linguagens de programação

Quais são as linguagens de programação mais fáceis de aprender?

Aqui iremos listar algumas das linguagens mais usadas no mercado de trabalho hoje, gerando uma demanda alta por profissionais qualificados. Vejamos quais são elas:

Python

Python é uma linguagem de programação de alto nível e de uso geral. Ele pode ser usado para várias tarefas, desde análise e visualização de dados até desenvolvimento web, prototipagem e automação.

Popular entre os desenvolvedores de software, Python funciona bem como uma linguagem de script. Ela também permite que os usuários utilizem diferentes paradigmas de programação, incluindo linguagens de programação orientadas a objetos, imperativas, processuais e funcionais.

Além disso, essa linguagem é de código aberto, permitindo que os programadores modifiquem seu código-fonte para atender às suas necessidades.

Python é mais fácil de aprender do que outras linguagens graças à sua aproximação com o inglês. Se você deseja iniciar sua carreira como desenvolvedor ou engenheiro de software, o Python é um excelente ponto de partida.

Acima de tudo, os desenvolvedores Python estão em alta e crescente demanda. Escolha entre várias funções de trabalho, como cientista de dados, engenheiro de software e pesquisador de inteligência artificial (IA).

Java

Foi criada por James Gosling, da Sun Microsystems, em 1995. É uma linguagem de programação orientada a objetos Java, servindo como uma ferramenta segura, confiável e escalável para desenvolvedores desde então.

É amplamente utilizado para criar aplicativos da web em escala empresarial. Conhecido por ser extremamente estável, muitas grandes empresas o adotaram por esse motivo.  

O Java também é amplamente utilizado no desenvolvimento de aplicativos Android. Quase todas as empresas hoje precisam de um aplicativo para esse sistema operacional por existir bilhões de usuários que estão utilizando o modelo. 

Isso também oferece grandes oportunidades para desenvolvedores Java. Um dos motivos é que o Google criou uma excelente estrutura de desenvolvimento Android baseada em Java – Android Studio.

HTML

HTML significa HyperText Markup Language. Não deixe que o nome complicado o engane: o HTML é um dos trampolins mais acessíveis para o mundo da programação. 

Tecnicamente, o HTML é uma linguagem de marcação, o que significa que é responsável por formatar a aparência das informações em um site. Essencialmente, o código HTML é usado para descrever páginas da web com texto comum.

Ele não tem a mesma função que outras linguagens de programação, e se limita a criar e estruturar texto em um site. Seções, cabeçalhos, links e parágrafos fazem parte do domínio HTML. 

CSS

CSS, ou folhas de estilo em cascata, geralmente é aplicado em conjunto com HTML e rege a aparência do site. Neste caso, o CSS é responsável por determinar o tamanho, a cor e a posição de todos os elementos da página.  

O CSS também é conveniente. A parte em cascata do nome significa que um estilo aplicado será propagado do componente pai para todos os componentes filhos do site. Esse recurso significa que não é preciso repetir manualmente o código em um site após definir seu corpo.  

Se você é novo em codificação, não há motivo para não aprender CSS antes de lidar com linguagens mais complexas!

JavaScript

O JavaScript é usado para gerenciar o comportamento das páginas da web. Com ele, os codificadores podem criar elementos dinâmicos da web, como gráficos animados, mapas interativos, botões clicáveis ​​e muito mais. 

Os programadores que usam HTML, CSS e JavaScript em conjunto obtêm um nível mais alto de controle do site. Além disso, podem fornecer uma melhor experiência ao usuário em termos de navegação e legibilidade. 

JavaScript é a linguagem de codificação mais comum em uso hoje em todo o mundo. Isso por um bom motivo: a maioria dos navegadores da web o utiliza e é uma das linguagens mais fáceis de aprender.  

Ele quase não requer conhecimento prévio de codificação, ou seja, assim que você começar a aprender poderá praticar e brincar com ele imediatamente. 

Kotlin

Kotlin é uma linguagem de programação orientada a objetos, funcional e de tipagem estática. 

Ela foi desenvolvida pela empresa JetBrains, e em 2016 chegou a sua primeira versão (a 1.0). Em 2017, o Google anunciou que o Kotlin é a linguagem oficial do sistema Android.

Kotlin é uma linguagem JVM, ou seja, que interpreta bytecodes gerados pelo Java. Por isso, você pode criar códigos Kotlin dentro de códigos Java e vice-versa, facilitando ainda mais a migração entre as duas linguagens.

A linguagem Kotlin tem a sintaxe muita mais simples e concisa. Você escreve poucas linhas de código e já consegue fazer praticamente as mesmas funções que a linguagem Java.

Em linhas gerais, Isso faz com que você ganhe muito mais produtividade. A curva de aprendizado acaba sendo mais rápida também, além de ser mais fácil de fazer manutenção no projeto depois.

PHP

PHP (acrônimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de script de código aberto amplamente usada, criada por Rasmus Lerdorf em 1994. É uma linguagem de programação de script de propósito geral usada principalmente para desenvolvimento web. 

Uma das razões pelas quais o PHP é uma das melhores linguagens de programação para o desenvolvimento de sites é que ele pode ser incorporado ao código HTML e não precisa ser compilado antes da execução.

Um dos grandes trunfos do é que ele pode ser incorporado ao código HTML e não precisa ser compilado antes da execução.

O código PHP é executado nos servidores, que geram o HTML enviado ao cliente. O PHP 8 – a versão mais recente – é até duas vezes mais rápida que as versões mais antigas. Além disso, reduziu bastante o uso de memória. 

No entanto, o código PHP pode ser difícil de depurar, pois não é compilado antes de ser executado. Além disso, o PHP não é uma linguagem muito rápida em comparação com outras linguagens como C++.

Os programadores PHP estão em alta demanda, pois a linguagem é usada por alguns dos sites mais populares, como Facebook, Wikipédia e WordPress.

Ruby

Ruby é uma linguagem de programação versátil e de alto nível usada para desenvolvimento web, engenharia de software e prototipagem. 

Desenvolvido por Yukihiro Matsumoto em 1993, o Ruby possui uma ampla gama de recursos, como programação orientada a objetos, tipagem dinâmica, gerenciamento automático de memória e tratamento de exceções.

Além disso, possui uma sintaxe simples e natural que facilita a leitura e a escrita. Também conta com um rico conjunto de bibliotecas, conhecidas como gems, que podem ser utilizadas para diversas tarefas.

Algumas das gems Ruby populares incluem Rails , RSpec e Pry. Além disso, o Ruby tem uma comunidade grande e solidária ao seu lado que ajuda os iniciantes a começar a usar esta linguagem. Algumas das empresas conhecidas que usam Ruby incluem Airbnb, Shopify, Twitter, Bloomberg e GitHub.

R

A linguagem de programação R foi lançada ao público pela primeira vez em 1993 por seus criadores Ross Ihaka e Robert Gentleman. Ela surgiu como uma implementação de uma linguagem de programação com foco especial em computação estatística e modelagem gráfica .

Ao longo dos anos, R tornou-se uma das melhores linguagens de programação para projetos que exigem extensa análise de dados, modelagem gráfica de dados, análise espacial e de séries temporais.

R também fornece grande extensibilidade por meio de suas funções e extensões que oferecem uma tonelada de técnicas e recursos especializados para desenvolvedores. A linguagem também funciona muito bem com código de outras linguagens de programação, como C, C++, Python, Java e .NET.

C e C++

C e C++ têm uma presença significativa no mundo da programação. Quase todos os sistemas de baixo nível, como sistemas operacionais e sistemas de arquivos, são escritos em C/C++. 

Se você deseja ser um programador de nível de sistema, essas são as linguagens de programação que você deve aprender. 

C++ também é amplamente utilizado por programadores competitivos devido ao fato de ser extremamente rápido e estável. 

Ele fornece algo chamado STL – Standard Template Library. Este é um pool de bibliotecas prontas para uso em várias estruturas de dados, operações aritméticas e algoritmos. O suporte da biblioteca e a velocidade da linguagem também a tornam uma escolha popular na comunidade de negociação de alta frequência.

Quais são as linguagens de programação mais usadas no mercado?

Todas as linguagens citadas anteriormente estão entre as mais usadas no mercado. No entanto, escolher qual você deve aprender primeiro pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, isso depende de qual área de desenvolvimento você deseja ingressar.

Caso se interesse mais por desenvolvimento de sites e aplicativos web, temos JavaScript, PHP, CSS e HTML como linguagens muito importantes. No caso de sistemas mais complexos, conseguimos ver que JAVA, C e C++ tem uma dominância maior nesse setor. 

Porém, se sua praia for algo mais ligado à análise de dados e Machine Learning, não podemos deixar de lado Python e R.

Conclusão

Sem uma linguagem de programação seria impossível programar, pois não haveria regra, semântica e sintaxe que permitissem expressões com estrutura e significado do que deve ser feito, comunicando assim, homem e máquina. 

É importante ressaltar que nem todas as linguagens computacionais são de programação, mas todas as linguagens de programação são computacionais.

Agora que você já sabe quais são as linguagens de programação mais fáceis de aprender, suas funções e importância, que tal colocar em prática? 

Navegue por tópicos

  • O que é linguagem de programação?

  • Quais são as linguagens de programação mais fáceis de aprender?

    • Python

    • Java

    • HTML

    • CSS

    • JavaScript

    • Kotlin

    • PHP

    • Ruby

    • R

    • C e C++

  • Quais são as linguagens de programação mais usadas no mercado?

  • Conclusão

Tags:

  • CodeGuard

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários