Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Aprender alguns códigos não precisa ser chato. Confira uma lista de jogos que ensinam programação para embarcar nesse novo mundo!

Só de pensar em aprender códigos e programação você já sente um frio na barriga? Calma! Não precisa entrar em desespero, pois saiba que é possível aprender essa linguagem complicada de forma leve e divertida.

É sério! Existem diversas opções de plataformas e jogos que ensinam programação, com métodos de codificação simplificados. Esses games abrangem linguagens, faixas etárias e níveis de habilidade bem diversificados, ou seja, são para todos.

Então, partiu aprender brincando? Veja a lista de jogos que ensinam programação apresentados neste artigo! 😉

Por que ensinar programação para as crianças?

Aprender a programar oferece inúmeros benefícios, especialmente para as crianças. Além das vantagens óbvias que cercam a capacidade de criar aplicativos, páginas na web e jogos e o estímulo à carreira de desenvolvedor, também temos questões de desenvolvimento pessoal

Aprender programação tem um efeito semelhante ao de aprender outro idioma, sendo muito benéfico para o cérebro. Entre os benefícios do aprendizado de códigos estão a melhora da memória e o aumento da concentração.

Sabia que na Estônia as escolas incluíram no cronograma do ensino fundamental aulas de linguagem de programação? 😲

Pois é! Unir aprendizado com atividades lúdicas é uma realidade em boa parte das instituições de ensino. Porém, o ensino de códigos e programação é uma novidade adotada por poucas delas, pelo menos aqui no Brasil. Você conhece alguma com esse método? Conta depois pra gente no espaço mais abaixo destinado aos comentários.

Entretanto, vale a reflexão. Além de ser uma forma de estimular o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades nos alunos, ensinar programação para crianças ainda ajuda a prepará-los para o futuro mais tecnológico e digital que já estamos vivenciando.

20 jogos que ensinam programação brincando

Agora que você já sabe que aprender programação tem vantagens para qualquer pessoa, inclusive para crianças, vamos conhecer alguns jogos que ajudam nessa missão!

Jogos online

Existem diversas opções de jogos online para quem quer aprender mais sobre os conceitos e linguagem de programação. Aqui separamos 8 opções para você se empolgar e dar o pontapé inicial nessa jornada de conhecimento e diversão. Confira!

  • Minecraft

Esse é bem famoso e provavelmente você já ouviu falar. Muitas pessoas nem associam, mas Minecraft é uma boa fonte de aprendizado de programação.

Por exemplo, a ferramenta Code Builder permite que os usuários utilizem comandos simples de programação para criar e realizar as ações dentro do jogo. Ou seja, é uma alternativa bem interessante de aprender brincando, e diversos professores já utilizam o joguinho dos blocos.

minecraft é um dos jogos que ensina a programar
  • Cidade do Algoritmo

Seguindo essa pegada de jogo de bloco, temos o jogo Cidade do Algoritmo. Ele é bem introdutório, bom para quem está começando a programar e ainda precisa entender as lógicas da programação.

No jogo, os pássaros são os personagens principais e que desenvolvem as missões a partir dos comandos básicos. 

Então, a compreensão da sequência desses comandos é fundamental para a criação da lógica no jogo e, claro, também no dia a dia da área de programação. 

  • Brain Code

Esse jogo tem uma dinâmica bem simples e interativa. O principal objetivo é desvendar a lógica por trás das tarefas que o game indica.

A lógica pode ser um número ou um grupo de palavras. O desafio é, por meio de pistas, passar o comando, em linguagem de código, para resolver a questão.

Ele está disponível em inglês, mas por ser bem intuitivo a língua não chega a ser um empecilho para o aprendizado. Pelo contrário, pode inclusive ser algo bom, agregando dois conhecimentos em apenas um jogo.

  • Code Combat

Aqui temos a codificação envolvida em um RPG medieval!

São jogos com introdução bem amigável indicados para os iniciantes na programação. A didática indica uma curva de aprendizado, iniciando pelos conceitos e comandos básicos de lógica. 

Dentro do contexto, é possível descobrir o mundo de Python, JavaScript, CoffeeScript e Lua. Então, é possível se familiarizar com os principais conceitos de forma bem dinâmica e interessante.

  • Roblox

Além de Minecraft, Roblox é outro jogo bem conhecido entre o público que quer aprender a programar de maneira simples e divertida.

Roblox nasceu em 2004 graças aos esforços dos irmãos David e Greg Baszucki, que queriam encontrar uma forma de transmitir conhecimentos de física para crianças. O resultado foi um sucesso tão grande que a plataforma se transformou em referências em diversos lugares do mundo, sendo o primeiro passo de muitos no mundo dos códigos.

jogos que ensinam a programar
  • Code & Conquer

O jogo de estratégia estimula o aprendizado de programação por meio de ações necessárias para os personagens reagirem. Ou seja, para cada ação que o jogador toma no jogo, é preciso programar essa reação.

O objetivo do jogo é controlar um exército inteiro e para isso, além de criar códigos, é preciso ainda pensar estrategicamente em cada novo passo. Bem desafiador, não é mesmo?

  • Checkio

O Checkio é uma grande comunidade na qual os programadores se juntam para desenvolver novos níveis e colocar à disposição para outras pessoas testarem.

Aqui, já é preciso conhecer o básico de programação, porque os exercícios são um pouco avançados. Mas se você tem ideia pelo menos do básico de como programar, então pode se aventurar por aqui!  

  • Elevator Saga

Essa é outra dica para os que já entendem um pouco mais de programação. Com uma interface simples, mas bem desafiadora, o Elevator Saga vai aprimorar os conhecimentos de Javascript.

A ideia é controlar um elevador para transportar os passageiros da forma mais eficiente possível. Lendo assim parece fácil, né? Porém, o desafio vai se tornando mais complexo a cada fase, e para avançar é preciso preparar as funções de acordo com o solicitado.

Você pode até pensar em desistir algumas vezes, mas vai sempre voltar para o jogo, pois é bem cativante!

  • CSS Diner

CSS Diner é um jogo educativo online que foi projetado para ensinar seletores de CSS de uma maneira interativa e divertida. Em vez de simplesmente ler a documentação ou tutoriais sobre seletores CSS, os jogadores resolvem desafios de quebra-cabeça em um ambiente de restaurante virtual. Cada desafio apresenta uma situação específica no restaurante, e o objetivo é selecionar os itens corretos usando seletores CSS.

O jogo começa com conceitos básicos de seletores, como selecionar elementos por tipo, classe ou ID, e gradualmente avança para conceitos mais avançados. À medida que os jogadores progridem, eles ganham uma compreensão prática de como os seletores CSS funcionam e formas de aplicá-lo.

Essa abordagem prática e contextualizada torna o aprendizado de CSS mais envolvente e aplicável, especialmente para iniciantes que estão começando a se familiarizar com as folhas de estilo em cascata.

  • Untrusted

Untrusted é um game de quebra-cabeça baseado em programação que desafia os jogadores a progredir através de níveis resolvendo problemas usando JavaScript. Ao contrário de muitos jogos de programação, o Untrusted incorpora elementos do próprio código-fonte do jogo diretamente na jogabilidade.

Os jogadores começam com um código JavaScript básico, mas à medida que avançam, são confrontados com desafios que exigem modificações criativas no código para superar obstáculos e avançar para o próximo nível. O objetivo é alcançar a saída de cada nível, manipulando o código fonte disponível de maneiras não convencionais.

Untrusted é elogiado por sua abordagem única e desafiadora para o aprendizado de programação, incentivando os jogadores a pensar de maneira crítica, experimentar e resolver problemas de uma maneira que vai além das práticas tradicionais de codificação.

Este jogo é particularmente adequado para programadores que procuram aprimorar suas habilidades de resolução de problemas e pensar de forma criativa em um contexto de programação.

  • Cargo Bot

Cargo-Bot é um jogo de quebra-cabeça baseado em programação que ensina conceitos fundamentais de algoritmos e lógica de programação de uma forma lúdica. No game, os jogadores assumem o controle de um braço robótico que deve mover caixas para destinos específicos, seguindo uma sequência de comandos.

O desafio principal do Cargo-Bot é criar sequências de comandos (como mover para a direita, esquerda, pegar ou soltar uma caixa) para programar o braço robótico de maneira eficiente e alcançar os objetivos do quebra-cabeça.

Conforme os jogadores avançam nos níveis, os quebra-cabeças tornam-se mais complexos, exigindo uma compreensão mais profunda de conceitos como loops, condicionais e estruturas de controle.

Cargo-Bot é elogiado por sua abordagem intuitiva e visual para o ensino de programação, tornando-o acessível para iniciantes enquanto oferece desafios que também podem ser envolventes para programadores mais experientes. O jogo proporciona uma introdução prática e interativa ao pensamento algorítmico e à resolução de problemas por meio da programação.

  • Hakitzu Elite: Robot Hackers

Hakitzu Elite: Robot Hackers é um daqueles jogos que ensina programação ao combinar estratégia de combate de robôs com aprendizado de codificação. Projetado para dispositivos móveis, o jogo oferece uma experiência única ao permitir que os jogadores programem seus próprios mechas para batalhas.

Os jogadores começam escolhendo um robô e, em seguida, usam uma linguagem de programação visual para criar scripts que determinam o comportamento do robô durante a batalha. Esses scripts podem incluir movimentos, ataques e estratégias de defesa. A ideia é não apenas vencer as batalhas, mas também aprender conceitos de codificação enquanto fazem isso.

O jogo é voltado para jovens, especialmente para introduzi-los ao mundo da programação de uma maneira divertida e interativa. Ao participar de batalhas, os jogadores ganham pontos de experiência que podem ser usados para aprimorar seus robôs e desbloquear novos recursos.

Hakitzu Elite: Robot Hackers proporciona uma abordagem única para o aprendizado de programação, integrando-o a um contexto de jogo envolvente, onde a criatividade e a estratégia são essenciais para o sucesso.

  • Elevator Saga

Elevator Saga é mais um dos jogos que ensinam programação e que combina elementos de quebra-cabeça e programação para ensinar conceitos relacionados à otimização de movimentos de elevadores. O objetivo aqui é programar os elevadores para transportar passageiros de maneira eficiente, minimizando o tempo de espera e melhorando a eficiência global do sistema de elevadores.

Os jogadores enfrentam diferentes cenários, cada um apresentando um conjunto específico de desafios. É preciso escrever códigos em JavaScript para controlar o comportamento dos elevadores e lidar com situações como chamadas de elevador, destinos de passageiros e limitações de capacidade. A eficácia destes códigos é testada à medida que o jogo simula o funcionamento do sistema de elevadores com base nas instruções fornecidas.

Jogos de tabuleiro

Quem disse que só dá para aprender programação em jogos online? Temos diversas opções de jogos de tabuleiro que ensinam os conceitos e linguagens da programação de forma bem divertida. Separamos 7 opções, confira!

  • Craftbox Code

A Craftbox Code é uma trilogia de jogos voltados para a programação, com os temas Uma Aventura na Cidade, Navegando em Alto Mar e Missão em Marte.

Os jogos envolvem 3 estações de desafios que abordam programação, pensamento computacional, conceitos de lógica básica e matemática.

O interessante é que eles combinam recursos analógicos e digitais, por meio de um tabuleiro com peças encaixáveis e um aplicativo de realidade aumentada. Ou seja, é uma experiência bem diferenciada, divertida e pode ser aproveitada por toda família.

  • Robô Tartarugas

Ensina codificação de um jeito bem fácil para as crianças. E é fácil de verdade, já que você leva poucos segundos para aprender a dinâmica do jogo e poucos minutos para jogar.

O objetivo é alcançar uma joia premiada. Para isso, os jogadores precisam utilizar cartas códigos para criar labirintos para suas tartarugas se moverem pelo tabuleiro. Sem que você perceba, já está codificado seu caminho para chegar à desejada joia.  

A jogabilidade agrada tanto crianças pequenas quanto jogadores jovens e é possível aprender programação básica, da codificação às funções.

  • CoderMarz

Com uma pegada bem futurística, esse jogo introduz os conceitos de codificação e inteligência artificial. Sabe como? Em uma expedição a Marte! 🚀

Isso mesmo, o jogo se passa em Marte, no ano de 2090 e o desafio dos jogadores é coletar água, comida, oxigênio e minerais para sobreviver e sustentar a vida em outro planeta.  

Entretanto, não é tão simples quanto parece. Os recursos estão ocultos, então é preciso embarcar em uma jornada para encontrá-los.

  • Código: On the Brink

O primeiro jogo de uma série que ensina programação lógica de forma dinâmica. Ele ajuda a aprimorar as habilidades mentais e contribuir para o melhor entendimento dos principais conceitos de codificação.

Cada tabuleiro contém um mapa de quadrados coloridos, e cada cor indica o movimento pré-programado que seu robô deve executar. 

Dessa forma, para avançar, o jogador vai precisar juntar códigos para fazer um caminho programado. Isso, claro, lidando com os obstáculos que vão testar ainda mais as habilidades.

  • Bloxels

Outro jogo que mistura o físico com o digital!

Aqui, você tem o desafio de construir seu próprio videogame, por meio das habilidades básicas de programação.

Conforme o jogador vai construindo os personagens no tabuleiro, com a placa Bloxels e os blocos físicos, é possível trazê-los à vida com o aplicativo.

São oportunidades infinitas de layouts de jogos, animação, pixel art, plano de fundo e histórias. Depende somente da sua criatividade!

  • Mestre de Código

Uma aventura galáctica: é assim que podemos resumir o Mestre de Código.

Esse jogo ajuda a desenvolver habilidades de lógica, resolução de problemas e raciocínio sequencial.

No jogo, a ideia é movimentar o avatar em viagens para um mundo exótico em busca de cristais de poder. Essa movimentação é feita por meio de lógica de programação que conseguirá criar uma rota e navegar no mapa.

Em cada nível, apenas um caminho leva ao sucesso. Assim, o jogo trabalha o desenvolvimento de habilidades de lógica, resolução de problemas e raciocínio sequencial.

  • Prime Climb

Ideal juntar diversão e família! Este jogo é bem dinâmico, rápido e envolve muita sorte e estratégia.

É bem fácil de aprender e de jogar, e as crianças vão poder desenvolver melhor compreensão do raciocínio matemático. Usando números primos, multiplicação e divisão, o desafio é ser o primeiro a chegar no centro do tabuleiro sem ser derrubado.

Conclusão

Como você pode perceber, aprender programação não precisa ser uma coisa chata, muito menos uma tarefa que vai te deixar preso nos livros e infinitos códigos.

É possível aprender na prática, de forma divertida, dinâmica e interativa recorrendo a jogos que ensinam programação.

Aqui neste artigo separamos 20 jogos, com opções online e de tabuleiro para ajudar no aprendizado de códigos e linguagem de programação. E tem opção para todas as idades e níveis de conhecimento.

Se você tem filhos, considere introduzir jogos de acordo com a faixa etária e brinque com eles. Como dissemos, além de estimular o aprendizado de uma área que está em franco crescimento, jogos de programação estimulam a memorização e o aumento da concentração.

Agora que você já conhece os jogos para aprender a programar, conheça também 20 filmes sobre programação para maratonar. Até a próxima!

Navegue por tópicos

  • Por que ensinar programação para as crianças?

  • 20 jogos que ensinam programação brincando

  • Jogos online

  • Jogos de tabuleiro

  • Conclusão

Tags:

  • Domínios

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários