Veja quais são as principais origens do erro 401 e confira, aqui, no blog da HostGator, o passo a passo para resolver rapidamente o problema.

Imagine que você esteja tentando acessar um site pela primeira vez e se depara com o erro 401 não autorizado. A experiência pode ser inconveniente seja você o proprietário ou visitante. 

Essa situação pode afetar o SEO da sua página e a experiência do seu cliente. Entretanto, antes que você fique ansioso(a) por conta disso, saiba que esse é um erro temporário e há maneiras de consertá-lo. 

As páginas de erros são comuns no universo da internet, sendo que o erro 401 é apenas um deles. A mensagem “não autorizado” indica que há um problema com suas credenciais de autenticação.

Na prática, você não tem permissão para acessar aquele site. Mesmo que, como proprietário ou usuário, você não consiga prever o problema, há maneiras de se prevenir. Neste artigo, vamos falar sobre essa falha específica e como resolver o erro 401

O que é o erro 401?

Toda a web funciona com base no protocolo de comunicação entre o navegador e o servidor web. Esse protocolo é chamado de HTTP e determina como a página é transmitida do servidor para o cliente.  

Quando você digita um endereço da internet em seu navegador da web, e um site é exibido alguns segundos depois, significa que a comunicação foi estabelecida entre o seu navegador e o servidor da web. Portanto, podemos dizer que HTTP é a linguagem usada pelo navegador para se comunicar com o servidor web expressando o que é solicitado.

Os erros de página, ou códigos de status, são organizados em classes diferentes. O código de erro que possui o número 4 na frente indica que a falha aconteceu no lado do cliente, ou seja, do usuário. Provavelmente, você não vai ver qualquer mensagem de erro quando estiver navegando na internet e tudo funcionar de maneira correta.  

Entretanto, quando o código 4xx aparece na sua tela, é porque o navegador enviou detalhes errados ao servidor. O caso do erro 401 não autorizado acontece quando o servidor recebe a notificação de “autorização necessária”, conforme mostra a figura abaixo: 

Erro 401 não autorizado

Na prática, isso significa que o site que você está tentando acessar não carregará até que você efetue login com um ID de usuário e uma senha válida. Existem alguns motivos para o código http 401 ocorrer como uma URL incorreta, uma credencial inválida, erros de DNS, problema de firewall ou um plugin com defeito.

Contudo, não confunda o status 401 com o 403! Eles são semelhantes, mas o primeiro indica que o servidor recebeu uma solicitação não verificada, enquanto o segundo representa que, embora o cliente tenha fornecido a autenticação necessária, ele ainda não tem permissão para acessar o recurso solicitado. 

Como o erro 401 acontece?

O erro é comum em páginas protegidas por senha, que exigem credenciais de autenticação. Consequentemente, em vez de obter acesso à página da web que você solicitou, o navegador mostrará uma mensagem de erro. 

Como você percebeu, esse erro acontece quando você está impedido de acessar a página desejada. Aqui, estão algumas das variações que podem aparecer em diferentes navegadores da web ou sites. Vale ressaltar que a ilustração do erro 401 também depende do site, já que alguns proprietários personalizam suas páginas.

  • erro HTTP 401 — não autorizado;
  • 401 não autorizado;
  • acesso negado,
  • erro 401 não autorizado. 

O erro de não autorizado é comum em duas situações principais: 

  • erro de DNS: a imprecisão da pesquisa de DNS é responsável pelo erro 401. Nesse caso, o site precisa de detalhes de login sem notificá-lo para fazer o login,
  • tentativa de obter acesso a um site sem detalhes de login: quando você precisa acessar uma seção do site na qual deve fazer login com segurança, é provável que receba uma mensagem de erro 401.

Embora sejam um pouco diferentes, todos significam a mesma coisa: há um problema com suas credenciais de autenticação, e o servidor da web está bloqueando seu acesso. Mesmo que o erro ocorra do lado do cliente, a falha pode ser do servidor ao validar as credenciais de autenticação.

Como resolver o erro 401?

Para evitar problemas com o SEO do seu site, existem alguns métodos de como resolver o erro 401. O principal deles é verificar se a URL foi digitada corretamente. Dê uma olhada na URL e veja se ela contém todas as letras corretas. Se a URL contiver algum caractere especial, verifique se ele realmente tinha que estar ali. 

Também é possível que o erro de não autorizado tenha ocorrido porque o link que você está tentando acessar aponta para uma URL disponível apenas para usuários autorizados. Antes de começar a se aprofundar em qualquer solução complicada, tente algumas soluções rápidas primeiro. A seguir, você confere outros cinco métodos para corrigir o erro 401.

Limpe seu navegador e cache de firewall

Os navegadores armazenam dados para que não tenham que carregar sites do zero sempre que você os acessa. Esse processo é conhecido como cache. Se o erro 401 apareceu, é possível que o seu navegador esteja armazenando informações de login inválidas. Corrigir esse problema é relativamente simples: limpe o cache do seu navegador. Em seguida, tente acessar o site novamente. 

Limpeza de cache – Google Chrome

Se o problema persistir, o erro 401 pode estar relacionado ao cache do firewall, que pode não estar se comunicando corretamente com o servidor, resultando em erros de autenticação. Se esse for o seu caso, leia a documentação do firewall que você está usando para verificar a maneira mais fácil e rápida de limpar o cache dali.

Termine a sessão e inicie sessão novamente

Como o erro de não autorizado envolve a autenticação, uma dica é fazer novamente o logout e o login no site. Se você limpou o cache anteriormente, deverá ser desconectado automaticamente.

Desative seus plugins 

Se você já tentou os métodos anteriores, e o erro persiste, um plugin defeituoso pode ser a causa do problema. Para solucioná-lo, vá para o painel do CMS e desative todos os seus plugins. Comece a ativar os plugins um por um para ver qual deles causa o problema. Depois de detectar qual plugin está com defeito, entre em contato com a equipe de suporte para pedir ajuda para corrigir o problema. 

Desativação de plugins – WordPress

Recarregue a página

Embora possa parecer simples, tente fechar o navegador e reabri-lo alguns segundos depois. Se a causa do erro for uma página carregada incorretamente, essa atitude resolverá o problema. 

Verifique suas credenciais 

O erro 401 também aparecerá caso você tente fazer login com credenciais erradas. Caso não lembre seu login e sua senha, tente recuperá-las conforme instruções fornecidas pelo site que você está tentando acessar.

Verifique seu provedor de hospedagem

Se você já tentou de tudo do seu lado, então é possível que seja um erro do servidor. Assim, é uma boa ideia entrar em contato com seu provedor de hospedagem. Ele terá acesso a melhores ferramentas de diagnóstico e poderá fazer um trabalho mais aprimorado na detecção do problema. 

Meios de evitar o erro 401

Como comentado no início deste artigo, é comum encontrar erros durante a navegação na web do dia a dia. Para evitar que o erro 401 aconteça com frequência, você pode adotar algumas atitudes como: limpar seu cache e seus registros DNS com frequência. 

Limpar os registros DNS significa excluir dados temporários de seu computador. O processo varia de um sistema para outro: se você é um usuário do Windows, precisa abrir o prompt de comando e digitar commandipconfig / flushdns. Se você for um usuário Mac, deve limpar seu DNS digitando commandudo killall-HUO mDNSResponderin no terminal (Prompt de comando).

Se o site for seu, certifique-se de investir em serviços adequados de manutenção. O monitoramento e a manutenção regular ajudam a mantê-lo sem preocupações e erros frequentes. Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a resolver o erro 401!

Continue acompanhando o blog da HostGator para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing!