Atualmente, é possível vender fotos on-line, com facilidade, para gerar uma renda extra. Veja mais dicas sobre como e onde fazer isso.

Vender fotos on-line é uma ótima oportunidade para você, que trabalha como fotógrafo ou tem isso como hobby. Se você pesquisar melhor, encontrará opiniões divergentes sobre o assunto: pessoas dizendo que isso não é um negócio rentável, enquanto outras afirmando que dá para ganhar muito dinheiro.

Afinal, é, ou não, possível ganhar dinheiro com suas fotos? A verdade é que este é o melhor momento para vender fotografias on-line! Mesmo sem uma câmera de última geração ou habilidades aprimoradas na área, se você tem vontade e disciplina, além de possuir um bom smartphone, já pode começar um negócio!

Não é fácil ser fotógrafo. A competição é acirrada, geralmente, o trabalho é solitário e a realidade financeira do setor pode ser difícil. A boa notícia é que há um número crescente de maneiras de monetizar suas fotos e desenvolver suas habilidades fotográficas. 

A demanda por imagens de todo o tipo está em alta, principalmente, porque essa mídia é uma poderosa ferramenta de engajamento nas redes sociais.

Tópicos abordados neste artigo:

  • como vender fotos on-line em 6 passos;
  • diferentes maneiras de vender fotos on-line,
  • melhores sites para vender fotos on-line.

Aprenda como ganhar dinheiro no mercado de imagens em 6 passos

Hoje, é possível vender fotos on-line com facilidade, ganhando um dinheiro extra. Além disso, se você for bom, sabendo como e onde vender, pode até transformar esse negócio em sua única fonte de renda. Confira, abaixo, 6 passos para vender fotos on-line. 

1. Conheça o mercado

O primeiro passo para quem deseja vender fotos on-line é conhecer o mercado. Portanto, pesquise e estude bastante para ser mais assertivo nas estratégias. 

A melhor alternativa é focar em blogueiros e proprietários de pequenos negócios, que absorvem a maior demanda por compra de imagens de forma independente.

Cafeterias, restaurantes, personal trainers e esteticistas: todos possuem redes sociais e sites para inserir conteúdo, incluindo belas imagens. É, aqui, que você entra!  

Dê uma volta pelo seu bairro e fale com os empreendedores de forma informal, mostrando como você pode ajudá-los a atrair mais clientes com fotos incríveis.  

Empresas de grande porte também compram muitas fotos, mas, geralmente, contam com profissionais internos ou assinam um banco de imagens. 

2. Invista num bom equipamento

Como mencionado no começo deste artigo, você não precisa de uma ótima câmera para começar, até porque alguns smartphones estão superando os equipamentos digitais.

No entanto, se você tem uma câmera DSLR ou deseja comprar uma, terá mais opções para vender fotos para banco de imagens, já que, geralmente, esses instrumentos produzem fotografias de alta resolução.

3. Encontre seu nicho 

O legal de vender fotos on-line é que existem possibilidades ilimitadas de áreas para atuação. Ao mesmo tempo, existem muitos profissionais concorrendo com você para conquistar clientes e destaque no meio. Por esse motivo, é muito importante que você defina seu nicho antes de começar e, a partir disso, desenvolva seu estilo.

Para escolher o nicho, além de considerar o que lhe deixa à vontade, adote uma abordagem mais analítica para avaliar a demanda. Lembra do primeiro passo sobre conhecer o mercado?

Então, ao realizar uma pesquisa de palavras-chave, você consegue mapear os temas de maior potencial de acordo com o volume de resultados gerados. Após definir seu nicho, lembre-se de criar uma persona. Isso lhe ajudará a construir um negócio sólido e engajar seu público.

4. Aumente sua visibilidade

Para vender fotos on-line e obter sucesso, você pode (e deve!) investir no crescimento de seu público por meio das redes sociais. Elas ajudam expandir seu alcance e aumentar a credibilidade de sua marca.

O Instagram é a ferramenta mais simples para começar a compartilhar suas fotos, mas não deixe de apostar no Pinterest e em outros sites de compartilhamentos de imagens.

Uma dica é vincular todas as suas contas de redes sociais, assim, o compartilhamento de fotos é feito simultaneamente. Além disso, não esqueça de manter uma constância nas atualizações. Isso é imprescindível para manter o público engajado com seu conteúdo.

5. Faça parte de um coletivo

Os coletivos também são uma ótima maneira de gerar visibilidade para sua marca. Nos últimos anos, a concorrência levou jovens fotógrafos a formarem grupos. Como resultado, vimos o nascimento da arte coletiva com várias personalidades, na qual a colaboração é a palavra-chave. 

Os coletivos abrem novas oportunidades artísticas, intelectuais e econômicas para fotógrafos. Por isso, pesquise se existem alguns deles, com os quais seu estilo se conecta, na sua região. Caso não haja, que tal criar o seu?

6. Crie uma loja virtual para vender portfólio 

Por fim, para vender fotos on-line e aumentar seus ganhos, você precisa criar uma loja virtual. Para isso, basta integrá-la ao seu site de portfólio (caso tenha) ou criá-la do zero.

Com essa ferramenta, você poderá gerenciar pedidos, aceitar formas pagamentos e adicionar outros meios de monetização ao seu site. Confira como criar uma loja virtual com o Criador de Sites da HostGator.

Veja maneiras diferentes de vender suas fotos 

No passo a passo anterior, explicamos como você pode fazer para vender fotos on-line de forma independente. No entanto, existem mais alternativas, como a venda por banco de imagens. Nessa modalidade, as agências retêm parte do dinheiro do processo como comissão pelo uso de seu espaço e nome.  

Em um primeiro momento, isso pode parecer uma boa razão para não optar por isso. No entanto, um site próprio, adequado para uma enorme quantidade de imagens, exige uma hospedagem mais cara. Por isso, é importante avaliar os custos, decidindo qual é a maneira mais viável e lucrativa para você vender suas fotos on-line.

Confira os melhores sites para vender fotos online

Caso você opte por vender suas fotos por meio de um site que é referência em banco de imagens, aqui, vão as nossas sugestões dos melhores para investir.

Getty Images

O Getty Images é um dos melhores bancos de fotos disponíveis. Ele trabalha com fotografias de alta qualidade para comercialização em grandes marcas e editores. O padrão exigido para iniciar como colaborador é alto, além de ser requerida exclusividade das imagens.

Shutterstock

O Shutterstock é outro site popular entre compradores e vendedores de fotos. Esse banco de imagens oferece preços mais baixos em relação aos portais semelhantes. Como o direito sobre a fotografia não fica sobre exclusividade da empresa, você pode vendê-la em outros lugares. 

500px

Ao contrário dos anteriores, o 500px é um site de venda de fotos on-line com uma abordagem comunitária. Além de te permitir criar um portfólio e apresentar suas fotografias, é possível acompanhar outros profissionais da plataforma, integrar competições e muito mais!

Então, gostou dessas dicas? Se você realmente se interessa por fotografia e está disposto a se esforçar para ter destaque na área, saiba que é possível! Esperamos que este conteúdo tenha ajudado! Assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo publicado aqui no blog da HostGator.