Dados Estruturados - Como podem melhorar o SEO do seu site

Como os Dados Estruturados podem melhorar o SEO do seu site

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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019 | Comentários

Os primeiros resultados do Google podem ser considerados as maiores recompensas em SEO. Mas se você pudesse ter mais cliques mesmo fora do top 3? Exatamente isso que você leu. É possível conseguir mais cliques mesmo se não estiver nas primeiras posições.

Isso só é possível a partir de um importante fator: atratividade. Seu resultado deve ser mais atrativo que os demais. Como resultado, as chances de cliques são ampliadas.

As marcações de Dados Estruturados são códigos inseridos no site que refletem nas buscas do Google em forma de recursos destacados para os usuários. Em outras palavras, são os itens de maior atratividade, os rich snippets.

Continue comigo nesse post que vou te explicar o que são e como suas combinações podem acelerar sua taxa de clique.

Sumário do conteúdo

  1. O que são Dados Estruturados?
  2. Dados Estruturados e SEO
  3. Tipos de Dados Estruturados
  4. Como as marcações de dados podem auxiliar uma estratégia de SEO?

O que são Dados Estruturados?

Dados Estruturados não é um nome exclusivo de SEO. Trata-se de um conceito amplo de certa forma. Como o nome já diz, são determinados dados que possuem alguma estrutura de organização.

Podem ser dados de qualquer tipo, armazenados em qualquer estrutura. No entanto, ainda é uma abordagem bem macro, certo? Bem, vamos um pouco mais longe.

Big Data e Dados Estruturados

O conceito de Big Data parte da ideia de um grande conjunto de informações (dados) armazenados para consultas em nuvem. Ou seja, acessar tais informações através da rede mundial de internet.

Imagine que o Google possui um gigantesco conjunto de dados, o seu Big Data. É lá que ele busca todas as informações dos sites para construir seus resultados de pesquisa.

A tecnologia é bem evoluída nesse sentido e consegue buscar sites variados e muito precisos, independente de como estão organizados. Quando digo “organizados” quero dizer o quanto de informação sobre determinado tema cada item dentro do banco possui.

“Opa, Luiz! Acho que agora ficou um pouco mais complicado.”

Talvez, mas vamos a um exemplo rotineiro.

Quando você faz uma busca por “tênis para corrida tamanho 40” acontece todo um processo naquele curto intervalo de segundos.

O Google consulta seu banco de informações em busca de sites com o melhor conteúdo possível para a busca.

Quanto mais organizados estão os sites, melhor ele consegue entendê-los e exibi-los para sua busca pelo tênis de corrida.

Ele busca por padrões identificáveis para auxiliar em resultados mais precisos. Esse padrão é obtido através de organização estrutural. Ou seja, quando os dados estão estruturados essa busca torna-se mais precisa.

A tecnologia busca por padrão, organização e melhor identificação sempre. Quanto mais organizado estiver, melhor ela vai processar tudo e entregar a inteligência esperada.

Dados Estruturados e SEO

A Otimização para os Motores de Busca não significa atender apenas as diretrizes dos buscadores. É normal ver estratégias de SEO visando os robôs do Google, porém os usuários são tão importantes quanto eles.

Devemos produzir um site mais rápido ou um conteúdo relevante pensando em que vai acessar nosso site ou consumir nosso texto. Ou seja, os usuários, pois são eles que nos interessa.

Costumo definir SEO como “entregar a melhor experiência de busca ao usuário, independente de dispositivo e momento”. Não é uma definição exclusiva minha. Muitos SEOs entendem da mesma forma.

Pensando nessas duas pontas, Google e usuário, os Dados Estruturados são ótimos para fazer a conexão com nosso site. Enquanto nos mostramos mais organizados para o Google, para os usuários nos destacamos com recursos extras.

Lá no início do texto falamos em rich snippets, lembra? É aí que os Dados Estruturados entram em SEO.

Os Dados Estruturados, também conhecidos como Schema.org, quando marcados no site podem ativar trechos extras de informação para o usuário. Vejamos o exemplo abaixo:

resultado de pesquisa birdbox

Repare na anatomia dos dois primeiros resultados:

  • Avaliação em escala numérica (Star rating)
  • Quantidade de votos
  • Revisor (Review by “Nome)

Vamos a outro exemplo:

resultado de pesquisa bbq recipe

Além da posição zero – o resultado destacado no topo – , outros recursos são ativados nos resultados seguintes:

  • Classificação e número de votos
  • Tempo de preparo
  • Número de calorias
  • Imagem do prato em destaque

Todos esses recursos extras são parte da Pesquisa Aprimorada do Google, ou Rich Snippets como eram conhecidos anteriormente.

Num cenário de buscas competitivas em que as pessoas buscam economia de tempo, ter um resultado atrativo pode ser um diferencial. Pensando ainda na busca mobile brasileira, existem fatores de economia da franquia de internet e velocidade de acesso.

A nível de lojas virtuais as buscas também ficam bem interessantes.

resultado de pesquisa google home mini

Além de todas as informações das duas buscas anteriores, os dois últimos resultados da imagem possuem novas informações:

  • Disponibilidade em estoque do produto
  • Preço
  • Número de comentários

Como podemos notar, são muitas as opções de personalização da Pesquisa Aprimorada. E os Dados Estruturados são os meios para chegar a esses recursos de atratividade.

Tipos de Dados Estruturados

A busca do Google é extremamente rica, principalmente quando feita no mobile e por voz. Lembra da minha definição sobre SEO?

“Entregar a melhor experiência de busca ao usuário, independente de dispositivo e momento”.

É isso que o Google faz, melhora a experiência de busca focando sempre no usuário. Esse é o objetivo da Busca Aprimorada. Por isso, existem muitos tipos de Dados Estruturados que ativam os recursos.

Vou listar os principais tipos de dados estruturados e sua principal função. Vamos lá!

Artigo

Este tipo é destinado a conteúdos do tipo Notícias, Blog Posts e Páginas de Artigos Esportivos. Ele pode ativar diversos recursos, como carrossel de destaque, imagem destacada, título e descrição maiores que o normal, entre outros. Para quem possui um blog, recomendo fortemente a utilização dos Dados Estruturados de Artigo.

dados estruturados artigo principais noticias

Breadcrumb tem como objetivo auxiliar o usuário a saber em qual posição do site a página do resultado está localizada. Isso ajuda o Google a percorrer todo o caminho das páginas e categorizar as informações com maior precisão. Há também uma percepção da profundidade do site para o visitante.

Carrossel

Muito comum em dispositivos móveis, o Carrossel fornece um tipo de destaque maior para as páginas qualificadas para o recurso. Nele as informações ficam lado a lado, com a opção de navegar horizontalmente entre elas. Notícias e Receitas são vistos com maior frequência em carrosséis.

resultado de pesquisa bbq recipe

Contato corporativo

O Contato corporativo é destinado a empresas que desejam exibir suas informações no painel de conhecimento do Google. Quando um usuário buscar pelo nome da sua empresa, um card de destaque poderá ser exibido com dados oficiais como nome, website, telefone de contato, endereço, língua falada, área atendida e outros.

Evento

Um dos mais interessantes resultados ricos é o de Eventos. Se você tem um site de eventos ou venda de tickets online, tem um valioso item em mãos. Os resultados são interativos, com todas as informações de eventos buscados pelo usuário. Experimente a busca “show de jazz em sp”, por exemplo.

pesquisa aprimorada para eventos

Checagem de fatos

A Checagem de fatos é um recurso ótimo para sites especializados no segmento, pois ele permite inserir nos resultados uma versão resumida da checagem. É possível identificar se uma informação é verdadeira ou falsa, de acordo com a fonte de checagem.

Empresa local

Pode parecer ter a mesma função do Contato Corporativo, porém o Empresa Local tem outros recursos. Um pouco mais indicado para empresas regionais, esse resultado é ativado tanto pela busca tradicional quando no Google Maps. É exibido um card com uma amostra do mapa, avaliações de usuários, fotos, horários de funcionamento e atalhos para contato e GPS.

Produto

Apresentado anteriormente em nosso exemplo, esta marcação transforma um resultado simples de produtos em algo valioso. Com esta marcação para Produtos certamente sua oferta terá um atrativo maior nos resultados.

Receita

Muito comum ver os snippets de Receita, pois os principais sites da área utilizam bem tal aprimoramento. Você pode saber o tempo de preparo, ingredientes, passo a passo e muito mais.

Outros tipos de marcação de dados

Listei apenas os principais tipos de marcações, mas existem muitos disponíveis que podem ser aproveitados:

  • Book (Reservar)
  • Livro
  • Curso
  • Avaliação da crítica
  • Conjunto de dados
  • Avaliação agregada de empregador
  • Anúncio de emprego
  • Transmissão ao vivo
  • Logotipo
  • Mídia
  • Profissão
  • Página de perguntas e respostas (QA Pages)
  • Snippet de avaliação
  • Caixa de pesquisa e sitelinks
  • Perfil de redes sociais
  • App de software
  • Pronunciável
  • Conteúdo com paywall e assinatura
  • Lista de principais lugares
  • Vídeo

A galeria completa de recurso de Dados Estruturados possui documentação bem completa e está disponível em português quase por inteira.

Como as marcações de dados podem auxiliar uma estratégia de SEO?

A pergunta foi respondida ao longo do post, entretanto vale reafirmar. Se podemos ajudar o Google a enxergar melhor nosso site, por que não fazer isto?

Só temos a ganhar com a marcação de Dados Estruturados.

Com o buscador entendendo melhor seu conteúdo e do que se trata seu site, consequentemente sua performance nas buscas serão otimizadas.

Claro que isso não quer dizer que apenas aplicar as marcações Schema em seu código garantirá melhor desempenho. Para alavancar sua Taxa de Clique, Impressões e demais KPIs, todos as outras otimizações devem ser feitas também.

O conteúdo deve ser original e de valor; o acesso mobile tem que ser priorizado; a performance nunca foi tão importante como agora. Em outras palavras, tudo deve ser aplicado em conjunto.

As marcações Schema são complementos fundamentais para SEO, tornando tudo mais organizado e destacado em seu site. Se vai iniciar uma estratégia ou consultoria externa, coloque em suas prioridades esse item.

Ah, como aplicar os Dados Estruturados? Vamos tratar em um futuro post, pois merece um conteúdo dedicado! Fique de olho em nosso blog para mais novidades sobre SEO.

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