Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Descubra como adicionar o WordPress Breadcrumbs no seu site e entenda como isto pode melhorar a experiência do usuário!

Apesar do nome difícil, os breadcrumbs são ferramentas extremamente úteis para quem tem interesse em aprimorar a experiência do usuário do seu site (UX) e SEO (Search Engine Optimization). Dessa forma, é muito comum, por exemplo, fazer uso de breadcrumbs para WordPress focando justamente nesses e em outros benefícios que vamos citar por aqui.  

Assim, neste artigo que preparamos iremos te apresentar ao breadcrumbs WordPress e detalhar como essa ferramenta funciona. Também vamos ensinar como adicioná-los em seu site e modificá-los, se necessário.  

O que são WordPress Breadcrumbs? 

De forma geral, breadcrumbs para WordPress e a forma como se relacionam com esse site podem ser definidos como links de navegação que aparecem no topo de uma postagem ou página específica.  

Dessa maneira, eles servem para mostrar aos usuários quais as categorias de nível superior que os levaram ao conteúdo que estão visualizando naquele momento, além de permitirem uma navegação fácil de retorno às páginas que foram vistas previamente.  

Certamente você já se deparou com um “caminho” no topo da página de algum site que referenciava todas as categorias que te levaram até a página atual. Um exemplo muito comum pode ser encontrado em lojas online.  

Por isso, quando vamos à sessão de “roupas”, escolhemos “roupas femininas” e por fim “calças”, os breadcrumbs podem ser notados como: Roupas > Roupas femininas > Calças.  

Cada uma dessas denominações faz referência a um link que retorna à sua página correspondente a partir do post atual.  

Isso permite que os usuários de qualquer site consigam navegar para qualquer área-chave de conteúdo através de um único clique, ao invés de utilizar o botão “voltar”, o menu principal ou o recurso de pesquisa.  

É por conta da sua usabilidade específica que os breadcrumbs, do inglês “migalhas de pão”, têm esse nome. A intenção deles é criar uma trilha que leva os usuários de volta ao lugar de início.  

Os breadcrumbs são muito úteis para sites como blogs e lojas online, onde os visitantes podem se mover entre posts individuais, páginas de produtos e arquivos de categorias.  

Se você ainda não tem seu site, confira nosso passo a passo para Instalar WordPress.  

Funcionamento do Breadcrumbs 

Atualmente existem três tipos diferentes de breadcrumbs WordPress. Todos os três incorporam links de navegação da forma como descrevemos acima, mas diferem em alguns detalhes. Veja a seguir: 

  • Baseado em atributos: esses breadcrumbs são usados principalmente em sites de comércio eletrônico, pois são capazes de exibir atributos que o usuário procurou e que o levaram até o produto visualizado no momento; 
  • Embasado na história: à medida em que os usuários se movem de página em página pelo site todo, os breadcrumbs vão voltar para o mesmo caminho que vieram
  • Baseado em hierarquia: por último, esses breadcrumbs são exatamente como o exemplo dado anteriormente justamente por mostrarem aos usuários onde estão na estrutura do site.  

Cada tipo de breadcrumbs é útil para um propósito diferente. Porém, todos são capazes de aprimorar a navegação.  

Para fins de SEO, também são extremamente úteis, visto que mostram de forma clara as relações entre as diversas áreas de conteúdo de qualquer site. Não deixe de conferir os melhores plugins SEO WordPress

Assim, torna-se mais fácil para os rastreadores de motores de busca entenderem como o site está estruturado.  

Esse tipo de atuação permite que os motores de busca consigam exibir os breadcrumbs em listas de resultados, entregando o conteúdo para mais usuários.  

Otimizar a experiência e a aparência do usuário da sua página são pontos importantes, mas manter a segurança do site é essencial. Por isso, não deixe de dar uma olhadinha no nosso artigo e aprenda como proteger WordPress de ataques

Passo a passo para adicionar o WordPress Breadcrumbs ao seu site 

Uma das principais vantagens dos breadcrumbs é que não importa se você é um gênio da computação ou um novato no WordPress, pois qualquer um consegue adicionar as breadcumbs de maneira rápida e fácil em poucos passos.  

Confira a seguir quatro formas de fazer isso e aplique agora no seu site. 

Habilitar breadcrumbs em Yoast SEO 

Para aqueles que ainda não estão familiarizados, Yoast SEO é um plugin popular que auxilia os usuários WordPress melhorar seus rankings SEO e também a otimizar seu conteúdo.  

Além disso, também conta com outros recursos que conseguem aumentar a visibilidade do site, incluindo as breadcrumbs. Confira a seguir o passo a passo: 

  1. Para instalá-lo, é só ativar o plugin no seu painel do WordPress; 
  2. Em seguida, você precisará anexar o seguinte trecho de código ao seu tema:
    <?php 

if ( function_exists(‘yoast_breadcrumb’) ) { 

  yoast_breadcrumb( ‘<p id=”breadcrumbs”>’,'</p>’ ); 

?> 

Onde você irá adicionar esse código especificamente depende de você. Apenas lembre-se que atualizações futuras de temas podem substituir este código personalizado. 

wordpress breadcrumbs

Habilitar breadcrumbs com um plugin WordPress breadcrumbs 

Adicionar breadcrumbs com levedura é muito conveniente caso você já esteja usando esse plugin para fins de SEO.  

Entretanto, se você preferir outro plugin para otimizar seu conteúdo, a abordagem anterior não é tão indicada. Se você ainda não sabe, aprenda a criar plugins para WordPress e otimize seu projeto

Por sorte, existem diversos plugins disponíveis que são especificamente voltados para adicionar breadcrumbs ao WordPress, tais como: 

  • Breadcrumb NavXT: plugin mais popular além do Yoast. É totalmente personalizável, permitindo ao usuário definir quais páginas e categorias serão apresentadas no percurso; 
  • Flexy breadcrumb: esse é um plugin mais bem avaliado para adicionar breadcrumbs ao WordPress. Ao ser instalado e ativado, é possível incluir breadcrumbs ao seu site usando o short code [flexy_breadcrumb], conferindo um pouco mais de flexibilidade quanto ao local onde as trilhas irão aparecer.  

Use um tema que inclua breadcrumbs 

Apesar de serem normalmente pensados no contexto de controlar a aparência do site, os temas do WordPress também são capazes de influenciar a funcionalidade da página. Uma boa forma de realizar esse tipo de função é ao adicionar breadcrumbs aos seus sites.  

A maior desvantagem de usar um tema WordPress para adicionar breadcrumbs a um site WordPress é a necessidade de haver uma mudança de aparência do seu site também.  

Assim, caso você já tenha uma identidade de marca estabelecida, essa pode não ser a solução mais indicada.  

Entretanto, se está começando um novo site WordPress ou está redesenhando a página, escolher um tema que incorpora breadcrumbs pode ser o método mais eficiente.  

Além disso, existem muitas opções que estão disponíveis sem custo no diretório de temas do WordPress. Alguns dos mais usados atualmente são o OceanWP e o Astra.  

Adicionar breadcrumbs manualmente  

O WordPress é uma plataforma bastante acessível principalmente por conta dos seus plugins e temas, mas alguns usuários e desenvolvedores avançados podem se sentir um pouco limitados.  

Muita gente pode preferir, por exemplo, escrever livremente seus próprios breadcrumbs.  

Assim, para exibir os breadcrumbs de forma manual, o desenvolvedor precisará executar dois passos.  

Primeiro, será necessário adicionar uma função ao arquivo functions.php para habilitá-los. Após adicionar a função, será preciso chamá-la nos arquivos de modelo onde os breadcrumbs deverão aparecer.  

Chamar a função em single.php fará com que os breadcrumbs apareçam nas suas mensagens, e chamá-las em header.php exibirá as mesmas em todos os locais onde seu cabeçalho aparecer. 

Conclusão 

Como sabemos, UX forte e SEO são o caminho para uma página bem sucedida, ranqueada e apreciada pelos usuários e leitores. 

Por isso, habilitar os breadcrumbs para WordPress é uma atitude que irá facilitar a navegação dos visitantes pelo seu site, além de auxiliar os mecanismos de busca a entender sua estrutura e indexar suas páginas com maior precisão.  

Vimos aqui quatro métodos para adicionar breadcrumbs ao seu site no WordPress e cada um se adequa melhor a uma situação, ou seja, não existem desculpas para sua página não contar com as vantagens dos breadcrumbs!  

Se você curtiu nosso conteúdo e gostaria de ter acesso a mais materiais, não deixe de acessar o blog da HostGator. Esperamos que aproveite! 

Navegue por tópicos

  • Índice

  • O que são WordPress Breadcrumbs? 

  • Funcionamento do Breadcrumbs 

  • Passo a passo para adicionar o WordPress Breadcrumbs ao seu site 

    • Habilitar breadcrumbs em Yoast SEO 

    • Habilitar breadcrumbs com um plugin WordPress breadcrumbs 

    • Adicionar breadcrumbs manualmente  

  • Conclusão 

Tags:

  • Criador de Sites

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários