Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Usar as ferramentas do Google no seu site WordPress é simples. Conheça as ferramentas Google disponíveis para WP e outras aplicações web!

As integrações tecnológicas são responsáveis pela otimização de tarefas comuns no dia a dia e pelo aumento da produtividade. Neste sentido, as ferramentas do Google se destacam mais uma vez, já que podem ser integradas ao WordPress e simplificar o trabalho dos editores e criadores de conteúdos.

Veja a seguir como ter o melhor do Google e do WordPress juntos e ganhe mais autonomia e dinamismo em tudo o que fizer online, em seu website ou no site dos seus clientes. Confira!

Use as ferramentas do Google no WordPress com o Google Site Kit

Tão importante quanto criar um novo website é acompanhar o seu desempenho. E isso vale tanto em relação a performance quanto ao tráfego gerado.

Quando se fala em avaliar métricas de tráfego orgânico, normalmente logo se associa ao Google Analytics e Google Search Console, que são ferramentas do Google. Nelas é possível medir acessos, páginas com mais visualizações, termos de pesquisas dos usuários entre outras informações relevantes sobre o comportamento dos usuários.

Com o Site Kit by Google você pode obter insights para otimizar ou monetizar seus conteúdos, sem a necessidade de sair do WordPress, ou seja, diretamente no painel administrativo.

A solução integra o Google Search Console, Google Analytics, Page Speed Insights e Adsense.

Por se tratar de um plugin oficial, pode ser instalado rapidamente por qualquer pessoa autorizada. Neste caso, é preciso ter a função do administrador do WordPress habilitada ou solicitar ao(s) responsável(eis).

5 vantagens do plugin Site Kit Google:

  1. É gratuito e completo;
  2. É fácil de ser instalado e não depende da ajuda de um desenvolvedor;
  3. É seguro e não trás nenhum risco para o seu website;
  4. Pode ser utilizado imediatamente após a instalação;
  5. Traz dados estatísticos fáceis de serem visualizados e compreendidos.

Como adicionar as ferramentas do Google ao seu site WordPress

Você pode configurar sua conta em cada uma das plataformas de forma individualizada e conferir os dados e insights, a depender de sua necessidade.

Para ter uma visão unificada das principais métricas, deve utilizar o Google Site Kit no WordPress, para agilizar o fluxo e o tempo.

Veja em detalhes como fazer na prática:

1 – Instale o WordPress

O passo inicial é instalar o WordPress, assim terá um dos melhores CMS (Content Management System) à sua disposição ou de sua equipe.

Embora esse tipo de instalação possa assustar a quem não conheça ou não tenha tanta experiência, o WordPress vem para ajudar a romper essa barreira.

Sua instalação e configuração podem ser feitas pelo painel de controle da hospedagem, se utilizar os serviços Hostgator, por exemplo. Você deverá escolher o novo domínio (caso seja um novo projeto) ou instalar no domínio existente.

Uma recomendação básica é usar sempre a última versão lançada. O WordPress 5.8 – Tatum traz atualizações bem importantes ao corrigir falhas anteriores e proporcionar maior segurança. Isso, é claro, sem contar com o novo pacote de recursos.

Depois de instalado, você pode atualizar as versões e os plugins, sem qualquer dificuldade.

2 – Instale o Plugin

Os plugins adicionam aos sites outras funcionalidades sem que você tenha que criar qualquer linha de código. Por serem soluções prontas, são “plugadas” ao seu website, conferindo mais flexibilidade a quem precisa.

O plugin Site Kit do Google pode ser baixado no site oficial ou a partir da biblioteca de plugins do próprio WordPress. Se optar por baixar fora do WordPress, terá que fazer o upload do plugin na plataforma. Por isso, o mais indicado é baixar direto, quando estiver logado.

Após fazer o login em seu painel administrativo, vá em “Plugins” e clique em “Adicionar”.

ferramentas do Google

Em seguida, digite as palavras-chave na busca. Você deve conferir se o resultado retornado é o plugin “Site Kit by Google – Analytics, Search Console, AdSense, Speed”, que também é conhecido como Google Site Kit WordPress. Clique em “Instalar” e depois em “Ativar”.

ferramentas do Google

O plugin é compatível com as versões até 5.8.1 do WordPress, e demandam PHP 5.6 ou superior para funcionar normalmente.

3 – Finalize a configuração das contas

Agora é a hora de vincular seu site às contas Google ou vice-versa. Você verá na tela a mensagem “Compartilhe dados de uso anônimos para ajudar a melhorar o Site Kit. Todos os dados coletados são processados de acordo com a Política de Privacidade do Google“.

Se estiver de acordo, clique nessa opção e em “Iniciar configuração” para prosseguir.

ferramentas do Google

Você será direcionado para a página inicial de configurações. A sequência do processo se dará quando a propriedade do site for confirmada, e isso acontece a partir do login em comum das ferramentas com a sua conta Google.

ferramentas do Google

4 – Verifique a propriedade do site

Essa etapa é indispensável, uma vez que garante a autenticidade e segurança dos dados, além, é claro, de assegurar que somente pessoas autorizadas tenham acesso às métricas do seu site.

O plugin irá testar a compatibilidade e identificação. É importante conceder todas as permissões solicitadas.

O último passo desta fase é clicar em “Adicionar site”.

Pronto! A mensagem de parabenização será exibida na tela e as ferramentas do Google poderão ser acessadas pelo painel do WordPress.

ferramentas do Google

Avaliando as métricas pelo WordPress

Ao clicar em “Acessar meu Painel de Controle” no passo anterior, ou acessar o plugin “Site Kit” no menu de navegação lateral do WordPress, os usuários logados poderão avaliar seus dados qualitativos e quantitativos.

Se não tiver nenhum histórico, o sistema só apresentará as informações após conseguir ter métricas suficientes. Do contrário, elas serão carregadas no seu novo dashboard.

Lembre-se de configurar as contas de todas as ferramentas. Somente assim terá a visão geral do seu site, reunida em um único lugar, sem precisar alterar nada em seu código-fonte.

Selecione e crie uma rotina de avaliação das principais métricas. Dessa forma, poderá aprender mais sobre as preferências dos seus visitantes ou direcionar seus esforços.

Outras ferramentas Google: Google Tool Kit

E saiba que a abrangência dos benefícios das ferramentas do Google não param por aí, nem se restringem apenas ao WordPress. Você que é desenvolvedor, já ouviu falar no Google Web Toolkit?

O Google Web Toolkit ou GWT é um framework baseado em código aberto. A partir dessa estrutura de desenvolvimento de software Java, aplicativos AJAX (Asyncronous Javascript And XML) podem ser escritos mais facilmente.

Ao criar uma nova aplicação, o GWT traduz o código para JavaScript e HTML compatíveis com o browser, ou seja, com o navegador. Assim, permite depurar aplicativos AJAX no seu IDE favorito.

Toda a documentação pode ser conferida no site oficial. É por onde os desenvolvedores também podem consultar o repositório de código-fonte.

Baixe e instale agora mesmo as ferramentas no GWT.

5 vantagens do plugin Google Tool Kit:

  1. É Open Source;
  2. Permite a criação de aplicativos web otimizados;
  3. A versão GWT 2.9.0 inclui o SDK, Speed ​​Tracer e o Google plugin for Eclipse.
  4. Torna o código de uma aplicação compatível com os navegadores;
  5. Tem tutoriais que os principiantes podem seguir online.

Uma similaridade com o WordPress é a força da comunidade. Ao usar o GTW, você irá aderir a uma comunidade global que compartilha diversos aprendizados. O objetivo é fortalecer ainda mais o uso da ferramenta e também criar projetos de forma colaborativa. Aproveite todas as vantagens das ferramentas do Google para WordPress e outras aplicações. Faça bem mais, em menos tempo e resolva problemas de uma forma como você nunca viu!

Navegue por tópicos

  • Tabela de conteúdos

  • Use as ferramentas do Google no WordPress com o Google Site Kit

    • 5 vantagens do plugin Site Kit Google:

  • Como adicionar as ferramentas do Google ao seu site WordPress

    • 1 – Instale o WordPress

    • 2 – Instale o Plugin

    • 3 – Finalize a configuração das contas

    • 4 – Verifique a propriedade do site

  • Avaliando as métricas pelo WordPress

  • Outras ferramentas Google: Google Tool Kit

    • 5 vantagens do plugin Google Tool Kit:

Tags:

  • Criador de Sites

Danielle Vieira

Empreendedora e especialista em Marketing, com experiência em mais de dez anos atuando com projetos digitais, de inovação e startups. Ajuda novos negócios com estratégias Go-To-Market e Growth. Fundadora do Startup Sorocaba (comunidade de startups de Sorocaba&Região), Sócia da 4 Legacy Ventures, da Be Exponential, SEO Strategist na startup bxblue (fintech acelerada pela YC em 2017) e Growth Marketing na Goomer.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários