Como vender mais na Black Friday

Como vender mais na Black Friday

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quinta-feira, 18 de outubro de 2018 | Comentários

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Para quem ainda não conhece, a Black Friday é um evento que propõe 24 horas de liquidações e valores baixíssimos. Nasceu nos Estados Unidos na sexta-feira após a Ação de Graças e chegou ao Brasil em 2010 (e a cada ano ganha novos adeptos).

Dados divulgados pela E-bit apontam que no ano passado o faturamento do e-commerce cresceu mais de 10% na Black Friday, alcançando um faturamento de R$ 2,1 bilhões de reais. Para que os números deste ano sejam ainda melhores, vamos apresentar algumas dicas de como vender mais na Black Friday. Aproveite!

Planejamento: etapa fundamental para garantir as vendas

A sazonalidade é uma oportunidade para quem trabalha com vendas. As datas comemorativas, estações do ano e até grandes eventos, como Copa do Mundo, influenciam diretamente nas compras. A Black Friday já entrou de vez para o calendário do varejo e está entre as datas de maior faturamento, juntamente com Natal e Dia das Mães. Por isso, tantos comerciantes estão em busca de orientações sobre como vender mais na Black Friday. E, o primeiro passo para vender mais nos períodos sazonais é: planejar!

Tanto a Black Friday quanto outras datas do calendário do lojista exigem alguns preparativos para que tudo ocorra conforme o planejado. Para isso, você precisa pensar em três etapas de mudanças na sua loja virtual: a hospedagem e o código do site (que é a parte que o seu cliente não vê), o layout e a divulgação do seu site (a parte atrativa) e no seu estoque e atendimento (afinal, você precisa ter produtos para vender). Vamos detalhar cada etapa para lhe ajudar a arrasar nas vendas da Black Friday deste ano!

3 passos principais para planejar as vendas do seu e-commerce

1. Cuidados básicos com a loja virtual

Antes de Black Friday começar você deve se preocupar com os bastidores da sua loja virtual. A hospedagem do site e o código são coisas que o cliente não vê, mas que são determinantes para o bom funcionamento do site. Afinal de contas, não adianta nada saber tudo sobre como vender mais na Black Friday se na hora “H” o seu e-commerce ficar fora do ar. Por isso é importante tomar alguns cuidados preventivos para compreender se o seu site irá suportar a quantidade de acessos maior que o habitual.

2. Preparação da logística

Para garantir as vendas na Black Friday você deve ter um bom estoque de produtos e já pensar na logística. Isso inclui desde a organização e armazenamento das mercadorias, até os custos para o envio dos produtos. Vale ressaltar que para ter artigos em estoque você precisa se planejar com antecedência, caso contrário, é possível que você perca algumas vendas.

3. Estratégia de Marketing

Depois de resolvidas as duas primeiras etapas, que são questões mais técnicas, é hora de partir para a divulgação. O que vale a pena dar um tapa no visual do seu e-commerce, torná-lo mais atrativo para o cliente. Em paralelo, também é importante traçar um plano de marketing, com o tipo de divulgação que será feita e quais canais serão utilizados.

Como preparar sua loja virtual para a Black Friday

Agora que você já compreendeu, resumidamente, cada etapa de planejamento da Black Friday para o seu e-commerce. É hora de entender alguns detalhes importantes.

Cuidados técnicos da sua loja virtual

Velocidade do site

Além de ser um importante fator de ranqueamento no Google, um site lento é prejudicial à sua loja virtual, pois você perde um possível cliente que não tem paciência para esperar a página carregar. Lembre que os visitantes que usam smartphones são mais exigentes, pois os sites precisam carregar mais rápido por conta dos dados móveis.

Então, comece melhorando a velocidade do seu site. Essa deve ser a sua primeira preocupação, pois ligada a ela você já consegue resolver outras falhas. Faça testes para medir o desempenho do seu site com algumas das ferramentas disponíveis na internet. Após o teste, siga as recomendações de otimização.

Site responsivo

Preocupe-se com a versão mobile ou responsiva do seu site para vender perfeitamente em todos os dispositivos. É fundamental testar o funcionamento em diferentes tamanhos de tela.

Inclusive, essa é uma dica bem importante e uma das respostas para a dúvida sobre como vender mais na Black Friday. Estudos do Google apontam que 70% das buscas são feitas via mobile e a participação dos equipamentos móveis no total das vendas é superior a 50%.

Otimização do site

Durante a Black Friday o volume de acessos se intensifica muito. Então, como prevenção, você pode realizar algumas otimizações. A otimização de sites consiste em usar técnicas visando melhorias na velocidade de carregamento, melhorar a navegação do site e o posicionamento nos mecanismos de busca.

Para otimizar o seu site, comece pela remoção de recursos desnecessários, como plugins e extensões que não agregam valor no seu site. Você também pode comprimir os arquivos para diminuir o tamanho que ocupa no servidor, fazer essa compressão permite que a página carregue mais rápido. Use CSS Sprites e otimize suas imagens, pois elas são os arquivos que mais pesam no site.

Outra recomendação é habilitar o cache e usar CDN para que a conexão do visitante seja em um servidor geograficamente mais perto dele. Lembre-se de conversar com o desenvolvedor da sua loja virtual e peça para ele realizar algumas otimizações no código também. E, por fim, valorize a experiência do usuário, isso pode diferenciá-lo do seu concorrente.

Segurança

Certamente as rotinas de segurança já fazem parte da sua lista diária de tarefas no e-commerce, mas sempre é bom reforçar – já que segurança nunca é demais. Atualize suas senhas e as permissões de acesso dos usuários do seu site. Nesta fase de alterações é recomendável que apenas algumas pessoas da sua equipe tenham acesso para modificar os arquivos do site. Invista em um detector de malware como o SiteLock (confira aqui os planos) e adquira um Certificado SSL, se ainda não possui.

É importante ressaltar que os cuidados com a segurança estão cada vez mais em evidência. Afinal de contas, ninguém vai comprar ou confiar num site que não é seguro. Principalmente depois que o próprio Google Chrome passou a alertar os visitantes sobre a segurança dos sites. Desde meados deste ano, quando um site não utiliza o protocolo de segurança HTTPS o Google notifica os visitantes com um aviso de “Não Seguro”.

Portanto, para quem está em busca da fórmula de como vender mais na Black Friday, a segurança é sem dúvida é um dos principais elementos. Se você ficou com alguma dúvida sobre a atualização do Google Chrome, aqui no blog tem um post que explica em detalhes como evitar o aviso de site inseguro.

Preparações de logística em datas sazonais

Estoque e produtos com desconto

Para a Black Friday (assim como em outras datas sazonais) você precisa ter uma atenção maior com o estoque. Então, comece fazendo a definição de quais produtos entrarão ou não em promoção. Lembre-se de que as buscas são mais intensas nesse período, por isso é importante ter uma boa quantidade de cada item que estará com desconto. Você pode aproveitar para diversificar o seu estoque, vendendo aqueles produtos parados. Você também pode criar kits comemorativos. As opções para surpreender os seus clientes são infinitas.

Mantenha o seu site atualizado, pois a maior decepção para um cliente é tentar comprar um produto e encontrá-lo indisponível. Aposte também na transparência nos valores dos produtos. Nada de aumentar o preço para quando aplicar o desconto manter o preço original da mercadoria. Os clientes estão cada vez mais atentos às “falsas promoções”.

Outra orientação que também pode indicar caminhos de como vender mais na Black Friday é recorrer ao Google Analytics para entender o comportamento do usuário, seus hábitos de navegação na sua loja virtual, quais dispositivos usa para acessar a internet, o que procuram, entre outros aspectos. Essa análise pode gerar insights valiosos para a sua estratégia de marketing e divulgação.

Atendimento de excelência

Quando a procura é alta, as dúvidas também serão mais frequentes. Portanto, é importante preparar a comunicação do seu site com atenção. É fundamental que todas as informações sobre a promoção sejam claras e explicativas. Além disso, também é primordial treinar sua equipe de atendimento para que todos saibam os detalhes sobre as políticas de desconto, trocas e detalhes sobre produtos participantes da promoção.

Se você não possui atendimento 24 horas, um ótimo diferencial para o dia de Black Friday é criar uma escala de trabalho a fim de sempre deixar uma equipe de atendimento sempre online.

Como criar uma estratégia de marketing e divulgação

Comunicação visual

Se o seu e-commerce irá participar da Black Friday é fundamental mostrar isso para o seu cliente. Então, mude o layout do seu site para esta data especial, com isso o seu visitante vai saber que a sua loja virtual também está participando da promoção. A tendência é que as pessoas queiram visualizar as ofertas, por isso é tão importante ter uma divulgação específica.

Uma dica é usar o preto (cor clássica da promoção) e realçar a porcentagem de desconto. Use tags de destaque nos produtos participantes e banners comemorativos. Altere as imagens das suas redes sociais também e crie peças exclusivas para divulgação nesse período. Por onde o seu cliente passar ele vai saber que o seu e-commerce está com promoção.

Estratégia de divulgação

Provavelmente você já se preocupa com a busca orgânica e otimiza o seu site com as técnicas de SEO. Para a Black Friday é muito importante manter essa rotina. Procure manter o seu site bem ranqueado para as palavras-chaves ligadas à data e aos seus produtos/serviços.

Dentre as estratégias de divulgação, aposte em:

  • Links patrocinados: Renove suas campanhas no Google, Bing e Yahoo para a comunicação visual do evento e com os novos valores de desconto.
  • E-mail marketing: Um excelente meio para se comunicar com seu potencial cliente é o e-mail marketing. Inclusive, 72% dos consumidores preferem essa forma de contato. Portanto, divulgue sua campanha de Black Friday para a base de clientes e pessoas que já demonstraram interesse em algum produtos.
  • Mídias sociais: Com o seu perfil festivo para a Black Friday, seus seguidores já saberão que vão encontrar ótimos descontos em sua loja. Facebook e Instagram são excelentes opções, mas aposte também em outras mídias. Lembre-se que a melhor mídia social é aquela que o seu cliente usa com frequência. Outro aspecto importante é lembrar de renovar as suas campanhas nas mídias sociais para alinhar com a comunicação visual do site.
  • Landing Page: Aqui a dica é direcionar o fluxo das campanhas para uma landing page exclusiva da Black Friday e aproveitar a efetividade dessas páginas promocionais específicas para este período.

As técnicas de divulgação podem ir além, use e abuse do Marketing de Conteúdo criando posts no seu blog com sugestões de presentes, divulgação da promoção e outros. A quantidade de conteúdo que você pode oferecer para os seus clientes é infinita.

Como vender mais na Black Friday: 7 passos para alcançar bons resultados

  1. Priorize a velocidade de carregamento do site
  2. Faça otimizações no seu site e priorize a navegação
  3. Garanta a segurança do seu e-commerce
  4. Tenha um bom estoque e defina quais produtos terão desconto
  5. Ofereça um atendimento de excelência ao seu cliente
  6. Use a comunicação visual para ressaltar as ofertas
  7. Capriche na estratégia de divulgação da sua campanha para a Black Friday

Agora que você já sabe como vender mais na Black Friday é hora de colocar a mão na massa para estar 100% preparado para aumentar as vendas neste ano. Se tiver alguma dúvida, principalmente sobre a hospedagem do site, velocidade de carregamento e segurança, entre em contato conosco. Nossos consultores estão preparados para ajudá-lo a melhorar ainda mais a sua loja virtual. Boas vendas e uma ótima Black Friday!

Conteúdo publicado originalmente em 16 de outubro de 2017.

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