Veja o que é a Hospedagem WordPress

O que é a Hospedagem WordPress (e para quem é indicada)

Escrito por HostGator Brasil

21 de junho de 2017 | Comentários

Você certamente já deve ter ouvido falar no WordPress, um gerenciador de conteúdo (CMS) para criar e administrar um site, blog ou loja virtual. Atualmente, é a plataforma mais utilizada no mundo, representando mais de 59% do mercado de CMS, e 27.5% de toda a web, segundo pesquisa da W3 Techs.

A partir deste recurso, foi criada a hospedagem WordPress, um sistema que permite a criação, publicação e hospedagem de um site de forma simples e descomplicada, até mesmo por quem não possui conhecimentos em desenvolvimento de sites e webdesign. Mas, antes de falarmos sobre os recursos da hospedagem WordPress, é importante entender o que é a plataforma WordPress, e a diferença entre adquirir o CMS X o serviço de Hospedagem WordPress.

O que é o WordPress?

Como mencionado anteriormente, a plataforma WordPress oferece recursos para a criação e gerenciamento de um site, blog ou e-commerce. Muito conhecido pela facilidade de uso e instalação, o sistema ganhou espaço entre a comunidade de desenvolvedores e é líder mundial do segmento – concorrendo diretamente com CMSs como o Joomla, Drupal e Magento.

Recursos do WordPress

A plataforma apresenta um conjunto de funcionalidades, como sistema de temas e integração com plugins. Os temas WordPress são estruturas passíveis de edição, ou seja, se você possuir conhecimento em XHTML e CSS, pode modificá-los ou até mesmo criar um tema do zero. Já os plugins para WordPress são capazes de adicionar ou modificar recursos de sites, blogs ou lojas virtuais, adicionando ao sistema as funções que forem necessárias.

A Hospedagem WordPress

Você já deve saber (ou ouvido falar) que, antes de criar um site, é necessário adquirir um domínio e uma hospedagem. Ainda é leigo neste assunto? Então entenda o que é hospedagem de sites e como escolher o melhor custo-benefício para o seu projeto.

Depois de registrar um domínio, é chegado o momento de definir a hospedagem e pensar no projeto. A hospedagem WordPress foi desenvolvida para quem busca uma solução rápida e descomplicada para criar um site, blog ou loja virtual utilizando o WordPress, sem a necessidade de possuir conhecimento técnico avançado.

A hospedagem WordPress é altamente indicada para pequenas e médias empresas que necessitam de um site; empreendedores que querem criar um blog ou loja virtual; e, ainda, agências e programadores web que desenvolvem projetos de site para clientes.

O serviço de hospedagem WordPress se diferencia de um plano de hospedagem compartilhada, utilizada pela grande maioria dos sites, blogs ou lojas. Ele conta com uma plataforma totalmente otimizada para sites WordPress de todos os tamanhos, e um servidor com arquitetura que garante maior velocidade de carregamento do site, além de segurança e desempenho acima da média.

As configurações do servidor garantem outras vantagens, como:

  • Segurança adicional com firewall;
  • Simplicidade e conveniência;
  • Recursos e atualização automática do WordPress;
  • Fácil gerenciamento de e-mails;
  • Backups automáticos;
  • Varreduras automáticas em busca de spam e malwares

No ato da contratação do plano, é necessário informar o domínio para o qual ele será usado e, neste momento, ocorre uma instalação prévia do WordPress, além de alguns temas e plugins, o que facilita muito o processo. Depois disso, o usuário poderá realizar a customização desses itens conforme a necessidade do projeto, diretamente no painel do WordPress, de forma rápida e automática.

Recursos da hospedagem WordPress

A exclusividade da hospedagem WordPress não se resume a pré-instalação automática da plataforma. Aqui na HostGator, o plano conta com recursos como backup automático e firewall, que reforçam a segurança, e o CDN, que aumenta a velocidade de carregamento do site.

Diferente de outros planos de hospedagem que utilizam o cPanel, as operações de administração, como instalações, contas de e-mail e serviços adicionais são realizadas através do área do cliente, o que torna o processo mais simples e amigável para o usuário.

E se eu já tiver um site em WordPress?

É possível utilizar a hospedagem WordPress em um site já existente. Neste caso, é necessário realizar um processo de migração de hospedagem.

Na prática: como funciona

Nosso parceiro Tudo Sobre Hospedagem de Sites testou o funcionamento da hospedagem WordPress, desde a contratação do plano, instalação dos temas e personalização do site, utilização dos recursos de segurança como o CodeGuard e o SiteLock e gerenciamento de e-mails.

Clique aqui e confira o conteúdo!

Tags:,
Comentários