Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

O que é hospedagem WordPress (e para quem é indicada)

Veja o que é a Hospedagem WordPress

Compartilhe:

Saiba mais sobre a hospedagem WordPress e descubra os motivos que a levaram a ser cada vez mais adotada por quem quer criar um site.

Você certamente já deve ter ouvido falar no WordPress. Ele é um gerenciador de conteúdo (CMS) para criar e administrar um site, sendo o mais utilizando no mundo para essa finalidade.

A partir deste recurso, foi criada a hospedagem WordPress, um sistema que permite a criação, publicação e hospedagem de um site. Tudo isso é feito de forma simples e descomplicada, até mesmo para quem não possui conhecimentos em desenvolvimento de sites e web design.

Antes de falarmos sobre os recursos da hospedagem WordPress, é importante entender alguns conceitos. Por isso, é hora de saber o que é WordPress e a diferença entre adquirir o CMS X o serviço de Hospedagem WordPress.

O que é o WordPress?

Como mencionado anteriormente, a plataforma WordPress oferece recursos para a criação e gerenciamento de um site, blog ou e-commerce.

Muito conhecido pela facilidade de uso e instalação, o sistema ganhou espaço entre a comunidade de desenvolvedores. Por isso, não demorou para se tornar líder mundial do segmento – concorrendo diretamente com CMSs como o Joomla, Drupal e Magento.

Recursos do WordPress

A plataforma apresenta um conjunto de recursos, como sistema de temas e integração com plugins. Os temas são estruturas passíveis de edição, caso possua conhecimento em XHTML e CSS.

Já os plugins adicionam ou modificam recursos de sites, blogs ou lojas virtuais, adicionando ao sistema as funções que forem necessárias.

A hospedagem WordPress

Após registrar um domínio, é chegado o momento de definir a hospedagem e pensar no projeto. A hospedagem WordPress foi desenvolvida para quem busca uma solução rápida e descomplicada para criar um site, blog ou loja virtual.

A hospedagem WordPress é altamente indicada para pequenas e médias empresas que necessitam de um site. Empreendedores, agências e programadores web também podem aproveitar os recursos da plataforma.

serviço de hospedagem WordPress se diferencia de um plano de hospedagem compartilhada, utilizada pela grande maioria dos sites, blogs ou lojas. Ele conta com uma plataforma totalmente otimizada, bem como servidor próprio para garantir mais velocidade e segurança.

As configurações do servidor garantem outras vantagens, como:

  • Segurança adicional com firewall;
  • Simplicidade e conveniência;
  • Recursos e atualização automática do WordPress;
  • Fácil gerenciamento de e-mails;
  • Backups automáticos;
  • Varreduras automáticas em busca de spam e malwares.

No ato da contratação do plano, é necessário informar o domínio para o qual ele será usado. Neste momento, ocorre uma instalação prévia do WordPress, além de alguns temas e plugins, o que facilita muito o processo.

Depois, você pode realizar a customização desses itens conforme a necessidade do projeto, diretamente no painel do WordPress de forma rápida e automática.

Recursos da hospedagem WordPress

A exclusividade da hospedagem WordPress não se resume a pré-instalação automática da plataforma. Aqui na HostGator, o plano conta com recursos como backup automático e firewall, e o CDN para acelerar o carregamento do site.

Diferente de outros planos de hospedagem que utilizam o cPanel, as operações de administração são realizadas através da área do cliente. Isso torna o processo mais simples e amigável para o usuário.

Quais tipos de site você pode criar com o WordPress?

Está com dúvidas sobre os tipos de site que você pode criar com o WordPress? Confira algumas ideias nas linhas a seguir.

1. Blog pessoal

O WordPress teve seu início como uma plataforma de blogs, e ainda hoje é amplamente utilizado para esse fim. Se você deseja compartilhar suas ideias, experiências, histórias ou conhecimento com o mundo, um blog pessoal no WordPress é uma excelente escolha.

Você pode escolher entre uma variedade de temas e personalizar o design do seu blog de acordo com suas preferências. Basta desenhar o seu projeto e deixar o WordPress cuidar do restante.

2. Site de negócios ou empresa

Empresários e proprietários de pequenas empresas podem aproveitar o poder do WordPress para criar um site profissional para sua empresa. Você pode incluir informações sobre seus produtos, serviços, horário de funcionamento e formas de contato.

Além disso, plugins como o WooCommerce permitem que você transforme seu site em uma loja online.

3. Portfólio de trabalho

Se você é um artista, designer, fotógrafo ou freelancer, o WordPress é uma plataforma ideal para criar um portfólio online impressionante. Usando o famoso CMS é possível exibir seu trabalho de forma atraente e personalizada, destacando suas habilidades e conquistas.

4. Site de notícias ou revista

O WordPress é uma escolha popular para criar sites de notícias ou revistas online. Com temas específicos e recursos de gerenciamento de conteúdo, você pode publicar artigos, vídeos e imagens de forma organizada e atrativa.

5. Fórum de discussão

Se você deseja criar uma comunidade online onde as pessoas possam discutir tópicos específicos, o WordPress é uma boa opção. Ele oferece plugins como o bbPress, que permite criar fóruns de discussão personalizados, além de gerenciamento fácil de comentários e conteúdo.

6. Site de afiliados

Os sites de afiliados são uma maneira popular de ganhar dinheiro online promovendo produtos ou serviços de outras empresas. Com o WordPress, você pode criar um site de afiliados, adicionar links de afiliados e gerar renda por meio das comissões de vendas.

7. Site educacional

Para instituições de ensino, professores ou pessoas que desejam criar cursos online, o WordPress oferece opções robustas. Você pode usar plugins como o LearnDash para criar e vender cursos online, fornecendo uma experiência de aprendizado interativa.

E se eu já tiver um site em WordPress?

É possível utilizar a hospedagem WordPress em um site já existente. Neste caso, é necessário realizar um processo de migração de hospedagem. Caso esteja interessado, temos um artigo completo explicando como realizar esse procedimento aqui na HostGator.

Navegue por tópicos

  • O que é o WordPress?

  • Recursos do WordPress

  • A hospedagem WordPress

  • Recursos da hospedagem WordPress

  • Quais tipos de site você pode criar com o WordPress?

    • 1. Blog pessoal

    • 2. Site de negócios ou empresa

    • 3. Portfólio de trabalho

    • 4. Site de notícias ou revista

    • 5. Fórum de discussão

    • 6. Site de afiliados

    • 7. Site educacional

  • E se eu já tiver um site em WordPress?

Tags:

  • hospedagem Wordpress
  • Hospedagem de Sites

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários