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Saiba tudo sobre a transformação digital, como ela é importante na estrutura de uma empresa e todos os impactos das mudanças que causa.

Hoje vamos falar sobre um assunto que, cada vez mais, influencia empresas de todos os setores do mercado: a transformação digital

Como já abordamos anteriormente aqui no blog, a adoção de recursos digitais foi um dos fatores mais importantes para que as companhias pudessem adaptar suas operações à nova realidade e ao distanciamento social trazidos pelo coronavírus. 

Ainda assim, muitos profissionais têm dúvidas sobre tudo o que envolve a transformação digital e quais os impactos dela — não somente para as empresas, mas para a sociedade como um todo. 

Se esse é o seu caso, então este artigo certamente vai conseguir te ajudar. Ao longo deste post, explicaremos exatamente o que é transformação digital e qual a importância dela nos dias atuais. 

O que é transformação digital? 

Transformação digital é o processo que coloca a tecnologia a serviço das organizações, agilizando processos nos mais diversos setores de atuação.

Especialmente nas últimas duas décadas, o avanço tecnológico rompeu as barreiras entre os mundos físico e digital, fazendo com que a tecnologia se tornasse parte do cotidiano das pessoas em todas as esferas. No mundo dos negócios, isso não foi diferente.  

Para responderem às exigências deste novo cenário e, assim, seguirem competitivas no mercado, empresas de todos os setores passaram a acompanhar os avanços tecnológicos de perto, inserindo-os em seus processos. 

transformação digital

Qual objetivo da transformação digital? 

No geral, podemos dizer que a adoção massiva de recursos tecnológicos por parte das empresas tem como objetivo principal melhorar o desempenho delas em diferentes níveis, ajudando-as a: 

  • Otimizar processos burocráticos; 
  • Resolver problemas de forma mais ágil; 
  • Melhorar a comunicação interna e externa; 
  • Tomar decisões assertivas, baseadas em dados. 

Além disso, a transformação digital atende aos desafios do que ficou conhecido como mundo V.U.C.A, termo criado para descrever quatro características principais do momento atual e que interferem de forma direta no dia a dia das empresas: 

  • Volatilidade (volatile): é marcada pela velocidade que as coisas mudam, tornando a previsão de cenários cada vez mais difícil; 
  • Incerteza (uncertain): como consequência da volatilidade, os acontecimentos seguintes se tornam mais incertos. Nada mais é previsível, incluindo os padrões de sucesso; 
  • Complexidade (complex): quando somados, os dois fatores acima certamente trazem mais complexidade para a tomada de decisões assertivas por parte das empresas; 
  • Ambiguidade (ambiguous): consequentemente, surgem muitas formas de interpretar e analisar os mais complexos contextos. 

Empreender em um mundo marcado por essas quatro características é bastante desafiador. Mas, para conseguir atender a todas essas exigências trazidas pelo mundo V.U.C.A, uma coisa é certa: a transformação digital se torna um elemento fundamental.  

Os pilares da transformação digital 

Para sustentar a transformação digital nas empresas, existem alguns pilares que são considerados essenciais. 

David L. Rogers, consultor de estratégia digital em multinacionais como a Airlines, Google, GE, Toyota e outras, listou os cinco principais em seu livro “Transformação digital: Repensando o seu negócio para a era digital”: 

  1. Clientes 

Estudar a fundo o que os clientes desejam é um dos primeiros passos para entender a melhor forma de conduzir a transformação digital nas empresas. Afinal, os consumidores são a razão de ser de qualquer negócio, certo? 

Segundo Rogers, é possível aproveitar as inovações digitais para engajar e empoderar esse novo perfil consumidor que foi surgindo com o avanço da tecnologia. 

Estar em todos os canais, oferecer produtos e serviços adaptáveis e ser fonte de conteúdo são algumas das formas existentes para melhorar a experiência dos clientes modernos e entregar o que eles esperam. 

  1. Competição 

Na medida em que as tecnologias permitiram um contato mais direto com o público, elas também alteraram a forma como as companhias competem entre si. 

De uma hora para outra, as empresas deixaram de competir apenas com os seus concorrentes diretos. Em outras palavras, a competição se tornou algo mais assimétrico.  

Para driblar esse desafio, Rogers aponta que é necessário criar uma rede ampla de parceiros, bem como uma comunidade que entregue valor para além da venda. 

  1. Inovação 

A palavra inovação está diretamente ligada à capacidade de criar algo novo ou, então, desenvolver uma forma mais eficiente de fazer algo. 

Sabendo que a tecnologia veio justamente para otimizar processos, é praticamente impossível falar em transformação digital sem citar inovação. Aqui, a experimentação faz parte do processo de aprendizagem e evolução dos negócios.  

  1. Dados 

No mundo do digital, o levantamento e a análise de dados são a chave para entender o comportamento de clientes e tomar decisões mais estratégicas nos negócios. 

É por isso que, para sustentar a transformação digital, as empresas precisam se apoiar em dados. 

  1. Proposta de Valor 

Por último, Rogers cita a importância de desenvolver novas formas de gerar valor para os clientes. 

Lembra quando dissemos que as coisas mudam muito rápido nos dias atuais? É por esse motivo que, para além de qualquer tecnologia, as empresas precisam estar abertas para se reinventarem constantemente, a fim de entregar o que o público precisa naquele momento.  

transformação digital

Implementando a transformação digital na sua empresa 

Agora que você já sabe quais são os pilares que devem sustentar a transformação digital nas empresas, chegou a vez de entender como realmente colocá-la em prática. 

Confira alguns passos importantes desta jornada: 

  1. Insira a transformação digital na cultura da empresa 

No comecinho deste post, nós destacamos que a transformação digital é uma mudança de mindset, certo? Portanto, é muito importante que ela esteja refletida na sua cultura organizacional. 

A dica é criar uma cultura que incentive a inovação e que deixe claro para os colaboradores que as ideias fora da caixa são bem-vindas. 

Essa é a melhor forma de fazer com que todos os envolvidos neste processo realmente abracem a causa ao invés de serem resistentes às mudanças. 

  1. Aposte na capacitação 

Outra forma de amenizar a resistência é investindo no desenvolvimento dos colaboradores, para eles terem condições de lidar com as novas ferramentas que forem adotadas pela companhia. 

Lembre-se: toda transformação começa pelas pessoas. Portanto, dê a elas os recursos necessários.  

  1. Acompanhe as tendências do mercado 

Se você deseja implementar a transformação digital na sua empresa, precisa ficar de olho nas novidades e avaliar quais delas fazem sentido para o seu negócio. 

Entre as inovações que têm revolucionado a forma como as organizações operam atualmente, estão computação em nuvem, Big Data, Internet das Coisas, realidade virtual, entre outras. 

  1. Busque a melhoria contínua 

Lembra quando explicamos que a transformação digital tem como objetivo melhorar o desempenho das organizações em diferentes níveis? 

Bom, para isso ser possível, comece avaliando os seus processos e veja o que pode ser melhorado. 

Essa busca contínua pela evolução pode ser o incentivo que a sua empresa precisa para que muitas transformações aconteçam. 

Os impactos para a sociedade 

Não foi só no mundo dos negócios que a transformação digital trouxe ganhos. Na verdade, basta olharmos para o nosso dia a dia que facilmente conseguimos identificar as inúmeras melhorias trazidas pela tecnologia em nossas rotinas, não é mesmo? 

Mais do que otimizar a forma como nos comunicamos e nos divertimos, as inovações tecnológicas também promoveram mudanças significativas nas áreas da saúde, educação, segurança pública, entre outras. 

Juntas, essas novidades mudaram o nosso comportamento. Não dá para negar: estamos cada vez mais exigentes, e isso apenas reforça a importância de as empresas continuarem se reinventando.  

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Leticia Milaré

Formada em Jornalismo, atua na área de Comunicação desde 2013. Nos últimos anos, tem somado experiências na produção de conteúdo para empresas de diferentes segmentos, incluindo os de Tecnologia, RH, Marketing e Construção Civil. Quando não está escrevendo, gosta de passar o tempo na companhia de bons livros, séries, família e amigos.

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