Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

A realidade virtual chegou trazendo inúmeros benefícios para profissionais de várias áreas. Conheça algumas delas neste artigo.

Agora em junho de 2022, Mark Zuckerberg, presidente do antigo Facebook e atual Meta, divulgou os protótipos de óculos de realidade virtual desenvolvidos por suas empresas visando investir no que os cientistas têm denominado “metaverso”. 

Esses óculos são a base para o que se denomina Realidade Virtual (RV), ambientes ou experiências visuais promovidas por telas que simulam o mundo real e as suas características.

Desde a década de 80, com sua criação, os óculos e capacetes de realidade virtual têm assumido uma posição importante não apenas no universo dos games, mas também no mundo criativo e corporativo. 

O emprego da RV tem ultrapassado o campo da simulação, permitindo a criação de projetos e a realização de procedimentos desde a medicina até a engenharia, e o que os cientistas esperam é um aumento exponencial dessas aplicações.

Diante da relevância desse tema, trouxemos neste artigo algumas informações sobre o que é a realidade virtual, quando ela surgiu, como ela funciona e suas possíveis aplicações nas mais diferentes áreas ocupacionais. Confira a seguir e boa leitura!

O que é Realidade Virtual?

A criação e utilização do termo Realidade Virtual, como fazemos atualmente, são atribuídas a Jaron Lanier, cientista da computação e músico norte-americano que estuda o tema e constrói produtos de realidade virtual desde a década de 80. 

Jaron foi o criador da empresa VPL Research, umas das pioneiras no desenvolvimento, patente e venda de produtos de realidade virtual no mundo, como o EyePhone, uma espécie de óculos portátil que contém 2 telas e simula uma imagem 3D.

Dessa forma, a realidade virtual (RV) nada mais é do que um ambiente criado por meio de computadores, que simula cenas e objetos reais. O acesso a esse ambiente pode ser feito com o uso de óculos ou capacetes de RV, como o criado por Lanier.

Atualmente, para além dos óculos em 3D e do mundo dos games, a realidade virtual tem sido aplicada desde treinamentos militares até no tratamento de transtornos mentais e simulações cirúrgicas.

Como a Realidade Virtual pode afetar o futuro das profissões?

No campo das profissões, cientistas e estudiosos apontam que, assim como muitas outras tecnologias, a Realidade Virtual também irá transformar profissões por todo o mundo. 

O antigo medo da substituição dos homens pela máquina não entra em questão aqui, mas sim o emprego das tecnologias para o aprimoramento pessoal e o aperfeiçoamento de técnicas e serviços. 

Dessa forma, pensadores como Yuval Noah Harari acreditam que, no futuro, as profissões irão se adequar e fazer uso de instrumentos como a RV e não serem extintas por ela.

Dessa maneira, arquitetos, médicos e engenheiros farão uso desses equipamentos desde a sua formação até o exercício de suas profissões, sendo possível aprimorar técnicas, visualizar projetos e simular outros feitos antes de investir tempo e dinheiro em suas operações.

Que profissões se beneficiam ou poderão se beneficiar dessa tecnologia? E como?

Pensando em esclarecer um pouco mais sobre as possíveis implicações da Realidade Virtual no dia a dia de diferentes profissões, separamos alguns exemplos abaixo sobre como ela poderá ser utilizada por cada um, além de seus benefícios. Confira!

  1. Arquitetos e Decoradores

No ramo da arquitetura a Realidade Virtual permitirá a visualização de ambientes e estruturas prontas antes mesmo deles saírem do papel. Dessa forma, seria possível testar e aprovar as ideias antes do processo de construção, evitando desperdícios de materiais e de mão de obra. 

Os clientes então poderiam viver a experiência de estar no ambiente em construção antes mesmo dele começar a tomar forma, funcionando, ainda, como um ótimo atrativo. 

Para que isso seja possível, ferramentas como óculos ou capacetes de imersão, os softwares dedicados a RV e o conteúdo em 3D seriam necessários. 

Por meio desses aparelhos, o trabalho em equipe também seria favorecido, pois tornaria mais fácil o compartilhamento de ideias e a divisão de tarefas.

No mercado já existem alguns softwares dedicados a realidade virtual que permitem a visualização em 360º do ambiente, além de scanners que retiram os desenhos ainda no papel, como:

  • SentioVR
  • Visidraft
  • SmartReality
  • Iris Prospect
  • Augment
  1. Designers

Outro setor beneficiado pela utilização da Realidade Virtual seria o de design. Atualmente, no mercado, já existem aplicativos como o Tilt Brush, ferramenta de desenhos 3D que faz uso dos óculos de realidade virtual, e o Gravity Sketch, mas as aplicações param por aí.

Uma maior demonstração e utilização desse recurso no setor de design permitiria o desenvolvimento de gráficos e imagens cada vez mais realistas e ricos no que diz respeito ao nível de detalhamento. 

Além disso, seria possível acrescentar sons e jogos de iluminação capazes de intensificar a experiência do usuário no processo de criação ou visualização.

realidade virtual
  1. Desenvolvedores de Apps

Com o crescimento expansivo da Realidade Virtual, os jogos imersivos devem se tornar cada vez mais complexos e requisitados pelo mercado, exigindo que os desenvolvedores acompanhem as tendências do mercado. 

Esse profissional é responsável não apenas pela criação de um aplicativo, mas também pelo seu aprimoramento. 

Nesse sentido, o desenvolvedor pode utilizar os recursos da realidade virtual para a criação e visualização dos programas e sistemas para smartphones e tablets, melhorando o seu desempenho, gráficos e o processamento de dados.

  1. Engenheiros de Software

Além da arquitetura e design, as tecnologias de Realidade Virtual podem auxiliar no desenvolvimento de softwares e programas computacionais

Essas funções são desempenhadas, também, pelo engenheiro de software. De maneira breve, esse profissional desenvolve programas de computador, aplicativos e outras plataformas no mundo digital

Dessa forma, o engenheiro pode utilizar dos dispositivos de realidade virtual para a criação de programas, jogos e plataformas digitais. No mais, todos os processos de ajustes, manutenção e revisão também podem ser feitos por meio desses recursos.

  1. Especialistas em Segurança Cibernética

O analista de segurança de informações ou o especialista em segurança cibernética são responsáveis por detectar e impedir possíveis ameaças cibernéticas a uma empresa, organização ou plataforma. 

Esse serviço é feito por meio da identificação de problemas, seja em redes ou hardwares, de maneira a proteger documentos e outros dados digitais. Isso pode ser facilitado com o uso da Realidade Virtual. 

Então, com o uso das tecnologias, será mais fácil mapear os riscos, levantar as possíveis vulnerabilidades do sistema e implementar uma solução eficaz para qualquer adversidade.

  1. Cientistas de pesquisa

O cientista de pesquisa é um profissional especializado no ramo de pesquisas no campo virtual, buscando otimizar as experiências digitais e torná-las mais acessíveis ao público. 

Dessa forma, tecnologias do ramo da RV permitem a esse profissional o desenvolvimento de ferramentas e possíveis soluções relacionadas ao campo da pesquisa.

  1. Programadores 

O programador atua no ramo das ciências da computação e é responsável pelo desenvolvimento e manutenção de softwares para sistemas mais amplos ou de uso pessoal. 

Para isso eles utilizam desde tecnologias de realidade virtual até o que chamamos de realidade aumentada, para obter uma experiência completa em seu processo de criação e evitar possíveis falhas ou imprevistos.

  1. Medicina

No campo da medicina, a realidade virtual vem sendo utilizada tanto para auxiliar o processo de aprendizagem do profissional médico quanto para os tratamentos de seus pacientes.

Além disso, a RV aparece também no aprimoramento da cognição social com pacientes do espectro autista, em experiências com idosos, diminuição da dor fantasma e no tratamento da ansiedade.

O uso dessa tecnologia permite, ainda, a visualização de procedimentos e técnicas que não poderiam ser 100% compreendidas apenas na teoria, sem colocar pessoas ou animais em risco, tornando os procedimentos mais específicos e eficazes para cada caso.

  1. Fisioterapia

No campo da fisioterapia, a RV tem auxiliado na recuperação de pacientes que sofreram de acidentes vasculares cerebrais ou traumas pinhais por meio de jogos e atividades virtuais. 

Por meio desses estímulos, os pacientes trabalham suas funções motoras e demais necessidades terapêuticas de maneira mais fácil e agradável. 

Nesse sentido, as aplicações da realidade virtual podem transformar a saúde e a vida de inúmeras pessoas auxiliando esses profissionais no processo de reabilitação e treinamento.

  1. Engenheiros Civis

Assim como os arquitetos, a realidade virtual também pode ser utilizada no ramo da construção civil, com funções que vão desde um treinamento até mesmo a verificação de estruturas e a apresentação de projetos.

Nesse sentido, os óculos e capacetes de realidade virtual irão não apenas mostrar ao cliente o espaço e as expectativas de layout, mas possibilitariam uma experiência de imersão capaz de promover vendas, melhorar estruturas e o processo de inspeção das obras. 

Diante do exposto até aqui podemos ver que a Realidade Virtual vai muito além da mera experiência visual e auditiva. 

Trata-se, portanto, de um recurso que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e aqueles que, desde já, dominarem a sua utilização e aplicarem aos seus serviços obterão vantagem em relação aos demais.

Podemos concluir, então, que independentemente da sua área, é importante estar a par das inovações tecnológicas e como elas podem afetar a realização de um projeto ou até mesmo de um procedimento médico. 

Saiba mais com o Academy Day

Se você se interessou por tudo que foi dito até aqui, não pode perder o nosso próximo Academy Day que será realizado no dia 4 de julho, a partir das 17h, e será totalmente focado em metaverso

Para quem não conhece, o HostGator Academy Day é uma conversa com especialistas de diversos temas, como marketing digital, tecnologia, criação de sites, etc. Ela é transmitida em vídeo via YouTube, com participação da audiência no chat ao vivo.

Nesta edição, vamos receber especialistas para desvendar o universo do Metaverso, contemplando os seguintes assuntos: 

  • O que é o Metaverso 
  • Tecnologias e aplicações usadas no Metaverso 
  • Impacto do Metaverso nos negócios 
  • Quais são as principais aplicações do Mervarso para o setor de construção e mercado de venda de imóveis? Quais são as vantagens do Metaverso para esses setores? 
  • Demonstração prática 

Você pode conhecer um pouco mais sobre o evento nessa página especial. Vale lembrar que o evento será gratuito, então esperamos você por lá!

Navegue por tópicos

  • O que é Realidade Virtual?

    • Como a Realidade Virtual pode afetar o futuro das profissões?

  • Que profissões se beneficiam ou poderão se beneficiar dessa tecnologia? E como?

  • Saiba mais com o Academy Day

Tags:

  • Domínios

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários