Quer ficar por dentro das novidades da HostGator? Inscreva-se e receba tudo em primeira mão!

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Instagram Ads: o que é, como usar e como criar campanhas que vendem

Compartilhe:

Resumir este post com:

Saiba como usar o Instagram Ads para alcançar mais clientes e vender mais usando uma das redes sociais mais famosas do mundo.

O Instagram é a terceira rede social com mais usuários do Brasil, perdendo apenas para o WhatsApp e YouTube. Ela se destaca por ser uma ferramenta excelente para as empresas que desejam ampliar o alcance da marca, conquistar e fidelizar mais clientes e, claro, aumentar o número de vendas. Por isso, é essencial saber o que é Instagram Ads e como usar esse recurso. 

Qualquer empresa ou pessoa pode anunciar no Instagram, basta ter uma conta profissional e cumprir os requisitos da plataforma. Além disso, os valores para promover publicações nessa rede social costumam ser muito inferiores aos praticados por outros canais digitais.

Esses fatores fazem com que essa mídia social seja uma excelente opção para companhias de todos os portes e prestadores de serviço anunciarem seus produtos e serviços e, assim, aumentarem o seu faturamento. Continue a leitura para se aprofundar mais no assunto e para aprender a criar campanhas que vendem.

O que é Instagram Ads

O Instagram Ads é uma ferramenta da própria rede social que possibilita às empresas e pessoas com conta na plataforma criar e veicular anúncios em diferentes formatos, como stories, reels, posts no formato de carrossel ou como uma única imagem.

Para conseguir anunciar por meio desse sistema é necessário ter uma conta no Facebook Business. Além de permitir a criação de anúncios personalizados, essa ferramenta ainda oferece possibilidade de delimitar o público-alvo e também disponibiliza as métricas referentes às suas campanhas, como o número de cliques e de visualizações.

Ao criar um anúncio nessa rede social, é possível definir qual é o objetivo da sua campanha, como reconhecimento, tráfego ou vendas. Além disso, você ainda pode escolher para onde quer encaminhar o usuário, algumas das opções mais comuns são landing pages, perfil da empresa na rede social ou uma página do seu e-commerce.

Com essa variedade de recursos, os anunciantes conseguem fazer campanhas mais precisas e mensurar os resultados de uma forma mais efetiva, levando em consideração os objetivos de cada anúncio.  

Como funciona a plataforma de anúncios da Meta 

A plataforma de anúncios da Meta é o Gerenciador de Anúncios. Nela, você pode criar suas campanhas, segmentar o seu público alvo, definir métricas para acompanhar os resultados e estabelecer um período para veicular os criativos.

Após colocar os anúncios no ar, você pode acessar esse sistema e verificar como está sendo o desempenho dos seus criativos, de acordo com as métricas estabelecidas. Dessa forma, é possível fazer eventuais correções enquanto a campanha ainda está rodando.

Mesmo depois da finalização da campanha, é possível acessar a plataforma e analisar a performance dos anúncios, algo fundamental para validar estratégias e definir quais mudanças deverão ser aplicadas nas próximas propagandas. 

Diferença entre posts impulsionados e campanhas no Gerenciador de Anúncios 

Tanto impulsionar posts como usar o Gerenciador de Anúncios para criar propagandas são duas formas válidas de fazer campanhas pagas no Instagram. No entanto, elas apresentam distinções importantes, que devem ser consideradas por quem deseja anunciar, são elas:

  • Segmentação: quem opta por impulsionar posts tem opções de definição do público-alvo limitadas. Já quem escolhe usar o Gerenciador de Anúncios pode contar com recursos avançados de segmentação;
  • Métricas: o Gerenciador de Anúncios disponibiliza métricas mais específicas;
  • Testes: o gerenciador possibilita que o anunciante faça testes A/B, para entender qual tipo de anúncio gera melhores resultados, um recurso que não está disponível na outra modalidade.

Apesar de o Gerenciador de Anúncios oferecer mais recursos, ele apresenta uma curva de aprendizado maior. No entanto, se o seu objetivo for criar uma campanha eficiente e não desperdiçar dinheiro, pode ser mais interessante optar por usar o gerenciador, visto que ele permite a criação de anúncios mais personalizados e segmentados. 

Onde os anúncios do Instagram aparecem 

Os anúncios veiculados no Instagram podem aparecer nos stories, no feed ou aba de reels, conforme a escolha feita pelo usuário. 

É possível disseminar a propaganda em suas seções diferentes ao mesmo tempo, como nos stories e no feed, por exemplo. A escolha de onde colocar os anúncios vai depender, principalmente, do público que o anunciante deseja atingir e do nicho no qual ele está inserido. 

Por que anunciar no Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Somente no Brasil, a plataforma conta com mais de 134 milhões de usuários, de acordo com um levantamento da Opinion Box, o que equivale a mais de 60% da população do país.

Sendo assim, quem deseja tornar a sua marca mais conhecida, conquistar novos clientes e aumentar o número de vendas, deve considerar seriamente começar a usar essa plataforma de maneira profissional. Veja abaixo alguns dos principais motivos para começar a anunciar por meio do Instagram Ads. 

Alcance, engajamento e público ativo 

O alcance no Instagram está diretamente relacionado ao número de indivíduos que visualizam as suas publicações. Ele pode ser orgânico ou pago, a vantagem de pagar para anunciar na rede social é que, dessa forma, é possível fazer uma segmentação para garantir que as pessoas certas visualizem os seus anúncios. 

Um alcance maior favorece o reconhecimento da sua marca, o que pode impactar diretamente no lucro da sua empresa, até mesmo porque, segundo a pesquisa da Opinion Box, 72% dos usuários relatam já terem comprado um produto ou contratado um serviço que descobriram através do Instagram.

Vender mais é um dos principais objetivos de qualquer empreendedor. Contudo, para que as vendas sejam consistentes, é preciso fidelizar os consumidores, e  a rede social pode ajudar nesse processo.

Os usuários da plataforma costumam ser muito engajados. Isso significa que eles acessam a rede social com frequência. 81% afirmam acessá-la diariamente e 57% dizem entrar na rede social várias vezes por dia. 

Esse comportamento oferece uma grande oportunidade para as empresas criarem maneiras de interagir com os seus consumidores e de disseminar conteúdos úteis e envolventes, a fim de fidelizar os clientes e criar neles o desejo de voltar a comprar no seu e-commerce. 

Vantagens do Instagram Ads para empreendedores digitais 

O Instagram Ads apresenta muitos benefícios para os empreendedores digitais, especialmente para aqueles que estão começando e não têm muito capital para investir em marketing. Confira a seguir algumas das principais vantagens em usar essa plataforma:

  • Possibilidade de alcançar um grande número de usuários em pouco tempo;
  • Recursos de segmentação avançados;
  • Anúncios relativamente acessíveis, quando comparados a outras plataformas;
  • Disponibilização de métricas precisas;
  • Possibilidade de fazer testes A/B.

Dados e estatísticas recentes sobre o Instagram Ads 

Caso você ainda não esteja convencido em anunciar no Instagram, saiba que segundo dados divulgados pelo Hootsuite, a rede social da Meta é um dos canais digitais que apresenta a maior confiança no ROI (Retorno Sobre o Investimento, na tradução para o português), de 76%.

A pesquisa da Hootsuite ainda encontrou outros dados interessantes para os empreendedores que desejam investir no digital, entre eles está que, cerca de 40% dos usuários que compram por meio da mídia social gastam mais de 200 dólares por ano em aquisições na plataforma. 

Além disso, 44% dos usuários utilizam o aplicativo para fazer pesquisas relacionadas a produtos e serviços. Logo, se você quer ter um negócio competitivo, precisa criar uma presença forte no Instagram. 

 Tipos de anúncios disponíveis no Instagram 

Agora que você já sabe qual é a importância de investir em anúncios nas redes sociais e conheceu algumas estatísticas que comprovam que o Instagram Ads realmente oferece muitas oportunidades para as marcas, confira a seguir quais são os tipos de anúncios disponíveis na plataforma. 

Imagem e carrossel 

Quem deseja que os seus anúncios apareçam no feed dos usuários pode escolher um ou mais entre esses três formatos: imagem, vídeo e carrossel. Nesse caso, o seu criativo vai aparecer no feed do usuário, junto com os posts das páginas que ele segue.

As propagandas na forma de imagem estática são as mais tradicionais. São ideais para anúncios mais diretos, especialmente se o objetivo da campanha é destacar um produto ou serviço.

O carrossel é composto por várias imagens, como fotos de diferentes mercadorias, por exemplo. Além disso, esse formato pode ser uma boa opção para quem quer utilizar técnicas de storytelling e busca um maior engajamento com o público-alvo.

Stories 

Os stories são publicações com apenas 24 horas de duração que podem ser compostas tanto por uma foto estática quanto por um vídeo. Esses anúncios costumam ter uma alta taxa de visualizações e de cliques.

Reels 

Os reels são vídeos curtos que têm como intuito chamar a atenção logo nos primeiros segundos. O alcance dos posts com esse formato tem apresentado um alto crescimento, e um dos fatores que contribui para isso é que o próprio algoritmo favorece o compartilhamento desses posts, tanto que foi criada uma aba exclusiva para essas publicações.

Explorar 

Anunciar na aba explorar é ideal para quem quer aumentar o reconhecimento da sua marca. Aqui você pode usar anúncios em vários formatos, imagem estática, vídeo e carrossel. 

Dicas para escolher o formato ideal  

Para escolher o formato ideal é imprescindível conhecer o seu público-alvo e estudar a forma como ele consome os posts no Instagram. Além disso, o ideal é fazer testes usando criativos em diferentes formatos para validar qual deles apresenta os melhores resultados. 

Como criar sua campanha de Instagram Ads 

Antes de aprender como criar uma campanha por meio do Instagram Ads é preciso saber que para veicular os seus criativos é necessário ter uma página profissional no Facebook. Isso porque somente dessa forma você terá acesso ao Gerenciador de anúncios.

Para criar a sua página é preciso ter uma conta ativa no Facebook, portanto, se você não tem um perfil nesta plataforma será necessário criar um.

Caso o seu perfil já esteja ativo, veja abaixo como criar uma página:

  1. Acesse o menu principal do Facebook e clique em “Páginas” e, em seguida, clique em “Criar nova página”;
  2. Preencha os dados da sua empresa e clique em “Criar página”;
  3. Insira uma foto de perfil e outra de capa;
  4. Clique em “Salvar”. Pronto, sua página estará criada.

Já criou a sua página? Então,descubra agora como criar uma campanha usando o Instagram Ads:

  1. Acesse o Gerenciador de Anúncios da Meta e clique em “Criar nova campanha”;
  1. Estabeleça o objetivo do seu criativo (alguns dos mais comuns são: reconhecimento de marca, aumento de tráfego e geração de leads);
  2. Configure o público-alvo usando os recursos disponíveis (idade, gênero, interesses ou comportamentos);
  1. Escolha onde os anúncios deverão aparecer (reels, stories, feed ou aba explorar);
  2. Determine o orçamento diário (no Instagram Ads é possível definir um orçamento diário, cujo valor mínimo é de R$ 5,43). Quanto maior for o seu orçamento, mais contas seus anúncios vão conseguir alcançar; 
  1. Determine a duração da campanha (semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo);
  2. Inicie a criação dos anúncios seguindo a sua estratégia de marketing;
  3. Revise e publique os criativos. 

Instale o pixel da Meta 

Para mensurar de uma maneira mais precisa os resultados dos seus anúncios, e para se certificar de que eles estão aparecendo para as pessoas certas, é importante instalar o pixel da Meta no seu site ou landing page, caso o objetivo do seu criativo seja levar as pessoas para essas páginas.

O pixel da Meta é um código em JavaScript que pode ser integrado ao seu site. Ele registra as ações dos usuários nas suas páginas, como colocar itens no carrinho ou efetuar uma compra. Esses dados contribuem para o entendimento do comportamento do seu público e também ajudam a mostrar se os seus anúncios estão aparecendo para as pessoas certas ou não.

Inteligência artificial nos anúncios

Com a popularização da inteligência artificial, o Facebook Business passou a disponibilizar Meta Advantage +, um mecanismo que usa recursos de IA para aprimorar e otimizar campanhas.

Para usar o Meta Advantage + basta habilitar essa funcionalidade no processo de criação dos seus criativos. Entre os recursos que ele oferece podemos destacar a aplicação automática de IA na seleção do público-alvo e no direcionamento do orçamento. 

Como funciona o pagamento das campanhas no Instagram Ads?

O orçamento das campanhas pode variar bastante, pois a plataforma opera no modelo de leilão, ou seja, quem der o lance mais alto garante um alcance maior. Além disso, quem quiser atingir um público-alvo muito específico ou tiver como objetivo aumentar o número de conversões, provavelmente, vai precisar gastar mais para atingir essas metas.

Contudo, mesmo dentro desse modelo, o anunciante ainda tem controle sobre o valor gasto. Ao criar a campanha você define um orçamento diário ou por período. O Instagram Ads vai aplicar esse dinheiro conforme for necessário para que seus anúncios apareçam para as pessoas certas, mas sempre respeitando o limite orçamentário definido por você.

Estratégias e boas práticas para ter resultados reais 

Além de aprender o passo a passo de como criar uma campanha usando o Instagram Ads, é fundamental conhecer algumas estratégias para ter melhores resultados, como as que vamos apresentar logo abaixo. 

Como criar anúncios que convertem 

Os anúncios precisam ser criativos e atraentes, a ponto de fazer o usuário parar de rolar o feed e os stories e clicar no botão de CTA (Chamada Para Ação).

Para isso, é necessário investir em um design personalizado e que contenha elementos capazes de despertar a atenção do seu público-alvo. Contudo, é importante que o design do anúncio esteja coerente com a identidade visual da marca. Dessa forma, ao ver o criativo, o público que já conhece a sua empresa vai conseguir identificá-la rapidamente.

Também é primordial criar uma copy persuasiva. A copy nada mais é do que o texto que vai acompanhar o seu post, podendo aparecer na legenda, nas imagens estáticas ou ser elaborado na forma de roteiro para um reels.

A copy precisa ser cativante e conter elementos que atraiam a atenção do usuário e o convençam a tomar alguma ação, como acessar e seguir o perfil da sua empresa ou aceitar ser encaminhado até uma landing page para conhecer melhor o seu produto ou serviço.

Outro elemento que não pode faltar em um criativo, independentemente do formato dele,é um botão de CTA. O próprio Gerenciador de Anúncios oferece algumas opções desse recurso para que você possa aplicar nas suas propagandas com facilidade e rapidez.

O botão de CTA funciona como um convite para o usuário realizar a ação que você deseja, como acessar o seu site e comprar o produto anunciado. Esse recurso ajuda a deixar o anúncio mais persuasivo e a aumentar a taxa de cliques. 

A/B testing e otimização contínua 

Para conseguir compreender o comportamento e as preferências do seu público, é importante testar diferentes versões de anúncios. O teste mais comum é o A/B, no qual são feitos dois criativos diferentes para um mesmo produto e serviço.

O ideal é deixar os dois criativos rodando por um tempo e, posteriormente, verificar qual deles apresentou a melhor performance. Assim, será possível concentrar os seus investimentos na versão que obteve resultados mais satisfatórios. 

Erros comuns e como evitá-los 

Para aumentar as suas chances de desenvolver uma campanha bem-sucedida, conheça agora quais são os erros mais cometidos pelos anunciantes e saiba como evitá-los:

Público-alvo mal segmentado

Esse erro faz com que os seus criativos não sejam exibidos para as pessoas que poderiam ter interesse em fazer negócios com você. Para evitar que isso aconteça na sua campanha, use todos os recursos do Gerenciador de Anúncios para fazer uma segmentação precisa. 

Falta de um CTA claro

Exemplo de anúncio com CTA claro

Não ter um CTA claro pode comprometer toda a sua campanha. Criar uma chamada de ação objetiva é essencial para fazer as pessoas entenderem qual é o intuito do seu anúncio e executar a ação que você deseja.

Portanto, coloque um botão de CTA claro e forte no seu criativo e certifique-se de que ele apresente uma explicação objetiva sobre a ação que você quer que o usuário realize. Por exemplo: “Baixe agora o seu e-book” ou “Comprar agora”.

Anúncios pouco atrativos

Criar anúncios com imagens genéricas, com baixa resolução e com textos confusos pode comprometer bastante o desempenho da sua campanha. Sendo assim, invista em um design e em uma copy personalizados para conseguir entregar criativos atrativos e persuasivos. 

Landing page lenta ou não responsiva

De nada adianta fazer um anúncio persuasivo se ao ser direcionado a landing page o usuário encontra uma página lenta e não responsiva. Quando isso ocorre, além de desperdiçar dinheiro com criativos, você ainda gera uma imagem negativa para a sua marca e promove uma experiência ruim para o possível cliente.

Por isso, é essencial criar landing pages otimizadas, rápidas e responsivas, e também com um design e uma copy impecáveis. A  HostGator pode ajudar você nessa tarefa, como mostraremos ainda neste artigo. 

Orçamento mal distribuído

É comum que as empresas rodem mais de um anúncio ao mesmo tempo. Apesar de ser uma estratégia válida, alguns anunciantes erram ao destinar o mesmo valor para cada criativo. O ideal é avaliar constantemente o desempenho de cada propaganda e direcionar a maior parte dos recursos para as peças que estão apresentando um desempenho melhor.

Ignorar métricas

Não avaliar as métricas é outro erro muito comum. Para conseguir acompanhar o desempenho da sua campanha e validar as estratégias utilizadas, é essencial analisar os indicadores relacionados ao objetivo do seu anúncio, como:

  • Número de visualizações;
  • Número de impressões;
  • Taxa de cliques;
  • Custo por aquisição;
  • Custo por clique. 

Métricas essenciais para acompanhar suas campanhas 

Quer saber como avaliar o desempenho dos seus criativos? Então, saiba quais são as principais métricas que você deve acompanhar ao longo das suas campanhas e o que fazer caso elas não sejam satisfatórias. 

Alcance

O alcance está relacionado ao número de pessoas que visualizaram o seu post. Um alcance baixo pode demonstrar que o orçamento da sua campanha é insuficiente ou que o seu público está muito segmentado.

CPC (Custo por Clique) 

O CPC é calculado com base no valor gasto na campanha e no número de cliques obtidos. Quanto menos pessoas clicarem no seu anúncio, mais alto será o CPC. Nesse caso, pode ser necessário otimizar os seus criativos e rever as palavras-chave usadas e a segmentação.

CPA (Custo por Aquisição)

Este indicador mostra quanto o anunciante gastou para conseguir fazer com que o usuário execute uma ação específica, como preencher um formulário. Quando essa métrica está muito alta, pode ser necessário melhorar a qualidade dos criativos, fazer mais testes A/B e rever a segmentação de público. 

CTR (Taxa de Cliques)

O CTR mostra quantos cliques o seu anúncio teve. Caso esteja baixo, saiba que uma das causas possíveis é que a sua propaganda não é suficientemente atrativa. Nesse caso, otimize a copy, o design e invista em um CTA claro e chamativo. 

Ferramentas de automação e integração com HostGator 

Para facilitar as suas vendas nas redes sociais e aumentar a taxa de conversões da sua campanha, vale a pena usar a integração da HostGator que conecta o catálogo de produtos da sua loja virtual ao Instagram e ao Facebook. Assim, ao clicar no seu CTA o usuário já terá acesso ao produto e poderá comprá-lo com apenas alguns cliques. 

Instagram Ads e HostGator: ampliando sua presença digital 

Saber como criar anúncios eficientes no Instagram Ads é fundamental para conseguir atrair um público engajado e disposto a comprar de você. No entanto, isso não é o suficiente para efetuar vendas e fidelizar clientes. Para isso, é preciso contar com uma estrutura digital completa, e a HostGator pode ajudar você nessa etapa.

Como usar landing pages e lojas da HostGator para captar leads 

Ter um site e uma landing pages responsivos, atrativos e rápidos é tão importante quanto criar uma campanha persuasiva, e a HostGator pode ajudar você a ter páginas otimizadas e com alta performance.

Como criador de sites com IA da HostGator, você cria a sua landing page ou site em instantes usando recursos avançados de Inteligência Artificial, basta inserir as informações sobre o seu negócio, seus objetivos e definir um template. Em alguns segundos você terá uma página pronta, que você pode editar da forma que quiser. 


Hospedagem rápida e estável para páginas de anúncio 

A HostGator usa servidores espalhados por diferentes regiões, para garantir que o seu site ou landing page esteja sempre no ar quando alguém tentar acessá-la.

Além disso, contamos com recursos para garantir o carregamento instantâneo para sites e lojas virtuais. Dessa forma, o seu cliente não precisará esperar para ter acesso às suas páginas, contribuindo, assim, para uma melhor experiência.

Integração com automações e agentes de IA 

Além de possibilitar a criação de landing pages, e-commerces e sites otimizados, estáveis e rápidos, a HostGator também disponibiliza agentes de IA para para auxiliar você nos processos de marketing, como:

  • Agente de IA que cria conteúdo;
  • Agente de IA que cria campanhas;
  • Agente de IA que cria estratégias de comunicação;
  • Agente de IA que configura domínio. 

Conclusão 

Saber como usar o Instagram Ads é essencial para as marcas e prestadores de serviços que querem se destacar no mercado e alcançar um público cada vez maior. Portanto, use as dicas que apresentamos neste artigo e comece a criar os seus criativos ainda hoje para conseguir captar mais clientes. 

Para mais conteúdos sobre marketing e redes sociais, continue no blog da HostGator e confira mais artigos sobre esses temas:

Navegue por tópicos

  • O que é Instagram Ads

    • Como funciona a plataforma de anúncios da Meta 

    • Diferença entre posts impulsionados e campanhas no Gerenciador de Anúncios 

    • Onde os anúncios do Instagram aparecem 

  • Por que anunciar no Instagram?

    • Alcance, engajamento e público ativo 

    • Vantagens do Instagram Ads para empreendedores digitais 

    • Dados e estatísticas recentes sobre o Instagram Ads 

  •  Tipos de anúncios disponíveis no Instagram 

    • Imagem e carrossel 

    • Stories 

    • Reels 

    • Explorar 

    • Dicas para escolher o formato ideal  

  • Como criar sua campanha de Instagram Ads 

    • Instale o pixel da Meta 

    • Inteligência artificial nos anúncios

    • Como funciona o pagamento das campanhas no Instagram Ads?

  • Estratégias e boas práticas para ter resultados reais 

    • Como criar anúncios que convertem 

    • A/B testing e otimização contínua 

    • Erros comuns e como evitá-los 

  • Métricas essenciais para acompanhar suas campanhas 

    • Alcance

    • CPC (Custo por Clique) 

    • CPA (Custo por Aquisição)

    • CTR (Taxa de Cliques)

    • Ferramentas de automação e integração com HostGator 

  • Instagram Ads e HostGator: ampliando sua presença digital 

    • Como usar landing pages e lojas da HostGator para captar leads 

    • Hospedagem rápida e estável para páginas de anúncio 

    • Integração com automações e agentes de IA 

  • Conclusão 

Tags:

  • Loja HostGator

Carolina Martins

Jornalista, estrategista de conteúdo e redatora SEO há mais de quatro anos, com ampla experiência na produção de conteúdos sobre tecnologia, finanças e marketing para blogs e redes sociais. Já trabalhou para agências de comunicação, startups e também para grandes empresas.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.