Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Lógica de programação

Compartilhe:

Quer aprender a programar mas não sabe por onde começar? Nós temos uma dica: lógica de programação e algoritmos. Saiba mais neste post.

Frequentemente encontramos pessoas interessadas em TI e programação que não sabem exatamente por onde começar a estudar. Pensando nisso preparamos um post especial para ajudar nesse primeiro passo para os estudos de programação. Venha conferir a importância da lógica de programação e dos algoritmos.

O que é lógica de programação?

Lógica de programação é a técnica utilizada para desenvolver instruções em uma sequência para atingir determinado objetivo. É a organização e planejamento de instruções, em um algoritmo, com o objetivo de tornar viável a implementação de um programa ou software.

A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado.

Esse é o grande desafio do programador: montar a estrutura do programa para ser executado pelo computador. É preciso partir do princípio que o computador não pensa da mesma forma que nós e não é inteligente para saber o que precisa ser feito, nem compreender as mensagens subjetivas. Dessa forma, organizar as informações de forma clara e na ordem adequada é primordial para que a ação seja executada corretamente.

Entendendo o algoritmo

O algoritmo é a própria sequência de instruções para a execução de uma tarefa. De uma forma mais simples, dentro da lógica de programação ele é uma receita ou roteiro que indica todos os procedimentos necessários para realizar algo ou resolver algum problema.

As informações em um algoritmo não podem ser redundantes ou subjetivas, elas precisam ser claras e detalhadas para o computador interpretar corretamente. Exemplificando melhor, vejamos um algoritmo para fritar batatas de uma forma bem simples e didática. Vamos lá.

Algoritmo “Batata-frita”

Início
– Pegar as batatas
– Descascar as batatas
– Cortar as batatas em tiras
– Pegar uma panela
– Colocar óleo na panela
– Acender o fogo do fogão
– Colocar a panela com óleo para esquentar
– Esperar o óleo esquentar
– Colocar as batatas para fritar
– Aguardar o tempo ideal até que as batatas estejam fritas
– Remover as batatas-fritas e servir
Fim

Com esse passo a passo qualquer pessoa consegue fritar batatas, não é mesmo? Isso é um algoritmo! Note que a sequência correta e bem definida das ações é importante, pois, como no exemplo, não poderíamos descascar as batatas depois de fritar.

Há diversas formas de representar um algoritmo, como formas gráficas, fluxogramas, forma textual ou pseudocódigo (como fizemos acima). A diferença entre o algoritmo que criamos e o que é utilizado de fato na programação é a linguagem para o computador compreender.

É importante ressaltar que o fluxo pode seguir diferentes caminhos e se tornar ainda mais complexo a cada informação adicionada. Por exemplo, poderíamos adicionar a condição de que se o óleo estivesse frio então era preciso aguardar, senão (se estiver quente) poderia colocar as batatas para fritar.

Note também que mesmo para nós que compreendemos algumas instruções subjetivas, é importante ter algumas ‘regrinhas’ para entender a tarefa de fritar batata e executá-la corretamente. No caso de computadores, precisamos saber alguns conceitos para melhorar nosso algoritmo, facilitando a compreensão e execução dos computadores.

Variáveis e Constantes

Você já deve ter ouvido falar muito sobre variáveis e constantes quando o assunto é lógica de programação, não é mesmo? Elas são valores que compõem cálculos ou condições e estão presentes em todas as partes do programa – e em qualquer programa.

Uma variável é um espaço para armazenar um tipo de dado que pode ser modificado quando necessário. Já a constante possuí um dado definido no início do programa e não poderá ser alterado.

Utilizando o exemplo da batata-frita, podemos dizer que o óleo é uma variável, pois pode estar quente ou frio. Já a batata é uma constante, pois do início ao fim ela continua sendo uma batata, seja ela frita, inteira, cortada, crua. Isso são atributos ou propriedades, mas ela ainda é uma batata.

Criamos esse exemplo para mostrar a importância de escrever a sequência correta das ações e para treinar o seu raciocínio. Isso é algo que você já utiliza a vida inteira e nem percebe.

Pare e pense em sua rotina ao acordar. Se você colocar no papel verá que ela é mais complexa do que parece, mas a execução é automática. Imagine então começar a pensar no que poderia ser variável e constante nessa rotina? Esse é um bom exercício para treinar a lógica de programação e o uso de algoritmos.

logica-programacao

Precisa gostar de matemática para aprender lógica de programação?

Para quem deseja se arriscar na área da lógica de programação, o gosto pela matemática, em especial a lógica, é importante.

É com o auxílio da lógica, por exemplo, que você terá condições de criar os algoritmos que mencionamos acima, além de realizar várias outas ações importantes em seu dia a dia profissional.

Como praticar lógica de programação?

Antes de partir para a programação propriamente dita, qualquer pessoa que deseja seguir nessa área precisa “fazer a lição de casa” – ou seja, praticar.

Se você gosta de jogos, por exemplo, pode tentar criar algo nesse sentido, ou mesmo um site ou uma ferramenta que possua alguma utilidade para você ou conhecidos.

Lembre-se sempre que trabalhar com a lógica de programação é um processo gradativo, então aproveite cada etapa para ampliar ainda mais os seus conhecimentos nessa área.

Agora é só se jogar de cabeça nesse mundo de programação e ir descobrindo os outros elementos importantes para programar. Boa sorte e bons estudos!

Navegue por tópicos

  • O que é lógica de programação?

  • Entendendo o algoritmo

  • Variáveis e Constantes

  • Precisa gostar de matemática para aprender lógica de programação?

  • Como praticar lógica de programação?

Tags:

  • programação

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários