Há diferentes estratégias para monetizar um site na internet. Encontre o modelo ideal para o seu negócio, aqui, no blog da HostGator.

Monetizar site não é um mito. É possível ganhar dinheiro com isso, e existem muitas maneiras de fazê-lo. Se você possui um blog ou uma página institucional e quer começar a lucrar com suas postagens, a monetização é essencial! 

Contudo, essa não é uma tarefa fácil ou de curto prazo, pois a monetização de sites exige tempo e dedicação. Você pode não obter o valor esperado de ganhos no início, mas não deixe que isso o impeça de tentar.

Se você ainda está iniciando essa jornada ou já possui uma página, mas não sabe como monetizar um site, este artigo é para você! Aqui, você vai descobrir 13 formas diferentes e criativas de ganhar dinheiro com seu site ainda em 2021. Você está preparado(a)?

O que é necessário para monetizar site?

Antes de responder à pergunta “como funciona a monetização de sites?”, precisamos citar um fator essencial para obter os resultados desejados: tráfego. No mundo digital, este refere-se ao fluxo de usuários que navegam entre as páginas da internet. Para atraí-los para a sua, é possível utilizar duas estratégias complementares: tráfego orgânico e tráfego pago.

O tráfego pago pode ser feito por meio de pesquisa paga, publicidade gráfica e em mídia social. Todas são opções ótimas para atrair visitantes, aprimorar sua marca e mostrar seu site aos usuários. Já o tráfego orgânico é quando você utiliza outros canais e plataformas para atrair visitantes para seu site, sem pagar por isso. 

As redes sociais são uma ótima plataforma para gerar tráfego orgânico. Lembre-se que, na internet, gerar conteúdo bom e esperar que os usuários o encontrem não é suficiente. Você deve ter proatividade. Falando em bom conteúdo, é importante que você tenha uma estratégia de SEO

Otimizar seu conteúdo para mecanismos de pesquisa ainda é uma prática valiosa, por isso lembre-se de usar texto alternativo na imagem, links internos e meta descrições. A otimização para SEO não precisa levar muito tempo e ajuda a impulsionar seu tráfego orgânico. Além disso, você deve assegurar que seu site seja responsivo e rápido. 

Agora que você já conhece um pouco sobre como gerar tráfego para o site, vamos falar sobre como criar um site e monetizar 

Marketing de afiliados

A ideia por trás do marketing de afiliados é simples: você promove produtos ou serviços de outra empresa em seu site. Geralmente, a promoção ocorre por meio de um link de rastreamento especial ou código exclusivo. Para cada venda realizada, você ganha uma pequena comissão.

O marketing de afiliados é uma das maneiras mais fáceis de monetizar seu site ou blog, já que é uma “renda passiva”. Em outras palavras, você não precisa produzir os produtos vendidos. Os afiliados podem trazer clientes em potencial para a empresa utilizando ferramentas diversas, como, links de texto, análises de produtos e banners.

Como afiliado, é sua responsabilidade garantir que os produtos que você está promovendo são realmente confiáveis. Se possível, use-os para saber o que está promovendo e, eventualmente, tornar-se um especialista em seu nicho.

Publicidade paga por clique

A Publicidade Paga por Clique (PPC) também é uma maneira fácil de monetizar site. Ela varia por clique de acordo com a empresa, o produto, o serviço e o valor da marca do seu site. O Google AdSense é uma das plataformas mais populares para a PPC. Por meio dele, são exibidos anúncios relevantes para seus leitores. 

Se o seu site é sobre moda, por exemplo, a rede exibirá anúncios de roupas, sapatos, cursos de design de moda e outros. Pode demorar um pouco para você construir tráfego e ganhar uma renda decente com publicidade PPC, mas você pode combiná-la com outros métodos.

Entenda mais sobre tráfego pago e descubra a forma correta de usar a ferramenta Google Ads para alcançar o sucesso do seus anúncios no vídeo que preparamos para te ajudar:

Anúncios gráficos 

Ao usar anúncios gráficos, você pode “alugar” espaço em seu site para anunciantes. Os anúncios gráficos são extremamente populares e aparecem em quase todos os sites no cabeçalho, nas barras laterais e em outros lugares. A Rede de Display do Google alcança 90% dos usuários da internet em todo o mundo, por isso ela pode ser uma oportunidade para monetizar site. 

Site de assinatura paga 

Que tal montar uma área temática privada no seu site com conteúdos exclusivos por uma taxa? Assim, os leitores precisam assinar o site se quiserem acessá-los. Pode ser por meio de assinatura ou transação.

No primeiro caso, os usuários pagam mensal ou anualmente para acessar o conteúdo e os benefícios de um site. Os tipos mais populares de sites de assinatura paga são: comunidades, fóruns de discussão, diretório de membros, mentores, descontos especiais e muito mais. 

No segundo caso, a venda de conteúdos individuais, como vídeos tutoriais, downloads de áudio ou programas de treinamento,  ocorre separadamente. Para fazer isso, basta configurar o acesso pago do seu site. Se você já tem um site WordPress instalado e funcionando, tudo o que precisa fazer é adicionar um plugin de membro.

Venda de espaço publicitário

Em vez de usar uma rede de publicidade como o Google AdSense, você pode fazer acordos diretamente com as empresas que promoverá, além de definir seus próprios preços! 

Nesse formato, você trabalha mais para promover o espaço de anúncio e negociar com as empresas. O lado bom é que você obtém 100% do lucro. No entanto, para ganhar dinheiro usando esse modelo, você precisa de bons números de tráfego e altas taxas de conversão.

Geração de leads

Digamos que você tenha um site de advocacia e escreva artigos sobre tópicos jurídicos para ajudar seus leitores a resolver seus problemas. Nesse caso, por que não fornecer um formulário que dê a oportunidade de entrar em contato com um advogado ou um consultor jurídico que possa encontrar uma solução aos seus leitores? 

Os leads que você gera são mais ou menos qualificados dependendo dos campos do formulário: endereço de e-mail, número de telefone, descrição mais ou menos precisa da necessidade.

Audience Network pelo Facebook 

As pessoas passam muito tempo no Instagram e no Facebook quando estão on-line. O Audience Network é uma plataforma habilitada para monetização do site do Facebook que ajuda os anunciantes a alcançarem mais pessoas que estão on-line em outros lugares ou passando tempo em locais diferentes. 

Com a ajuda dessa rede de monetização do site do Facebook, os anunciantes podem estender as campanhas do Facebook e do Instagram para sites e aplicativos de alta qualidade em toda a internet.

Revisões de produto

De acordo com a pesquisa realizada pela Statista, 78% dos clientes confiam nas avaliações on-line tanto quanto nas recomendações pessoais. Você pode preencher uma lacuna social por meio de informações e avaliações de produtos de empresas que atuam no seu nicho de mercado. 

Postagens patrocinadas

A “publicidade nativa” está mais viva que nunca! Assim como a revisão de produto, você pode fazer outros tipos de postagens patrocinadas. Quando bem feito, isso pode criar um cenário ganha/ganha e ser uma ótima forma de monetizar um site. 

Provavelmente, você já conhece essa técnica: consiste em escrever um post sobre um conteúdo do anunciante. O preço varia de acordo com vários fatores, em particular a credibilidade do seu site, seu tema e, claro, seu tráfego. 

Freemium

Seguindo o mesmo modelo das assinaturas, você pode montar uma estratégia de disponibilização de conteúdo gratuito para atrair leitores, mas oferecendo seu conteúdo mais valioso em troca de um valor em dinheiro.

Essa pode ser uma ótima oportunidade de monetização de sites e divulgação da sua marca por meio de webinars, vídeos, aulas ou até um fórum especial. Se as pessoas quiserem ler mais e aprender com você, podem pagar uma pequena taxa. Essa também é uma ótima maneira de coletar os endereços de e-mail dos usuários para remarketing futuro.

Cupons 

A maioria dos consumidores procura por ofertas quando faz compras. Assim, você atrai clientes de um nicho específico e os direciona às empresas, ganhando comissões. Portanto, colocar cupons em seu site é uma oportunidade de atrair mais tráfego!

Monetização de experiência

Use seu site como um portfólio para promover suas habilidades e serviços on-line. Freelancers com sites pessoais tendem a cobrar 65% mais por hora que pessoas sem um. Portanto, configure a página “Contrate-me”! 

Cursos 

Se você tem um conhecimento valioso para compartilhar, pode monetizar site fornecendo cursos on-line. Os cursos digitais podem ter diferentes formatos: pdfs, podcasts e vídeos. 

Público em primeiro lugar

Ao ter um site de sucesso, lembre-se que o público será sempre seu ativo mais valioso. Nenhuma das estratégias de monetização mencionadas neste artigo funcionará, a menos que você invista tempo para aumentar seu número de leitores e estabelecer sua reputação on-line. Crie um site atraente e fácil de usar, desenvolvendo um relacionamento com seus leitores: interaja com eles, respondendo a comentários, e-mails e mensagens nas redes sociais.

Neste artigo, trouxemos algumas opções de monetização de sites, mas nem toda estratégia de monetização funcionará para você. Então, encontre aquela que melhor se adapta ao seu site e, em seguida, siga-a até ver os resultados.

Para viver da renda do seu site é preciso tempo, dedicação e atenção às tendências de mercado, além de  inteligência para fazer isso. Agora que você aprendeu como monetizar um site, vá e comece a ganhar esse dinheiro! Conte para gente qual estratégia funciona melhor para você. 

Continue acompanhando o blog da HostGator para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing!