autoridade-de-dominio

Como melhorar a autoridade de domínio da sua página?

segunda-feira, 27 de julho de 2020 | Comentários

Escrito por

Está sem tempo de ler? Clique no player abaixo e ouça o conteúdo deste post!


Os mecanismos de busca utilizam diversos fatores para ranquear os sites. Um em especial vem chamando a atenção: autoridade de domínio.

Você sabe o que esse termo significa?

Trata-se de uma métrica desenvolvida pela Moz como forma de prever o potencial de um domínio alcançar o topo do Google e receber mais tráfego web. Além disso, ajuda a medir os esforços que a empresa está realizado em termos de SEO e comparar os resultados com a concorrência.

Ela é pontuada em uma escala de 1 a 100, sendo que:

  • De 40 a 50, a autoridade de domínio é considerada média;
  • De 50 a 60, considerada boa;
  • acima de 60, excelente.

É essencial ficar atento à autoridade de domínio porque ela impacta diretamente da encontrabilidade das marcas no ambiente digital. Afinal, grande parte dos seus potenciais clientes recorrem ao Google ao buscar seus serviços ou produtos.

Para se ter uma ideia, quem se encontra na primeira posição no Google possui taxa de cliques 200% mais alta do que quem está na segunda posição. É muita diferença!

Agora que você entendeu a importância de dar uma atenção especial à autoridade de domínio, vamos ajudá-lo a melhorar a sua performance digital.

Confira nossas dicas a seguir!

Você vai ler nesse conteúdo:

Passo a passo para melhorar a autoridade de domínio da sua marca

1- Faça uma pesquisa de palavras-chave orgânica
2- Crie conteúdo de qualidade para o seu público
3- Adicione links internos e externos com relevância
4- Tenha as redes sociais como importante aliadas
5- Observe a velocidade de carregamento da página
6- Torne o seu site responsivo para diferentes formatos

Ferramentas que ajudam a elevar a autoridade de domínio

1- MozBar
2- Neil Patel
3- SEMrush

Otimize a autoridade de domínio da sua página!

Passo a passo para melhorar a autoridade de domínio da sua marca

1- Faça uma pesquisa de palavras-chave orgânica

Para obter tráfego orgânico, é importante que seu site seja relevante, ou seja, responda as dúvidas comuns dos seus clientes ou supra suas necessidades. Nesse cenário, as palavras-chave têm um papel fundamental, pois são elas que irão atrair a atenção de quem está pesquisando nos mecanismos de busca.

Pesquise as palavras mais procuradas e as incorpore no conteúdo. Lembre-se de utilizar palavras-chave secundárias também, que são variações que igualmente podem ser úteis na busca por autoridade de domínio.

2- Crie conteúdo de qualidade para o seu público

Criar um conteúdo de qualidade é essencial para o SEO. Apesar de não ser uma técnica propriamente dita, se o material for ruim, não irá gerar visitas e, consequentemente, não haverá melhora na autoridade do domínio.

Logo, invista no marketing de conteúdo. Ofereça informações aprofundadas, que foquem em detalhes importantes sobre o tema e que respondam as perguntas mais urgentes dos leitores.

Desta forma, você estará demonstrando que é autoridade no assunto – algo visto com bons olhos pelo Google.

Aplicar links para outros conteúdos existentes na sua página é uma forma eficiente de manter sua audiência engajada. Isso porque demonstra a sua preocupação em ampliar o conhecimento do leitor, ao mesmo tempo em que aumenta a taxa de permanência e melhora a sua experiência no site.

Os links externos também são ótimos artifícios, desde que sejam qualificados e agreguem valor ao texto. Se você adicionar uma pesquisa, por exemplo, coloque o link da página onde a encontrou.

Agora se você tem um site de gastronomia, por exemplo, e linkar para algo de moda, isso pode ser visto como um backlink ruim, já que não possui relação e pode parecer um link forçado.

4- Tenha as redes sociais como importante aliadas

Outro fator que melhora a autoridade de domínio é o engajamento das redes sociais. Inclusive, o Google usa essa interação para identificar conteúdo de boa qualidade. Afinal, um link que obtém uma grande quantidade de curtidas e comentários aparenta ser algo diferenciado.

Portanto, lembre-se de ser ativo também nas redes sociais. Na hora de criar os calls-to-action, adicione botões de compartilhamento direto nas principais redes – até para potencializar a capacidade de atingir mais leitores.

5- Observe a velocidade de carregamento da página

Uma página que demora para carregar pode ter uma alta taxa de rejeição e, consequentemente, ver sua autoridade de domínio desmoronar. Isso porque poucas pessoas tem paciência para esperar, fazendo com que desistam e procurem pela próxima da lista.

Logo, fique atento a esse detalhe e analise o que está gerando essa lentidão, se é o excesso imagens ou vídeos ou o tipo de hospedagem contratado.

6- Torne o seu site responsivo para diferentes formatos

Outro fator que ajuda a melhorar a sua autoridade de domínio é tornar a página responsiva, ou seja, adaptável a qualquer dispositivo. Afinal, cada vez mais as pessoas estão se mantendo atualizadas e fazendo compras através do celular.

É importante destacar que o fato de não ser responsivo não apenas irá prejudicar na classificação nos mecanismos de busca para dispositivos móveis, mas também irá fazer com que a sua empresa perca visitantes.

Ferramentas que ajudam a elevar a autoridade de domínio

Existem várias ferramentas que podem auxiliar a verificar a autoridade do domínio de uma página e, ainda, a melhorá-lo. Entre eles, 3 ganham destaque. Conheça!

1- MozBar

Trata-se de uma barra de ferramentas SEO compatível com o navegador Chrome que fornece métricas instantâneas ao visualizar qualquer página. Ele oferece diversas funcionalidades, incluindo:

  • Criação de pesquisas personalizadas;
  • Acesso a métricas importantes;
  • Pontuações de autoridade de domínio;
  • Visualização da pontuação de dificuldade da palavra-chave.

MOZ

2- Neil Patel

Essa ferramenta online gera um relatório de análise do seu site. Ele aponta os erros de SEO que você precisa corrigir para melhorar a sua autoridade de domínio, mostrando o passo a passo do que deve ser feito.

Permite, também, testar a velocidade de carregamento e a qualidade dos backlinks utilizados.

Neil-Patel

3- SEMRush

O SEMrush é considerado uma das ferramentas mais completas da atualidade. Através dela, é possível:

  • Realizar auditoria técnica de SEO;
  • Monitorar a posição;
  • Analisar o uso de backlinks;
  • Obter uma lista de palavras-chaves relacionadas ao segmento;
  • Obter ideias para melhorar o tráfego orgânico.

SEM

Otimize a autoridade de domínio da sua página!

Obter autoridade de domínio é importante não apenas para se manter no topo das pesquisas nos mecanismos de busca, mas principalmente chegar até os seus potenciais clientes.

Para isso, é essencial adotar as boas práticas de SEO e focar, acima de tudo, na experiência do usuário. Quando mais completo, exclusivo, organizado e ágil a sua página for, maiores são as chances do seu cliente te encontrar.

Gostou do conteúdo? Se você quer aprofundar seus conhecimentos em mídias pagas, acesse o CollabPlay e faça o curso de Introdução ao Google Ads. É de graça!


Tags:, ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar