Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba o que é Dropbox e como esse serviço de armazenamento funciona. Confira as nossas dicas e aproveite o que o serviço oferece.

Você sabe o que é Dropbox? Esse é um dos serviços de armazenamento em nuvem mais populares do mundo, que funciona como uma espécie de disco rígido online. Por meio dele, é possível manter qualquer tipo de arquivo ou pasta em um espaço web e sincronizar automaticamente com vários computadores e dispositivos. 

O Dropbox está disponível hoje para todos os principais sistemas operacionais de computadores (Windows, macOS, Linux) e dispositivos móveis (Android e iOS/iPadOS). Ele possui uma versão básica com 2GB de armazenamento totalmente gratuito. 

Quer entender como usar essa ferramenta? Separamos todas as explicações que você precisa neste artigo. Já adiantamos que, apesar de muito avançado e eficiente, é extremamente simples e intuitivo.  

O que é o Dropbox? 

Dropbox é um aplicativo que permite armazenar arquivos. O trabalho de hospedagem de arquivos não possui uma acomodação física, mas é feito por meio da tecnologia em nuvem. 

Em resumo, ele te fornece um espaço web onde pode guardar dados sem ocupar espaço no seu dispositivo (computador ou celular). E o melhor: você não precisa ter medo de perder tudo! 

Além disso, com esse utilitário existe a possibilidade de sincronizar qualquer aparelho e ter sempre o conteúdo à mão. Ao baixar o aplicativo no seu computador desktop, laptop, smartphone ou tablet, você pode acessar os documentos armazenados em suas pastas. 

Como criar uma conta no Dropbox? 

Agora você já sabe o que é Dropbox e algumas informações primordiais, mas se quiser descobrir como usá-lo gratuitamente, primeiro é preciso se inscrever no serviço criando uma conta.  

  • Acesse o site oficial do Dropbox e pressione o botão Login (você pode realizar essa ação com uma conta Google, Apple ou usando seu e-mail);
  • Caso não tenha um registro, clique em Criar na parte superior, preencha o formulário e aceite os termos para criar sua conta. 

Fácil, certo? Em seguida, um e-mail de verificação de conta será enviado para você. Mais tarde, pode decidir se deseja usar o Dropbox por meio de seu cliente de desktop, da web ou pelo aplicativo para smartphones e tablets.  

dropbox

Como armazenar seus arquivos no Dropbox? 

Armazenar arquivos no Dropbox é simples. Confira as etapas a seguir:

  • Seja pelo aplicativo ou pelo site, acesse a aba Arquivos;
  • Além de visualizar todos os seus arquivos que estão na nuvem (caso já tenha utilizado o serviço anteriormente), há botão chamado Upload (ou +). Basta clicar nele para armazenar o que achar importante.

De qualquer forma, lembre-se de que, independentemente de ter carregado arquivos no Dropbox que só você pode acessar ou não, todas as alterações feitas nos itens são replicadas para qualquer computador ou dispositivo sincronizado. 

Como compartilhar arquivos do Dropbox? 

Quanto ao procedimento de compartilhamento, existem duas maneiras à sua disposição: criar pastas compartilhadas com outros usuários do Dropbox ou gerar links públicos acessíveis a qualquer pessoa. 

No primeiro caso, você deve criar uma nova pasta dentro da pasta Dropbox, pressionar o ícone (…) ao lado dela e clicar em Compartilhar no menu que aparece. Em seguida, é preciso preencher o formulário com os endereços de e-mail das pessoas com quem deseja compartilhar a pasta e clicar em Compartilhar para concluir a operação. 

Para criar links acessíveis a todos, basta clicar no ícone de corrente ao lado do nome do arquivo ou pasta. Os links serão salvos na área de transferência. 

Como recuperar arquivos excluídos do Dropbox? 

A boa notícia é que imagens e documentos excluídos acidentalmente de nossa conta podem ser recuperados, sem problemas particulares. A má notícia é que a operação de recuperação pode ser realizada, a princípio, dentro de trinta dias após a exclusão apenas. 

É possível recuperar arquivos apagados do Dropbox acessando a interface web via navegador (Internet Explorer, Chrome, Firefox etc.). Utilizando o ícone da lixeira, visualize, junto com a lista de documentos, os deletados no último mês clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo.  

Para todos os documentos é sempre possível restaurar versões anteriores simplesmente clicando com o botão direito do mouse em cada elemento. Não esqueça que a quantidade de dados é limitada aos últimos trinta dias, pois essas são as políticas de retenção escolhidas pelo Dropbox para proteger arquivos apagados ou sobrescritos. 

Há também um procedimento de emergência: o Dropbox mantém um backup oculto no dispositivo, na forma de cache. Os arquivos são geralmente armazenados na pasta de cache após serem movidos ou excluídos com a sincronização. Caso não tenha conseguido recuperar seus documentos com o procedimento anterior, pode ser útil recorrer ao cache do Dropbox, que mantém os documentos até três dias após serem movidos ou excluídos. 

Para realizar essa ação, basta seguir os passos abaixo:

  • Abra uma nova janela do Windows Explorer clicando no menu Iniciar e selecionando Computador; 
  • Copie e cole a seguinte linha de código na barra de endereço na parte superior da janela e pressione Enter: % HOMEPATH% \ Dropbox \ .dropbox.cache 
  • A pasta correspondente ao cache do Dropbox será aberta na pasta Application Data. 
  • Para recuperar o arquivo perdido, arraste-o para fora da pasta de cache do Dropbox. 

Esperamos que tenha ficado claro para você o que é Dropbox e quais suas funcionalidades principais! Não deixe de acompanhar mais conteúdos no blog da HostGator sobre tecnologia e vários outros temas. 

Navegue por tópicos

  • O que é o Dropbox? 

  • Como criar uma conta no Dropbox? 

  • Como armazenar seus arquivos no Dropbox? 

  • Como compartilhar arquivos do Dropbox? 

  • Como recuperar arquivos excluídos do Dropbox? 

Tags:

  • Domínios

Luiz Arthur Vasconcelos

Publicitário com mais de 15 anos de experiência como copywriter e produtor de conteúdo. Em sua carreira já trabalhou com grandes marcas nacionais e internacionais conquistando o reconhecimento de importantes premiações.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários