Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba o que é Dropbox e como esse serviço de armazenamento funciona. Confira as nossas dicas e aproveite o que o serviço oferece!

Você sabe o que é Dropbox? Esse é um dos serviços de armazenamento em nuvem mais populares do mundo, que funciona como uma espécie de disco rígido online. Por meio dele, é possível manter qualquer tipo de arquivo ou pasta em um espaço web e sincronizar automaticamente com vários computadores e dispositivos. 

O Dropbox está disponível hoje para todos os principais sistemas operacionais de computadores (Windows, macOS, Linux) e dispositivos móveis (Android e iOS/iPadOS). Ele possui uma versão básica com 2GB de armazenamento totalmente gratuito. 

Quer entender como usar essa ferramenta? Separamos todas as explicações que você precisa neste artigo. Já adiantamos que, apesar de muito avançado e eficiente, é extremamente simples e intuitivo seu uso.  

Como funciona o Dropbox? 

Mas, afinal, para que serve o Dropbox? Como falamos, é um aplicativo que permite armazenar arquivos. O trabalho de hospedagem de arquivos não possui uma acomodação física, mas é feito por meio da tecnologia em nuvem. 

Em resumo, ele te fornece um espaço web onde possa guardar dados sem ocupar espaço no seu dispositivo (computador ou celular). E o melhor: você não precisa ter medo de perder tudo! 

Além disso, com esse utilitário existe a possibilidade de sincronizar qualquer aparelho e ter sempre o conteúdo à mão. Ao baixar o aplicativo no seu computador desktop, laptop, smartphone ou tablet, você pode acessar os documentos armazenados em suas pastas. 

Agora, vamos entender como funciona o Dropbox! O primeiro passo para descobrir o Dropbox é visitar a página inicial www.dropbox.com e criar uma conta. Com alguns passos, ela será criada e você poderá tirar proveito das funções de arquivamento e compartilhamento de arquivos. 

Como criar uma conta no Dropbox? 

Legal, agora você já sabe o que é Dropbox e algumas informações primordiais, mas se quiser descobrir como usar o Dropbox gratuitamente, primeiro é preciso se inscrever no serviço criando uma conta.  

Para isso, conecte-se ao site oficial, pressione o botão Login localizado no canto superior direito e escolha se deseja fazer login com sua conta Google ou Apple. Se você não estiver inscrito em nenhum desses serviços, poderá registrar uma conta com seu endereço de e-mail também. 

Portanto, clique em Criar uma conta na parte superior e preencha o formulário que aparece, digitando, nos campos de texto apropriados, seu nome e sobrenome, endereço de e-mail e a senha que pretende usar para acessar seu Dropbox. Em seguida, marque a caixa ao lado do item Aceito as condições do Dropbox e clique no botão Criar uma conta. 

Fácil, certo? Em seguida, um e-mail de verificação de conta será enviado para você. Mais tarde, pode decidir se deseja usar o Dropbox por meio de seu cliente de desktop, da web ou pelo aplicativo para smartphones e tablets.  

dropbox

Como armazenar seus arquivos no Dropbox? 

Se você optou por baixar o aplicativo do Dropbox, inicie-o, ignore a compra de um plano de assinatura e pressione o botão Pular. Na tela principal do Dropbox, aba Arquivos, você encontra todos os arquivos na nuvem. Ao pressionar o botão Upload (ou ícone de +), é possível armazenar arquivos online. 

Além de usar o Dropbox como explicamos acima, lembre-se de que você também pode aproveitar o famoso serviço diretamente por meio de um navegador web. Para isso, basta conectar-se ao site dropbox.com e fazer login na sua conta, usando o botão Login na parte superior. A forma de armazenar um arquivo é também pelo botão Upload. 

De qualquer forma, lembre-se de que, independentemente de ter carregado arquivos no Dropbox que só você pode acessar ou não, todas as alterações feitas nos itens são replicadas para qualquer computador ou dispositivo sincronizado. 

Como compartilhar arquivos do Dropbox? 

Quanto ao procedimento de compartilhamento, existem duas maneiras à sua disposição: criar pastas compartilhadas com outros usuários do Dropbox ou criar links públicos acessíveis a qualquer pessoa. 

No primeiro caso, você deve criar uma nova pasta dentro da pasta Dropbox, pressionar o ícone (…) ao lado dela e clicar em Compartilhar no menu que aparece. Em seguida, é preciso preencher o formulário com os endereços de e-mail das pessoas com quem deseja compartilhar a pasta e clicar em Compartilhar para concluir a operação. 

Para criar links acessíveis a todos, basta clicar no ícone de corrente ao lado do nome do arquivo ou pasta. Os links serão salvos na área de transferência. 

Como recuperar arquivos excluídos do Dropbox? 

A boa notícia é que imagens e documentos excluídos acidentalmente de nossa conta do Dropbox podem ser recuperados, sem problemas particulares. A má notícia é que a operação de recuperação pode ser realizada, a princípio, dentro de trinta dias após a exclusão apenas. 

É possível recuperar arquivos apagados do Dropbox acessando a interface web do Dropbox via navegador (Internet Explorer, Chrome, Firefox etc.). Utilizando o ícone da lixeira, visualize, junto com a lista de documentos, os deletados no último mês, clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo.  

Para todos os documentos é sempre possível restaurar versões anteriores simplesmente clicando com o botão direito do mouse em cada elemento. Não esqueça que a quantidade de dados é limitada aos últimos trinta dias, pois essas são as políticas de retenção escolhidas pelo Dropbox para proteger arquivos apagados ou sobrescritos. 

Há também um procedimento de emergência: o Dropbox mantém um backup oculto no dispositivo, na forma de cache. Os arquivos são geralmente armazenados na pasta de cache após serem movidos ou excluídos com a sincronização. Caso não tenha conseguido recuperar seus documentos com o procedimento anterior, pode ser útil recorrer ao cache do Dropbox, que mantém os documentos até três dias após serem movidos ou excluídos. 

  • Abra uma nova janela do Windows Explorer clicando no menu Iniciar e selecionando Computador; 
  • Copie e cole a seguinte linha de código na barra de endereço na parte superior da janela e pressione Enter: % HOMEPATH% \ Dropbox \ .dropbox.cache 
  • A pasta correspondente ao cache do Dropbox será aberta na pasta Application Data. 
  • Para recuperar o arquivo perdido, arraste-o para fora da pasta de cache do Dropbox. 

Esperamos que tenha ficado claro para você o que é Dropbox e quais suas funcionalidades principais! Não deixe de acompanhar mais conteúdos no blog da HostGator sobre tecnologia e vários outros temas. 

Navegue por tópicos

  • Tabela de conteúdos

  • Como funciona o Dropbox? 

  • Como criar uma conta no Dropbox? 

  • Como armazenar seus arquivos no Dropbox? 

  • Como compartilhar arquivos do Dropbox? 

  • Como recuperar arquivos excluídos do Dropbox? 

Tags:

  • Domínios

Luiz Arthur Vasconcelos

Publicitário com mais de 15 anos de experiência como copywriter e produtor de conteúdo. Em sua carreira já trabalhou com grandes marcas nacionais e internacionais conquistando o reconhecimento de importantes premiações.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários