Guia completo sobre Evolution API: o que é, como funciona e como usar para automatizar o WhatsApp Business.
Quem tem um negócio próprio, seja de venda de produtos ou de prestação de serviços, provavelmente já conhece a importância de manter uma comunicação ágil e efetiva com os clientes. Contudo, conforme a empresa vai crescendo, pode ser difícil administrar todos os pedidos de contato. Portanto, para não deixar os seus consumidores na mão, é preciso contar com alguns recursos tecnológicos, como a Evolution API.
ste post vamos explicar o que é a Evolution API, como funciona, quais são os cuidados que você deve ter ao utilizá-la e também vamos mostrar como automatizar o envio de mensagens no WhatsApp pode ajudar a fidelizar clientes e alavancar as vendas do seu empreendimento.

O Que é a Evolution API?
A Evolution API é um software gratuito, compatível com Android e IOS, que possibilita o envio de mensagens automáticas individuais ou em grupo, em diferentes formatos, no WhatsApp. No momento, está sendo desenvolvida uma versão da plataforma para atender também outros canais, como o Instagram e o Messenger.
Com essa ferramenta, é possível programar o envio de respostas automáticas sempre que alguém entrar em contato com a sua empresa, fazendo com que ela esteja disponível 24 horas por dia e sete dias por semana para atender as demandas dos consumidores, algo que contribui com o processo de fidelização dos clientes.
Além disso, com esse software você pode agendar o envio de comunicados relevantes para o seu negócio, como notificações sobre promoções, renovação de estoque ou mudança no horário de funcionamento.
Definição e proposta da plataforma
API é uma sigla em inglês que significa Interface de Programação de Aplicativos, portanto, trata-se de uma plataforma que possibilita a comunicação entre diferentes tipos de aplicações.
No caso da Evolution API, ela funciona como um intermediário, oferecendo ao cliente as respostas programadas pelo empreendedor, de acordo com a mensagem enviada, dispensando, assim, a necessidade de haver alguém disponível para responder a cada notificação.
O objetivo desse software é facilitar a comunicação entre empreendedores, profissionais autônomos e freelancers com o seu público. Com ele é possível agendar a distribuição de comunicados, treinar um chatbot para interagir com as pessoas ou programar o envio de uma mensagem padrão sempre que alguém entrar em contato.
Para que serve a Evolution API
Apesar de ter uma proposta simples, essa ferramenta é muito versátil e possibilita o envio dos seguintes tipos de mensagens:
- Texto (simples, com partes em negrito, em itálico, com traços ou com emojis);
- Vídeos, documentos ou fotos;
- Enquete;
- Reações;
- Localização;
- Contato;
- Figurinha;
- Áudio;
- Menção;
- Link.
Além disso, a plataforma ainda oferece as seguintes funcionalidades para os usuários:
- Atualizar nome, foto e status do perfil.
- Criar grupo;
- Atualizar foto, descrição e assunto do grupo.
Quem pode se beneficiar: empresas, e-commerces e profissionais autônomos
Qualquer pessoa que trabalhe com o público, seja vendendo artigos ou prestando serviços, pode se beneficiar do uso dessa plataforma. Isso porque com ela é possível estabelecer uma comunicação mais ágil e efetiva com os clientes, que não precisarão esperar horas para receber uma resposta às suas indagações.
Além disso, com essa API, será possível garantir que todos os seus leads e clientes recebam os seus comunicados promocionais e informacionais, algo essencial para quem deseja oferecer uma boa experiência para cada consumidor e também para aqueles que querem vender mais.
Por Que Automatizar o WhatsApp?

Segundo um levantamento da Statista, cerca de 93% da população brasileira usa o WhatsApp. Portanto, manter a sua empresa ativa nessa plataforma é fundamental para o sucesso do seu negócio, e a maneira mais simples e eficaz de conseguir isso é aprendendo como automatizar o WhatsApp.
WhatsApp como canal estratégico de atendimento e vendas
Você provavelmente já entrou em contato com alguma empresa pelo WhatsApp para tentar resolver algum problema ou para tirar dúvidas sobre um determinado produto ou serviço.
Ao enviar uma mensagem, você espera ser respondido em poucos minutos. Contudo, se ao invés de uma resposta rápida a companhia demora horas e, em alguns casos, até mesmo dias para resolver, há grandes chances de você procurar um concorrente devido à péssima experiência.
Para que isso não aconteça com a sua empresa, é necessário usar o WhatsApp como um canal estratégico de relacionamento com o cliente, oferecendo respostas rápidas e personalizadas, para garantir a satisfação do consumidor e aumentar as chances de venda.
Contudo, não é necessário disponibilizar um grande time de colaboradores apenas para atender as demandas do aplicativo, até mesmo porque, conforme o seu empreendimento vai crescendo, as requisições dos clientes vão aumentando proporcionalmente.
Portanto, para garantir um atendimento eficaz e escalável, é necessário optar pela automatização do WhatsApp. Assim, os consumidores vão ter respostas rápidas e efetivas, e o time de atendimento vai poder focar apenas nas demandas mais específicas e complexas.
Vantagens da automação no atendimento
Agora que você já sabe o que é Evolution API e qual é a importância do WhatsApp para o seu negócio, confira a seguir quais são as principais vantagens de automatizar o atendimento nos aplicativos de mensagens.
Respostas rápidas
A demora para responder às demandas dos seus clientes, além de gerar uma experiência ruim, deixa os consumidores mais propensos a procurarem outras empresas, e se o seu concorrente for mais rápido, você, provavelmente, vai perder uma oportunidade de venda.
Por isso, é imprescindível responder de maneira imediata a todas as requisições dos consumidores, o que, dependendo da demanda, só é possível por meio da automatização. Ao oferecer respostas rápidas e automatizadas, a sua empresa vai ser capaz de converter um maior número de leads, fidelizar clientes e vender mais.
Redução de carga no suporte
Além de programar o envio de mensagens automáticas, com a Evolution API também é possível desenvolver um chatbot, um tipo de assistente virtual, para atender os clientes e resolver demandas que não dependem de um humano.
Ao utilizar essa tecnologia, a sua empresa conseguirá resolver as demandas dos consumidores de uma maneira muito mais rápida e prática, sem precisar sobrecarregar o setor de atendimento, que vai poder focar no atendimento de casos mais complexos.
Experiência personalizada 24/7
Com a automatização de mensagens, é possível oferecer um atendimento eficiente de maneira ininterrupta, sem ser necessário contratar uma grande equipe para isso.
Dessa forma, as pessoas vão conseguir tirar dúvidas e solucionar problemas relacionados a um serviço ou produto da sua empresa em qualquer dia e horário, algo essencial para garantir uma boa experiência para o cliente.
Como Funciona a Evolution API na Prática

Ficou interessado em automatizar o WhatsApp da sua empresa? Então, saiba agora como a Evolution API funciona na prática.
Conexão com o WhatsApp via API
O primeiro passo é conectar a API ao aplicativo de mensagens, para isso, será necessário ter o Docker ou o Node Version Manager (NVM) instalado no seu dispositivo.
A Evolution API deverá ser instalada no Docker ou no NVM. Após a instalação, você deverá criar uma conta dentro da plataforma. A partir daí, será possível conectar a sua conta de WhatsApp à ferramenta usando um QR Code.
Recursos disponíveis
Conheça agora os principais recursos disponíveis neste software de automatização e saiba como ele pode contribuir para aumentar a eficiência do seu empreendimento.
Envio de mensagens automáticas
A Evolution API permite o envio de mensagens automáticas em diferentes formatos (texto, áudio e vídeo) e também o encaminhamento de mídias, enquetes, localização e contato.
É possível agendar a disseminação de mensagens periódicas e também programar o envio de respostas automáticas de acordo com o tipo de requisição feita.
Chatbots personalizados
Essa ferramenta ainda trabalha com chatbots personalizados. Com isso, o seu negócio vai poder contar com um assistente virtual em tempo integral para atender as demandas dos consumidores.
Webhooks e notificações em tempo real
Os Webhooks são recursos que permitem a integração em tempo real entre a Evolution API e o WhatsApp. Assim que eles forem ativados, você receberá notificações sempre que ocorrerem as seguintes ações no aplicativo de mensagens da sua empresa:
- Envio e atualizações de mensagens;
- Exclusão de mensagens;
- Atualização de contatos;
- Recebimento de mensagem;
- Exclusão de chat;
- Criação e atualização de chats;
- Remoção de integrante de grupo;
- Criação de grupo.
Além disso, os Webhooks disponibilizam uma lista com todas as mensagens carregadas e também uma listagem com todos os contatos que têm alguma informação adicional.
Como automatizar o WhatsApp com a Evolution API no n8n
Se você quer integrar o WhatsApp à sua automação com n8n de forma simples e eficiente, a Evolution API é a solução ideal. Com a VPS da HostGator, você já tem o n8n pronto para uso e pode criar fluxos que automatizam o envio de mensagens, atendimento ao cliente, notificações e muito mais — com segurança, flexibilidade e baixo custo.
Para ver o passo a passo completo da configuração, acesse o tutorial oficial: Como usar WhatsApp com Evolution API no n8n.

Casos de Uso: Como a Evolution API Pode Ajudar Seu Negócio
Se você ainda tem dúvidas sobre usar ou não a Evolution API, veja abaixo como a automatização de mensagens pode ajudar o seu negócio a se tornar uma referência no mercado.
Atendimento automatizado com chatbot
Com a Evolution API, é possível configurar um chatbot para interagir com os seus leads e consumidores. Dessa forma, sempre que alguém entrar em contato com a sua empresa, a pessoa será atendida de forma personalizada e poderá contar com o auxílio de um assistente virtual para tirar dúvidas e resolver eventuais demandas.
Envio de notificações de pedidos e status
Se você trabalha com a venda de produtos físicos, pode usar o WhatsApp para enviar notificações sobre a preparação, envio e entrega dos pedidos. Assim, os seus clientes saberão exatamente quando a encomenda deles vai chegar.
Campanhas de marketing com mensagens segmentadas
As suas campanhas de marketing podem gerar mais conversões com a automatização de mensagens. Com API, é possível criar listas de transmissão personalizadas e programar o envio de propagandas específicas para um determinado público-alvo.
Como a maioria das pessoas acessa o WhatsApp várias vezes por dia, uma parte significativa do seu público vai visualizar as suas campanhas promocionais a tempo de aproveitar as promoções, fazendo com que as suas vendas aumentem,
Cuidados ao Automatizar o WhatsApp
Além de aprender como automatizar o WhatsApp, é fundamental conhecer as principais regras do aplicativo para não correr o risco de infringir alguma norma da plataforma com os seus comunicados, e também para não sobrecarregar os seus contatos com mensagens excessivas.
Políticas do WhatsApp e boas práticas
Antes de começar a redigir os seus comunicados, leia atentamente a Política de Mensagens do WhatsApp Business, para não infringir acidentalmente alguma regra da plataforma e ser punido por causa disso. Entre as principais normas do aplicativo estão:
- Não encaminhar ou compartilhar informações de conversas com clientes com terceiros;
- Não solicitar dados sensíveis (número de cartão de crédito e outros tipos de informações confidenciais);
- Somente iniciar uma conversa usando um Modelo de mensagem aprovado;
- Não promover produtos médicos, artigos ilícitos, álcool, tabaco, armas de fogo e animais vivos, entre outros.
Caso o usuário infrinja alguma regra da plataforma, a empresa poderá ter a sua conta restringida ou removida permanentemente. Além disso, seguindo as normas da ferramenta, é necessário manter um perfil atualizado com as seguintes informações:
- Nome da empresa;
- País;
- Endereço de e-mail;
- Telefone de contato.
Evite spam e preserve a experiência do usuário
Receber diversas mensagens de uma mesma empresa em um único dia ou em um curto espaço de tempo pode ser algo muito desagradável. Além disso, essa prática pode fazer com que o cliente bloqueie e denuncie o seu número.
Para evitar que isso aconteça, não envie mensagens excessivas para os seus contatos. Dissemine apenas comunicados estratégicos em datas determinadas. Por exemplo, perto do Dia das Mães você pode enviar mensagens de dicas de presentes ou de uma promoção especial nesta data.
Outro exemplo é enviar informativos sobre uma nova coleção que chegou na sua loja ou sobre uma liquidação específica. Além disso, entre em contato somente com os clientes e leads que compartilharam o número de telefone de maneira voluntária com a sua empresa.
Dessa forma, será possível estabelecer uma comunicação mais efetiva com o seu público, sem prejudicar a experiência dos clientes.
Dicas de segurança para proteger sua integração
Por ser uma ferramenta muito utilizada, o WhatsApp tem sido um grande alvo de golpes. Contudo, é possível proteger a sua conta e as informações dos seus clientes com algumas medidas de segurança simples, como:
- Ativar a verificação em dois fatores;
- Não compartilhar o código de verificação;
- Ter um número exclusivo para a conta empresarial;
- Ficar atento aos sinais de golpes como links encurtados, mensagens em tom de urgência e contatos que se passam por clientes ou fornecedores conhecidos usando um número diferente do habitual;
- Ativar mensagens de ausência, pois isso dificulta a ação dos golpistas;
- Ter um perfil comercial verificado;
- Incentivar os seus clientes a denunciar perfis falsos;
- Ter um catálogo de produtos integrado à sua conta no WhatsApp, pois isso previne golpes com links falsos;
- Deixar claro na descrição do perfil do WhatsApp que aquele é o canal oficial de comunicação da sua empresa e que o seu negócio não vai solicitar dados sensíveis dos clientes por meio do WhatsApp.

Conclusão
Aprender como automatizar o WhatsApp é algo primordial para os empreendedores que desejam estabelecer uma comunicação mais efetiva e profissional com os consumidores. Portanto, se você tem um negócio, não importa qual é o porte dele, considere automatizar o envio de mensagens para conseguir oferecer um atendimento rápido e preciso.
Entre as tecnologias disponíveis para a automatização, a Evolution API se destaca por ser gratuita e possibilitar o envio de mensagens de diferentes formatos, tanto para grupos quanto para contatos individuais. Se você quer se aprofundar na importância do WhatsApp para os seus negócios, confira mais conteúdos sobre esse tema no blog da HostGator: