Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Aprenda o que é o apontamento PTR ou DNS reversa, qual sua importância e como consultar esse apontamento! Tempo estimado de solução: 6min

PTR, também conhecido como DNS reverso é uma ferramenta muito importante e essencial de se ter configurado em praticamente todo servidor. Na HostGator, todos os servidores já vem com seus registros PTR devidamente criados e configurados, porém, em servidores dedicados ou VPS’s o administrador pode eventualmente ter problemas com esse registro o que pode resultar em problemas com e-mails. No artigo vai ser esclarecido o que é o apontamento PTR e como conferir se o seu servidor possui um. Vamos lá?

O que é PTR (rDNS)

DNS (Domain Name System)

Para entendermos o que é o PTR, precisamos primeiro entender o que é DNS. DNS ou Domain Name System, representa o sistema que resolve nomes em IPs na internet. Na internet todo e qualquer dispositivo conectado a rede de internet possui um IP, esse IP nada mais é que um número que identifica qual dispositivo é esse.

Tente acessar qualquer navegador e pesquisar na barra de busca este IP: 142.250.73.227

Consulta do IP  142.250.73.227 no navegador e acessando o site google.com.br

Você verá que foi redirecionado para a página google.com.br. Certamente não é prático decorar um monte de números, por isso o sistema de DNS existe, ele é conveniente para que usuários consigam acessar e localizar sites de forma muito mais intuitiva, digitando um nome invés de um número. Afinal de contas, é muito mais prático se lembrar de google.com.br do que 142.250.73.227.

Confira nesse outro artigo onde é explicado mais detalhadamente o que é DNS e zona de DNS.

Já o PTR vem do termo pointer, esse tipo de apontamento é semelhante ao apontamento de DNS do tipo A que foi o que você viu anteriormente,

No apontamento de tipo A:

  • O domínio responde a um IP, como no exemplo em que google.com.br utiliza o IP 142.250.73.227.
  • Você pode configurar vários domínios para responderem ao mesmo IP, não existe limite de domínios que respondem ao IP, se você tem um servidor, você pode hospedar mais de um domínio nele mesmo o servidor tendo somente um IP

No apontamento do tipo PTR:

  • O IP responde a um domínio, ou seja, ao consultar o IP, deve-se identificar o servidor dono daquele IP, como no exemplo anterior em que o IP 142.250.73.227 responde ao site google.com.br
  • Você pode configurar o IP do seu servidor a um único domínio, ou seja, não tem como consultar um IP e ele ter dois domínios distintos como resposta.

Qual a importância em possuir um apontamento PTR configurado

Um dos principais argumentos para se configurar a DNS reversa em seu servidor, é poder gerar mais confiabilidade nos seus disparos de e-mail. Muitas pessoas com problemas em envios de e-mail não entendem o motivo ao ver vários provedores recusando seus e-mails, em alguns casos, o motivo é a falta de um registro PTR no servidor usado para enviar e-mails.

Ao receber um e-mail, o servidor consulta algumas informações na header do e-mail. Header é a parte com diversas informações técnicas do e-mails, contendo o nome do remetente, o IP do remetente, se o conteúdo foi envelopado ou não, e muitas outras informações. Quando um servidor de e-mails recebe um e-mail cuja origem veio de um servidor que NÃO possui o registro PTR, o e-mail perde confiabilidade, pois, por ter origem oculta o remetente acaba tendo uma reputação baixa, o que costuma resultar no descarte do e-mail.


Como conferir se um IP possui DNS reversa

1. Através do MxToolBox

Existem diversas formas de se realizar essa consulta, uma delas é pelo site MxToolBox.

  1. Acesse a página do MxToolBox.
pagina do mxtoolbox da ferramente de reverse lookup
  1. Insira no campo de texto o IP que você quer consultar. Em seguida clique em Reverse Lookup.
consultado a DNS reversa do IP  142.250.73.227
  1. Pronto! O MxToolBox fará a consulta e dirá se o IP possui um apontamento reverso ou não, se possuir ele indicará qual é.
Diagnóstico do apontamento reverso do IP  142.250.73.227

2. Através de Linha de Comando

Outra forma de se realizar a consulta inversa do IP é por linha de comando, porém, o comando para realizar a consulta muda de um Sistema Operacional para o outro. Veja abaixo como realizar a consulta por Windows e Linux:

Windows

  1. No Windows, acesse o Prompt de Comando.
Prompt de comando do windows
  1. Insira o seguinte comando:

nslookup <IP-que-deseja-consultar>

Dessa forma:

CMD do windows rodando comando nslookup

Linux

  1. Acesse a linha de comando do seu sistema Linux.
  2. Em seguida, insira o seguinte comando:

host <IP-que-deseja-consultar>

Dessa forma:

linha de comando linux rodando comando host

Considerações Finais

O conceito de DNS reverso pode ser um pouco complicado de abstrair se é seu primeiro contato com o ele, mas certamente é válido o aprendizado para um administrador de servidor. Se você sentiu dificuldade ou tem alguma sugestão de algo não mencionado no artigo, deixe aí nos comentários que futuramente podemos trazer uma atualização a este tópico. Também deixo como indicação esses outros materiais:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • O que é PTR (rDNS)

  • Qual a importância em possuir um apontamento PTR configurado

  • Como conferir se um IP possui DNS reversa

    • 1. Através do MxToolBox

    • 2. Através de Linha de Comando

  • Considerações Finais

Tags:

  • Servidor Dedicado Linux
  • Servidor VPS

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários

  • José Ferreira Neto

    Postado em 06 Fevereiro, 2023

    Bom dia! Muito boa e útil sua explicação. Parabéns! Mas, como eu uso o HG como DNS, como faço para criar um PTR para meu serviço de e-mail?