Quer ficar por dentro das novidades da HostGator? Inscreva-se e receba tudo em primeira mão!

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Supabase: O Que É e Por Que o Backend Open Source Está em Alta

Supabase: O Que É e Por Que o Backend Open Source Está em Alta

Compartilhe:

Entenda o que é Supabase, saiba quais são as principais funcionalidades e aprenda a usar a ferramenta para criar os seus aplicativos.

Quem trabalha com desenvolvimento de aplicativos sabe que é necessário contar com uma infraestrutura de backend robusta para conseguir criar aplicações seguras e escaláveis. No entanto, gerenciar esse ambiente pode ser algo complexo. Por isso, o uso do Supabase tem aumentado significativamente entre profissionais que buscam mais praticidade e eficiência.

O Supabase é um programa gratuita de código aberto que fornece todos os recursos de backend necessários para o desenvolvimento de aplicações web e mobile, podendo ser usado no processo de criação dos mais diversos tipos de softwares.

Com essa ferramenta, o desenvolvedor não precisa gerenciar servidores, bancos de dados e contas de usuários manualmente, pois tudo isso é feito pela plataforma. Dessa forma, o processo de desenvolvimento fica muito mais simples e rápido. Continue lendo este texto para entender o que é Supabase e conhecer casos de uso real do programa.

O Que é o Supabase? 

O Supabase é uma plataforma que trabalha com o modelo backend como serviço (BaaS, na sigla em inglês). Trata-se de uma ferramenta  que fornece toda a infraestrutura backend necessária para desenvolver e gerenciar aplicações web e mobile.

Esse programa é ideal para os desenvolvedores que desejam focar mais no desenvolvimento front-end das suas aplicações, sem ter que gastar muito tempo cuidando da estrutura por trás dos aplicativos.

Definição e objetivo da plataforma 

Diferente de ferramentas similares, como o Firebase, o Supabase é uma plataforma de código aberto, gratuita e que pode ser hospedada em qualquer local. Ela utiliza um banco de dados PostgreSQL, conhecido por ser robusto e flexível.

Ao utilizar a ferramenta, o usuário terá acesso a recursos como autenticação de usuários, gerenciamento de banco de dados, armazenamento escalável e assinaturas em tempo real, sem precisar fazer configurações complexas para isso.

O objetivo do software é facilitar a criação e o gerenciamento das aplicações e fornecer um ambiente seguro e favorável para a escalabilidade dos aplicativos criados. 

Por que é considerada a alternativa open source ao Firebase 

Apesar de ambos terem o mesmo objetivo, o Supabase se diferencia do Firebase por ser de código aberto e por ter uma comunidade engajada que trabalha para o seu aprimoramento constante. 

Além disso, o software open-source é personalizável, mais flexível e permite que o usuário a hospede onde quiser, o que não ocorre com Firebase.

Quem usa e para que tipos de projeto é indicada 

Essa ferramenta é adequada para desenvolvedores, tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. Ela é indicada para vários tipos de aplicações que demandam uma estrutura de backend robusta, como:

  • Plataformas de e-commerce;
  • Aplicativos de chat;
  • Criação de assistentes virtuais personalizados;
  • Softwares de CRM.

Você também pode usar essa ferramenta para criar qualquer tipo de software para a sua empresa, como um sistema de gerenciamento de estoque ou um programa de gestão financeira, por exemplo. 

Principais Funcionalidades do Supabase 

Agora que você já sabe o que é Supabase e como ele pode ser utilizado, confira a seguir quais são as principais funcionalidades que o programa oferece.

Banco de dados PostgreSQL em tempo real 

Como mencionado anteriormente, o Supabase utiliza o banco de dados objeto-relacional PostgreSQL. Além de ter código aberto, ele é extensível, compatível com várias linguagens de programação e tipos de dados, incluindo primitivos e estruturados.

O Super Base configura o PostgreSQL automaticamente e faz toda a parte de gestão. Outro diferencial dessa ferramenta é que qualquer alteração feita na parte frontal do seu aplicativo é replicada automaticamente no banco de dados. 

Autenticação pronta para uso 

Um dos procedimentos mais demorados e sujeito a erros no desenvolvimento de aplicações é o de autenticação de usuários. Contudo, com o uso do Supabase esse processo é facilitado, já que a plataforma conta com a funcionalidade de autenticação integrada, que facilita a implementação de registro de usuários, login e gerenciamento de seções. 

A ferramenta ainda oferece suporte a diferentes métodos de autenticação, como:

  • Login tradicional com e-mail e senha;
  • Login por meio de serviços como Google e GitHub;
  • Login através de links específicos, sem a necessidade de usar um e-mail ou senha.

API RESTful e GraphQL automáticas 

Uma das características mais marcantes dessa ferramenta é que oferece uma integração perfeita de API. Ela permite que os desenvolvedores interajam com a estrutura de backend por meio de uma API RESTful.

Isso acontece porque todas as tabelas criadas no software recebem automaticamente um ponto final de API RESTful, que nada mais é do que um conjunto de regras e protocolos que possibilita a troca de dados entre dois softwares utilizando o método HTTP.

Dessa forma, o desenvolvedor pode interagir com o banco de dados, executar operações CRUD e gerenciar autenticação de usuários apenas usando o protocolo HTTP, sem precisar configurar manualmente a API. 

Além disso, o Supabase é compatível com a GraphIQL, uma linguagem de consulta de código aberto para APIs que permite que o usuário especifique os dados exatos que deseja receber.

Armazenamento de arquivos 

O usuário também pode armazenar arquivos de diferentes formatos na plataforma e criar buckets públicos ou privados para gerenciar esses materiais, tudo isso por meio de uma API fácil de usar. 

O repositório de armazenamento oferece políticas de permissões personalizadas e fáceis de implementar e ainda disponibiliza escalabilidade ilimitada para qualquer tipo de arquivo.

Painel de administração intuitivo 

A interface da ferramenta é simples e intuitiva. Ela tem um menu completo com todas as suas funcionalidades. Além disso, quase todos os recursos disponíveis contam com um material informativo, algo que pode ser muito útil para os desenvolvedores iniciantes. 

Vantagens do Supabase para Desenvolvedores 

Ainda está em dúvida sobre usar ou não o Supabase? Então, conheça agora as principais vantagens que a plataforma oferece para os desenvolvedores.

Open source com controle total sobre o backend 

Um dos grandes benefícios do Supabase é o fato de ter código aberto, pois isso possibilita que os usuários examinem e compreendam o modo de funcionamento do software, algo essencial para aqueles que prezam pela transparência.

Outra vantagem do Supabase é que ele oferece ao usuário controle total sobre a estrutura backend dos seus projetos, sem que seja necessário fazer configurações complexas para isso. 

Integração simples com front-ends modernos

Além de oferecer uma estrutura de backend robusta, segura e fácil de gerenciar, o Supabase também permite uma integração simples e rápida com ferramentas de front-end modernas, como React, Next.js e Vue.js, facilitando, dessa forma, o desenvolvimento das mais diversas aplicações. 

Escalabilidade com banco de dados relacional 

Por usar um banco de dados relacional, o PostgreSQL, o Supabase oferece mais flexibilidade e segurança para os seus usuários, além de tornar as consultas mais fáceis e precisas.

Além disso, a estrutura da plataforma é altamente escalável. Isso significa que à medida que o seu projeto cresce, a ferramenta  também vai crescendo para fornecer todo o suporte e capacidade de armazenamento que você precisa. 

Documentação clara e comunidade ativa 

O software ainda disponibiliza uma documentação clara e completa da própria plataforma  e das ferramentas que ela utiliza. Assim, o usuário pode se aprofundar no funcionamento do programa, o que além de facilitar o uso, ainda pode deixar a pessoa mais segura para criar suas aplicações usando a plataforma.

Além disso, por ser um software de código aberto, o Supabase possui  uma comunidade ativa e engajada que está constantemente trabalhando para aperfeiçoar a ferramenta.

Supabase vs Firebase: Qual Escolher? 

Assim como o Supabase, o Firebase é um serviço de estrutura backend que oferece todos os recursos necessários para o desenvolvimento de aplicativos web e mobile. No entanto, existem diferenças significativas entre essas plataformas, que você precisa levar em consideração na hora de escolher qual usar no seu projeto. Confira a seguir quais são essas distinções. 

Principais diferenças técnicas 

Uma das diferenças mais marcantes entre as suas ferramentas é que o Supabase tem código aberto, diferente do Firebase, que é um produto do Google, cujo código-fonte não está disponível.

Além disso, o Firebase também não oferece a opção de personalização e auto-hospedagem, o que pode incomodar alguns usuários que desejam ter mais controle sobre a ferramenta. 

Outra distinção importante é o sistema de armazenamento utilizado pelas duas plataformas. O Supabase usa o PostgreSQL, um banco de dados relacional seguro e robusto. Já o Firebase conta com o NoSQL,  um banco de dados baseado em documentos

Vantagens do modelo open source 

Softwares de código aberto são mais flexíveis e podem ser facilmente personalizáveis, assim, é possível criar uma versão do programa que se adequa perfeitamente às suas necessidades.

Ferramentas desse tipo também costumam ser mais seguras, pois sua estrutura permite que os usuários verifiquem antecipadamente possíveis brechas de segurança. 

Custos, privacidade e personalização 

Por ter código aberto, o Supabase permite que o usuário personalize a sua versão da plataforma para adequá-la às suas necessidades. Contudo, não é possível fazer isso com o Firebase, pois ele tem código-fechado.

Ambas as plataformas possuem versões pagas, no entanto, cada uma delas cobra de uma forma. O valor pago no Supabase está diretamente relacionado à quantidade de dados armazenados na ferramenta.

Já o Firebase cobra por leituras, gravações e exclusões. Essa forma de cobrança pode gerar uma imprevisibilidade de preços, especialmente quando o projeto está na fase inicial.

Como Começar a Usar o Supabase 

Quer contar com uma estrutura backend completa para as suas aplicações? Então, confira a seguir o passo a passo para começar a usar o Superbase.

1. Crie uma conta gratuita

Acesse o supabase.com e crie a sua conta gratuitamente. Para facilitar o cadastro, faça o registro usando a sua conta no GitHub.

2. Crie seu primeiro projeto 

Após criar a sua conta, você será direcionado para a página inicial da plataforma onde poderá acessar todas as funcionalidades dela e criar o seu projeto.

3. Configure banco de dados, autenticação e storage

 

O Supabase faz o processo de configuração de banco de dados de forma automática, e você pode gerenciar o processo diretamente pelo painel da plataforma.

4. Use o dashboard ou a CLI para interagir com sua instância 

Você pode trabalhar com as suas aplicações no Supabase de duas formas, a mais simples é diretamente no dashboard da plataforma. Contudo, também é possível interagir com a instância por meio do terminal. Mas, para isso, é necessário instalar o Supabase CLI.

A instalação do Supabase CLI é feita por meio de comandos, no entanto, a requisição que deverá  ser utilizada vai depender de qual gerenciador de pacotes você utiliza. Por exemplo, quem usa o NPM deverá usar o seguinte código:

npm install supabase --save-dev

Já quem usa Yarn deverá digitar:

NODE_OPTIONS=--no-experimental-fetch yarn add supabase --dev

Após instalar o Supabase CLI, acesse o seu repositório e inicialize o seu projeto através de um comando, que, novamente, vai variar de acordo com o gerenciador de pacotes utilizados. No caso do NPM será:

npx supabase init

Em seguida, será necessário iniciar a pilha Supabase. Se você estiver usando NPM, utilize o seguinte comando:

npx supabase start

Para finalizar, acesse http://localhost:54323 e visualize sua instância no Supabase. 

5. Conecte seu front-end com o SDK do Supabase 

A conexão do seu front-end com o Supabase pode ser feita facilmente com o uso do SDK oficial, que oferece suporte para diversas linguagens e frameworks como React, Next.js, Vue e outros.

Por se tratar de uma etapa mais sensível — especialmente envolvendo o uso de chaves públicas e regras de acesso — recomendamos seguir o guia atualizado e completo fornecido pela própria Supabase:

Casos de Uso Reais com Supabase 

Por ser uma opção segura e fácil de usar, o Supabase tem sido amplamente utilizado no desenvolvimento de diferentes tipos de aplicações. Conheça agora alguns exemplos. 

Aplicativos SaaS 

O Supabase pode ser a alternativa ideal para quem procura uma estrutura backend para desenvolver um aplicativo SaaS (Software como Serviço, em português), que são programas baseados em nuvem desenvolvidos para serem acessados pela internet, sem ser necessário fazer download e instalação deles.

Plataformas de educação online 

Esse programa costuma ser uma boa escolha para quem precisa criar plataformas de educação a distância. Isso porque com ele o processo de autenticação dos usuários é implementado, e pode ser gerenciado, de uma maneira mais simples, sem que seja preciso fazer configurações avançadas para isso.

Além disso, por ter um banco de dados relacional, os gestores da plataforma vão ter mais facilidade de encontrar os dados que procuram 

Dashboards internos e ferramentas low-code 

Ferramentas corporativas de uso interno, como dashboards, softwares de CRM e de gerenciamento de estoque também podem ser facilmente desenvolvidos e gerenciados com o Supabase, sem que a sua empresa precise se preocupar com capacidade de armazenamento, já que o banco de dados da ferramenta é escalável.

Chats e outras aplicações em tempo real

Como o Supabase tem um banco de dados relacional, fácil integração com diferentes APIs, alta escalabilidade e disponibiliza ferramentas para facilitar o processo de autenticação de usuários, ele pode ser uma ótima alternativa para quem está procurando uma estrutura backend para criar aplicações em tempo real, como chats, por exemplo. 

Como Hospedar seu App com Supabase na Infraestrutura da HostGator 

Após finalizar o desenvolvimento da sua aplicação, será necessário hospedá-la e, nessa hora, você pode contar com a HostGator, que tem diversos planos de hospedagem, para atender às necessidades de cada usuário.

Hospedagem do front-end 

Com a HostGator você pode hospedar aplicações desenvolvidas em diferentes plataformas de front-end, como a Next.js e a React. Além disso, nossa empresa conta com uma infraestrutura de servidores robusta e espalhada em diferentes localidades, para garantir que os seus sistemas fiquem sempre no ar.

Sendo assim, acesse agora mesmo o site da HostGator e confira todos os planos disponíveis para hospedar a sua aplicação em um local seguro e com uma infraestrutura potente.

Conclusão 

Saber o que é e como usar o Supabase é essencial para quem deseja desenvolver aplicações web e mobile de uma forma mais simples e rápida. Se esse é o seu caso, considere a possibilidade de começar a construir os seus aplicativos com essa ferramenta. 

Se você quer se aprofundar ainda mais na área de desenvolvimento, continue no blog da HostGator e confira mais conteúdos sobre esse tema:

Navegue por tópicos

  • O Que é o Supabase? 

    • Definição e objetivo da plataforma 

    • Por que é considerada a alternativa open source ao Firebase 

    • Quem usa e para que tipos de projeto é indicada 

  • Principais Funcionalidades do Supabase 

    • Banco de dados PostgreSQL em tempo real 

    • Autenticação pronta para uso 

    • API RESTful e GraphQL automáticas 

    • Armazenamento de arquivos 

    • Painel de administração intuitivo 

  • Vantagens do Supabase para Desenvolvedores 

    • Open source com controle total sobre o backend 

    • Integração simples com front-ends modernos

    • Escalabilidade com banco de dados relacional 

    • Documentação clara e comunidade ativa 

  • Supabase vs Firebase: Qual Escolher? 

    • Principais diferenças técnicas 

    • Vantagens do modelo open source 

    • Custos, privacidade e personalização 

  • Como Começar a Usar o Supabase 

    • 1. Crie uma conta gratuita

    • 2. Crie seu primeiro projeto 

    • 3. Configure banco de dados, autenticação e storage

    •  

    • 4. Use o dashboard ou a CLI para interagir com sua instância 

    • 5. Conecte seu front-end com o SDK do Supabase 

  • Casos de Uso Reais com Supabase 

    • Aplicativos SaaS 

    • Plataformas de educação online 

    • Dashboards internos e ferramentas low-code 

    • Chats e outras aplicações em tempo real

  • Como Hospedar seu App com Supabase na Infraestrutura da HostGator 

    • Hospedagem do front-end 

  • Conclusão 

Tags:

  • Servidor Dedicado Linux
  • Servidor VPS

Carolina Martins

Jornalista, estrategista de conteúdo e redatora SEO há mais de quatro anos, com ampla experiência na produção de conteúdos sobre tecnologia, finanças e marketing para blogs e redes sociais. Já trabalhou para agências de comunicação, startups e também para grandes empresas.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.