As Widgets WordPress são elementos que adicionam conteúdos ao seu site, como menus laterais, superiores e inferiores. Que tal entender como elas funcionam?

Se você já possui ou deseja criar um site em WordPress, certamente vai querer saber mais sobre as widgets, elementos considerados fundamentais na hora de adicionar novas funcionalidades às páginas da web.

Apesar de esse ser um termo bastante comum para quem conhece muito sobre hospedagem WordPress, sabemos que ainda há muitas dúvidas sobre todo o potencial que as widgets possuem e como, de fato, elas podem trazer mais acessos para os websites.

Se esse é o seu caso, então você não pode deixar de conferir este artigo até o final.

Ao longo dele, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre as Widgets WordPress e, além disso, mostrar as infinitas possibilidades que elas trazem. Vem com a gente! 🙂

O que é Widget do WordPress?

No geral, podemos entender as Widgets como elementos utilizados em computadores e dispositivos móveis como, por exemplo, tablets e celulares.

Em outras palavras, elas servem para simplificar o acesso e a adição de tarefas em programas e sistemas que estão armazenados nestes locais.

Quando trazidas para o WordPress, portanto, as widgets são um conjunto de elementos que permitem a adição de conteúdos na barra lateral e no rodapé dos sites de forma muito mais simples.

Por exemplo: com elas, você não precisa de um código HTML e nem ter um conhecimento aprofundado em desenvolvimento para inserir funcionalidades extras como barra de pesquisa, galeria de fotos ou posts mais lidos na sua página da web.  

Conforme explicaremos com detalhes mais pra frente, basta arrastar e soltar o widget até a área escolhida e pronto: tarefa cumprida!

Widgets nativas no WordPress

Dentro do WordPress, há o que chamamos de widgets nativas, ou seja, elementos que já são oferecidos pela plataforma como padrão.

Conheça as principais a seguir:

1.    Menu de Navegação

Adiciona um menu ao seu blog ou site. Da mesma forma, pode ser tanto o menu de navegação principal quanto um separado, que você cria de forma personalizada.

2.    Imagem ou Galeria

Mostra uma imagem específica ou adiciona uma galeria de fotos à página.

3.    Comentários

Normalmente é acrescentado nos rodapés dos sites, por exemplo, como forma de mostrar as interações dos usuários e permitir que os leitores participem dos assuntos discutidos.

4.    Posts recentes

Permite que os usuários vejam uma lista com as publicações mais recentes. É considerado um dos Widgets mais utilizados, pois aumenta a possibilidade dos visitantes permanecerem por mais tempo no seu site.

5.    Barra de pesquisa

A partir de um formulário de busca, facilita que o seu público localize postagens sobre assuntos específicos dentro do site.

6.    Nuvem de tags

Adiciona um campo com as tags mais utilizadas na página, como podemos observar na seguinte imagem:

7.    Áudios

Simplifica a inclusão de reprodutores de áudio no site. É bastante interessante para quem deseja iniciar um podcast usando o WordPress, por exemplo.

8.    Vídeos

Assim como áudios, também é possível incluir vídeos que estão adicionados à sua biblioteca de mídia ou, então, hospedados em plataformas como YouTube e Vimeo. Como podemos observar no seguinte exemplo:

Além dos elementos padrões, o WordPress também permite a inclusão de widgets personalizados ou de terceiros, assim, caso você queira, pode adotar uma função específica ao seu portal. Um exemplo são os Widgets de notícias para sites.

 Em breve, falaremos mais sobre esse assunto!

Qual a diferença entre ícones e widgets?

Essa é uma dúvida bastante comum, que merece ser esclarecida antes de irmos para a parte mais prática deste artigo.

Apesar de ambos os elementos direcionarem os usuários de um site ou aplicativo para outro ambiente, podemos dizer que os widgets são ferramentas mais sofisticadas quanto comparadas aos ícones.

Enquanto os ícones funcionam apenas como um atalho estático para os programas, os widgets apresentam interfaces próprias e dados gerados pelo programa ao qual está associado.

Como adicionar Widgets no WordPress

Agora que você já entendeu o conceito de widgets, chegou o momento prático: como, enfim, adicioná-los no WordPress?

Bom, para responder a essa pergunta, vamos a um passo a passo super simples: 

  • Dentro do painel admin do WordPress, clique na seção “Aparência” e, em seguida, em “Widgets”;
  • Assim, ao fazer isso, você vai visualizar todas as opções de Widgets nativos, como Galeria, Vídeos, Texto e outros, do lado esquerdo da página. Além disso, ao lado direito, estarão as áreas nas quais os Widget podem ser adicionados, como rodapé ou barra lateral;
  • Para ativar um widget, portanto, você deve arrastar o elemento que deseja para a área escolhida. Simples assim!

Vale lembrar que para widgets de vídeos ou áudios, também é necessário selecionar o arquivo de mídia ou a URL do conteúdo a ser reproduzido.

Como adicionar Widgets de terceiros no WordPress?

Lembra quando dissemos que além dos widgets nativos, da mesma forma também é possível acrescentar widgets de terceiros ao WordPress? Pois bem, finalmente você vai descobrir como!

Os widgets de terceiros permitem, acima de tudo, que você adicione funcionalidades ao seu site que vão além daquelas pré-estabelecidas pelo WordPress. Em outras palavras, eles possibilitam uma personalização maior.

Para adicionar widgets de terceiros, será preciso instalar o plugin referente ao elemento que você deseja acrescentar ao site, portanto, siga este caminho:

  • Acesse o Painel de Controle do WordPress;
  • Selecione a seção “Plugins”;
  • Clique em “Adicionar Novo”.
  • Digite o nome do plugin que você deseja instalar na barra de pesquisa;
  • Uma vez encontrado, clique em instalar e ativar Plugin.

Sempre que você instalar um novo Plugin, a sua coleção de widgets aumentará. A partir de então, basta seguir o passo a passo do capítulo anterior para adicionar esse novo elemento ao seu site.

Um dos widgets de terceiros mais utilizados é o Simple Social Icon, que tem como objetivo acrescentar os ícones/widgets das suas redes sociais.

Para melhorar cada vez mais a experiência dos usuários, acima de tudo, vale a pena ficar de olho nos melhores widgets para sites!

Remover Widgets do WordPress

Quer dar uma cara nova para o seu site e remover alguns widgets?

A boa notícia é que o processo de remoção de widgets do WordPress é tão simples quanto a inclusão. Portanto, para colocá-lo em prática, você deve acessar a seção de Widgets e encontrar o elemento que deseja remover.

Ao localizá-lo, basta clicar no título da widget para acessar as configurações dela. Dessa forma, será possível encontrar o link para apagar a widget tanto da sua barra lateral quanto das configurações.

Atenção: caso você deseje apenas desativar uma widget momentaneamente e, dessa forma, não perder as configurações dela, apenas arraste e solte a widget para a área de “Widgets desativadas”.

Por que utilizar Widgets WordPress?

Ao longo do post, nós falamos bastante sobre o papel das widgets e como utilizá-las. Mas, antes de encerrarmos este artigo, que tal reforçar a importância dessas ferramentas tão incríveis?

Como dissemos anteriormente, as widgets permitem uma personalização maior dos sites. Portanto, é possível utilizá-las para oferecer diferentes vantagens aos usuários, como:

  • Acesso rápido e simplificado aos serviços e informações;
  • Melhorar a comunicação com o público e aumentar o engajamento;
  • Disponibilizar recursos que trazem mais dinamismo como, por exemplo, áudios e vídeos, e muito mais.

Quando bem utilizadas, as widgets tornam os sites mais atrativos e, assim, contribuem significativamente para o sucesso deles na web. Por isso, não deixe de aproveitá-los!

Além disso, se você gostou desse post e deseja continuar aprendendo sobre WordPress, recomendamos que clique aqui e confira o artigo que fizemos sobre a instalação rápida desta plataforma que dá um show quando o assunto é gerenciamento de conteúdo. Até mais!