Streaming de áudio: saiba como criar a sua rádio online

O que é streaming de áudio e como criar a sua rádio online

Escrito por

segunda-feira, 9 de abril de 2018 | Comentários

O streaming de áudio é a transferência de sons via internet. Com um serviço de streaming é possível criar uma rádio online, para transmissão exclusiva pela web. Basta escolher um plano de hospedagem adequado para garantir a qualidade de suas transmissões.

Você já pensou em criar sua própria rádio online? Já compartilhamos ideias de como ganhar dinheiro na internet, como criar cursos online e agora chegou a vez de explicar o que você precisa para criar sua própria rádio. Com o streaming de áudio é possível fazer transmissões segmentadas, como rádios corporativas, educativas, musicais, entre outras.

Um estudo publicado pela Kantar Ibope Media aponta que a rádio é um meio de comunicação com audiência em todas as classes sociais e idades. Portanto, é um mercado muito promissor para quem deseja gerar negócios. A pesquisa indica que 3,1 milhões de pessoas escutam rádio durante o deslocamento entre dois lugares, e os telefones celulares favorecem essa transmissão móvel.

3 vantagens de usar o streaming de áudio

1. Simultaneidade

Uma das principais características do rádio é possibilitar que as pessoas desempenhem outras atividades enquanto acompanham a programação. Segundo a pesquisa que citamos anteriormente 23% das pessoas revelaram que escutam rádio e usam a internet ao mesmo tempo. Sendo assim, o streaming de áudio pode ser uma ótima alternativa para atrair o público que já usa a internet habitualmente.

2. Alcance ilimitado

As rádios AM e FM operam em frequências que têm uma limitação geográfica, enquanto o streaming de áudio tem um alcance ilimitado. O ouvinte não precisa estar num raio de 50 ou 100 quilômetros para ouvir a sua programação. Tendo conexão com a internet o ouvinte da sua rádio pode estar no outro lado do mundo.

3. Baixo investimento

O investimento para criar uma rádio online usando o streaming de áudio é relativamente baixo. A hospedagem da sua rádio web pode custar um adicional a partir de R$ 30 além do seu site. Você também vai precisar de um provedor de internet, um computador e talvez um microfone, dependendo da programação. Como 32% dos ouvintes declaram prestar atenção à publicidade, você pode rentabilizar horários na programação para veicular anúncios comerciais.

Como criar uma rádio online em 5 passos

Com o streaming de áudio é muito fácil de colocar a sua rádio online no ar. Listamos abaixo os principais passos para você perceber que ingressar neste negócio não é nenhum bicho de sete cabeças.

1. Escolha o streaming de áudio

O streaming de áudio pode ser escolhido levando em conta o público que ouvirá a sua rádio online. É possível contratar um plano para 100, 250, 500 ou mil ouvintes simultâneos, por exemplo. O acesso ao painel de configuração é liberado em até 72 horas após a confirmação do pagamento.

2. Configure o WHMSonic

O gerenciamento do streaming de áudio é feito pelo painel WHMSonic, que é muito semelhante ao cPanel usado para gerenciar a hospedagem de sites. A diferença é que o WHMSonic é totalmente voltado para o gerenciamento de áudio e da programação da rádio em si.

3. Crie a programação da sua rádio online

Para criar a programação da sua rádio é muito fácil e rápido. Basta acessar o painel WHMSonic. Lá você poderá criar, editar, ativar e desativar as playlists da sua rádio online. Os conteúdos podem ser separados em diferentes pastas, o que simplifica o acesso e também mantém tudo organizado.

4. Configure a função AutoDJ

Essa função permite automatizar a programação da rádio. Isso significa que você pode deixar o streaming de áudio trabalhando para você. E, enquanto faz outras atividades, a sua rádio permanece no ar. Quando desejar essa função pode ser desabilitada e você pode ter um DJ ao vivo para comandar a programação em dias ou horários específicos.

5. Adicione as músicas ou áudios MP3

Depois de seguir os passos acima você pode finalmente adicionar as músicas ou áudios que irão embalar a programação da sua rádio. Você não precisa necessariamente tocar só música, a programação pode ter notícias, bate-papos, debates, dicas, etc. Basta que os arquivos estejam no formato MP3.

E aí, gostou da ideia de ter a sua própria rádio online? As possibilidades são inúmeras, desde criar a rádio online institucional para empresas, como escolas de idiomas, academias de ginástica ou supermercados, até simplesmente se tornar um criador de conteúdo, para compartilhar a sua opinião, inspirar outras pessoas ou divulgar projetos e causas. Você pode, por exemplo, criar uma rádio online para cobrir a próxima copa do mundo. Que tal?

Tags:, , , ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar