Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Veja aqui quais dados o Google guarda e como você pode descobrir o que está em poder da Gigante das Buscas. Aproveite!

Mesmo que você não saiba quais são os dados guardados pelo Google, é muito provável que já tenha tido contato direto com o uso deles. 

Isso acontece por que o Google está no controle de diversas plataformas que são amplamente utilizadas pela maior parte da população. Apesar de não pagar por elas, os usuários concedem algumas permissões essenciais para o seu melhor funcionamento, inclusive para o uso de dados.

A seguir, você entenderá como funciona a coleta de dados feita pelo Google durante a sua navegação, quais dados eles armazenam, o motivo de armazenarem e como consultar as informações guardadas sobre a sua conta. Acompanhe e descubra tudo sobre esse assunto.

Quais dados o Google guarda sobre você?

Desde 2012 tudo está armazenado em um lugar só: e-mail, YouTube, GPS e até mesmo o teclado do seu celular. 

Todas essas ferramentas e muitas outras são controladas pela mesma empresa: Google. Através das buscas e do seu comportamento em geral, durante o uso de suas plataformas, é possível ter um acervo imenso de dados individuais. 

As principais ferramentas do Google que coletam suas informações são:

  • Google Buscas
  • Gmail
  • Youtube
  • Google Maps
  • Google Drive
  • Google Play
  • Chrome

Além disso, são registradas cada uma de suas pesquisas, inclusive as que são realizadas por comando de voz e os caminhos que você faz na web, assim como quanto tempo você ficou em cada endereço, quais páginas você leu por mais tempo e quais você rejeitou rapidamente. Todos esses detalhes são de muito valor para o Google.

Ao considerar que essas informações servem para que a empresa melhore a sua experiência de navegação e ofereça as soluções mais adequadas, faz sentido que cada detalhe seja armazenado e considerado em seu perfil de usuário. 

Entenda as principais formas que ao Google utiliza para te conhecer melhor.

1. Histórico de pesquisa do Chrome

Certamente uma das formas mais valiosas que o Google tem de entender o que você precisa é através das buscas que você realiza no próprio navegador do seu telefone. Vale lembrar que o Chrome é da Google.

Além disso, a maioria das pessoas que opta por um navegador diferente do Chrome mantém, mesmo assim, a conta Google logada no dispositivo, que segue armazenando os dados de navegação e buscas. 

Quando pesquisamos, por exemplo, um novo modelo de tênis que acabou de ser lançado, o Google já registra esse interesse, assim como seu interesse por filmes de ação, quando você pesquisa por eles, ou por comida chinesa, quando você utiliza a ferramenta para encontrar o restaurante mais próximo. 

2. Dados de compra

Seus dados de compra também ficam registrados e são parte importante para que o Google entenda seu comportamento. Além de saber o que você compra, querem saber como faz isso e até mesmo quanto você ganha e qual seu status social. 

Essas importantes informações sobre seu comportamento não são as únicas coisas que são coletadas em suas compras: os dados dos cartões utilizados na transação também são registrados, juntamente com a forma de parcelamento, quando você optar por uma. 

3. Senhas de contas e serviços

Assim como os dados do cartão que você acabou de utilizar, outras senhas e acessos ficam registrados, seja para facilitar o login ou a digitação com a ferramenta de preenchimento automático. 

Se você fizer login em qualquer rede social, por exemplo, perceberá que o navegador oferece, imediatamente, que aquela senha seja salva para os próximos acessos.

Mesmo que você opte por não armazenar, nesse primeiro momento, em seu próximo login irá notar o preenchimento automático do e-mail utilizado. 

dados guardados pelo google

4. Histórico de localização

Não deve ser surpresa pra você que o Google Maps, principal ferramenta de GPS do país, seja também parte do maior buscador do mundo, não é mesmo? 😅

Essa tão essencial aplicação solicita permissão para armazenar suas informações já no primeiro uso e, a partir daí, mesmo minimizado, vai registrar tudo. 

Seu histórico de localização é salvo, suas preferências em relação a rotas a pé, de ônibus ou de carro também. Além disso, o Google sabe todos os estabelecimentos que você já visitou, quando visitou e quanto tempo permaneceu em cada um deles. 

5. Visualizações do YouTube

O YouTube também é gerenciado pela Google. Todo o caminho que você faz dentro do aplicativo é registrado. Suas buscas, vídeos relacionados nos quais clicou, os comentários feitos e até mesmo os dislikes. 🤔

Tudo isso é usado para mapear seus gostos e oferecer recomendações futuras mais assertivas, além de publicidade baseada em seus interesses

Basicamente, tudo que aparece de forma espontânea no YouTube não é tão espontâneo assim. Entenda melhor os motivos pelos quais o Google guarda e como utiliza essas informações, a seguir.

Por que o Google guarda dados dos usuários?

Se você se assustou com a quantidade de informações que as ferramentas armazenam sobre você, não se preocupe: tudo isso é utilizado para melhorar sua experiência na internet e o Google não é o único que trabalha dessa forma. 😉

Cada vez mais as empresas investem na captação de dados do usuário a fim de oferecer a experiência mais personalizada possível. Alguns exemplos são o Facebook, a Apple e a Samsung. 

Tudo que é armazenado sobre seu comportamento é usado para te oferecer os melhores resultados e os melhores anúncios. É como se o Google tivesse uma inteligência artificial que pega todos os dados únicos e cria uma personalidade virtual baseada nos seus interesses e no comportamento que você tem na internet.

A partir daí, esse perfil é usado para definir o que irá ou não aparecer para você em forma de anúncio, recomendações do YouTube. Ele também serve para gerar conteúdo para o próprio usuário, como acontece, por exemplo, com a integração do aplicativo de fotos (Google Fotos), e Mapa (Google Maps), que separam suas fotos em pastas conforme a localização em que elas foram tiradas. 

Outro exemplo interessante envolvendo o aplicativo de fotos é sua integração com a agenda de contatos, que identifica os rostos e atribui aos registros já existentes, possibilitando a criação de álbuns personalizados e da busca por pessoas específicas dentro de seus registros fotográficos. 

Mas afinal, temos escolha?

Apesar de se tratar de uma empresa gigante que tem toda a responsabilidade e pode responder judicialmente caso suas informações sejam utilizadas de forma errônea ou prejudicial, é compreensível que muitas pessoas não se sintam à vontade para compartilhar tantos dados com a Google.

Mas a verdade é que você tem escolha sim! Embora a maioria das ferramentas precise dessas permissões para funcionar, existem maneiras de ter mais controle sobre essa partilha, já que elas dependem de sua autorização. 😉 

Em alguns casos é possível limitar os dados guardados pelo Google. Entretanto, em algumas circunstâncias a única forma de não compartilhar dados é deixando de usar as ferramentas

É possível, por exemplo, excluir todo o histórico do Google, mas caso você volte a utilizá-lo, as buscas voltarão a ser registradas, com exceção da navegação em guia anônima. 

O Google também permite que você escolha ver menos anúncios com temas que sejam sensíveis para você, como os relacionados à gravidez, álcool, emagrecimento ou jogos de azar. 

É possível, ainda, ter acesso às informações que a empresa detém de você e escolher caso queira excluir alguma em específico. Confira na sequência.

Como descobrir os dados salvos em sua conta Google?

Como já dissemos, todos os dados coletados durante sua navegação podem e devem ser disponibilizados para sua conferência e controle, e a Google leva isso a sério! É possível não só visualizar, como também baixar todos os rastros deixados pelas suas movimentações.

Independentemente de qual aplicativo você tenha usado, em um só lugar é possível ter acesso a tudo que é salvo pelo Google Drive, YouTube, contatos e muito mais. Confira a passo a passo a seguir: 

  1. Na página inicial da sua conta Google, clique em “Dados e privacidade”; 
  2. Em seguida, clique em “Dados de apps e serviços que você usa” 
  3. Entre em “Apps e serviços”
  4. É disponibilizado o download de todos os dados unificados e, também, é possível baixar separadamente o de cada aplicativo integrado. 

A Google disponibiliza tutoriais para orientar o acesso e, também, o download dos dados coletados. Dessa forma, ela possibilita ao usuário gerar um arquivo com todas suas informações. 

Posso apagar meus dados?

Com o acesso aos dados guardados pelo Google é possível, também, gerenciá-los ou excluí-los. Através do Painel do Google você pode baixar todos os seus dados ou excluir alguns serviços específicos. 

É possível, por exemplo, remover todas as informações de comportamento registradas pelo YouTube, sem afetar os demais serviços, ou excluir todo o histórico de senhas recolhidas pelo Google Chrome sem perder as preferências salvas anteriormente. 

Além disso, no painel do Google está disponível a opção de excluir a conta. Essa é uma ação que não pode ser desfeita posteriormente, mas que pode ser de grande utilidade para quem pretende eliminar todos os rastros deixados em sua conta.

Considerações finais

São inúmeras as formas de coletar dados que o Google utiliza, mas todas essas informações são usadas para gerar uma experiência cada vez mais personalizada de navegação. 

Para garantir que essa partilha de informações seja o mais saudável possível, existem formas de apagar ou limitar o acesso da empresa, que também oferece acesso a todos os dados coletados de forma muito prática para que o usuário confira ou baixe. 

Além disso, ter uma navegação personalizada de acordo com os dados guardados pelo Google pode ser muito vantajoso. Afinal, é com base nisso que são feitas as recomendações mais atrativas para você, te conectando a coisas que gosta, mas ainda nem conhece. 

Gostou de ficar por dentro de como o Google capta e usa seus dados? Então não deixe de compartilhar esse post com aquele amigo que sempre se sente sendo vigiado pelo buscador e não sabe, exatamente, como essa mágica acontece. 😊

Navegue por tópicos

  • Quais dados o Google guarda sobre você?

    • 1. Histórico de pesquisa do Chrome

    • 2. Dados de compra

    • 3. Senhas de contas e serviços

    • 4. Histórico de localização

    • 5. Visualizações do YouTube

  • Por que o Google guarda dados dos usuários?

    • Mas afinal, temos escolha?

  • Como descobrir os dados salvos em sua conta Google?

    • Posso apagar meus dados?

  • Considerações finais

Tags:

  • Domínios

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários