Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Servidor dedicado: quais as vantagens de uma infraestrutura mais robusta

Compartilhe:

Saiba quais são os principais benefícios do servidor dedicado e como aproveitá-los, de forma que a solução não seja onerosa para o seu cliente ou empresa.

Quem trabalha com desenvolvimento de sites já sabe que o servidor dedicado tem diversas vantagens. Porém, uma dificuldade comum entre os profissionais é conseguir identificar para qual tipo de cliente este serviço é recomendado. Por isso, neste post vamos descrever os principais benefícios do servidor dedicado e como aproveitá-lo, de forma que a solução não se torne onerosa para o seu cliente ou empresa.

A principal diferença entre servidor dedicado e o compartilhado é exatamente a questão da exclusividade. Enquanto o primeiro tem os recursos reservados para os projetos de seu proprietário, o segundo é dividido entre centenas de usuários. O fato de ser exclusivo garante algumas vantagens como: maior liberdade para instalar o sistema ou outro tipo de aplicação que quiser, maior espaço de armazenamento, maior disponibilidade e flexibilidade, entre outros privilégios.

Nesse vídeo você aprenderá o que é um servidor dedicado. Para dominar de uma vez por todas o mundo dos sites, assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

Entenda para quem o servidor dedicado é recomendado

É importante esclarecer que o servidor dedicado não é recomendado para qualquer público. O motivo é basicamente o custo. Podemos tomar como exemplo o caso de uma startup recém-criada que ainda tem mais despesas do que lucro. Optar por uma hospedagem exclusiva pode comprometer muito o orçamento da empresa. Por isso, numa situação assim tende a ser melhor investir inicialmente no desenvolvimento da ideia e só quando o negócio se tornar rentável investir numa infraestrutura mais robusta, caso seja necessário.

Como falamos anteriormente, o servidor dedicado é indicado para clientes que contabilizam muitos acessos em seus site, e-commerces ou mesmo nos blogs. Podemos citar como exemplo empresas de grande porte que necessitam de um sistema online para manter todos os processos interligados, blogueiros e influenciadores digitais que recebem um alto tráfego em seus sites ou blogs, empresas que atuam no segmento de business intelligence, que armazenam um alto volume de dados, etc.

Sabemos que o desenvolvedor muitas vezes também exerce a função de consultor, principalmente quando envolve a aquisição de soluções para projetos web. Por isso, resolvemos detalhar algumas das vantagens do servidor dedicado. Você poderá usar este conteúdo para fundamentar suas orientações aos clientes que desejam ou necessitam contratar este tipo de serviço.

Assista o vídeo do canal TekZoom e aprenda com o Reinaldo Silotto as diferençass entre um Servidor Dedicado e outras infraestruturas robustas como um VPS.

5 vantagens do servidor dedicado HostGator

1. Performance

O servidor dedicado HostGator favorece a performance de sites e aplicações. Como é uma solução exclusiva, o tráfego costuma ser menor em comparação ao ambiente compartilhado, o que favorece a navegação e reduz o tempo de carregamento. Portanto, o servidor dedicado reduz a lentidão de sistemas e sites, contribuindo para a confiabilidade dos usuários e visitantes.

2. Autonomia

Outra vantagem do servidor dedicado é a autonomia que ele concede para o desenvolvedor ou para a equipe de TI, seja para a gestão do banco de dados, controle de acessos ou o painel administrativo, em geral. Com ele você tem total liberdade para instalar scripts e tem acesso a linha de comando como root.

3. Flexibilidade

Com essa solução você terá total controle sobre o ambiente de sua hospedagem e liberdade para instalar plugins, módulos e scripts que considerar necessário, diferente de hospedagens compartilhadas, que não concedem tanta flexibilidade aos usuários. O servidor dedicado também favorece a escalabilidade de projetos que crescem rapidamente ou têm picos de acesso.

Crie o seu site na HostGator!

4. Estabilidade

Outro aspecto significativo do servidor dedicado é estabilidade, que costuma ser superior pelo fato de ser exclusivo. Os servidores dedicados da HostGator ficam localizados em datacenters de primeira linha, com os melhores recursos de hardware e rede. Portanto, a infraestrutura proporciona mais condições de estabilidade e alto desempenho aos clientes.

5. Segurança

A preocupação com segurança se torna bem menor para quem opta pelo servidor dedicado. Principalmente pelo fato de que os acessos limitados e podem ser customizados de acordo com a necessidade. Além disso, no servidor dedicado você pode bloquear IPs de acordo com a necessidade, entre outras medidas de segurança.

Por fim, vale dizer que a HostGator oferece ainda o suporte dedicado para dar mais agilidade ao atendimento. Quer saber mais sobre servidor dedicado? Conheça o case da Prefeitura Municipal de Soledade, que resolveu falhas em seus sistemas internos usando o servidor dedicado da HostGator.

Navegue por tópicos

  • Conteúdo

  • Entenda para quem o servidor dedicado é recomendado

  • 5 vantagens do servidor dedicado HostGator

    • 1. Performance

    • 2. Autonomia

    • 3. Flexibilidade

    • 4. Estabilidade

    • 5. Segurança

Tags:

  • servidor dedicado
  • Servidor Dedicado Linux

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários