Nesta matéria, separamos 5 passos para você trabalhar por conta própria em 2020 e ainda uma lista de ideias para começar sem investir nada!

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

De acordo com a pesquisa GEM/2018, trabalhar por conta própria é o quarto sonho dos brasileiros. No entanto, empreender demanda mais esforço e disciplina que simplesmente cumprir uma carga horária de trabalho, recebendo uma quantia já garantida todo final de mês.

Mas não pense que é fácil ou mesmo que será uma maneira de trabalhar menos do que você trabalha hoje. Ainda que seja prestando serviços, ser seu próprio chefe vai permitir que você faça o seu próprio salário, defina quando quer tirar férias e trace suas metas pessoais e profissionais.

Se o seu sonho sempre foi trabalhar por conta própria, neste artigo vamos mostrar 5 passos de como você pode fazer isso ainda em 2020 e ainda dar dicas de áreas que estão em alta no momento.

Tópicos abordados neste artigo:

Será que você possui o perfil para empreender?

5 passos para trabalhar por conta própria em 2020

  • Planeje-se
  • Pesquise
  • Analise
  • Organize e divulgue seu portfólio
  • Registre seu domínio

Será que você possui o perfil para empreender?

Antes de fazer qualquer mudança no seu plano de carreira, é necessário entender se você possui um perfil para trabalhar por conta própria.

Por mais incrível que possa parecer, administrar seu próprio negócio também é muito difícil. Os empreendedores são mais ansiosos e experimentam mais estresse em sua rotina que a maioria das pessoas, por exemplo.

Afinal, quando você é responsável pelos resultados financeiros, toda a carga mental do sucesso ao fim do mês também cai sobre vocêO Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) elencou algumas características fundamentais para quem deseja trabalhar por conta própria. Aqui nós separamos as 3 principais:

  • Criatividade: um empreendedor precisa ter vontade de observar, ouvir e aprender.
  • Iniciativa: um empreendedor cria oportunidades de negócios, constrói seu network e age com proatividade em situações desconfortáveis
  • Perseverança: um empreendedor é movido pelo impacto, o que resulta em paixão e compromisso manter o rumo e seguir o caminho escolhido.

Além de possuir as características acima, você precisa de inteligência emocional para responder às seguintes perguntas de maneira honesta:

  • Possuo estabilidade emocional para correr riscos e dar a volta por cima caso eu não tenha sucesso na primeira oportunidade?
  • Conheço minhas limitações?
  • Estou disposto a trabalhar dobrado se for necessário?
  • Estou familiarizado com o meu negócio e o mercado no qual ele está inserido?

Se a resposta for sim e você está ciente dos riscos, saiba que trabalhar por conta própria pode ser uma das oportunidades mais gratificantes, estimulantes e interessantes que você terá. Aproveite os 5 passos abaixo para começar!

5 passos para trabalhar por conta própria em 2020

1- Planeje-se

Não aja por impulso e saia do seu atual emprego sem uma reserva de emergência. Caso já tenha uma poupança, certifique-se que o valor será o suficiente para manter suas despesas pessoais e investir no negócio que está planejando abrir.

Estabeleça um planejamento estratégico e comece devagar. Tenha metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais (SMART).

2- Pesquise

Pesquise tudo o que for relacionado ao nicho que deseja atuar. Retorno sobre investimento, oportunidades de parcerias, produtos que vendem mais e pesquisa de mercado são itens que devem constar no seu planejamento.

Lembre-se que você não precisa necessariamente desenvolver algo novo, mas oferecer um produto que seja de maior qualidade ou por um preço mais baixo. Também é importante atuar num nicho de negócio onde exista demanda, mas onde não haja muita competição.

No geral, há mais facilidade em desenvolver suas ideias em categorias que estão crescendo, são tendência ou possuem grandes perspectivas de inovação.

Depois de escolher um nicho de mercado e fazer sua pesquisa sobre ele, faça uma análise SWOT e pergunte-se quais são os pontos fortes e fracos de cada produto ou serviço?

Todas essas informações vão lhe ajudar a decidir se trabalhar por conta própria é realmente o que você quer para sua vida.

3- Analise

Analise as tendências do mercado e veja se suas qualificações profissionais lhe permitem empreender em alguma delas.

A internet viabilizou funções que podem ser executadas de forma remota e trazem a qualidade de vida que você almeja com a possibilidade de fazer seu próprio salário.

Confira abaixo ideias para começar a trabalhar por conta própria investindo pouco ou absolutamente NADA:

Informática

Assistência técnica e informática Tecnologia estão em quase tudo que tocamos hoje em dia. Segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas do Instituto FGV, hoje no Brasil existem mais de 230 milhões de celulares em uso. Isso significa 1,6 aparelho por habitante.

Sem falar em notebooks, computadores e tablets, ou seja, um vasto mercado para começar a trabalhar por conta própria como técnico de informática ou consertando celulares. Existem centenas de cursos online e os mais básicos são de curta duração – o que permite começar a trabalhar rápido e ir se especializando aos poucos.

E-commerce

Diferente de prestar um serviço como freelancer ou PJ, aqui existe a oportunidade de não apenas trabalhar por conta própria, mas sim de realmente abrir seu próprio negócio.

Seja qual for o tipo de produto que esteja pensando em vender, não se esqueça de fazer um bom plano de negócio e pesquisar sobre o mercado.
Tenha em mente qual será o principal diferencial da sua empresa, qual será o valor que você oferecerá que vai destacar seu produto dos seus concorrentes.

Lembre-se que uma loja virtual é imprescindível caso você ainda não tenha recurso para investir em uma loja física.

Marketing de conteúdo

Há alguns anos o marketing de conteúdo vem se tornando a principal estratégia de captação de clientes na internet. A rede é democrática permite que pessoas e empresas publiquem seus serviços, produtos ou conteúdo de forma igualitária.

Logo, publicidades pipocando na tela do computador pararam de fazer efeito e as pessoas passaram a dar mais atenção para o que gera valor. Por isso produzir conteúdos com este propósito é campo fértil de oportunidades na internet.

Redação, fotografia, edição de vídeos, gestão de redes sociais, design, produção de sites e mais uma infinita lista de trabalhos são algumas das atividades que você pode executar ao trabalhar por conta própria.

4- Organize e divulgue seu portfólio

Pouco importa a opção que você tenha reconhecido como a mais adequada ao seu perfil, os cursos de especialização realizados ou mesmo o dinheiro investido no seu próprio negócio se ninguém souber que você existe.

Por isso, é muito importante que você divulgue seu produto ou serviço. Para prestadores de serviço como designers e redatores, uma excelente opção é montar um portfólio em uma página na internet. O ideal é inserir trabalhos já feitos, currículo profissional e informações de contato.

Com um site, é possível criar anúncios e fazer seu portfólio aparecer para pessoas em busca dos serviços que você realiza. As campanhas no Google são uma ótima maneira de divulgar seus serviços: são baratas e você pode começar investindo R$ 20.

5- Registre um domínio

Para divulgar o portfólio, a página de serviços ou o e-commerce, você vai precisar registrar um domínio na internet.

Certifique-se de que ninguém está usando o nome que você pensou em utilizar no site. Você pode fazer esta pesquisa através da ferramenta WHOIS: é totalmente gratuito e ainda lhe fornecerá informações valiosas sobre o domínio.

Depois que você verificou a disponibilidade, está na hora de escolher a empresa que vai cuidar da hospedagem do seu site. A HostGator possui o melhor custo-benefício do mercado brasileiro e você tem várias opções de planos para escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades.

Em conclusão: empreender é uma jornada que no início pode parecer confusa e muito difícil. Mas, com persistência, é possível trabalhar por conta própria e ainda obter sucesso se você souber usar a tecnologia a seu favor. Boa sorte!