Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba alguns recursos que você pode usar caso esteja interessado em saber como traduzir um site para outro idioma.

Você já deve ter se deparado com a necessidade de traduzir um site em algum momento. Isso pode acontecer por vários motivos, como acessar conteúdos estrangeiros ou por precisar entender informações em outro idioma. 

Felizmente, com o avanço da tecnologia, tem sido cada vez mais fácil realizar essa tarefa. Neste artigo, vamos explorar diferentes métodos e ferramentas disponíveis para traduzir um site. Eles vão desde os recursos integrados nos navegadores até aplicativos específicos para dispositivos móveis. Vamos lá?

BNN

Como traduzir um site?

Ao acessar um site em outro idioma, pode ser útil contar com ferramentas de tradução para compreender melhor o conteúdo apresentado. Existem várias maneiras de traduzir um site, vamos explorar algumas delas!

Usando o Google Chrome

Em geral, o Google Chrome oferece uma opção de tradução automática integrada. Em muitos casos, ao acessar um site em outro idioma, o navegador exibe uma barra de informações na parte superior da página. Quando ela aparecer, basta indicar que deseja usar a opção de traduzir o conteúdo para o idioma de sua preferência.

Contudo, a tradução automática não é a única forma de traduzir uma página da web. Com o Chrome, você pode utilizar também extensões e as próprias configurações do navegador. Vamos ver um pouco mais sobre essas opções de tradução.

Tradução automática do Google Chrome

1 – Acesse o site que deseja traduzir: abra o Google Chrome e acesse o site que deseja traduzir para o seu idioma.

2 – Barra de informações de tradução: se o site estiver em um idioma diferente do seu, o Google Chrome detectará de forma automática. Depois, ele exibe uma barra na parte superior da página, oferecendo a opção de traduzir o conteúdo para o idioma de sua preferência.

3 – Tradução instantânea: clique no botão de tradução na barra de informações. O Chrome traduzirá todo o conteúdo do site para o idioma selecionado, permitindo que você o leia facilmente.

Como traduzir um site
Traduzindo um site com o Google Chrome.

Essa ferramenta de tradução segue a regra do idioma que você configurou no seu navegador, mas você pode alterar isso caso prefira. Ao clicar nos três botões na lateral do pop-up do tradutor automático, você terá algumas outras opções de tradução e configurações, como:

  • Escolher outro idioma.
  • Escolher traduzir todas as páginas que estiverem no idioma da página que está sendo visitada.
  • Escolher nunca traduzir daquele idioma. Essa opção é ótima para quem está querendo aprimorar o aprendizado em um novo idioma. 
  • Nunca traduzir o site sendo visitado.
  • Denunciar algum erro, como, por exemplo, “a página não está em inglês”.
Como traduzir um site

Uma outra forma muito simples é clicando com o botão direito do seu mouse e abrindo a caixa de diálogo. Basta clicar na opção “traduzir para português” que toda a página será traduzida de maneira automática.

Como traduzir um site

Agora, vamos supor que você esteja lendo um conteúdo em outro idioma, mas não compreendeu apenas uma determinada parte ou palavra do conteúdo. No Chrome você também pode traduzir alguns trechos selecionados do conteúdo. Basta seguir esses passos:

  • Selecione o conteúdo que quer traduzir;
  • Clique com o botão direito em cima dele;
  • Clique em “traduzir seleção para portugues” (ou para o idioma que você tiver configurado no seu navegador);
  • Em seguida, o Chrome abrirá um pop-up com a tradução apenas do trecho selecionado na parte superior da tela e pronto!
Google Chrome também pode traduzir trechos de um site.

Configurações de tradução e idioma do Google Chrome

O Google Chrome também oferece algumas configurações adicionais que podem ser úteis para a tradução de sites:

Configurações de idioma: Você pode personalizar as configurações de idioma do Chrome acessando o menu de configurações e selecionando “Configurações”. Em seguida, vá para “Idiomas” e adicione os idiomas que você deseja usar para tradução.

Configurações de tradução: Dentro das configurações do Chrome, você também pode encontrar opções específicas para tradução. Aqui, você pode definir o idioma de destino padrão para traduções automáticas. Dá até para escolher se deseja que o Chrome ofereça traduções automáticas sempre que detectar um idioma diferente.

Extensões do Google Chrome

Caso você queira explorar outras ferramentas de tradução, o Google Chrome também oferece uma variedade de extensões. Aqui estão algumas extensões populares que podem ser úteis:

  • Mate Translate: esta é outra extensão popular que oferece recursos avançados de tradução. Além de traduzir o texto, ela também permite ouvir a pronúncia das palavras traduzidas, realizar traduções offline e muito mais.
  • ImTranslator: esta extensão oferece uma ampla gama de recursos de tradução. As opções incluem tradução de texto, páginas da web inteiras, correção ortográfica, transcrição de voz e muito mais. Seu diferencial é que ele utiliza diversos tradutores, como o do Google Translate e da Microsoft Translator. 

Usando o Google Tradutor

Além de utilizar a tradução automática integrada nos navegadores, você também pode acessar diretamente a ferramenta de tradução do Google. Basta copiar o URL do site que deseja traduzir e colá-lo na barra de tradução do Google. Em seguida, selecione o idioma de origem e o idioma de destino, e a ferramenta traduzirá o conteúdo do site para você.

Como traduzir site com o Google Tradutor
Traduzir um site com o Google Tradutor é simples.

Usando o Firefox

Assim como o Google Chrome, o Firefox também possui uma função de tradução automática. Ao acessar um site em um idioma diferente, o navegador exibe uma opção para traduzir o conteúdo na parte superior, do lado direito. Clique nessa opção e o navegador Firefox irá traduzir o todo site para o idioma escolhido.

Como traduzir um site
Método de tradução de stie com o Firefox.

Usando o Microsoft Edge

O Microsoft Edge, o navegador da Microsoft, também oferece uma opção de tradução automática. Como nos navegadores anteriores, você encontra a opção de traduzir o seu site no lado direito da barra de navegação. Basta clicar nessa opção para que o navegador traduza o site para o idioma desejado.

Como traduzir um site
Traduzindo um site com o Edge.

Usando o Safari

No Safari, o navegador da Apple, o modo de tradução não é muito diferente dos demais. Basta acessar o site desejado e ativar a opção de tradução para o idioma de sua preferência. 

Usando o Android

O Android, sendo um sistema operacional versátil e altamente personalizável, oferece diversas opções para traduzir sites diretamente de seu dispositivo móvel. Vamos ver algumas dessas opções.

1. Google Chrome

O Google Chrome para Android oferece uma função de tradução automática semelhante à versão para desktop. Ao acessar um site em um idioma que você não compreende, o navegador exibe uma opção para traduzir o conteúdo. Basta tocar nessa opção para que o Chrome traduza o site para o idioma selecionado.

2. Aplicativos de Tradução

Existem vários aplicativos de tradução disponíveis na Google Play Store que podem ser úteis para traduzir sites. Alguns aplicativos oferecem a função de tradução instantânea usando a câmera do dispositivo. Aliás, isso pode ser especialmente útil para traduzir texto em tempo real em sites ou placas.

Além disso, muitos desses aplicativos permitem traduzir texto copiado para a área de transferência. Dessa forma, você pode copiar o texto de um site e colá-lo no aplicativo para obter uma tradução rápida e precisa.

3. Assistente do Google

O Assistente do Google pode ser uma ferramenta útil para traduzir sites em tempo real. Basta ativar o Assistente e dizer “traduza este site para [idioma]”, e o assistente traduzirá o site para o idioma desejado.

Além disso, o assistente do Google pode ser integrado a outros aplicativos e serviços. Isso significa que você pode acessar facilmente recursos de tradução em aplicativos de terceiros usando comandos de voz.

Usando o iOS

Assim como o Android, o sistema operacional iOS oferece diversas opções para traduzir sites diretamente de seu dispositivo móvel. 

1. Safari

O navegador Safari, nativo do iOS, oferece uma opção de tradução automática. Ao acessar um site estrangeiro, o Safari detecta o idioma e oferece a opção de traduzir o conteúdo.

Para traduzir um site no Safari, basta tocar no botão de “AA” localizado no canto esquerdo da barra de endereço. Em seguida, selecione “Traduzir para [idioma]” para que o Safari traduza o conteúdo do site.

2. Assistente Siri

A Siri pode ser uma ferramenta útil para traduzir sites em tempo real. Você pode ativar a Siri e seguir o mesmo passo que no Android, dizendo “traduza este site para [idioma]”.

3. Aplicativos de Tradução

Assim como no Android, existem vários aplicativos de tradução disponíveis na App Store que podem ser úteis para traduzir sites. Alguns aplicativos oferecem recursos avançados, como tradução de texto em tempo real usando a câmera do dispositivo.

Conclusão

Traduzir um site pode ser uma tarefa simples e rápida, graças às diversas ferramentas e recursos disponíveis nos navegadores e dispositivos móveis. 

Das opções de tradução automática integradas nos navegadores mais populares aos apps, é possível acessar conteúdos em diferentes idiomas com facilidade. 

Navegue por tópicos

  • Como traduzir um site?

    • Usando o Google Chrome

    • Tradução automática do Google Chrome

    • Configurações de tradução e idioma do Google Chrome

    • Extensões do Google Chrome

    • Usando o Google Tradutor

    • Usando o Firefox

    • Usando o Microsoft Edge

    • Usando o Safari

    • Usando o Android

    • Usando o iOS

  • Conclusão

Tags:

  • Domínios

Carolina Boratino

Analista de SEO, estrategista de conteúdo e redatora com 7 anos de experiência. Já trabalhou com grandes marcas do mercado e tem experiência tanto no mundo freela, quanto em grandes agências, com clientes renomados. Escreve sobre SEO, tecnologia e marketing no geral.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários