11 anos da plataforma Wordpress

WordPress: o CMS que mudou a forma de publicar e gerenciar conteúdo

terça-feira, 27 de maio de 2014 | Comentários

Escrito por

Considerada uma das plataformas mais populares para gerenciamento de conteúdo da internet, o WordPress é utilizado por 28% da internet em todo o mundo (W3 Techs) e conquista um público cada vez mais conectado. Criado em 27 de maio de 2013 a partir da plataforma b2/Cafelog (confira o artigo em inglês), o CMS vem passando por atualizações constantes a cada nova versão que é lançada.

WordPress: o que torna a plataforma tão popular

O CMS permite a publicação, gerenciamento e organização de uma ampla variedade de conteúdos para sites, blogs e lojas virtuais. Mas, no final das contas, o que torna o WordPress tão relevante entre seus usuários?

A resposta parece estar na combinação dos fatores abaixo, que certamente fazem muita diferença em uma plataforma para gerenciamento de conteúdo:

  • Fácil de usar: o painel de controle do WordPress é bastante intuitivo, fácil de usar e customizar, o que permite o uso da plataforma mesmo por usuários que não têm conhecimento de programação.
  • Licença de código aberto: em função destas características, o WordPress conta com a contribuição de muitos profissionais, o que amplia o número de atualizações, correções de bugs e o acréscimo de novas funcionalidades.
  • Extensão através de plugins: além das funções do próprio CMS, é grande o número de plugins disponíveis para estender e/ou adicionar novas funções ao WordPress. Para começar, você pode conhecer o diretório de plugins da plataforma, com mais de 10 mil plugins gratuitos.
  • Grande acervo de temas: a cada ano cresce o número de temas disponíveis para a plataforma. São milhares de opções, disponíveis em sites na internet e também no acerto disponibilizado pelo diretório de temas do WordPress.
  • Documentação mais completa que qualquer outro CMS: o Codex reúne um grande acervo de informações e traz uma documentação bem extensa da plataforma, com passo a passo para realizar a maioria das funções, além de dicas das ferramentas.

Para quem está em busca de um site em WordPress, selecionamos alguns temas que já foram abordados nos canais da HostGator, que podem auxiliar na instalação, tradução, utilização e também na otimização da performance.

Confira alguns conteúdos que separamos:

Preparado para começar seu site ou blog WordPress? Se tiver outras dúvidas, compartilhe conosco no espaço para comentários ou acesse os outros conteúdos que a HostGator disponibiliza aqui no blog, na FAQ e no Fórum.

Tags:
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar