Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

5 pontos que você deve considerar na hora de escolher o serviço de hospedagem

5 pontos que você deve considerar na hora de escolher o serviço de hospedagem

Compartilhe:

Você já ouviu falar que “se não está no Google, não existe”? A rede de notícias BBC Brasil chegou a dizer que se um novo ditado popular fosse criado, poderia ser este. Pode parecer um exagero, mas a verdade é que todos que desejam um lugar ao sol precisam estar na internet. Portanto, criar um […]

Você já ouviu falar que “se não está no Google, não existe”? A rede de notícias BBC Brasil chegou a dizer que se um novo ditado popular fosse criado, poderia ser este.

Pode parecer um exagero, mas a verdade é que todos que desejam um lugar ao sol precisam estar na internet. Portanto, criar um site deixou de ser uma estratégia complementar e se tornou imprescindível. Por isso, neste post vamos apresentar alguns pontos que você deve considerar ao escolher um serviço de hospedagem.

A decisão de ter um site envolve vários aspectos, como a escolha de um domínio para representar o seu projeto, o registro, a definição do serviço de hospedagem e o gerenciador de conteúdo. Você precisa estar atento a vários detalhes, mas fique tranquilo: criar um site pode ser muito mais fácil do que parece. Se você considerar as dicas que apresentamos a seguir, é possível que consiga criar o seu site sozinho. Então, vamos lá!

Serviço de hospedagem: quais pontos analisar

1. Tipo de site

Antes de escolher um serviço de hospedagem é importante que você saiba qual é o tipo de site mais adequado para o seu negócio ou projeto. Os mais comuns são: institucional, loja virtual, blog, portal e one page (os sites de uma única página).

Cada um desses formatos possui características e cuidados específicos: enquanto uma loja virtual precisará ter mais atenção com a segurança, por exemplo, no blog é interessante estimar os picos de acesso, de acordo com a periodicidade das publicações.

Essas informações podem interferir diretamente na escolha do serviço de hospedagem, pois vão servir de orientação para você escolher a opção ideal para a sua necessidade. É importante mensurar também a possibilidade de expansão do seu site – o quanto ele irá crescer ao longo do tempo – e escolher um serviço de hospedagem que suporte essa ampliação.

2. Capacidade de armazenamento e transferência

É comum que os planos de hospedagem tenham capacidades de armazenamento e transferência diferentes, justamente para que você consiga escolher o mais adequado para o seu site. A HostGator Brasil oferece planos com capacidade de armazenamento de 100GB a 150GB (nos planos de hospedagem compartilhada), todos com transferência ilimitada.

Preocupar-se com o armazenamento é importante, pois se o site que você pretende criar terá muitas fotos e vídeos poderá ocupar mais espaço do serviço de hospedagem – e aí vale contratar um plano maior, caso contrário, não há necessidade de pagar por algo que não irá usar.

Confira também o adicional de cada plano: na HostGator, você pode criar contas de e-mail grátis, usar o criador de sites e ter o certificado SSL gratuito.

3. Disponibilidade

Você já ouviu falar em uptime? Esse é o termo que define a disponibilidade de um servidor, ou seja, quanto maior for o uptime, maior é a garantia de que o seu site estará disponível.

Para exemplificar, vamos supor que um hosting tenha o uptime baixo. Isso significa que o seu site poderá ficar indisponível por várias horas durante um único mês. Por isso, é indispensável escolher serviço de hospedagem com a maior disponibilidade possível.

A HostGator é uma empresa que prioriza o uptime, para que o seu site esteja sempre no ar – e por conta disso, oferecemos uma garantia de 99,9% de uptime. Em resumo, é isso que você precisa para evitar dor de cabeça com indisponibilidades de rede no servidor contratado.

4. Investimento

Você certamente já sabe que deverá calcular o investimento necessário para a criação e manutenção do seu site. Porém, o mais importante é avaliar o custo em relação ao benefício. Não basta oferecer o preço mais acessível e não ter um bom uptime e cuidados com a segurança.

Dessa forma, fique atento e compare os valores de cada plano e o que está incluso. Novamente, a HostGator é uma referência, pois oferece o serviço de hospedagem com o melhor custo-benefício do mercado.

5. Atendimento e suporte especializado

O suporte é outro fator fundamental na escolha de um serviço de hospedagem. Afinal, um eventual problema pode ocorrer em qualquer momento, inclusive num fim de semana ou feriado. Então, antes de bater o martelo verifique se a empresa que pretende contratar oferece atendimento 24 horas por dia, nos sete dias da semana e durante o ano todo.

O idioma também é uma questão importante, pois se o suporte for todo em inglês e você só fala português, isso pode ser um complicador. Busque um serviço de hospedagem que esteja pronto para atendê-lo em qualquer momento, e ofereça diferentes canais, como chat, e-mail e até ouvidoria.

Conclusão

Agora que você já sabe quais fatores considerar, será mais fácil escolher um serviço de hospedagem. Lembre-se também de mensurar o tamanho do seu site: pequeno, médio ou grande? Cada um terá uma quantidade de páginas e isso interfere diretamente no espaço que o site irá ocupar no servidor.

Por fim, pesquise a reputação da empresa no mercado, para não colocar em risco todo o planejamento desenvolvido para a criação do site.

Navegue por tópicos

  • Serviço de hospedagem: quais pontos analisar

    • 1. Tipo de site

    • 2. Capacidade de armazenamento e transferência

    • 3. Disponibilidade

    • 4. Investimento

    • 5. Atendimento e suporte especializado

  • Conclusão

Tags:

  • hospedagem de site

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários