Quer começar no mundo digital com tudo? Fica tranquilo, preparamos um material especial com muitas dicas desses processos iniciais!

Comprou uma hospedagem de sites e quer colocar seu site no ar de forma segura e eficiente? Ou, ainda não tem uma hospedagem? Então, esse post é para você! Seja muito bem-vindo, nesse artigo irei abordar o que tem de mais importante a ser feito para começar a sua presença online com o pé direito. Será abordado e-mail, configurações iniciais da hospedagem, ativação de SSL, começando com um site otimizado e seguro, além de você ser apresentado a duas ferramentas de criação de site o WordPress e o Criador de sites, tudo isso e muito mais. Então não perca tempo e vem comigo! :^)

Aulão da HostGator para novos clientes!

Confira o aulão completo no canal da HostGator Academy no YouTube:


Como comprar hospedagem de sites

O primeiro passo para começar a presença online é escolher o plano ideal para o seu projeto, no nosso aulão mencionamos os planos P, M e Turbo, para conferir em mais detalhes o que cada um fornece para o usuário, confira essas informações:

E caso seja do seu interesse, também temos outros produtos relacionados a hospedagem de sites!

Plano Plus

Para quem busca um plano de um único domínio, mas que tenha a mesma robustez de um plano Turbo, temos o plano Plus, certamente vale a pena dar uma conferida na página dele onde é esclarecido suas vantagens, e tendo o diferencial de possuir um datacenter localizado no Brasil.

Planos de Revenda

Já pensou em fazer a revenda de hospedagem? Se você já tem certa bagagem com hospedagem de sites, esse produto certamente será bem mais fácil de utilizar. As revendas permitem que o usuário crie planos de hospedagem em um dos nossos servidores e venda esse espaço para seus clientes da forma que preferir. Confira mais a respeito dos nossos planos de revenda de hospedagem!

Servidores VPS/Dedicados

Também temos nossos produtos que dão um grande poder de processamento para os usuários, são eles os Servidores VPS/Dedicados. Dessa linha temos 3 categorias de produtos:

Então se você tem interesse em personalizar seu ambiente, coisa que só poderia ser feita utilizando um acesso root, não deixe de conferir esses produtos!

Configurações iniciais da sua hospedagem

No Aulão da HostGator mencionamos algumas configurações iniciais que você pode estar realizando para começar sua presença online. Nós mencionamos dois procedimentos importantes:

  • Configuração das DNSs: esse é o primeiro passo e o mais importante, ele é necessário para vincularmos o domínio que você possui a sua hospedagem na HostGator. Se você possui domínios que não foram adquiridos aqui sugiro conferir esse outro guia para saber como configurar seu domínio no seu plano de hospedagem.
  • Configuração do SSL: outra parte bem importante que irá definir a segurança as pessoas que acessarem seu(s) site(s). A princípio, você não precisará cuidar dessa parte, porque os domínios hospedados no seu plano ganham a instalação e ativação do certificado SSL gratuitamente e de forma automática. Se você perceber problemas com seu certificado SSL, confira nesse outro guia o que fazer se o SSL não estiver funcionando.
  • Criação de página fácil: a ferramenta página fácil é muito útil para aqueles que querem deixar já algum conteúdo no seu site, como um endereço de contato ou número de telefone, apenas para que o espaço do site não fique vazio durante o desenvolvimento do mesmo. Veja nessa outra seção, como realizar a configuração da página fácil.

Como configurar o e-mail Titan

Na HostGator, os planos de hospedagem compartilhado possuem uma excelente ferramenta de e-mail, o Titan. Essa ferramenta possui um ótimo filtro de spam, e uma alta reputação dos servidores da Titan, o que evita e muito ter seus e-mails taxados por SPAM.

Temos três categorias de plano Titan que você pode conferir em mais detalhes na própria página do produto. São eles:

  • Plano de E-mail Grátis: esse plano já vem em todos os planos compartilhados, onde você pode criar até 1000 contas de e-mail cada uma com 1GB de armazenamento (esse armazenamento não é utilizado do espaço do plano).
  • Plano Essentials: esse plano é um upgrade para 10GB de armazenamento. Você paga um valor por conta que você quer com esse espaço, e essas contas terão os 10GB de armazenamento invés dos 1GB.
  • Plano Premium: esse plano é um upgrade para 30GB de armazenamento. Você paga um valor por conta que você quer com esse espaço, e essas contas terão os 30GB de armazenamento invés dos 1GB.

Se interessou? Confira algumas outras vantagens de fazer um upgrade nesse outro artigo: Qual a diferença entre os planos de e-mail Titan?


Ativando o criador de sites

Criador de sites VS WordPress

Uma das primeiras decisões que você precisa se fazer ao iniciar o desenvolvimento do seu site é: qual ferramenta de criação de sites eu usarei?

Existem diversas ferramentas voltadas para as mais diversas categorias de site. Vamos comparar rapidamente às duas ferramentas mais populares aqui na HostGator, o WordPress e o Criador de sites.

  • O Criador de sites é uma ferramenta original da HostGator, ela é bem amigável ao desenvolvedor e bem simples de ser utilizada. Foi criada para o público mais leigo no desenvolvimento de sites, de forma que mesmo sem experiência alguma, você conseguirá criar um site agradável visualmente e bem funcional. Suas opções são um pouco restritivas e você não tem um vasto poder de personalização, mas mesmo assim consegue configurar coisas como uma loja, blog, landing page. Também tem ferramentas para configurar um contato de Whatsapp e possui um calculador de frete para os seus produtos.
  • O WordPress possui uma experiência levemente mais complexa que o criador, mas ainda assim muitos leigos conseguem se virar com essa ferramenta. O WordPress por ser de Software livre e gratuito acabou conquistando uma grande comunidade que se auto-alimenta criando conteúdos como temas e plugins para tornar a ferramenta ainda mais completa. Tendo isso em vista, a capacidade de personalização do WordPress é muito grande, e, para aqueles que buscam criar um site bem otimizado e rápido, vão conseguir se dar bem melhor com essa ferramenta.

Primeiros passos com o criador

Se você viu que essa ferramenta funciona melhor para o seu perfil e quer utilizar o criador, confira nosso vídeo falando um pouco mais sobre a ativação e utilização dessa ferramenta:


Iniciando um site com WordPress

Ao começar a construção de um site WordPress, tem pontos estruturais, principalmente de segurança e otimização, que precisam ser criados logo de início. Muitas pessoas cometem o erro de se preocupar com segurança e otimização depois de já ter criado o site inteiro e ver que ele está lento ou com malwares.

Então para evitar problemas no futuro, temos algumas dicas especiais para você que está começando agora com o WordPress:

  1. Tenha um tema bem otimizado. É sempre bom pesquisar se o tema que você quer utilizar tem um bom desempenho, pois, ter que se preocupar com isso depois que o site estiver pronto vai ser bem mais complicado. Sugiro fortemente conferir nosso outro artigo onde sugerimos 7 dicas que irão ajudar a proteger seu site WordPress de malwares.
  2. Mantenha sempre seu WordPress, plugins e temas atualizados. Esse é um dos melhores hábitos que você como desenvolvedor deve ter, manter seu sistema atualizado evita vulnerabilidades para seu site e que também costuma garantir uma melhor otimização. Lembre-se sempre de realizar backups preventivos na hora de realizar essas atualizações, de modo a evitar a perda do seu site em caso de alguma incompatibilidade com a atualização.

Como configurar um backup da sua hospedagem

Backup é algo muito importante para um desenvolvedor, a todo instante surgem pop-ups de atualização de um plugin aqui ou ali, e infelizmente ocorre vez ou outra a desconfiguração do site/banco de dados e nessas horas o backup precisa estar em mãos.

Se você ainda não sabe como criar um backup, fique tranquilo, temos outro artigo que ensina como fazer um backup completo.


Produtos extras

Por fim, mas não menos importante, temos nossos produtos extras que podem agregar, e muito, para sua experiência como cliente. São eles:

  • SiteLock: O SiteLock é uma ferramenta que irá garantir segurança e credibilidade para o seu site. Com ele você pode ter um selo de segurança para o seu site, ter escaneamentos diários dos arquivos da sua hospedagem e também dos seus bancos de dados, monitoramento de blacklists e muito mais. Confira mais a respeito na página do produto!
  • CodeGuard: O CodeGuard é ideal para quem quer configurar uma rotina de backup automática para a hospedagem, a ferramenta também tem a funcionalidade de monitoramento diário de alterações no site, restaurações completas do site e também permite o usuário a realizar o acesso SFTP e FTP.
  • HostGator Academy: Conheça os mais diferentes cursos no HostGator Academy, aqui você poderá desenvolver ainda mais o seu conhecimento no mundo digital além de explorar mais as ferramentas de desenvolvimento de site. Você poderá estudar a hora que quiser e com professores com experiência no mercado! Ta esperando o que para conferir essa?

Considerações Finais

Bom, depois de todas essas dicas, você já vai estar mais que pronto para começar com tudo no mundo digital! Se sentiu falta de algum conteúdo não abordado ou então tem alguma sugestão, deixa aí nos comentários que podemos trazer mais materiais no futuro. Além disso, também deixo de indicação esses outros artigos que devem auxiliar no início dessa jornada:

Também não deixe de conferir a maratona de vídeos tudo sobre hospedagem de sites no YouTube no canal HostGator Academy

Até a próxima! :^)