Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

A carta de apresentação pode ser uma peça fundamental para conquistar o emprego desejado. Confira aqui algumas dicas para montar a sua!

A carta de apresentação é um elemento fundamental no currículo para valorizar suas competências e te ajudar a conseguir o tão almejado emprego. 

Esse elemento muitas vezes é pouco considerado pelos candidatos, embora seja fundamental para o recrutador e possa fazer a diferença na fase de seleção para uma vaga de emprego. 

Se você deixar de lado a elaboração da carta de apresentação, perderá a oportunidade de dizer aos seus potenciais empregadores quem você é, por que eles deveriam contratá-lo e, assim, se diferenciar de outros candidatos.  

Neste artigo, você encontrará dicas e truques sobre como escrever uma carta de apresentação com sucesso. Confira! 

O que é carta de apresentação? 

Então, o que é uma carta de apresentação? Nada mais do que um texto no qual nos apresentamos como candidatos a empresas. Trata-se de uma forma de estabelecer contato com os gestores de recursos humanos da empresa, mas não só isso. É também uma excelente oportunidade para explicar melhor o seu potencial e posicionamento. 

O curriculum vitae (CV) é uma ótima ferramenta, mas não devemos esquecer que é muito conciso. Só pelo currículo não é possível entender tudo sobre o candidato, suas motivações, suas aspirações, suas habilidades e alguns traços de sua personalidade. 

Assim, o objetivo da carta de apresentação é precisamente este: poder se apresentar à empresa, explicar, e não repetir, os pontos salientes do seu currículo e criar um primeiro contato que desperte interesse. 

carta de apresentação

Como fazer uma carta de apresentação?  

Agora que você sabe o que é, vamos ver juntos algumas dicas de como fazer uma carta de apresentação de forma criativa e eficaz. 

Enderece a carta a um destinatário específico 

Somente no caso de ser impossível encontrar o nome do destinatário, recorra a um nome genérico. É sempre preferível fazer alguma pesquisa e encontrar o nome do recrutador ou gerente do departamento ao qual desejamos nos candidatar.

Não repita o que já foi incluído no CV 

Muito melhor focar nas competências que possui e no valor acrescentado que poderá trazer para a empresa. 

Algumas frases que ficam bem na carta de apresentação são, por exemplo, “como você pode ler no meu CV em anexo” ou “no trabalho desempenhado na empresa X em X conforme indicado no meu CV em anexo”. 

É essencial gerar curiosidade  

Adicione um ou dois parágrafos falando sobre suas habilidades sociais e paixões particulares que podem ser úteis na função para a qual você está se candidatando. 

Veja também:

Não exagere na formalidade 

Ser profissional é muito importante, mas exagerar na formalidade pode sair pela culatra. Um excesso de formalidade, de fato, corre o risco de fazer você parecer robótico, frio ou mesmo falso. De qualquer forma, você não parecerá particularmente amigável. 

Use o tom da empresa 

Sua carta de apresentação é a melhor maneira de mostrar que você entende a cultura, a ética, os ambientes e os interesses da empresa. Informe-se online, estude bem o site e suas páginas para entender e internalizar seu tom e sua cultura, para que você possa reproduzi-los em sua carta. 

O que escrever na carta de apresentação? 

Agora que você pegou as dicas, vamos falar sobre o que escrever na carta de apresentação. O primeiro ponto é que não há necessidade de dizer seu nome (eles podem vê-lo em seu currículo!), mas lembre-se de especificar o cargo para o qual você está se candidatando. 

Isso porque é muito comum que os recrutadores divulguem vagas para diferentes processos seletivos na empresa. Então, provavelmente, estão procurando candidatos para vários cargos diferentes. 

Além disso, lembre-se de que precisa impressionar. Comece dizendo o quanto você está entusiasmado com essa posição e como ficaria feliz em trabalhar para esta empresa. Sua primeira frase deve enfatizar sua paixão por este trabalho, seu interesse pela empresa e talvez suas habilidades, citando suas conquistas anteriores. 

Uma dica boa é aproveitar os pontos ou experiências incluídas em seu currículo para desenvolver uma imagem mais completa de você e de seu caminho. Mostre por que você seria perfeito para esse cargo. 

A seguir, separamos algumas boas práticas extras para que você considere na hora de escrever o conteúdo da carta: 

Concentre-se no que importa 

A carta deve ser curta, concisa, não deve ultrapassar uma página e ir direto ao ponto, mas é fácil se deixar levar pelo entusiasmo e ultrapassar consideravelmente. É por isso que você precisa se concentrar apenas em experiências significativas! 

Normalmente, os requisitos principais são claramente descritos/listados no anúncio, então foque neles e selecione uma ou duas experiências que demonstrem sua habilidade nesse campo. 

Fale sobre suas habilidades 

Se você está mudando de carreira, se nunca trabalhou ou simplesmente não tem muita experiência nessa área, não se preocupe. Em vez de se concentrar em suas experiências, concentre-se em suas habilidades e competências! 

Uma coisa muito importante é não se desculpar caso seja inexperiente. Não use expressões como “Apesar da minha experiência limitada… ” ou ” Mesmo sem experiência…”. Em vez disso, concentre-se em seus pontos fortes e suas habilidades transferíveis. 

Um exemplo poderia ser: “Mal posso esperar para transferir a experiência que acumulei no campo [o que você fez antes] para um novo campo como [o que você está se candidatando]”. 

Diga o que VOCÊ pode fazer pela empresa 

Outro erro bastante comum é apontar o quanto essa posição beneficiaria seu currículo ou o fato de que poderia ser seu trampolim. Isso, é claro, não importa muito para os entrevistadores: eles se importam em saber o que você é capaz de fazer por eles. 

Enfatize suas experiências, habilidades e competências para provar que você é a pessoa perfeita para o cargo, capaz de resolver todos os seus problemas. 

Essas dicas foram úteis? Esperamos que sim! Muitas vezes os recrutadores leem primeiro a carta de apresentação e, depois, só se estiverem positivamente impressionados, aprofundam-se com o currículo. 

Sendo assim, é importante mostrar toda a sua motivação nas poucas linhas que você tem disponível. Com uma boa carta de apresentação e um bom currículo, as chances de ser chamado para uma entrevista aumentam exponencialmente.

Navegue por tópicos

  • O que é carta de apresentação? 

  • Como fazer uma carta de apresentação?  

    • Enderece a carta a um destinatário específico 

    • Não repita o que já foi incluído no CV 

    • É essencial gerar curiosidade  

    • Não exagere na formalidade 

    • Use o tom da empresa 

  • O que escrever na carta de apresentação? 

    • Concentre-se no que importa 

    • Fale sobre suas habilidades 

    • Diga o que VOCÊ pode fazer pela empresa 

Tags:

  • Domínios

Luiz Arthur Vasconcelos

Publicitário com mais de 15 anos de experiência como copywriter e produtor de conteúdo. Em sua carreira já trabalhou com grandes marcas nacionais e internacionais conquistando o reconhecimento de importantes premiações.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários