Confira, agora, o passo a passo de como fazer live no Instagram e entenda porque esse recurso pode melhorar o engajamento da sua marca. Acompanhe!

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

Fazer uma live no Instagram é uma ótima opção para você, que deseja melhorar o engajamento, captar leads e aumentar a proximidade com os seus clientes. De acordo com uma pesquisa da Livestream com a New York Magazine, 82% dos entrevistados preferiram vídeos ao vivo de uma marca a postagens em redes sociais

Sendo assim, vale a pena investir nessa experiência para alavancar a interação do público com a sua empresa. Porém, antes de clicar no “ao vivo”, é recomendado que você siga alguns passos. Neste artigo você vai descobrir como fazer live no Instagram e detalhes sobre as vantagens que essa ação oferece para o seu negócio. 

Tópicos abordados neste artigo:

O que é uma live?;
O que é preciso para fazer live no Instagram?;
Quais são as vantagens deste recurso para as empresas?;
Dicas para uma live de sucesso,
Passo a passo para fazer a sua live no Instagram.

O que é uma live?

A live nada mais é que uma transmissão de vídeo ao vivo. Ao iniciá-la no Instagram ou até em outros locais, como Facebook e YouTube, você aparece para todos os seus seguidores em tempo real

No Instagram, esse tipo de transmissão ganha destaque na aba dos stories, pois é mostrado primeiro que os vídeos comuns dos outros usuários. A rede permite a realização de lives de até uma hora, com facilidade, bastando apenas um celular e uma boa conexão com a internet. 

O que é preciso para fazer live no Instagram?

As lives chegaram no Instagram em 2016, mas esse recurso ganhou muita popularidade no primeiro semestre de 2020, impulsionado pela situação mundial da pandemia do coronavírus

Em tempos de isolamento, elas fizeram ressurgir a sensação de proximidade e estimularam a criação de novas estratégias comerciais. Aliás, houve até quem ficasse saturado pela quantidade de lives feitas por diversas pessoas e marcas. 

Ainda assim, o fato é que essas transmissões ao vivo acabaram se consolidando como uma alternativa muito viável para que a relação com o público fosse mantida, mesmo com o afastamento social. 

Isso significa que você não precisa “estar ao vivo” toda semana, mas é interessante que saiba mais sobre como fazer uma live e, principalmente, de que modo esse recurso pode ser aproveitado para difundir a marca da sua empresa

Em outras palavras, regras de frequência, formato, tema e até horário serão definidas por você, em acordo com as informações que tiver do seu público. Explicaremos melhor, ao longo do texto, e você vai perceber que a tarefa é mais simples do que imagina.

Quais são as vantagens deste recurso para as empresas?

Se a sua empresa possui uma conta no Instagram e está querendo melhorar o engajamento com o seu público, fazer lives pode ser uma ótima estratégia de marketing. 

Convidar pessoas relacionadas ao seu segmento é uma prática bem válida, que atrai interesse e mais alcance, visto que, no Instagram, a tela pode ser dividida, e o público dos dois serão alertados sobre a transmissão.  

Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas, que tal convidar um consultor de moda e estilo para responder dúvidas dos seguidores? A criatividade é com você! 

Além disso, se você quer alcançar mais pessoas, é importante aproveitar e testar os recursos que a plataforma oferece. Com certeza, fazer lives é uma delas. Veja algumas vantagens:

  • ao fazer uma live, se tiverem habilitado essa função, automaticamente, seus seguidores recebem uma notificação de que você está ao vivo;
  • o formato em vídeo tem 21,2 % mais interações;
  • as lives geram um sentimento de urgência e curiosidade para assistir antes que acabem,
  • elas permitem que você se aproxime do seu público.

O Instagram vem fazendo atualizações constantes, e há sempre uma novidade ou um recurso novo na rede social. Uma dica simples é: use as novas features!  

Isso porque, como são lançamentos, o interesse da plataforma é justamente que os usuários os tornem populares para que a avaliação da novidade seja feita pelo maior número de pessoas possível. 

Assim, quando você utiliza os novos recursos, a entrega orgânica tende a ser maior, o que resulta em mais pessoas visualizando o conteúdo produzido pela sua empresa. 

Dicas para uma live de sucesso

Somente iniciar uma live não garante que as pessoas vão entrar e assisti-la. Por isso, se você quer aprender como fazer live no Instagram, saiba que o planejamento é fundamental: desde a escolha do tema da live, ou seja, o conteúdo que será abordado deve realmente interessar seu público, até à divulgação do evento. 

Em outras palavras, você deve estudar sua persona para entender o que faz sentido para ela naquele momento. Uma boa sugestão é escolher alguns dos recursos dos stories para perguntar qual tema o seu público gostaria de ver na live. 

Definido o tema, faça um roteiro de como será a transmissão ao vivo e lembre-se que ela precisa ser leve, casual e descontraída. Ainda que sua persona seja mais formal e séria, é preciso considerar as características da própria rede social. Você saberá encontrar seu ponto de equilíbrio quanto mais informações tiver do seu cliente ideal. 

Também lembre-se que o público pode interagir com você por meio do chat — se, assim, você quiser, visto que é possível desativar esse recurso. Desse modo, reserve tempo para o conteúdo principal e a resolução de possíveis questionamentos ou comentários da sua audiência. 

Por fim e não menos importante, avise seu público com antecedência sobre o dia e a hora que vai acontecer a sua live. Se tiver uma base de contatos legal, você também pode enviar um e-mail na hora do evento, com um link direto, já que as pessoas podem esquecer, e isso ajuda a lembrar, reforçando o convite.

Nesse momento da  divulgação, você pode avisar que irá oferecer um incentivo específico somente para quem participar da live. Pode ser um desconto especial na loja on-line, frete grátis, melhores condições de pagamentos ou uma oferta exclusiva. Nessa hora, vale usar a criatividade para atrair mais pessoas.

Se a sua empresa nunca fez uma live, é possível que não apareçam tantas pessoas quanto você gostaria, mas não desista. Com o tempo e a frequência regular de conteúdos, o engajamento aumenta. Aliás, aproveite e assista às dicas de como melhorar os seus  vídeos, em nosso canal no YouTube.

Passo a passo para fazer a sua live no Instagram

1 – Entre no aplicativo;

2- Toque no sinal de +, segue a opção de Story e escolhe ao vivo;

2 – Vá até “Ao vivo” na parte inferior da tela;

3 – Toque no botão de gravação e pronto 😄. Você já vai começar a transmitir ao vivo;

4 – Para terminar, basta tocar em “Finalizar”, no canto superior direito,

5 – Se quiser compartilhar a reprodução do seu vídeo ao vivo, você pode postá-lo, clicando em “compartilhar nos stories”. Lembre-se que, como todos stories, ele desaparece em 24 horas.

 Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo publicado aqui no blog da HostGator.