Caso esteja em dúvida sobre escolher entre criador de sites ou WordPress, veja aqui como eles podem ajudá-lo nessa tarefa.
- Os principais fatores que você deve levar em conta na hora de escolher entre um criador de sites ou WordPress são: tipo de site que será criado, orçamento e conhecimento técnico em programação e design.
- O criador de sites costuma ser uma boa escolha para sites mais simples, como portfólios. Já o WordPress tende a ser a melhor opção para projetos mais complexos, como plataformas de e-commerce e páginas com conteúdo dinâmico.
- Os custos para criar um site com o criador de sites são mais baixos. No entanto, essa ferramenta não oferece muitas opções de personalização e é menos escalável, ao contrário do WordPress.
Criador de sites ou WordPress, qual opção escolher na hora de construir um site? Não existe uma única resposta certa para essa pergunta, pois a escolha da plataforma ideal pode variar bastante de acordo com a finalidade do projeto.
Para os sites que não necessitam de muitos recursos e que não vão receber um tráfego significativo, o criador de sites pode ser uma boa alternativa. Caso contrário, pode ser melhor optar pelo WordPress, que é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS na sigla em inglês) mais popular do mundo.
Se você está em dúvida entre usar o criador de sites ou o WordPress, continue a leitura para entender como cada uma dessas plataformas funciona, quais são as suas vantagens e desvantagens e para quais tipos de sites cada uma delas é mais indicada.
Qual ferramenta escolher: criador de sites ou WordPress?
Quem precisa criar um site simples e com poucos recursos, como um portfólio ou um site institucional, pode ficar satisfeito ao usar o criador de sites. No entanto, se o seu objetivo é ter um site personalizado, com recursos avançados e com grande potencial de escalabilidade, o WordPress pode ser a alternativa ideal.
Os criadores de sites oferecem modelos prontos, com designs atraentes e layouts intuitivos, permitindo que você crie um site de forma rápida e fácil, mesmo sem conhecimentos técnicos avançados.
Por outro lado, se você precisa de recursos mais avançados ou está planejando criar um site complexo, como uma loja virtual, um portal de notícias, um site com várias páginas e funcionalidades personalizadas, saiba que o WordPress oferece mais flexibilidade e possibilidades.
Quando usar criador de sites?

Apesar de ser mais limitado, o criador de sites pode ser muito útil para criar sites simples, e também para aqueles que não têm conhecimento em programação e estão com o orçamento limitado. Confira a seguir em quais casos esse sistema pode ser uma boa opção:
- Para criar um portfólio;
- Para fazer um catálogo online;
- Para criar uma landing page;
- Para criar um site institucional simples
Quando usar o WordPress?
Por ter uma ampla gama de recursos e ser mais personalizável, o WordPress é ideal para quem precisa fazer um site mais complexo, como:
- Plataformas de e-commerce;
- Sites dinâmicos que exibem diferentes informações dependendo do dia ou horário;
- Portais de notícias;
- Sites que comercializam serviços de assinatura;
- Sites interativos
Diferenças entre o criador de sites e o WordPress
Agora que você já sabe para que serve o criador de sites e o WordPress, veja abaixo uma tabela comparativa entre essas duas ferramentas, que certamente vai ajudar você a escolher a melhor opção para o seu projeto
| Criador de Sites | WordPress | |
| Conhecimento Técnico | Não requer conhecimento técnico avançado. | Requer conhecimentos de programação e design. |
| Personalização | Oferece uma variedade de modelos pré-configurados com opções limitadas de personalização. | Altamente personalizável com uma ampla gama de temas, plugins e recursos adicionais. |
| Facilidade de Uso | Interface intuitiva e recursos de arrastar e soltar, facilitando a criação do site. | Pode ter uma curva de aprendizado mais íngreme devido à sua flexibilidade e recursos avançados. |
| Escalabilidade | Pode ser limitada em termos de escalabilidade e recursos avançados à medida que o site cresce. | Altamente escalável e pode suportar sites complexos e de alto tráfego. |
| Hospedagem | Geralmente inclui hospedagem como parte do pacote de serviços. | Requer a escolha e configuração de um provedor de hospedagem separado. |
| Suporte | Suporte técnico disponível por meio da plataforma do criador de sites. | Comunidade online ativa e recursos de suporte disponíveis. |
| Custo | Preços variados, geralmente oferecendo planos pagos mensais ou anuais. | Software de código aberto e gratuito, mas podem existir custos associados a temas e plugins premium. |
Após o comparativo, queremos saber, você já definiu o que é melhor para o seu projeto? Criador de sites ou WordPress?
Se você ainda não chegou a uma conclusão, não se preocupe, vamos apresentar mais algumas especificações e detalhes no próximo tópico.
Como saber qual é melhor para você: criador de sites ou WordPress?
Na hora de escolher entre um criador de sites ou WordPress, é muito importante considerar as necessidades e especificações do seu projeto.
Na prática, ambas as opções possuem vantagens e desvantagens, então vamos analisar alguns pontos importantes para ajudar na sua decisão.
Recursos necessários
O WordPress é, certamente, a melhor alternativa se você quer fazer um site mais personalizado, dinâmico e com ferramentas avançadas para possibilitar ações específicas, como:
- Registro e gerenciamento de usuários;
- Acompanhamento minucioso da performance da página;
- Possibilidade de escalar a operação com facilidade.
Esse sistema de gerenciamento de conteúdo tem milhares de templates e diversos plugins gratuitos, o que possibilita criar um site altamente personalizado e adequado para o seu projeto. Além disso, essa plataforma é altamente escalável e capaz de suportar sites complexos e de alto tráfego.
Caso você queira criar um e-commerce, saiba que esse CMS conta com um plugin gratuito chamado WooCommerce, que transforma sites em lojas virtuais completas, com recursos para gerenciar vários aspectos da operação, como:
- Produtos;
- Carrinhos dos clientes;
- Pedidos;
- Pagamentos;
- Frete;
- Estoque.
Por outro lado, os criadores de sites oferecem menos recursos para os usuários, o que limita a personalização dos sites e a inclusão de ferramentas para facilitar alguns tipos de operações, como gerenciamento de usuários e comércio eletrônico.
É possível encontrar diferentes tipos de planos para criadores de sites. Os mais acessíveis costumam oferecer menos funcionalidades. Já os pacotes com um valor mais elevado podem disponibilizar ferramentas como o Google Analytics e integração de pagamento.
Nível de conhecimento técnico
Um dos principais fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher entre criador de sites ou WordPress é o seu nível de conhecimento técnico em design e programação.
Quem não tem nenhum domínio nessas áreas, não tem tempo de aprender como usar um programa mais complexo e não tem condições de contratar um profissional para realizar esse trabalho, pode preferir escolher o criador de sites.
Existem várias opções de criadores de sites no mercado, contudo, eles costumam funcionar de maneira semelhante. Esse sistema disponibiliza templates que já contam com o layout das páginas, imagens e textos. Esses elementos são personalizáveis, para que seus usuários possam criar suas páginas com mais praticidade.
Para fazer um site dessa forma basta escolher um modelo e alterar o que achar necessário. Geralmente, para fazer essas modificações basta arrastar e soltar os elementos escolhidos, para que eles sejam encaixados perfeitamente no layout.
Além disso, hoje, existem opções desse tipo que utilizam a inteligência artificial para facilitar ainda mais esse processo e deixar os sites mais personalizados, como o Criador de Sites com IA da HostGator.
Por outro lado, o WordPress requer conhecimento básico de programação, especialmente se você desejar personalizar e estender as funcionalidades do seu site. Embora seja possível criar um site básico nesse sistema sem escrever código, para personalizações avançadas você pode precisar saber programar ou contratar um programador.
O CMS oferece uma interface amigável para quem vai gerenciar o conteúdo do site, mas conhecimentos em HTML, CSS, JavaScript e PHP podem ser necessários para fazer alterações profundas no design ou funcionalidades.
Segurança
A responsabilidade pela segurança das plataformas criadas com um criador de sites é da empresa responsável pela ferramenta. Nesse caso, a companhia fica com as incumbências de garantir os certificados de segurança necessários e de executar todas as atualizações para mitigar eventuais vulnerabilidades.
Já no WordPress, o usuário é o responsável pela segurança do site, sendo tarefa dele obter os certificados como o SSL/TLS e conferir regularmente se há alguma atualização de segurança na plataforma.
Contudo, caso você decida hospedar o seu site com a HostGator, saiba que ao contratar um dos nossos planos, a sua plataforma já terá um certificado SSL/TLS garantido, e tudo o que você precisará fazer é ativá-lo dentro do CMS.
Manutenção
A manutenção também é um fator importante a ser considerado ao escolher entre um criador de sites ou WordPress, pois cada opção tem implicações diferentes em termos de manutenção.
Criadores de sites geralmente lidam com a maioria das tarefas de manutenção para você. Isso inclui atualizações de segurança, monitoramento de servidores, backups regulares e solução de problemas técnicos.
Normalmente, essas plataformas têm equipes de suporte técnico que cuidam dessas tarefas em segundo plano, permitindo que você se concentre em gerenciar o conteúdo do seu site.
No caso do WordPress, o usuário tem mais controle e responsabilidade pela manutenção do seu site, o que inclui a atualização regular do WordPress core, dos temas e dos plugins utilizados.
Orçamento
Não é possível negligenciar o orçamento ao escolher entre criador de sites ou WordPress, visto que o valor de ambos pode variar consideravelmente. Os criadores de sites costumam ser mais acessíveis e, geralmente, oferecem pacotes fixos que já incluem:
- Aquisição de domínio;
- Hospedagem;
- Manutenção;
- Obtenção de certificados de segurança.
É possível encontrar planos de criadores de sites por menos de R$ 20,00 por mês. No entanto, é importante ter em mente que quanto mais barato for o pacote, menos recursos ele terá para oferecer.
Apesar de o WordPress.org ser um software gratuito, pode ser necessário investir um pouco mais para utilizá-lo. Isso porque, ao optar por essa plataforma, o usuário também terá que providenciar um plano de hospedagem, domínio e certificados de segurança. Além disso, o proprietário do site ficará responsável por toda a manutenção.
Caso você opte pelo plano de hospedagem da HostGator para usar o WordPress, saiba que você poderá contar com os seguintes benefícios:
- Registro de domínio grátis no primeiro ano;
- Certificado SSL/TLS grátis;
- Backup diário;
- Tutoriais para aprender a usar o WordPress.
Suporte ao cliente
Os criadores de sites, no geral, oferecem um suporte completo para seus clientes, tirando dúvidas e resolvendo questões técnicas das plataformas.
Já no caso do WordPress, não existe um suporte oficial, mas sim uma comunidade que se ajuda quando há algum problema. Esse é mais um motivo que faz com que essa ferramenta seja uma opção mais voltada para quem já tem algum conhecimento na área de programação.
No entanto, caso você opte pelo provedor de hospedagem da HostGator para hospedar o seu site feito no WordPress, saiba que poderá contar com uma central de ajuda humanizada para sanar dúvidas e lhe ajudar a resolver qualquer problema.
SEO
Estar nas primeiras posições do Google ajuda o seu endereço eletrônico a ter mais visibilidade, cliques e também pode contribuir para que a sua marca seja citada nas respostas formuladas pelas ferramentas de IA generativa.
O WordPress possui mais recursos e plugins voltados para a otimização nos mecanismos de buscas, como o Yoast SEO. Além disso, essa plataforma permite que você:
- Crie URLs amigáveis aos mecanismos de busca;
- Melhore a velocidade de carregamento do seu site
- Adicione tags de cabeçalho;
- Otimize as imagens para uma melhor experiência de SEO.
Todos esses recursos contribuem para melhorar a visibilidade da sua plataforma nos resultados de pesquisa. Portanto, se você está em um nicho muito concorrido, deve considerar a possibilidade de usar o WordPress para conseguir se destacar com mais facilidade nas buscas.
Os criadores de sites, por sua vez, oferecem recursos básicos de otimização para mecanismos de busca. Além disso, eles não costumam ser tão abrangentes quanto os recursdisponíveis para sites feitos no WordPress.
Conclusão
Saber como escolher entre criador de sites ou WordPress é essencial para quem deseja encontrar a ferramenta ideal para estruturar a sua plataforma. Sendo assim, analise todas as variáveis apresentadas neste artigo, como tipo de site que será criado, nível de conhecimento técnico e orçamento disponível, e escolha a opção que for melhor para o seu projeto.
Para mais conteúdos sobre WordPress e criação de sites, continue no blog da HostGator e confira mais artigos sobre esses temas:
