Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira aqui as maneiras mais práticas de como enviar arquivo HTML para site WordPress, seja ele um template ou algum outro.

Se você precisa saber como enviar um arquivo HTML para site WordPress, vale pesquisar as opções primeiro. Geralmente, a solução não é a mais usual, mas existem outras maneiras para concluir essa tarefa.

Veja o que e como pode ser feito para facilitar envio de arquivos HTML direto para o seu site!

O que é um arquivo HTML?

A sigla HTML significa HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto, em português. É tida como a linguagem base da maioria das páginas disponíveis na web.

Nada mais é do que uma página codificada que fornece informações para os usuários e permite a leitura pelos navegadores e mecanismos de buscas, como o Google.

como enviar um arquivo html para site wordpress

Por que é preciso fazer o upload de um arquivo HTML no WordPress?

O WordPress é um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais versáteis que existem. Portanto, os editores podem explorar não só recursos específicos, mas também fazer o envio de arquivos em diferentes formatos.

A plataforma funciona como uma grande biblioteca e suporta imagens, vídeos, scripts e a incorporação de códigos HTML nas páginas ou blog posts.

Você também pode optar por usar templates próprios para a versão do seu site. Esses arquivos são salvos em HTML, normalmente estão compactados e precisam ser enviados para instalação. Só depois disso você pode fazer as edições.

Como enviar arquivo HTML para site WordPress?

Existem duas alternativas viáveis para quem necessita saber como enviar um arquivo HTML para site WordPress. E, provavelmente, não é a que você imaginou.

Fora que a escolha dependerá do nível de conhecimento de quem fará esse upload. No entanto, para facilitar essa tarefa, trouxemos um passo a passo detalhado.

Usando o painel do WordPress

O primeiro ponto que você precisa entender é que esse tipo de arquivo não pode ser enviado direto pelo painel. Ao realizar qualquer tentativa você receberá uma mensagem de erro.

Isso quer dizer que o tipo de arquivo não é permitido e, portanto, não pode ser aberto e reconhecido.

Vale destacar também que existem ainda duas diferenças entre arquivos e códigos HMTL. Enquanto os arquivos podem ser compostos por mais de uma página e não podem ser lidos diretamente no WordPress, o segundo pode ser incorporado.

Então, são coisas diferentes e não devem ser confundidas.

Sendo assim, a maneira mais efetiva de fazer o envio é via servidor. Mas antes, é preciso se precaver e fazer um backup do site para, em caso de qualquer falha grave, recuperar a versão anterior, especialmente se você recebe muito tráfego e trabalha com AdSense.

Alguns minutos ou um dia fora do ar pode significar perda de usuários e queda na sua monetização.

como enviar um arquivo html para site wordpress

Usando um cliente FTP

Com o FTP (File Transfer Protocol), é possível transferir arquivos de um dispositivo local para outro que esteja hospedado em um servidor externo. 

Para simplificar: você pode enviar documentos do seu computador para um website, por exemplo.

Para essa conexão é preciso habilitar os acessos ao autenticar o usuário. Esse é um passo bem importante, já que envolve questões de segurança. Se o seu servidor estiver mais vulnerável, seu site e suas informações podem correr perigo.

Um dos FTPs mais conhecidos é o FileZilla, mas você pode usar outros. Leia atentamente as instruções para o envio.

Usando o cPanel

O cPanel centraliza em um painel administrativo todos os sites de sua propriedade que estão na mesma hospedagem.

Esse caminho pode ser a forma mais fácil para quem quer saber como enviar um arquivo HTML para site WordPress, porque tem uma lógica similar da organização de pastas e arquivos em computadores locais.

Você pode fazer o upload do arquivo em uma nova pasta ou na pasta raiz. É necessário um cuidado redobrado ao realizar essa alteração para não mudar a home do website.

Suba a pasta zipada na pasta index.html e depois faça a sua descompactação, extraindo os arquivos.

Essa opção não é válida para quem usa o WordPress no Google Cloud, exceto se fizer a instalação e configuração do cPanel.

Navegue por tópicos

  • O que é um arquivo HTML?

  • Por que é preciso fazer o upload de um arquivo HTML no WordPress?

  • Como enviar arquivo HTML para site WordPress?

    • Usando o painel do WordPress

    • Usando um cliente FTP

    • Usando o cPanel

Tags:

  • Criador de Sites

Danielle Vieira

Empreendedora e especialista em Marketing, com experiência em mais de dez anos atuando com projetos digitais, de inovação e startups. Ajuda novos negócios com estratégias Go-To-Market e Growth. Fundadora do Startup Sorocaba (comunidade de startups de Sorocaba&Região), Sócia da 4 Legacy Ventures, da Be Exponential, SEO Strategist na startup bxblue (fintech acelerada pela YC em 2017) e Growth Marketing na Goomer.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários