Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira aqui as maneiras mais práticas de como enviar arquivo HTML para site WordPress, seja ele um template ou algum outro.

Se você precisa saber como enviar um arquivo HTML para site WordPress, vale pesquisar as opções primeiro. Geralmente, a solução não é a mais usual, mas existem outras maneiras para concluir essa tarefa.

Veja o que e como pode ser feito para facilitar envio de arquivos HTML direto para o seu site!

O que é um arquivo HTML?

A sigla HTML significa HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto, em português. É tida como a linguagem base da maioria das páginas disponíveis na web.

Nada mais é do que uma página codificada que fornece informações para os usuários. Além disso, permite a leitura pelos navegadores e mecanismos de buscas, como o Google.

como enviar um arquivo html para site wordpress

Por que é preciso fazer o upload de um arquivo HTML no WordPress?

WordPress é um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais versáteis que existem. Portanto, os editores podem explorar não só recursos específicos, mas também fazer o envio de arquivos em diferentes formatos.

A plataforma funciona como uma grande biblioteca e suporta imagens, vídeos, scripts e a incorporação de códigos HTML nas páginas ou blog posts.

Você também pode optar por usar templates próprios para a versão do seu site. Esses arquivos são salvos em HTML, normalmente estão compactados e precisam ser enviados para instalação. Só depois disso você pode fazer as edições.

Além disso, também podemos citar os seguintes casos:

Criação de páginas personalizadas

Às vezes, você pode querer criar uma página personalizada com HTML puro para uma finalidade específica. Pode ser algo como uma landing page, uma página de confirmação para um evento ou de agradecimento para um formulário de contato.

Integração com serviços externos

Há uma chance de integrar o WordPress com outros serviços ou ferramentas que requerem a inclusão de um arquivo HTML específico. Neste caso, dá para citar um arquivo de verificação para o Google Search Console ou de autenticação para um serviço de terceiros.

Personalização avançada

Em alguns casos, pode ser necessário incorporar HTML personalizado para alterar aspectos específicos do design. Também podemos considerar funções do site que não são facilmente alcançadas com plugins ou temas padrão.

Testes A/B

Para testes A/B ou testes de conversão, é possível carregar páginas HTML alternativas. Dessa forma, é possível avaliar o desempenho e a eficácia em comparação com o conteúdo existente no WordPress.

Backup e restauração

Em cenários de backup e restauração, pode ser útil ter uma cópia de segurança. Isso vale para páginas ou elementos específicos do site em formato HTML, especialmente se o WordPress estiver temporariamente inacessível.

Migração de site

Durante a migração de um site para o WordPress, você pode precisar carregar páginas HTML existentes. É possível fazer isso para manter a consistência de conteúdo ou para redirecionamento de URLs.

Como enviar arquivo HTML para site WordPress?

Existem duas alternativas viáveis para quem necessita saber como enviar um arquivo HTML para site WordPress. E, provavelmente, não é a que você imaginou.

Fora que a escolha dependerá do nível de conhecimento de quem fará esse upload. No entanto, para facilitar essa tarefa, trouxemos um passo a passo detalhado.

Usando o painel do WordPress

O primeiro ponto que você precisa entender é que esse tipo de arquivo não pode ser enviado direto pelo painel. Ao realizar qualquer tentativa você receberá uma mensagem de erro.

Isso quer dizer que o tipo de arquivo não é permitido e, portanto, não pode ser aberto e reconhecido.

Vale destacar também que existem ainda duas diferenças entre arquivos e códigos HMTL. Enquanto os arquivos podem ter mais de uma página e não podem ser lidos diretamente no WordPress, o segundo pode ser incorporado.

Então, são coisas diferentes e não devem ser confundidas.

Sendo assim, a maneira mais efetiva de fazer o envio é via servidor. Mas antes, é preciso se precaver e fazer um backup do site. Em caso de qualquer falha grave é possível recuperar a versão anterior, especialmente se você recebe muito tráfego e trabalha com AdSense.

Alguns minutos ou um dia fora do ar pode significar perda de usuários e queda na sua monetização.

como enviar um arquivo html para site wordpress

Usando um cliente FTP

Com o FTP (File Transfer Protocol), é possível transferir arquivos de um dispositivo local para outro que esteja hospedado em um servidor externo. 

Para simplificar: você pode enviar documentos do seu computador para um website, por exemplo.

Para essa conexão é preciso habilitar os acessos ao autenticar o usuário. Esse é um passo bem importante, já que envolve questões de segurança. Se o seu servidor estiver mais vulnerável, seu site e suas informações podem correr perigo.

Um dos FTPs mais conhecidos é o FileZilla, mas você pode usar outros. Leia atentamente as instruções para o envio.

Usando o cPanel

O cPanel centraliza em um painel administrativo todos os sites de sua propriedade que estão na mesma hospedagem.

Esse caminho pode ser a forma mais fácil para quem quer saber como enviar um arquivo HTML para site WordPress. Ele tem uma lógica similar da organização de pastas e arquivos em computadores locais.

Você pode fazer o upload do arquivo em uma nova pasta ou na pasta raiz. É necessário um cuidado redobrado ao realizar essa alteração para não mudar a home do website.

Suba a pasta zipada na pasta index.html e depois faça a sua descompactação, extraindo os arquivos.

Essa opção não vale para quem usa o WordPress no Google Cloud, exceto se fizer a instalação e configuração do cPanel.

Aliás, você sabia que a HostGator conta com serviços dedicados ao WordPress? Acesse a nossa página especial para conhecer mais sobre a melhor hospedagem para o seu site.

Conclusão

Seja usando o CPanel, um cliente FTP ou o próprio WordPress, subir um arquivo HTML para o CMS é bastante útil. Com esse recurso, você pode fazer testes e ajustar elementos para que o seu site, apenas para citar alguns exemplos.

Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado. Caso queira saber mais sobre o assunto, recomendamos os artigos abaixo:

Navegue por tópicos

  • O que é um arquivo HTML?

  • Por que é preciso fazer o upload de um arquivo HTML no WordPress?

    • Criação de páginas personalizadas

    • Integração com serviços externos

    • Personalização avançada

    • Testes A/B

    • Backup e restauração

    • Migração de site

  • Como enviar arquivo HTML para site WordPress?

    • Usando o painel do WordPress

    • Usando um cliente FTP

    • Usando o cPanel

  • Conclusão

Tags:

  • Domínios

Danielle Vieira

Empreendedora e especialista em Marketing, com experiência em mais de dez anos atuando com projetos digitais, de inovação e startups. Ajuda novos negócios com estratégias Go-To-Market e Growth. Fundadora do Startup Sorocaba (comunidade de startups de Sorocaba&Região), Sócia da 4 Legacy Ventures, da Be Exponential, SEO Strategist na startup bxblue (fintech acelerada pela YC em 2017) e Growth Marketing na Goomer.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários