Confira neste post um passo a passo sobre como criar um blog WordPress ágil, seguro e personalizado. Acesse e saiba mais informações!

Como uma das plataformas de gerenciamento de conteúdo mais populares do mundo — atende a 39,1% de todos os sites disponíveis na internet —, o blog WordPress oferece processos intuitivos com designs e layouts prontos para você hospedar seu conteúdo. Confira a seguir um passo a passo para criar seu site do zero.

Entenda os 3 passos para criar um blog no WordPress

Para começar a entender como criar um blog no WordPress, saiba que existem dois fatores fundamentais para sua publicação: o domínio e a hospedagem. Sendo que o primeiro define seu endereço na internet — o nome que vem depois do “www” — e o segundo, o local onde os conteúdos serão armazenados.

Além desses itens, criar um blog em uma plataforma do WordPress é simples e consiste em três etapas. Continue lendo a seguir e veja como começar sua construção.

1. Planejamento

O primeiro passo para começar a criar seu blog WordPress é definir um objetivo para sua página, podendo ir desde uma plataforma dedicada a compartilhar experiências pessoais até abordar temas mais específicos, como a cultura nacional. 

Mas por que essa escolha é importante para entender como criar um blog? Vamos supor que a ideia é desenvolver um site sobre moda. Partindo dessa ideia, você vai buscar nomes que tenham afinidade com esse universo. Assim, ficará mais fácil encontrar um domínio.

É importante ressaltar que cada domínio é único, portanto, é necessário que  você verifique se ele já está sendo usado para evitar quaisquer problemas com duplicidade.

Assim que tiver a temática e o domínio decididos, a próxima etapa é escolher um dos temas do WordPress. A plataforma disponibiliza diversas opções de layouts — gratuitos e pagos —, permitindo que você customize e crie uma aparência que condiga com o nicho do blog.

Vale também destacar a importância da periodicidade das publicações na criação do blog WordPress. Criando um cronograma que leve em consideração a persona do seu site, a plataforma permite que você suba as publicações e as agende como quiser, facilitando na hora de publicar.

2. Execução

Depois que tiver o planejamento finalizado, é hora de pensar na execução do projeto. Usando as metas e as referências de ações como guia, você vai começar a divulgar o blog, implementando uma estratégia de comunicação.

Caso esteja criando o blog e mesmo depois de escolher o domínio não saiba qual extensão optar: “.org” ou “.com”, saiba que essa última tende a ser mais simples, já que não demanda muito conhecimento no desenvolvimento de sites. Sem precisar contratar a hospedagem, a URL terá o nome decidido seguido de “wordpress.com”. Veja um exemplo:

Porém, é importante ressaltar que esse tipo de URL pode limitar o crescimento do site. Por isso, se você quiser mais liberdade para administrar seu blog, o indicado é comprar um domínio e contratar a hospedagem, escolhendo a versão “.org”.

Essa é uma opção que requer um pouco mais de conhecimento de PHP (Hypertext Preprocessor) e CSS (Cascading Style Sheet), ambas linguagens de programação. Mas não se preocupe, porque existem tutoriais sobre a criação das URLs. Assim, para criar um blog no WordPress.org, basta seguir os passos que listamos a seguir.

  1. Defina um domínio para seu blog;
  2. Escolha uma hospedagem de sites;
  3. Faça o download do WordPress;
  4. Crie um banco de dados;
  5. Personalize as configurações do site, como o template para WordPress;
  6. Comece o gerenciamento do seu blog,
  7. Publique o primeiro post.

3. Monitoramento

Agora que você já planejou e executou seu plano criando um blog, o próximo passo é monitorar os resultados das publicações e o número de acessos. Para isso, utilize algumas ferramentas especializadas, como o Google Analytics.

Você também pode instalar plugins que te auxiliam a descobrir como otimizar o conteúdo do blog, melhorando seu desempenho. Mas “o que posso fazer para melhorar os resultados”?

A primeira dica é manter o blog sempre atualizado, atraindo cada vez mais leitores assíduos. Outro conselho para ampliar o alcance das publicações é investir nas redes sociais ao divulgar os conteúdos, já que 66% da população brasileira é ativa nas redes, segundo o relatório Digital in 2020, realizado pelo We Are Social e o Hootsuite.

Encontre mais informações para seu blog na HostGator

Se, depois de ler este conteúdo, você ainda tiver dúvidas sobre como melhorar e investir no seu blog, acesse o blog da HostGator e descubra como fazer um blog pessoal gerar lucro com 5 dicas. Acesse e confira.