Conheça e compare 18 ferramentas de e-mail marketing e escolha a melhor para o seu negócio online!

O email marketing é umas das ferramentas mais utilizadas no marketing digital, utilizada para promover os produtos ou serviços de uma empresa, incentivar a fidelidade do cliente e mantê-lo informado sobre as novidades do mercado. Se você acredita que o email marketing não é mais útil nos dias atuais, este artigo irá provar o contrário!

No mundo, cerca de 4,1 bilhões de usuários utilizam emails para se comunicar, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Radicati Group. Por isso, incluir esta ferramenta na sua estratégia de marketing digital pode ser a diferença entre o sucesso ou não das vendas!

Neste artigo, você aprenderá sobre o que é email marketing e por que ele ainda é relevante, além de dicas das 18 melhores ferramentas de email marketing. 

O que é Email Marketing?

O email marketing é quando uma empresa usa o email para promover seus produtos e serviços, de modo a desenvolver o relacionamento com os seus clientes. De modo geral, é uma mala direta digital.

Essa estratégia é usada tanto para informar quanto para impulsionar as vendas. Nos últimos anos, o email marketing se distanciou das comunicações de massa e tem se tornado cada vez mais personalizado e segmentado, ajudando a criar uma verdadeira comunidade para as marcas.

Newsletters, mensagens de atualizações da empresa, promoções de vendas e ofertas são alguns exemplos de utilizações do email marketing.  

Por que devo usar Email Marketing?

Um estudo realizado pela Smart Insights revelou que o email marketing possui uma taxa média de conversão de 2,3% enquanto nas redes sociais essa taxa é de 1%. Não investir tempo e recursos na criação de uma estratégia de email marketing significa perder oportunidades de vendas e de melhorar o relacionamento com os clientes da sua marca.

Além disso, o email marketing é uma ferramenta poderosa para criação de comunidades da marca. Ele ajuda na fidelização do cliente em todo o funil de vendas: leads, conversão, integração e retenção. 

O email marketing também é uma das formas mais acessíveis de comunicação na internet. Lembre-se que não são todos os usuários que sabem utilizar (ou mesmo se identificam!) com as redes sociais e sites. Ao mesmo tempo, a maioria das pessoas sabe como acessar um email. 

Outro ponto positivo do email marketing é a escalabilidade, ou seja, o email pode ser enviado para diversos destinatários por um custo baixo. Por fim, essa ferramenta é ideal quando falamos em comunicação um para um, permitindo contato direto com alguém. 

E lembre-se que as pessoas não deixam qualquer um “entrar” em suas caixas de email. Por isso, se o cliente aceitou receber informativos da sua marca, agradeça e faça jus a essa oportunidade! 

Como faço para construir um Email Marketing?

Um usuário médio de emails recebe cerca de 15 e-mails comerciais por dia, de acordo com dados do Marketing Charts. Para fazer com que seu cliente abra uma mensagem, é necessário saber como construir um email marketing.

Entre outros elementos, um bom email marketing precisa de um objetivo claro e de uma segmentação de público.

Abaixo, você confere uma lista do que considerar na construção de emails marketing

  1. Público: entenda o que sua persona quer receber nos e-mails e adapte a campanha de email marketing para ela;
  2. Objetivo: você quer cliques ou engajamento? Estabeleça um objetivo para cada email marketing enviado;
  3. Lista de emails: ofereça a possibilidade de os clientes se cadastrarem em sua lista de emails, assim você terá um grupo de usuários apto a receber seus conteúdos;
  4. Ferramenta de email marketing: vamos falar sobre esse tópico em breve! 
  5. Cronograma: defina a frequência de envio dos emails e avise os clientes com antecedência para eles saberem o que esperar;
  6. Resultado: Tenha KPIs definidos e monitore o desempenho dos emails enviados.

Utilize plugins para melhorar os seus e-mails!

Uma das principais vantagens de inserir plugins em seus e-mails marketings é obter uma ferramenta multifuncional em um só lugar, sem a necessidade de se conectar a um software de email. Alguns plugins permitem automação de marketing, inscrição na lista de emails, monitoramento de abertura e muito mais!

As 18 melhores ferramentas de Email Marketing

Não adianta ter um objetivo claro, um público definido e um mailing qualificado, se a ferramenta de email marketing não é adequada às estratégias do seu negócio. Pensando nisso, nós preparamos uma lista com as 18 melhores ferramentas de email marketing disponíveis no mercado. 

Lembre-se que uma boa ferramenta deve oferecer o envio facilitado de emails, templates personalizados e gerenciamento da lista de contatos. Com isso em mente, confira a nossa lista abaixo! 

MailChimp

Interface do MailChimp
Interface do MailChimp

É um dos principais provedores de e-mail marketing do mundo pois oferece planos gratuitos. Ele possui integração com WordPress, Magento, Shopify e muitas outras plataformas.

 O Mailchimp email marketing é uma plataforma muito intuitiva e vem com um criador de e-mails. O único ponto negativo são os recursos de automação de marketing, que são limitados. 

Constant Contact

Essa ferramenta tem se tornado muito popular nos últimos anos por possuir uma interface amigável para iniciantes. Com o Constant Contact é possível gerenciar lista de e-mails, modelos e calendário de marketing.

 Os planos pagos possuem recursos de automação de email, testes A/B, pesquisas e enquetes. Os preços variam bastante e existe o plano free por 30 dias.

RD Station

Interface do RD Station

Uma das melhores plataformas quando se trata de automação de marketing. Além de automatizar emails marketing, o RD Station engloba toda sua estratégia de marketing.

Com ele, é possível administrar a presença digital e realizar integrações de marketing e vendas, tornando o processo muito mais fácil e automatizado para o seu negócio.

GetResponse

Ideal para pequenas empresas, essa plataforma possui ferramentas de automação de marketing e soluções para criação de campanhas personalizadas.

 O GetResponse também possui formulários responsivos, testes A/B e integração com OptinMonster, SalesForce, Google Docs e ZenDesk.

LeadLovers

Com essa plataforma, é possível construir landing pages, páginas de vendas, sites e blogs. Um dos pontos fortes é a automação de marketing via funil de vendas sistematizado. Além disso, é bem fácil criar os templates de e-mail marketing com o sistema de soltar e arrastar.

Também é possível aprimorar os layouts tanto de e-mail, quanto de landing pages dos designs com gifs e fotos gratuitas oferecidas pela ferramenta.

 Além disso, há o monitoramento de envios, taxa de abertura, taxa de cliques e muito mais. 

Drip

Tela com serviços do Drip

Em realidade, o Drip é um CRM que oferece soluções de e-mail marketing. É ideal para negócios de e-commerce novos, pois se concentra em oferecer lojas menores com as mesmas ferramentas poderosas de automação de grandes e-commerces.

Esses e-mails poderão servir para converter leads em clientes e também oferece relatórios com resultados. Os painéis de receita mostram estatísticas detalhadas de receita e envolvimento para cada e-mail e estratégia de automação.

É possível visualizar as estratégias para ver o que está de fato impulsionando o desempenho das campanhas de e-mail e onde é possível melhorar. Tudo isso, de maneira bem fácil de visualizar.

ConvertKit

ConvertKit e algumas de suas ferramentas de crescimento através de E-mail Marketing

Ideal para influenciadores e criadores de conteúdo, o ConvertKit possui objetivo de engajamento e de nutrição do público-alvo. Com ele, é possível levar os leads de visitantes para contas de redes sociais. 

A ferramenta também oferece cursos para ensinar a utilizar todos os serviços internos. É possível visualizar todas as estatísticas de jornadas de maneira simplificada.

ActiveCampaign

O ActiveCampaign é uma plataforma tradicional, que possui todas as ferramentas básicas para automação de email. O diferencial são os recursos avançados como conteúdo condicional, rastreamento geográfico e capacidade de entrega gerenciada. 

A ferramenta também possui um CRM integrado, possibilitando mais facilidade em vendas e conversão, onde você poderá acompanhar tudo dos seus leads e clientes!

SendInBlue

O SendInBlue é uma das melhores plataformas disponíveis no mercado, pois é um SMS que possui ferramentas de email marketing.

Possui ferramentas de automação de marketing como envio de e-mails transacionais, segmentação de usuários e também conta com algoritmos de Inteligência Artificial para garantir a entrega e abertura dos emails. 

A ferramenta também utiliza SMS Marketing, Chat e CRM para facilitar o dia a dia do seu site e negócio online.

AWeber

Ferramenta de E-mail Marketing do AWeber

É uma das plataformas mais populares – e também mais antigas – de email marketing. O AWeber se conecta à maioria das plataformas e oferece diversas ferramentas para que pequenas e médias empresas façam a gestão de suas estratégias de marketing por email. 

O AWeber tem como diferencial a integração com o Canva, onde você pode fazer inúmeros designs para suas jornadas de e-mail.

Keap

O Keap é, na verdade, um serviço de gerenciamento de relacionamento com o cliente

Contudo, possui ferramentas de automação e vendas por email. Ele possui funcionalidades para automação de CRM e fluxos de trabalho, além de templates de email.

Existe demonstração por 14 dias e outros planos pró, onde cada um oferece mais serviços que outros.

MailerLite

Ideal para pequenas e médias empresas, possui funções para construção de sites, pop-ups e formulários incorporados, segmentação e testes A/B. 

Existe também CRM do MailerLite e algumas integrações, como o WordPress, por exemplo. Além disso, xistem diversos tutoriais que ensinam a utilizar o melhor da ferramenta.

Mailify

Tela do Mailify

Autodenominado “aplicativo líder na Europa”, essa ferramenta possui automação de marketing, SMS e oferece contatos ilimitados. Também há mais flexibilidade para editar elementos.

A ferramenta tem conexão com o Google Analytics, tornando mais fácil a visualização de dados. O Mailify também oferece banco de imagens royalty-free, ou seja, com uso livre para a criação de e-mails.

Litmus

Possui soluções tudo-em-um para criação e disparo de e-mails. Ele também oferece soluções para pesquisa e campanhas sociais e pagas. Existe uma checklist para visualizar antes de enviar os e-mails, garantindo que os e-mail marketing sejam enviados de maneira completa.

Crie campanhas no Litmus que possam converter e obter insights para melhorar os resultados gerais do marketing do seu negócio.

Optin Monster

É um plugin do WordPress para criação e monitoramento de pop-ups cujo foco é geração de leads e conversões. Ele pode ser usado para aumentar sua lista de emails. 

Obtenha todas as estatísticas de que você precisa para melhorar sua estratégia de geração de leads e, em seguida, teste facilmente todas as suas ideias para continuar aumentando as conversões de leads para clientes.

MailJet

É uma ótima opção para envio e rastreamento de emails marketing e transacionais. É indicado para empresas de pequeno, médio e grande porte de diversos segmentos. 

O Mailjet pode ser acessado através de uma interface on-line fácil de usar com recursos de arrastar e soltar ou por meio de APIs que permitem que os desenvolvedores integrem outros recursos. A ferramenta de email de marketing possui plano gratuito.

HelloBar

Utilizado para geração de leads, o HelloBar foi criado por Neil Patel, famoso guru do marketing digital. Com essa ferramenta de email marketing, é possível criar pop-ups e direcionar o tráfego para uma landing page.

O foco da ferramenta é em conversão e é possível integrar o serviço com inúmeros outros, como WordPress, SalesForce, MailChimp e Shopify, por exemplo.

A ferramenta também possui plano gratuito.

Nitronews

Visualização da plataforma Nitronews

É uma ferramenta focada em email marketing que disponibiliza ferramentas para geração de leads com landing pages, formulários, pop-up e chats.

Ela foca que o uso é gratuito, que já engloba muitas coisas positivas para começar, mas também possui outros planos pagos.

Conclusão sobre ferramentas de email marketing

Como você percebeu, o email marketing é uma das melhores formas de compartilhar a mensagem da sua marca no ambiente digital. 

Por isso, dedique um tempo para pesquisar qual ferramenta de e-mail marketing está mais adequada às suas expectativas de conversão e entrega em email marketing. Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a escolher a sua plataforma ideal!