Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba mais sobre o Google Colab e entenda os motivos que fazem dele uma plataforma ideal para vários projetos.

Quem trabalha com programação sabe da importância de usar ferramentas colaborativas. Elas ajudam a compartilhar projetos de maneira rápida, e uma das opções é o Google Colab.

Está interessado em saber mais sobre o Google Colab e como ele funciona? Então basta prosseguir com a leitura para aprender um pouco mais. Vamos lá!

O que é o Google Colab?

O Google Colaboratory ou Google Colab, como é popularmente conhecido, é uma plataforma gratuita oferecida pelo Google. Ela fornece um ambiente de notebook Jupyter hospedado na nuvem que permite escrever e executar código Python. Além disso, dá para visualizar os resultados diretamente no navegador, sem a necessidade de configuração ou instalação local de software.

O Google Colab foi desenvolvido visando o trabalho de equipes integradas. Ele permite compartilhar e colaborar facilmente com outras pessoas, facilitando o trabalho em equipe. Isso é especialmente importante para os analistas e desenvolvedores juniores, que precisam de mais revisão e apoio.

registre seu dominio

Como o Google Colab funciona?

O Google Colab oferece um ambiente notebook Jupyter, ou seja, um ambiente na web de código aberto. Ele permite criar e compartilhar documentos interativos contendo código executável, equações, visualizações e texto explicativo. O nome “Jupyter” deriva das principais linguagens de programação suportadas: Julia, Python e R.

Com ele, você pode escrever e executar código Python nas células do notebook. O código é executado em tempo real nos servidores do Google, e os resultados são exibidos diretamente abaixo das células de código.

Google Colab
Interace do Google Colab

Um dos fatores que o faz tão útil são os seus recursos computacionais, incluindo CPU, GPU e TPU. Isso permite executar código que requer poder de processamento elevado, como treinamento de modelos de aprendizado de máquina em grandes conjuntos de dados.

Como usar o Google Colab?

Vamos ao que interessa, como usar o Google Colab! Para isso, fizemos um passo a passo simples para você seguir.

Passo 1: acesse o Google Colab

Abra o seu navegador da web e vá para o site do Google Colab e clique em “Open Colab”.

Google Colab
Usando o Google Colab

Passo 2: faça login na sua Conta Google

Quando entramos no Google Colab, somos direcionados para a página inicial, onde a ferramenta nos traz uma visão geral de suas funções. 

Para você conseguir escrever, salvar e compartilhar seu trabalho no Google Colab, é preciso estar logado na sua conta Google.

Google Colab
Acessando o Google Colab

Se você já estiver logado em sua Conta Google, o Google Colab será acessado de forma automática. Caso contrário, você será solicitado a fazer login em sua Conta Google. Certifique-se de estar usando uma conta que deseja associar ao Google Colab.

Passo 3: crie um novo notebook

Após acessar o Google Colab, você verá a opção para criar um novo notebook. Clique em “Arquivo” no canto superior esquerdo da tela e selecione “Novo notebook”. Isso abrirá um novo notebook Jupyter para você começar a trabalhar.

Criando um notebook no Google Colab

Passo 4: construindo células de trabalho

Dentro do notebook, você verá células em branco onde pode escrever e executar código Python. Você pode adicionar uma nova célula clicando no botão “+ código” ou “+ texto” na parte superior do notebook. 

Google Colab
Células de trabalho no Google Colab

Passo 5: execute seu código

Para executar o seu código é bem simples. Basta clicar no botão cinza, redondo, com o símbolo de “play”, no canto superior esquerdo da célula com o código.

Google Colab
Executando um código no Google Colab

Se o código for executado e não tiver nenhum erro, o resultado aparecerá na parte inferior da célula com o ícone✅.

Google Colab
Executando um código no Google Colab

Se o código tiver erros, a ferramenta mostrará a linha com o erro. Além disso, fará uma análise explicativa demonstrando onde está o erro e qual é o erro.

Google Colab
Código com erro no Google Colab

Passo 6: Salve seu trabalho

Para salvar seu trabalho, vá em “Arquivo” e selecione “Salvar” ou use o atalho Ctrl + S. O notebook será salvo no seu Google Drive. Você pode também salvar uma cópia do seu notebook como Gist do Github ou cópia no Github.

Google Colab
Salvando um trabalho no Google Colab

Passo 7: Compartilhe seu notebook

Você pode compartilhar seu notebook com outras pessoas. Basta clicar em “compartilhar” no canto superior direito do notebook ou no ícone de cadeado na célula.

Também dá para conceder permissões de edição ou visualização aos colaboradores, permitindo que eles trabalhem no notebook com você.

Google Colab
Compartilhando um notebook no Google Colab

Principais comandos para o Google Colab

Uma ferramenta que ajuda muito no dia a dia do programador são os comandos do teclado. No Google Colab existem alguns comandos muito úteis para você se aventurar, vamos ver alguns dos mais importantes. 

Executar uma célula de código:

  • Pressione Shift + Enter para executar a célula de código atual.
  • Use Ctrl + Enter para executar a célula de código e permanecer na mesma célula.

Adicionar uma nova célula:

  • Pressione Ctrl + M seguido de B para adicionar uma nova célula abaixo da célula atual.
  • Pressione Ctrl + M seguido de A para adicionar uma nova célula acima da célula atual.

Converter o tipo de célula:

  • Pressione Ctrl + M seguido de Y para converter a célula atual em uma célula de código.
  • Pressione Ctrl + M seguido de M para converter a célula atual em uma célula de texto (Markdown).

Salvar o notebook:

  • Ctrl + S para salvar o notebook.

Instalar pacotes Python:

  • Use o comando !pip install pacote para instalar pacotes Python diretamente do ambiente do Google Colab.

Por que usar o Google Colab?

Se ainda não ficaram totalmente claro os benefícios de usar o Google Colab, vamos destacar alguns dos mais fortes aqui para você. Vamos lá!

Facilidade de uso

A experiência do usuário não frustra no Google Colab. Por possuir um ambiente de desenvolvimento simplificado, basta um navegador da web e uma conexão com a internet para escrever e executar códigos.  

Além disso, o próprio Google disponibiliza documentação que explora todos os aspectos da ferramenta de desenvolvimento. Ela também ensina passo a passo como fazer a melhor utilização de uma maneira didática e sem complicações.

Possibilidade de compartilhamento 

No mundo de hoje, colaboração é tudo. Ferramentas que podem ser integradas com outras ferramentas, com APIs e facilmente compartilhadas são de suma importância. Isso vale para projetos simples, mas também os mais complexos, que possuem várias camadas e setores que precisam validar um único trabalho. 

Com o Google Colab, você pode compartilhar seus notebooks facilmente com outras pessoas. Isso permite a colaboração em tempo real em projetos de análise de dados, desenvolvimento de software e aprendizado de máquina

Integração com o Google Drive

O Google Colab está integrado ao Google Drive. Dessa forma, facilita o armazenamento, o acesso e o compartilhamento de notebooks e outros arquivos de dados.

Isso permite que você acesse facilmente seus notebooks de qualquer lugar e de qualquer dispositivo conectado à Internet. Além disso, centraliza todo o seu trabalho em um único lugar.

Acesso a recursos gratuitos

Um dos grandes desafios tecnológicos, principalmente para quem lida com projetos de aprendizado de máquina e outras, é o processamento de dados

Nesse sentido, o Google Colab é uma Ferrari. Uma das vantagens mais significativas da ferramenta é justamente o acesso gratuito a recursos computacionais, incluindo CPU, GPU e TPU. Isso permite executar código pesados, que precisam de um processamento significativo, sem dor de cabeça, nem custos adicionais.

Bibliotecas pré-instaladas 

O que seria de um programador, sem as documentações? Pois bem, o trabalho seria ainda mais desafiador do que já é. Por isso, um dos benefícios do Google Colab é que ele vem com muitas bibliotecas populares de Python. Das principais, podemos destacar NumPy, pandas, matplotlib, scikit-learn e TensorFlow pré-instalados. 

Isso permite começar a trabalhar em projetos de análise de dados e aprendizado de máquina imediatamente, sem a necessidade de instalar bibliotecas adicionais.

Visualizar dados na íntegra

O Google Colab oferece suporte para criar uma ampla variedade de gráficos e visualizações diretamente no ambiente de notebook. Isso permite que os usuários explorem, entendam e comuniquem insights importantes contidos nos conjuntos de dados de forma eficaz. Dessa forma, melhora a compreensão dos dados e facilita a tomada de decisões informadas.

Conclusão

Nesse artigo, abordamos desde os conceitos primários sobre o Google Colab, como utilizá-lo e seus benefícios. Essa é uma ferramenta estratégica e altamente recomendada para projetos que requerem força computacional, salvamento em nuvem e fácil compartilhamento.

Deixe nos comentários se você usa ou já usou o Google Colab e o que acha dele! Aproveite e fique de olho no blog da HostGator para mais conteúdos sobre tecnologia:

Navegue por tópicos

  • Índice

  • O que é o Google Colab?

  • Como o Google Colab funciona?

  • Como usar o Google Colab?

  • Principais comandos para o Google Colab

  • Por que usar o Google Colab?

    • Facilidade de uso

    • Possibilidade de compartilhamento 

    • Integração com o Google Drive

    • Acesso a recursos gratuitos

    • Bibliotecas pré-instaladas 

    • Visualizar dados na íntegra

  • Conclusão

Tags:

  • Domínios

Carolina Boratino

Analista de SEO, estrategista de conteúdo e redatora com 7 anos de experiência. Já trabalhou com grandes marcas do mercado e tem experiência tanto no mundo freela, quanto em grandes agências, com clientes renomados. Escreve sobre SEO, tecnologia e marketing no geral.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários