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O Google Discover busca atrair a atenção e o interesse do seu usuário. Confira um pouco mais sobre o que ele é e como ele funciona.

O Google Discover, lançado pela Google em 2018, é um recurso capaz de antecipar as intenções de busca dos seus usuários com base em suas áreas de interesse

Dessa forma, artigos, vídeos e notícias são escolhidos especificamente para cada um com base nos sistemas automatizados do Google, utilizando recursos como inteligência artificial e Machine Learning.

Trata-se, portanto, de um recurso útil para a divulgação de sites e informações por empresas ou plataformas, sendo possível aumentar o alcance e o número de acessos ao conteúdo. 

As páginas e publicações compartilhadas em formato de feed são selecionadas de acordo com os critérios de conteúdo e publicação do próprio Discover, por meio de ferramentas do setor de Inteligência Artificial. Além disso, podem ser influenciados por ações do próprio usuário, como curtidas e recursos para seguir determinado site ou plataforma. 

Diante das possíveis aplicações e utilidades, separamos algumas informações sobre como o Google Discover funciona e dicas para promover o seu negócio por meio dele. Confira a seguir e boa leitura!

O que é Google Discover?

O Google Discover é um recurso para dispositivos móveis, desenvolvido pela Google, que apresenta o formato de um feed e oferece sugestões de leitura, dentre outros conteúdos, aos usuários da plataforma. 

Ele pode ser encontrado em dispositivos móveis Android ou iOS, por meio do aplicativo do próprio Google ou na página inicial do seu navegador, o Chrome. 

Trata-se, portanto, de um dispositivo que tem como base as preferências e áreas de interesse já apresentadas pelo usuário durante suas navegações, e seu principal objetivo é antecipar assuntos e notícias em alta que possam agradar, além de melhorar a experiência do user dentro do app.

Dessa forma, o Google Discover oferece os resultados de uma possível busca antes mesmo que o usuário digite os termos necessários para encontrá-los. Nesse sentido, a ferramenta evidencia conteúdos recentes ou considerados úteis para aquele público.

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Como o Google Discover funciona?

Depois de entender o que é o Google Discover e o seu principal objetivo, você deve estar se perguntando sobre como ele funciona. 

A ferramenta para dispositivos móveis faz uso de uma tecnologia essencial para o funcionamento do algoritmo da Google e todos os outros, a inteligência artificial (IA).

O machine learning, ramo da IA, concentra dados e algoritmos com o objetivo de imitar, aprender e reproduzir comportamentos e aprendizados do homem. 

Dessa forma, ele faz uso de ferramentas estatísticas para prever padrões de comportamento e fazer outras previsões com quase nenhuma intervenção humana. 

O machine learning, ramo da IA, concentra dados e algoritmos com o objetivo de imitar, aprender e reproduzir comportamentos e aprendizados do homem.

Trata-se, portanto, de uma ferramenta aplicável ao mundo dos negócios e capaz de aumentar o número de visualizações, vendas e compartilhamentos de um negócio, de um produto ou de uma empresa. Tudo isso apenas abrindo o app da Google no seu celular.

Mas não pense que a Google dispensa ajuda nesse processo. É essencial para o bom funcionamento do Discover que o usuário colabore na criação e personalização do feed, através de funções capazes de informar se aquele conteúdo foi útil ou não. No mais, é possível informar ao algoritmo os seus temas de interesse.

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O que é preciso para otimizar conteúdos para o Google Discover?

Diante das possíveis aplicações e funcionalidades do Google Discover ao mundo dos negócios, é interessante entender como direcionar e otimizar os conteúdos para essa plataforma. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para aprimorar o conteúdo de suas páginas para o Google Discover. Confira e aplique agora mesmo!

  1. Invista em conteúdo

Antes de partir para estratégias visuais e de publicação, é indispensável trabalhar em um bom conteúdo. Ainda que o foco principal do Google Discover seja as notícias, um conteúdo relevante para determinado público também pode ser entregue.

Nesse sentido, busque sempre manter a frequência de posts alta, traga informações recentes e inovadoras, acompanhe os assuntos que estão em alta e foque no seu público-alvo. Dessa forma, uma pessoa que se interessa por determinado assunto não irá receber apenas notícias sobre aquilo, mas também eventos, textos, músicas e outros conteúdos de interesse. 

  1. Utilize boas ilustrações e imagens

Uma recomendação da própria Google é utilizar imagens e ilustrações de alta qualidade, pois se tratando de uma plataforma com formato de feed o visual é tão importante quanto o conteúdo verbal.  

Isso se deve ao fato de que todos os cartões que aparecem no feed irão utilizar a imagem da matéria para compor a sua chamada. Dessa forma, a foto irá aparecer em forma de destaque ou em miniatura para despertar a curiosidade e o interesse por parte do usuário. 

Além disso, busque sempre:

  • Utilizar imagens com qualidade superior a 1.200 pixels;
  • Evitar imagens que violem direitos autorais ou que não possam ser veiculadas livremente pela Google;
  • Divulgar imagens claras e autênticas, capazes de transmitir a mensagem desejada de maneira direta;
  • Incluir legendas apropriadas.

Com esses passos, não apenas os números de cliques irão aumentar, mas também o tempo gasto em sua página e o nível de satisfação do usuário com o conteúdo veiculado.

  1. Seja Mobile Friendly

Sendo o Google Discover uma ferramenta destinada exclusivamente a dispositivos móveis como tablets e smartphones, é de suma importância que o seu site seja adaptado para esse tipo de aparelho, o que chamamos de mobile friendly

Certamente você já entrou em um site pelo celular que não possuía essa adaptação e acabou ficando com o design e a entrega de informações prejudicadas. Isso diminui muito o interesse e o tempo de permanência do usuário em seu site.

Logo, busque adaptá-lo a essa realidade, evitando anúncios que possam atrapalhar a leitura e conteúdos que acabam distorcidos, como imagens e animações.

Outros pontos importantes são:

  • Otimizar a velocidade de carregamento;
  • Utilizar imagens compactadas, mas com qualidade;
  • Adaptar o conteúdo para telas pequenas;
  • Otimizar a sua página com o AMP (Accelerated Mobile Pages) sempre que possível.
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  1. Crie conteúdos para o YouTube

Outra dica importante é investir em vídeos e conteúdos para o YouTube. Essa dica não se aplica a todos os ramos e negócios, mas se for o seu caso pode ser muito valiosa, pois o Google e seus usuários demonstram muito interesse por esse tipo de conteúdo.

No Google Discover, muitos dos conteúdos recomendados são em formato de vídeo, e aqueles veiculados pelo YouTube contam com uma ferramenta interessante, o autoplay. O autoplay permite que os vídeos sejam reproduzidos de maneira automática, o que tende a atrair a atenção e os cliques do usuário por meio do conteúdo audiovisual.

Portanto, se possível, invista em estratégias e conteúdos em formato de vídeo, pois isso pode gerar um bom engajamento para sua marca ou empresa na plataforma.

Como divulgar no Google Discover?

Antes de entender e apontar algumas dicas para favorecer a divulgação do seu site, produto ou negócio, é importante entender que todo conteúdo indexado à plataforma está disponível para uma possível exibição no Discover, desde que ele atenda às políticas de uso e conteúdo da ferramenta. 

Logo, todas as orientações a seguir (e também aquelas do tópico acima) são apenas direcionamentos para aumentar a visibilidade, o acesso e o número de cliques no seu site. Mas tudo isso depende, ainda, das políticas de conteúdo e do algoritmo do Google.  

Nesse sentido, separamos algumas informações relevantes acerca das políticas de conteúdo, diretrizes e demais informações necessárias e obrigatórias para que o seu vídeo, texto ou site possa entrar no radar do Google Discover e ser divulgado no feed. Confira a seguir.  

  1. Obedeça às políticas de conteúdo

Para que um conteúdo se torne automaticamente disponível para publicação no Google Discover ele deve, obrigatoriamente, atender às políticas de conteúdo da ferramenta. 

Mas não se preocupe, pois são exigências e proibições aplicáveis a qualquer plataforma digital. Dentre as principais proibições estão:

  • Produtos e conteúdos que violem os direitos autorais, pirateados ou falsificados;
  • Temáticas que incitem violência, discursos de ódio, discriminação de qualquer tipo ou que ofereçam risco para os usuários;
  • Comportamento considerado desonesto, ou seja, promoção de produtos ou serviços que permitam esse tipo de atitude, como documentos falsificados ou até serviços de falsificação acadêmica;
  • Conteúdos inadequados como bullying, intimidação, imagens de crimes ou acidentes, crueldade com animais ou linguagem obscena.

Evite, portanto, qualquer um desses tipos na divulgação do seu serviço, produto ou empresa para aumentar as chances dela aparecer no Google Discover. Do contrário seu site poderá ser até mesmo banido da plataforma.

  1. Siga as diretrizes acerca do conteúdo de notícias

Além de proibir determinados conteúdos, a Google exige informações acerca da publicação do conteúdo de notícias, como a data, o autor das informações contidas no texto, dados sobre a empresa e de contato. 

Isso visa, principalmente, diminuir a veiculação e compartilhamento de informações falsas ou distorções da verdade, as famosas fake news. Dessa forma, se esse for o seu nicho, procure fornecer as informações acima e garantir a veracidade dos fatos.

  1. Crie sempre conteúdo Autoral e Exclusivo

Além da qualidade e relevância das informações compartilhadas, como já dito anteriormente, é muito importante que os conteúdos sejam originais e únicos.  

Logo, evite a publicação de informações, notícias e artigos duplicados, pois o Google interpreta isso como plágio e poderá diminuir a entrega do seu conteúdo na plataforma ou até mesmo retirá-la de circulação.

  1. Faça bom uso do SEO

Um ponto de extrema importância para qualquer um que queira divulgar seu serviço, notícia, produto ou até mesmo marca na internet é a correta utilização do SEO. 

O Search Engine Optimization ou SEO é uma técnica de otimização de sites que utiliza de um conjunto de ferramentas e estratégias para melhorar o posicionamento de uma página em uma plataforma de busca, como o Google. 

Dentre as principais práticas de otimização a serem utilizadas para promover a exibição do seu conteúdo no Google Discover, estão:

  • Uso correto das palavras-chave;
  • Títulos criativos e atraentes;
  • Conteúdos relevantes;
  • Velocidade de carregamento dos dados;
  • Uso de backlinks.

Após aplicar todas essas dicas ao seu conteúdo, as chances dele ser entregue e consumido pelo seu público-alvo, por meio do Google Discover, tendem a aumentar. Isso significa um aumento no CTR (ou Click Through Rate) do seu site, que nada mais é do que o número de cliques e impressões da sua publicação ou anúncio.   

O que fazer ao aparecer no Google Discover?

Seguindo cada uma das dicas e informações acima, esperamos que você alcance a posição desejada e que o seu conteúdo receba o destaque merecido no Google Discover. Mas o que fazer depois disso?

Logo após ser publicado no feed do Google, o seu vídeo ou artigo irá atingir o que chamamos de pico de acesso, ou seja, um grande número de usuários visitando o seu site de maneira simultânea. 

Esse aumento nas visualizações e acessos tendem a durar cerca de 2 a 3 dias, então aproveite. 

É o momento de você investir em novas publicações, em um bom atendimento ao cliente e aprimorar a estrutura do seu site para atrair novos usuários e garantir a constância nos acessos, vendas ou interações. 

Esperamos que por meio desse artigo tenha ficado claro o que é o Google Discover, como ele funciona e como utilizá-lo em prol da divulgação do seu conteúdo. 

Com um uso cada vez mais intenso dos dispositivos móveis, dicas como essa podem alavancar o seu site, aumentar o número de acessos e, também, o de compartilhamentos. Até a próxima!

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  • O que é Google Discover?

  • Como o Google Discover funciona?

  • O que é preciso para otimizar conteúdos para o Google Discover?

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Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

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