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Você aí, já pensou em atuar em um marketplace? Vamos conhecer mais sobre essa plataforma onde encontramos diversas lojas virtuais, entender como utilizar e descobrir quais são suas vantagens!

Você já deve ter notado durante suas compras online que as mercadorias são vendidas e entregues por empresas com nomes diferentes do site visitado, certo? Este tipo de experiência sinaliza que você está dentro de um marketplace.

Este conceito tem ganhado força em nosso país desde 2012 e é adotado por empresas como OLX, Mercado Livre, Americanas, Shopee, Amazon, dentre outras.

Podemos definir marketplace como um grande centro comercial virtual no qual diversas lojas oferecem seus produtos e atuam em nichos específicos para atender a demanda por mercadorias de um determinado mercado.

Explicaremos abaixo alguns conceitos que te ajudarão a entender melhor este tipo de ferramenta.

Quando surgiu o marketplace?

O conceito de marketplace digital, que se tornou uma das estruturas mais influentes na economia digital, surgiu em meados da década de 1990, coincidindo com a expansão da internet.

Um dos pioneiros neste modelo de negócios foi o eBay, fundado por Pierre Omidyar em 1995. Originalmente concebido como um site de leilões para colecionadores, o eBay rapidamente se expandiu e passou a adotar o sistema de marketplace. Com isso, permitiu que qualquer pessoa, de vendedores individuais a grandes lojas, listasse seus itens.

Logo após, a Amazon também adotou o modelo de marketplace. A empresa expandiu seu leque de produtos e começou a permitir que outros vendedores comercializassem produtos através de sua plataforma, ampliando assim seu inventário e sua base de clientes. Esse modelo permitiu à Amazon oferecer uma variedade maior de produtos do que seria possível se dependesse apenas de seu próprio estoque.

Quais as diferenças entre e-commerce e marketplace

Há diferenças entre um marketplace e uma loja virtual (e-commerce). Enquanto em uma loja virtual são oferecidos produtos específicos daquele fornecedor (o lojista, no caso), em um marketplace você encontra produtos de diferentes lojistas que são vendidos por um único intermediador.

Todas as transações ficam sobre a responsabilidade do marketplace, que as avalia para posteriormente repassar as porcentagens sobre o valor das vendas para o lojista.

A empresa que decidiu utilizar a plataforma é quem arca com o armazenamento e a logística de entrega das mercadorias.

Como funciona um marketplace

Antes de iniciar as explicações sobre os tipos de marketplaces, é importante conhecer alguns conceitos básicos que podem auxiliar a interagir com este tipo de ferramenta:

  • Comissão – é uma taxa sobre o volume de vendas realizadas que é paga ao marketplace e pode variar conforme o perfil do produto ou serviço;
  • Intermediador Financeiro – instituição de pagamento que faz intermediação das transações financeiras entre vendedores e compradores;
  • Liquidez de Produtos – é o resultado do número total de produtos com vendas dividido pelo total de todos os produtos do marketplace. Este indicador mostra a probabilidade de alguma venda ser realizada e a maturidade do marketplace;
  • Liquidez de Vendedores – este indicador resulta do número total de lojas com vendas dividido pelo total de todas as lojas do marketplace;
  • Prazo de Pagamento – dependendo do marketplace varia de dois a 45 dias após a postagem ou entrega do pedido. Isto acontece, pois é necessário para que cada processo de pagamento seja finalizado com segurança.

Diferentes tipos

De acordo com a finalidade do seu negócio, você pode optar por dois tipos de marketplace:

Serviços

Este tipo de marketplace tem como objetivo conectar profissionais ou empresas que prestam serviços para aqueles clientes que estão procurando por eles.

Para quem oferece serviços de Consultoria, Assistência Técnica, Design, Comunicação, Moda, Beleza e até mesmo Educação, já existem marketplaces dedicados especificamente a estes tipos de serviço.O marketplace para empresas da área de serviços têm formas variadas de cobrança:

  • Aluguel – a plataforma pode realizar a cobrança por uma mensalidade ou comissão sobre as vendas;
  • Negociação/Orçamento – cobrança por venda ou pelo valor de publicidade para destaque nas buscas dos consumidores;
  • Transação – comissão sobre cada venda, o que pode significar uma taxa de 15% a 30%.

Produtos

Neste modelo, o objetivo é vender produtos – tanto físicos quanto digitais – diretamente ao cliente final. Isso pode acontecer conectando lojas ou pessoas que vendem estes produtos, com clientes que desejam comprá-los.

As formas de cobrança são um pouco diferentes:

  • Anúncio – neste caso, é cobrado por anúncio, custo por cliques ou mensalidade para publicar um certo número anúncios;
  • Transação – a cobrança é feita sobre cada venda e/ou mensalidade para uso da plataforma e outros benefícios adicionais.
Marketplace
Marketplace tem se tornado o principal meio de atuação para muitos empresários.

As principais vantagens do marketplace

Como principais benefícios de oferecer seus produtos dentro de um marketplace, podemos citar a visibilidade que estes canais oferecem, o baixo custo de investimento e a facilidade de receber seus pagamentos.

Dentre as principais vantagens do marketplace, detalhamos abaixo as que podem te ajudar a acelerar o crescimento da sua Loja Virtual:

Visibilidade

Para quem está começando, o caminho para ser reconhecido é árduo e exige muito esforço.

Ao optar por um marketplace, a empresa consegue pegar um atalho interessante, por exemplo: você pode aproveitar a “vitrine” dos marketplaces mais conhecidos para expor seus produtos e/ou serviços e tornar sua marca conhecida mais rapidamente.

Baixo investimento

Como o marketplace já possui uma estrutura pronta, você não precisa de preocupar com investimentos de desenvolvimento e manutenção do site. Neste caso, você só pagará uma determinada comissão sobre as vendas.

Vale lembrar que alguns custos precisam ser considerados na hora de estabelecer seu preço final: o valor da comissão acordada para estabelecer seus preços de venda, custos para armazenar seu estoque (no caso de produtos físicos) e custos de envio da mercadoria.

Alto retorno

Considerando que a infraestrutura do marketplace já esta pronta, o lojista tem a possibilidade de trabalhar melhor suas margens de lucro e talvez investir parte do orçamento em ações de divulgação com estratégias de Marketing.

Aumento das vendas

O próprio marketplace possui estratégias de divulgação e investe em tecnologias para aumentar o número de visitas e engajamento dentro da plataforma.

Isso possibilita que os clientes que estão em busca de um produto e, dessa forma, acabam caindo na página de outro fornecedor, possam encontrar você como sugestão parecida ou complementar à outra compra.

Relevância SEO

As plataformas de marketplace trabalham com algoritmos avançados de SEO (“Search Engine Optimization”, Otimização para Motores de Busca). Isto significa que estas ferramentas possuem ‘’inteligência’’ suficiente para dizer quais resultados são mais relevantes para cada busca de um cliente.

Investir na qualidade da sua reputação, garantir boas avaliações pós-compra, oferecer imagens de qualidade e escolher palavras-chaves relevantes para seus produtos e serviços podem ser fatores fundamentais para você aparecer nos primeiros resultados e aumentar suas vendas.

Diversificação de públicos e portfólio

Se a loja virtual utilizar a infraestrutura do marketplace para ampliar o catálogo de produtos conquistará novos clientes com menos investimento. Além disso, pode ser uma ótima opção para testar a atuação em nichos diferentes.

Crescimento de negócio de nicho

Caso a loja virtual já trabalhe em um determinado nicho e decida começar a atuar em outro, a oferta de novos produtos pode fazer a loja se destacar mais, embalada pela boa reputação do marketplace. Com isso, ela consegue iniciar suas atividades no novo segmento com mais tranquilidade.

O que é Facebook marketplace?

O Facebook Marketplace é uma área ou ferramenta da redes social destinada à compra e venda de produtos ou serviços. 

Ele funciona como um ecommerce dentro da plataforma do Facebook, como uma vitrine de shopping onde os usuários podem realizar seus anúncios ou procurar produtos que sejam comprar.

O Facebook não realiza as negociações de compra, venda ou entrega do produto, ou serviço. Mas todos os anúncios devem seguir as Políticas do Facebook.

 Por esse motivo é necessário prestar maior atenção nas negociações realizadas para adquirir um produto, uma dica importante, é conferir as classificações e comentários sobre o vendedor na plataforma.

Como vender pelo Facebook marketplace?

1- Abra o Facebook e faça clique na opção “Marketplace” ;

Opção Marketplace Facebook

 2- Para continuar, faça clique na opção “Criar anúncio”;

Criar anúncio no Marketplace do Facebook

3- Adicione o tipo de classificado que deseja anunciar;

tipo de classificado do Marketplace Facebook

4- Adicione as informações, localização e fotos do produto ou serviço que você deseja vender;

Dados de anúncio no Marketplace Facebook

5- Quando tudo estiver pronto, clique em “Avançar” e logo apos encontrará a opção para realizar a publicação do anúncio. 

Após realizar estes passos, você só deve aguardar que os usuários interessados pelo seu anúncio entrem em contato pelo Messenger da plataforma.

Marketplace mais populares no Brasil

Mercado Livre

O Mercado Livre é uma plataforma que teve origem na Argentina em 1999. E hoje é o Marketplace mais utilizado na América Latina, estando presente em 19 países da região. Este marketplace esta entre os 10 sites mais acessados no Brasil.

O Mercado Livre se destaca por ter um ecossistema de logística que garante a segurança na negociação, apoiando tanto o comprador quanto o vendedor. 

Amazon 

É uma empresa norte-americana fundada em 1994, e hoje, além de ser  um dos maiores Marketplace do mundo, Amazon também é reconhecido como uma das empresas mais valiosas na atualidade.

Magazine Luiza

A Magazine Luiza foi inaugurada em 1957 como uma pequena loja física em São Paulo. Em 2016 foi criar o Marketplace da marca, e hoje, o Maglu marketplace é um dos maiores varejistas do Brasil. 

OLX 

Este marketplace foi fundado no ano de 2006. Por mais que o OLX permita a venda de produtos novos, atualmente, o OLX é conhecido ou popular na venda de produtos usados. 

Um dos seus principais concorrentes é o Mercado Livre, mas o OLX tem uma proposta que o diferencia, a de aproximar os vendedores e compradores que moram numa mesma cidade ou a pouca distância.

Claro que hoje em dia, existem inúmeros outros marketplaces, tais como: Shopee, Magazine Luiza, Americanas, e outros! Escolha o que ofereça mais vantagens ao seu negócio.

Outro muito conhecido também, é o Google Shopping. Porém, ele funciona como um grande diretório com vários marketplaces juntos.

Além de poder comprar de vários lugares, você poderá também criar sua loja virtual no Google Shopping. Dessa forma, você poderá criar seus anúncios e aguardar os resultados. Caso você queira informações completas sobre ele, veja nosso artigo sobre o Google Shopping e como anunciar por lá!

Aproveite para aprender mais sobre o mundo do e-commerce com os posts abaixo:

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  • Quando surgiu o marketplace?

  • Quais as diferenças entre e-commerce e marketplace

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  • Diferentes tipos

    • Serviços

    • Produtos

  • As principais vantagens do marketplace

    • Visibilidade

    • Baixo investimento

    • Alto retorno

    • Aumento das vendas

    • Relevância SEO

    • Diversificação de públicos e portfólio

    • Crescimento de negócio de nicho

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  • Como vender pelo Facebook marketplace?

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    • Magazine Luiza

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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