Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira todas as vantagens, funcionalidades e aplicações do protocolo HTTPS com o blog da HostGator.

O protocolo https é uma forma de proteger a comunicação entre dois sistemas, como servidor e navegador. Ele permite o trânsito de dados confidenciais, como números de cartão de crédito, informações bancárias e credenciais de login. 

Se você já está na internet há algum tempo, sabe que a segurança é uma prioridade para proprietários de sites e usuários, certo? Para que isso ocorra, é necessário garantir a integridade dos dados. Isso é possível por meio de criptografia e autenticação.

O protocolo https é considerado seguro porque a própria sigla “HTTPS” significa Hypertext Transfer Protocol Secure, ou seja, protocolo de transferência de hipertexto seguro. Considerado a versão segura do protocolo HTTP, ele é utilizado para o envio de dados do servidor para o navegador e vice-versa.

Além disso, o próprio Google utiliza o https:// para classificação dos sites nos mecanismos de busca. Por isso, se você quer saber mais sobre como utilizar o protocolo https e como evitar aviso de site inseguro, continue lendo este artigo. Nele, você conhecerá mais sobre esse protocolo, seu funcionamento e suas vantagens!

O que é HTTPS?

O protocolo de segurança https é um tipo de protocolo de camada de aplicativo que facilita a comunicação de dados entre clientes e servidores, sendo quase impossível para qualquer pessoa de fora saber o que está sendo comunicado entre eles. 

Para realizar tal objetivo, o HTTPS usa uma criptografia de chave pública muito forte para criptografar a conexão. Qualquer site da web, especialmente aqueles que exigem credenciais de login, deve usar HTTPS. 

Em navegadores como o Chrome, os sites que não usam o protocolo https são sinalizados. Se você está se perguntando como saber se um site é seguro, procure pelo cadeado na barra de URL. Se ele estiver ali, isso significa que o site é seguro, conforme mostra a figura abaixo:

Um URL HTTPS começa com em  https://vez de  http://. Em navegadores modernos como Chrome, Firefox e Safari, os usuários podem clicar no cadeado para ver se o certificado digital de um site HTTPS inclui informações de identificação sobre seu proprietário.

Como funciona o HTTPS?

Para entender como funciona o protocolo https e suas aplicações, é necessário ressaltar que o HTTPS usa um certificado criptografado entre o navegador e o servidor. O certificado utiliza protocolos Secure Socket Layer (SSL) ou Transport Layer Security (TLS), por isso ele é conhecido como “certificado ssl” ou “certificado digital”. 

O SSL é a tecnologia de segurança padrão para estabelecer um link criptografado entre os dois sistemas. Tal link pode ocorrer entre navegador e servidor, entre servidores ou entre cliente e servidor. De modo geral, o SLL é quem assegura a transferência de dados entre os dois sistemas. Assim, a transferência de arquivos permanece criptografada e privada.

Vamos supor que você esteja tentando se conectar à página https://www.hostgator.com.br/. Para isso acontecer, a página web – neste caso a HostGator – deve enviar seu certificado SSL, contendo a chave pública necessária para que você, como usuário, possa iniciar uma sessão segura

Por isso, o certificado SSL tem um papel decisivo quando falamos de um site seguro. Para saber mais sobre o certificado SSL e como colocar seu site seguro no ar, assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

Os dois computadores passam por um processo chamado handshake SSL / TLS, que é uma série de comunicações de ida e volta usadas para estabelecer uma conexão segura. 

O certificado protocolo https incorpora criptografia ao protocolo http. Para isso, ele utiliza um protocolo de encapsulamento, o protocolo ssl. Por meio da criptografia, todas as mensagens trocadas entre um cliente e um servidor podem ser consideradas seguras em ambas as direções. 

Ao acessar um site que possui a sigla “https” antes do domínio, o usuário tem segurança de que os dados trocados naquela página web serão criptografados com segurança por SSL/TLS. Esses dados incluem:

• URL solicitada pelo cliente

• Conteúdo do site

• Cabeçalhos

• Cookies

• Parâmetros de consulta

Além de usar o protocolo SSL / TLS para encapsulamento, o https o utiliza para autenticação. Para isso, cada par de chaves possui uma chave privada. A primeira deve ser mantida em segurança e a segunda pode ser distribuída. 

A partir desses recursos, qualquer pessoa que tenha a chave pública (a segunda) pode usá-la para enviar mensagens. No entanto, apenas o possuidor da chave privada poderá utilizar a criptografia para decifrar a mensagem e confirmar se ela foi assinada digitalmente pela chave privada correspondente.

Quando o site que usa o protocolo https é assinado por uma autoridade certificada, os usuários que acessam àquela página podem ficar tranquilos: a identidade do site foi validada e é possível saber que o site é seguro.

Vantagens do HTTPs em relação ao HTTP

A diferença entre protocolo http e https é a criptografia utilizada no segundo. Em termos técnicos, o protocolo http e o protocolo https não são “coisas separadas”. A diferença é que o segundo utiliza criptografia. A tabela abaixo demonstra a diferença entre os dois tipos de protocolo: 

Diferenças entre http e https
Fonte dos dados: tutorialsteacher.com

Se o site não utiliza o protocolo https, provavelmente as informações estão sendo enviadas por um protocolo http regular. Nesse caso, as informações se dividem em pacotes de dados de texto que podem ser interceptados, sobretudo se a rede utilizada é uma rede pública, como um Wi-Fi público. 

Ao contrário, se o protocolo é https, o tráfego é criptografado e mesmo se haja interceptação, os textos aparecerão como caracteres sem sentido. Confira no exemplo abaixo:

Antes da criptografia:

Você consegue ler este texto facilmente 

Após a criptografia:

LHJ0IRyiEhVpa6UnLyDxMiEgNveroiWIUlgGyfkflYjDaaFf/Kn3bo3OfghBPDWoYFnRetqoilNt

Agora que você já conhece a diferença entre http e https, chegou a hora de falarmos sobre as vantagens do https!

Encriptação

Ao incluir a criptografía SSL / TLS, o protocolo https evita que os dados enviados pela internet sejam interceptados e lidos por terceiros. Na prática, essa encriptação “embaralha” os dados de forma que mesmo que haja interceptação, não seja possível compreender a informação.

Autenticação

Ao contrário do HTTP, o HTTPS inclui autenticação robusta por meio do protocolo SSL / TLS. Lembra do exemplo da autenticação da página da HostGator para acesso do usuário? Os sites https precisam de uma chave pública para confirmar que os documentos enviados por meio deles aos servidores são assinados digitalmente. Em outras palavras, por alguém que possua a chave privada correspondente àquela chave pública. 

Confiança

Do ponto de vista do usuário, o uso de HTTPS gera confiança pois num site que possui o https no domínio, as chances são de que as informações sejam protegidas.

Integridade

Cada documento enviado a um navegador por um servidor HTTPS da web inclui uma assinatura digital que um navegador da web pode usar para determinar se o documento não foi alterado por terceiros ou caso contrário, corrompido durante o trânsito.

Melhoria no SEO

Para ranquear melhor nas primeiras páginas do Google, além de uma boa otimização de página, seu site precisa possuir um certificado de segurança. Isso porque o Google valoriza páginas que possuem esse certificado, o https. Na verdade, os robôs do Google buscam páginas que utilizam o protocolo para a indexação.

Compatibilidade

As alterações atuais do navegador estão levando o HTTP cada vez mais perto da incompatibilidade. O Mozilla Firefox anunciou recentemente um modo opcional somente HTTPS , enquanto o Google Chrome está se movendo continuamente para bloquear conteúdo misto (recursos HTTP vinculados a páginas HTTPS). 

Como configurar o HTTPS nas páginas do meu site?

O primeiro passo para configurar o https nas páginas do seu site é necessário instalar um certificado SSL / TLS assinado por uma autoridade de certificação (CA). Muitos provedores de hospedagem de sites, como a HostGator, oferecem certificados TLS / SSL. 

Caso a sua hospedagem seja HostGator, saiba que o certificado SSL Let’s Encrypt é oferecido gratuitamente para todos os domínios e subdomínios. Para deixar o certificado SSL ativo, é necessário que o domínio esteja adicionado na hospedagem e devidamente configurado com o DNS da hospedagem da HostGator. Além disso, o domínio deve estar propagado que é quando passam 24 horas da alteração do DNS

Para utilizar o certificado SSL gratuito da Comodo ou o Let’s Encrypt em Servidores VPS e Dedicado Linux será necessário utilizar a opção AutoSSL através do painel WHM. 

Como você percebeu, existem vários bons motivos para usar protocolo seguro https em seu site. Além de tudo, o protocolo https representa o futuro da web, tornando a internet segura para usuários e proprietários de sites.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a conhecer um pouco mais sobre o protocolo https e seus benefícios. Continue acompanhando o blog da HostGator para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing!

Navegue por tópicos

  • O que é HTTPS?

  • Como funciona o HTTPS?

  • Vantagens do HTTPs em relação ao HTTP

    • Encriptação

    • Autenticação

    • Confiança

    • Integridade

    • Melhoria no SEO

    • Compatibilidade

  • Como configurar o HTTPS nas páginas do meu site?

Tags:

  • HTTPS
  • o que é https
  • Domínios

Larissa Gaspar

✏ Jornalista e apaixonada por ouvir e contar histórias, atua como produtora de conteúdo e tem experiência em marketing e reportagem multimídia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários