Black Friday: tudo o que seu e-commerce precisa para vender mais

Tudo o que seu e-commerce precisa para a Black Friday

terça-feira, 20 de novembro de 2018 | Comentários

Escrito por

A cada ano o mês de novembro tem despertado um interesse maior dos consumidores brasileiros, por conta da Black Friday. A data é uma grande oportunidade para aumentar as vendas e você pode usar o aprendizado deste período para vender mais durante o ano inteiro.

Isso quer dizer que para potencializar ainda mais o seu e-commerce durante a Black Friday, você precisa de alguns cuidados. É sobre isso que falaremos a seguir!

As oportunidades geradas pela Black Friday

A Black Friday se fortalece cada vez mais no Brasil e aumenta a expectativa de quem tem e-commerce, mas também dos consumidores. A Ebit, que realiza pesquisas para analisar os hábitos de consumo no ambiente digital, prevê um aumento de 15% no faturamento da Black Friday deste ano. Caso a estimativa se confirme, as lojas virtuais precisam estar preparadas para não perder nenhuma venda.

O seu e-commerce está preparado para aproveitar esta oportunidade? Você planejou estratégias para se diferenciar da concorrência? Além de garantir o estoque e oferecer bons descontos, você também precisa ter atenção com a plataforma de pagamento e a entrega. E ter um cuidado ainda maior com a disponibilidade da sua loja virtual.

Como garantir a disponibilidade do seu e-commerce

Você conhece as falhas técnicas mais comuns durante a Black Friday? Os empreendedores planejam tudo direitinho: estoque, preços, marketing e esquecem de dar a devida atenção ao site. Esse descuido pode resultar na indisponibilidade do site e, consequentemente, na perda de vendas.

Alguns dos principais motivos que resultam em site fora do ar são:

  1. falhas na programação do site;
  2. erros no redirecionamento de URL;
  3. falhas na configuração do site na hospedagem;
  4. uso de recursos do plano de hospedagem;
  5. indisponibilidade do servidor de hospedagem.

Aqui no blog nós explicamos as causas dessas indisponibilidades e como evitá-las. Você pode conferir o conteúdo completo em: “Site fora do ar: como evitar os principais motivos que causam indisponibilidade?”.

A principal orientação para garantir a disponibilidade do seu e-commerce durante a Black Friday, ou qualquer outro período de alta demanda, é garantir que o site tenha recursos de processamento capazes de suportar o alto volume de acessos. Por isso é importante saber a média de visitas que o seu site recebe, pico de acessos e dados sobre Black Fridays anteriores. Tendo esses dados em mãos você pode conversar com seu fornecedor de hospedagem para identificar se o plano contratado atenderá a necessidade do momento.

Além disso, você também pode investir em um CDN para melhorar a velocidade. Ele é uma rede de servidores que armazenam réplicas do conteúdo do site na memória e disponibilizam para o visitante com base na localização geográfica, assim o visitante acessa o conteúdo do site de um servidor mais próximo dele – o que reduz o tempo de transferência de dados.

Cuidados essenciais com a segurança

Tão importante quanto assegurar o perfeito funcionamento do seu e-commerce, garantir a segurança do site é fundamental. Afinal de contas, ninguém confia em sites inseguros e isso reduz muito a possibilidade de compras. Nem o Google confia em sites que não atentam para a segurança. Por isso, desde meados deste ano, o próprio Google Chrome informa aos usuários quando um site não é seguro.

Já imaginou seus visitantes acessando a sua loja virtual e recebendo o aviso: “Não Seguro”? Sem dúvida é muito frustrante, principalmente depois de ter feito corretamente uma estratégia de marketing e tudo o que antecede a venda. Evitar este tipo de notificação é muito simples, basta instalar um Certificado SSL. A partir disso o seu site será exibido como HTTPS, que significa site seguro.

A segurança virtual é sempre a primeira preocupação durante o ano inteiro, não só durante a Black Friday. Por isso, listamos abaixo alguns cuidados que você deve ter para garantir a segurança do seu e-commerce:

  1. tenha um Certificado SSL/HTTPS;
  2. mantenha todos os seus softwares atualizados;
  3. use senhas seguras e atualize-as frequentemente;
  4. faça backup regularmente;
  5. invista em um detector de malware;
  6. tenha cuidado com as permissões dos usuários;
  7. proteja-se contra as vulnerabilidades.

Para ajudar os empreendedores a se prepararem para períodos de alta demanda (como a Black Friday), HostGator e Paypal, duas empresas especialistas no universo digital se uniram e lançaram o e-book: “Não perca vendas na Black Friday: como se diferenciar da concorrência e aproveitar a data a favor do seu e-commerce”.

O material é gratuito, com tudo o que você precisa para preparar o seu e-commerce para a Black Friday. Lembrando que as dicas também servem para o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e demais períodos sazonais. Faça o download do material, saiba tudo o que você precisa saber antes, durante e depois de uma campanha de vendas. Aproveite e coloque em prática o quanto antes. Boas vendas!

Tags:, , , , ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar