pagina-faq-loja-virtual

Como criar uma página de FAQ para sua loja virtual

terça-feira, 4 de agosto de 2020 | Comentários

Escrito por

Você já parou para pensar no percurso de seu cliente da descoberta à decisão de compra?

Sabia que a criação de uma página de FAQ é uma estratégia muito efetiva para encaminhar seu lead ao fundo do funil de vendas?

Com tantas estratégias e ferramentas de captação e conversão de leads a página FAQ é pouco valorizada.

No entanto, é uma poderosa ferramenta para aumentar o volume de vendas de seu negócio.

Neste artigo, entenda como a página de FAQ é um diferencial necessário à sua loja virtual, porque você deve usá-la e que retorno isso pode te trazer.

O que é uma página de FAQ

Uma página FAQ é um espaço para apresentar respostas às perguntas mais comuns feitas pelos clientes sobre um determinado produto/serviço.

Ao realizar uma compra online, com certeza você já deve ter visualizado uma aba ou página de FAQ.

Nela, as dúvidas do consumidor são respondidas de forma objetiva, como, por exemplo, em relação aos meios de pagamento, ao uso do produto, como solicitar e se há possibilidade de devolução, etc.

Basicamente, há um bloco com uma série de perguntas e você pode visualizar conforme a dúvida que tiver.

O intuito da página FAQ é facilitar a comunicação com o cliente, uma vez que não é necessário aguardar por uma resposta de um funcionário do suporte, por exemplo.

Por que você precisa de uma página FAQ para seu site?

Além de facilitar a comunicação, a página FAQ é um instrumento de impulsionamento de vendas muito interessante para sua loja virtual.

Como?

Bom, é muito comum que o cliente crie alguns impedimentos à aquisição de seu produto ou serviço.

Isso faz parte do processo de decisão, e é importante que nesse momento você saiba convencê-lo de que precisa do que você tem a oferecer e dos benefícios.

Mas, então, como fazer isso se você está online para suporte apenas em horário comercial?

Se você pensou “página FAQ”, acertou!

Imagine a quantidade de clientes que acessam sua loja, durante a madrugada, têm dúvidas e perdem o interesse porque precisam aguardar uma resposta.

Enquanto isso, pode ter certeza que eles procuram por soluções mais viáveis, ou seja, seu concorrente.

Vantagens em criar uma página FAQ

Para te dar motivos mais sólidos sobre incorporar uma página FAQ à sua loja virtual, aqui vão algumas vantagens – para além da comunicação facilitada e impulsionamento de vendas.

Fortalecer a confiabilidade da marca

O relacionamento com o cliente é um dos pilares de um empreendimento de sucesso!

Com uma página FAQ, você não só fortalece esse relacionamento como também cria uma confiabilidade para sua marca.

Você estará fornecendo espontaneamente informações sobre seu produto/serviço, o que gera um sentimento positivo no seu cliente.

A ideia é que você está comprometido em esclarecer todos os pontos, de forma transparente e honesta.

Investir em SEO

A otimização de conteúdo para os mecanismos de busca deve ser uma preocupação constante de uma página que quer se sair bem sem ou com pouco investimento em tráfego pago.

Se esse é seu caso, saiba que a página FAQ pode te ajudar a melhorar o SEO de seu site.

Nessa parte, você pode explorar palavras chaves e conceito alternativos para apresentar seu produto/serviço.

Essas informações são de grande valor, e os mecanismos de buscas valorizam isso.

Como fazer uma página de FAQ em 4 passos

Agora que você já sabe o quão imprescindível é uma página FAQ para sua loja virtual, acompanhe esses 4 passos para desenvolver a sua:

Estude e reúna todas as informações importantes sobre seu produto/serviço

Sem um estudo sistematizado, muitas vezes caímos no equívoco de deixar passar pontos que são relevantes para o cliente.

É claro, você sabe tudo sobre o produto/serviço que oferece, mas procure reunir toda essa informação em um papel ou quadro.

Assim, você evita de esquecer algum aspecto e consegue visualizar melhor o que pode gerar dúvida em seu potencial cliente.

Identifique dúvidas frequentes

Com o mapeamento em mãos, ficará bem mais fácil pensar e identificar dúvidas.

É claro, não esqueça de considerar as dúvidas efetivamente levantadas pelos clientes até o momento.

Avalie junto ao suporte as dúvidas frequentes que chegam através de todos os meios de comunicação da sua loja virtual.

Apenas não esqueça de focar em perguntas relevantes.

Responda objetivamente às dúvidas

O grande desafio dessa etapa é estruturar respostas pensando como o cliente.

Isso mesmo, não é suficiente apenas criar uma resposta objetiva, é preciso que você considere o ponto de vista de quem compra.

Assim, busque responder positiva e objetivamente, sempre lembrando de exaltar qualidades e vantagens em detrimento a falhas e faltas.

Organize as informações

A organização de uma página FAQ é fundamental, pois esse espaço costuma apresentar uma grande quantidade de informações.

Assim, busque organizá -las de forma a facilitar a leitura e interpretação do cliente.

Isso evita que ele se perca, canse ou desista da leitura.

Essas dicas foram úteis? Comente abaixo!


Tags:, , ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar