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Conheça o Quora, como ele funciona e tudo o que essa rede social pode fazer pelo bem da sua estratégia de marketing.

Ano passado um marco histórico da internet acabou: o Yahoo Respostas. Se você é um dos milhares mundo afora que sente falta desse fórum que marcou gerações, precisa conhecer ainda hoje o Quora. 

Parecido com o Yahoo Respostas e trazendo conteúdo de qualidade, essa novidade chegou como uma rede social totalmente voltada para perguntas e respostas entre os próprios usuários. No Quora todo mundo pode perguntar, responder ou organizar o conteúdo do site, de maneira rápida, prática e segura.

Assim, através dessa rede social você tem a possibilidade de tirar dúvidas sobre carreiras e aprender sobre como é a rotina de determinada profissão diretamente com profissionais atuantes. 

Para muito além desse assunto, também é possível perguntar e aprender sobre ciências, fatos curiosos, tecnologia, dentre tantos outros assuntos incríveis. 

Para te ajudar a compreender melhor sobre o Quora, reunimos aqui as informações mais pertinentes sobre o assunto. Esperamos que goste e boa leitura!

O que é Quora?

Lançado há quase 13 anos, o Quora pode ser definido como um site de perguntas e respostas onde qualquer um pode tirar suas dúvidas sobre praticamente qualquer assunto. 

É impossível não fazer um paralelo com o antigo Yahoo Respostas — mas garantimos aqui que o Quora apresenta qualidade superior. 

Desenvolvido e lançado por Adam D´Angelo e Charlie Cheever, dois ex-funcionários do Facebook, o Quora foi lançado em junho de 2009 na Califórnia. Durante um ano, Adam e Charlie testaram e desenvolveram o site até que a rede social foi disponibilizada para o público. 

Segundo a dupla, a principal motivação para a criação do Quora é o compartilhamento de informação. Eles afirmam que uma grande quantidade de conhecimento se encontra nas mãos de poucos, e buscam reverter esse quadro através do site. 

O Quora tem por objetivo viabilizar o acesso à informação mundo afora, tornando uma maior quantidade de conhecimento disponível para mais pessoas. 

Por isso, o site age conectando os detentores do conhecimento àqueles que precisam dele, partindo do princípio que todos podem agregar em algum ponto baseado em suas próprias experiências. 

Missão do Quora

A missão principal do Quora é compartilhar e aumentar o nível de conhecimento mundo afora. Assim, essa plataforma foi criada com o objetivo de unir pessoas que têm dúvidas com pessoas que têm as respostas. 

De acordo com os próprios criadores, “o Quora é um lugar para obter e compartilhar conhecimento, dando às pessoas o poder de aprender umas com as outras e de compreender melhor o mundo.”

Mesmo o princípio sendo parecido, é preciso deixar bem claro que o Quora não tem nada a ver com o Yahoo Respostas. De qualidade infinitamente superior, a nova rede social conta com personalidades que são autoridades importantes nas suas áreas de conhecimento atuando de forma constante no site. 

Hillary Clinton e Barack Obama são alguns dos nomes que estão presentes por lá respondendo a perguntas frequentemente. Dessa maneira, o Quora pode ser definido como um lugar onde você pode ter pensamentos interessantes que ainda não tiveram oportunidade de serem compartilhados. 

quora

Como criar uma conta no Quora

Mesmo não sendo tão popular quanto o Instagram e o Facebook, por exemplo, o Quora ainda atrai muitos visitantes diários. Sua versão em português chegou no Brasil no ano de 2018, quase dez anos após seu lançamento, e desde então só vem crescendo a cada ano. 

Disponível em qualquer navegador e também em aplicativos disponíveis para Android e iOS, o Quora pode ser usado por qualquer pessoa com acesso a internet. Para começar a usar você precisa realizar um cadastro rápido ou logar através da sua conta de Twitter, Facebook ou Google. 

Em seguida, deverá escolher dentre as opções quais assuntos e temas possui maior interesse. É possível que o próprio site apareça com algumas indicações baseado nas suas preferências de outras redes sociais. 

Após escolher os assuntos que mais te interessam, alguns temas relacionados a eles aparecerão na tela para você poder selecionar ainda mais o que quer ver ao entrar no Quora. Pronto! Sua conta no site já está pronta 

A partir daí você está apto para fazer questionamentos, encontrar perguntas para responder, visitar quadros, tópicos e outras pessoas e personalidades famosas. Além disso, você também consegue dividir o seu conteúdo de interesse em tópicos ou pela data de publicação.  

Como fazer uma pergunta no Quora

Com a sua conta criada você pode começar a fazer perguntas, buscar por respostas e aprimorar ainda mais seu conhecimentos sobre os mais diversos assuntos. Para conseguir finalmente tirar dúvidas, você precisa primeiro fazer login. 

Em seguida, procure pelo botão com a opção para “adicionar pergunta”. Uma caixa de texto irá se abrir para você inserir sua dúvida, onde é indicado que você inicie sua frase com “o que”, “como”ou “por que”. 

Depois de escrever sua pergunta, está na hora de compartilhá-la com a comunidade. Isso pode ser feito de duas formas: em anonimato ou não. Além disso, sua dúvida pode ser publicada em comunidades de discussão específicas. 

Isso significa que, ao invés de apenas jogar sua pergunta no Quora, você pode direcioná-la a um nicho específico, aumentando ainda mais as probabilidades de você receber uma resposta adequada. Ao direcionar a sua pergunta, maior será a profundidade que a sua pergunta terá na categoria escolhida. 

Além disso, também é possível escolher convidados para responderem ao seu questionamento. Aqui é possível que você selecione especialistas da área para te ajudar a solucionar sua dúvida. 

Benefícios do marketing no Quora

Muito diferente do Yahoo Respostas que conhecemos, o Quora não tem interesse em se tornar um ambiente de brincadeiras e perguntas ou respostas ofensivas. Para isso, o site usa o machine learning, sistema que consegue identificar e remover conteúdos impróprios. 

Assim, o Quora é uma boa rede social para você e sua empresa estarem presentes. Lá fora, principalmente nos Estados Unidos, o Quora é tido como uma importante ferramenta de marketing. 

É extremamente comum encontrar vários canais respondendo dúvidas e agregando a comunidade com o olhar voltado para seus próprios sites e negócios. 

Selecionamos aqui alguns benefícios de usar o Quora como uma arma de marketing. Se você ainda não usa, é uma boa área para conquistar interessados. Caso já faça uso, certamente vai encontrar novidades para incrementar sua estratégia no site. 

Ganhar confiança

O marketing no site apresenta um efeito cascata, um pouco diferente do marketing direto encontrado no Instagram e Facebook, por exemplo. 

As respostas e perguntas criadas pelo perfil da sua empresa estão sujeitas a curtidas e compartilhamentos, trazendo um número cada vez maior de visitantes à sua página. 

A atuação mais indicada no Quora é em busca de confiança dos usuários e futuros consumidores. 

Faça do seu perfil (com perguntas e respostas) um portfólio e não hesite em exibir seu nível de ensino, sua experiência profissional e, claro, seu emprego atual. Esses são detalhes que irão aumentar a credibilidade diante dos visitantes. 

Gerar tráfego para o seu site

Ainda que não seja tão conhecido aqui no Brasil, o Quora possui uma enorme base de usuários. 

Por isso, essa é uma ótima oportunidade de gerar tráfego orgânico para o seu site, desde que você consiga continuar proporcionando boas respostas que sejam bem recebidas pelo público. 

O segredo é simplesmente o link que você irá incluir em cada resposta. Essa inclusão deve ser incorporada de maneira natural, sem que os usuários sintam que estão sendo bombardeados com a sua publicidade. 

Também é importante se certificar de que cada link adicionado funciona da maneira correta. Tão importante quanto adicionar os links é mantê-los funcionando do jeito que deveriam, sem estarem quebrados. Ao se deparar com um link defeituoso, o usuário acaba criando uma desconfiança em relação ao seu conteúdo. 

Melhorias de SEO

Se você ainda não faz parte do Quora, deve compreender que essa é uma das melhores redes sociais de perguntas e respostas da atualidade, principalmente por seu objetivo ser justamente compartilhar conhecimento. 

Usar o Quora somente para melhorar seu SEO sem uma estratégia de marketing bem elaborada por trás é uma péssima ideia. O site consegue fornecer todas as ferramentas possíveis para você conseguir melhorar seu marketing e tráfego de maneira positiva, por isso faça bom uso desses recursos. 

Melhorar seu SEO e tráfego orgânico através do Quora é simples: ofereça respostas de boa qualidade, que realmente servirão como ajuda para os usuários do site. É dessa forma que você irá atingir um maior número de usuários e compartilhar seu conteúdo da melhor maneira possível. 

Atingir nichos específicos

Como vimos um pouco acima, o Quora permite que tanto quem faz as perguntas quanto quem as responde consiga escolher quais tópicos gostaria de ver. Essa é uma ferramenta muito útil para quem quer usar o site como estratégia de marketing. 

Por ser um terreno muito grande e com inúmeras possibilidades de assuntos, a internet pode ser a ruína de muitas empresas. Hoje em dia, você precisa segmentar seu público e seu produto para atingir um nicho específico. No Quora você é capaz disso. 

Como o intuito da rede social é ligar especialistas a pessoas com dúvidas, essa é a chance de você expandir seu produto. Ao oferecer boas respostas, de qualidade e com embasamento adequado, mais focada será sua estratégia de marketing. Com a segmentação que o site permite, você é capaz de atingir seu público alvo de maneira mais certeira. 

Conclusão

Ainda que seja uma rede social extremamente interessante, envolvente e de boa qualidade, o Quora ainda não “estourou” aqui no Brasil. 

Provavelmente o site ainda não é tão famoso quanto outros pelo seu fraco apelo à publicidade. Lá fora, o Quora se sustenta basicamente com a exibição de publicidade, mas por aqui o andamento ainda é diferente.

Segundo os próprios fundadores, os primeiros objetivos do site no Brasil envolvem a criação de uma rede sólida de especialistas para responder às questões. 

A construção de uma comunidade de participantes efetivamente ativos e que sejam especialistas no assunto é o foco nos primeiros anos. 

Entretanto, não significa que o Quora não possa ser utilizado como estratégia de marketing. Pelo contrário, ele deve ser inserido na estratégia de qualquer um que queira criar tráfego orgânico em seu site. 

Para tal, é preciso conhecer alguns aspectos do site. A rede social é notada pela sua capacidade de ranquear bem com pesquisas de palavras-chave de cauda longa no Google. Isso significa dizer que é uma das melhores formas de disponibilizar seu produto para um público maior. 

Para alcançar esse objetivo, é preciso colocar em prática e conhecer as formas mais efetivas de melhorar seu perfil no Quora para fornecer boas respostas e atrair mais público. Confira como abaixo!

Otimize o seu perfil 

O Quora permite que seus usuários insiram em seu perfil informações importantes, como o nível de ensino, o histórico de trabalhos e até mesmo sua experiência em diversos campos. 

Esse é um ponto que não deve passar batido, pois é extremamente importante para ganhar a confiança dos usuários. 

Ao expor todas as informações profissionais relevantes, você já vai atrair um certo número de usuários interessados nesses tópicos. A maioria das pessoas acredita que essas são informações relevantes na hora de acreditar em alguém. 

É natural a escolha em acreditar em alguém que demonstra certa experiência em determinado assunto. Por isso, esclareça para os visitantes quem você é e sobre o que sabe falar. 

Ofereça boas respostas

Por ser um site baseado em perguntas e respostas de qualidade, a forma mais marcante que você tem de causar uma boa impressão e atrair mais pessoas é com boas respostas. 

É provável que os usuários lembrem do seu produto ou da sua marca por conta de uma resposta valiosa. 

Dessa forma, ao invés de focar em quantidade, mire na qualidade do que você está entregando para os leitores. Foque sempre no que é realmente útil e pensado para o seu público-alvo. 

Um ponto importante que você não pode deixar de ter em mente é que os usuários do Quora são orgânicos, ou seja, são pessoas reais que possuem pensamentos próprios e totalmente aptos para diferenciar uma estratégia de venda de uma boa intenção. 

É imprescindível que, independentemente da estratégia de marketing escolhida para sua abordagem no Quora, o ponto principal é ter em mente que esse é um ótimo nicho para crescimento de qualquer empresa. 

A internet é um terreno extremamente fértil para o crescimento de negócios quando bem utilizada. 

Atualmente, o Quora pode ajudar e muito no aumento do tráfego orgânico, por isso não pode ser deixado de lado. 
Se você curtiu esse conteúdo e quer ficar por dentro de outras novidades e tendências, não deixe de acessar outros materiais do nosso blog.

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