O SEM (Search Engine Marketing) é um conjunto de técnicas que visam utilizar o poder de visibilidade dos buscadores para promover um site. Vem entender!

Você deve saber que para que seu site ou blog seja notado, você precisa muito mais que um bom desenvolvimento, escaneabilidade, responsividade e um ótimo texto, não é mesmo? Para que você seja encontrado nos mecanismos de busca da internet, como o famoso Google, Bing ou até mesmo o Youtube, é preciso investir em SEO e SEM.

Com eles, você consegue promover seu site, blog ou landing page, para chegar ao seu público-alvo. 

Neste post, vamos te ajudar a entender o que é o SEM e SEO e como adotá-los em suas estratégias de marketing digital. Acompanhe!

O que é SEM?

SEM é o acrônimo para Search Engine Marketing, ou em tradução livre para o português, marketing para os mecanismos de busca. Por meio dele, se usam estratégias pagas por meio do Google Ads, para promover a sua marca nos mecanismos de busca. 

Quando você busca por algo no Google ou Bing, vai perceber que os primeiros resultados tem a palavra “Anúncio” acima do link. Isso quer dizer, que o marketing daquela empresa promoveu seu site ou blog, para aquela busca de palavras-chave que você fez. 

O SEM tem como objetivo divulgar sites ou ações de empresas, por meio de anúncios pagos, para alavancar os resultados e conversões. 

Quais são os benefícios do SEM?

Com o SEM, você tem resultados muito mais rápidos em conversões e até vendas. Isso porque, com os anúncios segmentados para o seu público, você tem muito mais chances de cliques e de aumentar a visibilidade nos resultados de busca da internet. 

A partir do marketing para mecanismos de busca, além de ter controle sobre suas campanhas e resultados, você também consegue testar novas estratégias para conseguir mais conversões e clientes.

Além disso, em períodos de menor busca por suas soluções, você pode criar campanhas segmentadas, para trazer mais tráfego ao seu site ou blog. 

É importante que você tenha em mente que o SEM e o SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de buscas), andam juntos.

Afinal, com o SEO, você cria estratégias para otimizar o seu site, blog, landing pages, para que sejam bem rankeadas no Google e apareçam nos primeiros resultados de busca.

O SEO, diferente do SEM, não tem custo. Porém, é uma estratégia que traz resultados a longo prazo. 

Semelhanças entre SEM e SEO

SEM e SEO são estratégias muito confundidas pelo público em geral. Separamos aqui algumas semelhanças entre elas. Confira!

Trazem tráfego relevante ao seu site

Ambos trazem tráfego qualificado para o seu site ou blog, por meio das palavras-chave usadas em seus anúncios ou de maneira orgânica (gratuita). 

Dão maior visibilidade para sua empresa

Quando alguém faz uma busca no Google, normalmente é porque quer resolver uma dúvida ou mesmo comprar algum produto.

Sempre que esse usuário encontra a sua marca, seja por meio de anúncios ou mesmo por conteúdos orgânicos, você ganha maior visibilidade e pode até se tornar referência no assunto ou como lojista. 

Isso só é possível por meio da segmentação em seus anúncios e trabalho com as palavras-chave voltadas ao seu negócio e público. 

Ganha maior compreensão sobre o público

A partir dos resultados das campanhas de SEM, assim como dos ganhos com SEO, você tem mais detalhes sobre o seu público, o que ele busca e quais são os seus interesses. Com isso, fica mais fácil ter maior assertividade nas campanhas de links patrocinados e produção de conteúdo. 

Ambos os canais usam palavras-chave

Você já deve ter percebido que na internet, a palavra-chave reina. E, é claro que elas fazem parte das estratégias de SEM e SEO. São elas que direcionam o cliente para os links, sejam eles patrocinados ou orgânicos.

Diferenças entre SEM e SEO

Vamos te apresentar algumas diferenças entre SEM e SEO, para que você domine ainda mais as duas estratégias. 

No SEM, o anúncio fica identificado

Todos os anúncios que fizer, serão mostrados no topo da página de busca. Sempre que fizer buscas pelo Google, verá que os primeiros links são marcados com a palavra “anúncio”, no topo. Ou seja, os resultados com links patrocinados tem visualização diferenciada dos orgânicos. 

Com o SEO você não tem custo direto

No SEM, todos os seus anúncios são pagos, sejam eles por clique (CPC – Custo por Clique) ou custo por impressão (CPM). Por outro lado, no SEO, os cliques não geram custos, pois os links aparecem organicamente na SERP, depois de todo o seu trabalho de otimização nas páginas. 

SEM gera resultados imediatos

Após a campanha de anúncios estar no ar, você consegue ver os resultados imediatamente nos resultados de pesquisa no Google. Já com o SEO, esses resultados demoram para aparecer, já que é uma estratégia a longo prazo e sem custos. 

Os links patrocinados fazem parte da internet há um bom tempo. O Google lançou a mais famosa e utilizada plataforma de anúncios nos anos 2000 e ela segue ativa até hoje.

Por meio das campanhas no Google Ads, os anúncios começam a aparecer não só no buscador, como também nas redes sociais, portais e muito mais. 

A grande vantagem da ferramenta, é que você pode segmentar as campanhas conforme o seu público e seus objetivos de marketing. Além disso, você não precisa de grandes investimentos para começar a fazer os anúncios e pode pausá-los sempre que quiser. 

Aliás, preparamos um vídeo para te ajudar a entender como descobrir qual é o público que mais converte em sua campanha de Google Ads. Vem conferir:

Mas, é importante lembrar: sempre que você para uma campanha, seus anúncios param de aparecer e você começa a perder a visibilidade.

Por isso, é tão importante aliar as campanhas de SEM com SEO, para que esteja sempre presente nos resultados de busca na internet. 

Como implementar o SEM no seu negócio

Se você for criar as estratégias de SEM sozinho, é importante que estude muito sobre o assunto.

Na internet, existem diversos conteúdos gratuitos sobre o assunto. Além disso, também é importante estudar sobre mídia paga, como ela funciona e como usar a ferramenta de mídia paga do Google, o Google Ads. 

Agora, caso não sinta confiança em fazer isso sozinho, procure um profissional para te ajudar. No mercado, existem diversos freelancers, que podem cuidar das suas campanhas e te ajudar a alavancar a sua empresa. 

Além disso, lembre de ter um orçamento voltado apenas para links patrocinados. É importante que a sua empresa sempre esteja em evidência e é por meio desses anúncios que você ficará mais próximo do seu público e conseguirá mais conversões. 

Por fim, é importante que você entenda com clareza para que serve e como funciona o SEM e SEO, pois eles têm objetivos diferentes. As estratégias se complementam, mas precisam ser trabalhadas de forma que juntas, alavanquem as suas estratégias de marketing. 

Esperamos ter ajudado você a entender o que é SEM e SEO e como as estratégias podem ajudar a alavancar a sua empresa.

Se você gostou do conteúdo, aproveite para conhecer mais artigos do Blog da HostGator sobre inovação, tecnologia e negócios!

Não esqueça de comentar o que acha da estratégia de SEM!