Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Você sabe o significado do erro “Servidor DNS não está respondendo”? Confira o que é como resolvê-lo! Tempo estimado de solução: 5min

O erro “Servidor DNS não está respondendo” já deve ter aparecido pelo menos uma vez para você como usuário na internet. Se ele não surgiu ainda, com certeza, será exibido em breve. 

O servidor DNS, sigla para Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínio, possui um papel importantíssimo na popularização da internet. O DNS é o responsável por localizar e traduzir os endereços digitados nos navegadores para números IP, por isso, é impossível visitar um website sem acessar um DNS. 

Para resumir, o DNS é uma grande tabela de nomes de domínios, tendo como função guardar uma lista de registros de nomes que apontam para os hosts do destino. Computadores comunicam-se com endereços IP, mas é humanamente muito complexo lembrar que, para acessar o Google, você deve digitar 216.58.215.35 em seu navegador.

Ou seja: quando você escreve um domínio como o do Google, na barra do seu navegador e aperta “enter”, o DNS começa automaticamente a procurar em qual hospedagem estão os arquivos correspondentes àquele domínio. Eliminando a tarefa de digitar 216.58.215.35, isso tudo acontece muito rápido e é por isso que o DNS é um dos elementos essenciais que precisa estar configurado corretamente para que seu site esteja online.

Para saber mais sobre DNS e como esse apontantamento ocorre, assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

Portanto, é necessário que uma entidade consiga manter uma espécie de diretório correlacionando endereço de IP e domínio — o DNS é quem faz isso para nós. Se o DNS for removido dessa equação, a navegação na internet será prejudicada e, como consequência, você verá a mensagem “Servidor DNS não está respondendo”.

Essa mensagem mostra que os sistemas que transformam nomes de host em endereços de IP falharam em responder. Neste artigo, você descobrirá as causas desse erro e as maneiras de solucioná-lo. Vamos lá?

O que é o erro “Servidor DNS não está respondendo”?

A mensagem acima, que aparece na sua tela às vezes, significa que o servidor DNS não conseguiu completar corretamente uma “resolução de nome” ou você está sem conexão com a internet. Esse erro pode ser exibido de várias formas, como “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN”, “DNS_PROBE_FINISHED_NO_INTERNET” ou o famoso “Servidor DNS não está respondendo”.

Servidor DNS não está respondendo

Por que o erro “servidor DNS não está respondendo” ocorre?

O erro “Servidor DNS não está respondendo” ocorre por diversos motivos. Confira as causas mais comuns para o erro:

  • Problema com conexão na internet;
  • DNS ou zona DNS do domínio mal configurado;
  • Navegador desatualizado;
  • Cache no navegador;
  • Cache na rede de internet;
  • Interrupção no servidor de hospedagem.

Os bancos de dados do DNS são distribuídos em 13 servidores ao redor do mundo. Eles são organizados em uma estrutura de hierarquia e, sem eles, a internet simplesmente pararia. Como qualquer sistema de computador, um servidor DNS não possui uma taxa de disponibilidade de 100%. Então, talvez, esse erro ocorra durante esse tempo de inatividade de 0,01%.

Ao inserir um endereço em seu navegador, o “pedido” é encaminhado do roteador para um servidor DNS, no qual é decodificado e devolvido como um endereço IP. No entanto, quando o servidor DNS não consegue completar o processo de maneira correta, a mensagem de que o DNS não está respondendo aparece.

Mas calma! Você mesmo pode resolver esse problema e descobrir o que fazer quando o servidor DNS não está respondendo com as dicas do tópico abaixo. 

Como solucionar o erro “Servidor DNS não está respondendo”?

O processo de como resolver o problema “o Servidor DNS não está respondendo” é tão fácil quanto reiniciar seu computador ou trocar de navegador. Sim, essas realmente são soluções para o problema! Também pode ser necessário desativar a conexão, mudar o servidor e limpar o cache. Para facilitar, preparamos uma lista com métodos para resolver o erro. Confira abaixo:

  1. Acesse outro navegador ou limpe o cache;
  2. Reinicie o roteador;
  3. Desabilite o antivírus e o firewall;
  4. Reinicie seu computador no modo seguro;
  5. Desative o Peer-to-Peer;
  6. Tenha adaptadores atualizados de rede;
  7. Limpe o cache DNS;
  8. Troque o servidor DNS padrão no Windows.

Acesse outro navegador ou limpe o cache

Se o servidor DNS não está respondendo no Google Chrome, tente visitar o site que você quer acessar por meio do Microsoft Edge ou do Mozilla Firefox. Se funcionar, isso significa que seu navegador está desatualizado. Nesse caso, basta atualizar a versão do navegador ou, se você já estiver utilizando a última versão, considere desinstalar e reinstalar a versão novamente. 

Reinicie o roteador

Ao reiniciar o roteador, o cache possivelmente será “zerado”, e essa poderá ser a solução. A maioria dos modems possui um botão que permite desligá-los rapidamente. Após cerca de um minuto, ligue seu modem novamente e espere que ele restabeleça uma conexão. Depois, acesse o site de novo. 

Desabilite o antivírus e o firewall

Se você utiliza a internet com frequência, sabe que os firewalls e os softwares antivírus funcionam como ferramentas necessárias para proteção de seu computador e arquivos. Contudo, eles podem interferir na sua conexão de rede.

Se você é usuário do Windows, experimente desabilitar o antivírus ou o firewall pelo painel de controle, acessando Update/Security. Caso seja usuário Mac, essa opção é acessada em System Preferences > Security/Privacy. Agora que o firewall está desativado, tente acessar o site de novo. 

Reinicie seu computador no modo seguro

O funcionamento incorreto do sistema operacional pode causar a mensagem de erro. Por isso, uma dica é iniciar seu dispositivo no modo de segurança para verificar se o problema foi resolvido. 

Desative o Peer-to-Peer 

O Peer-to-Peer é uma tecnologia que facilita a comunicação entre redes em tempo real. A desativação é válida para usuários do Windows 10. Mesmo que a ação possa suspender os processos DNS, a dica é fazer uma tentativa para descobrir se essa é a causa do problema. 

Tenha adaptadores atualizados de rede

Outra maneira de resolver o problema do servidor DNS é fazer a atualização ou obter novo driver de adaptador de rede. Seu DNS pode não estar respondendo se o adaptar for antigo ou estiver desatualizado. Você pode atualizar o driver manualmente (se tiver familiaridade) ou por meio de ferramentas automatizadas.

Seja manualmente ou por meio de ferramentas, seu sistema será reconhecido e localizará drivers apropriados. Assim que a atualização estiver completa, basta reiniciar o computador e tentar se conectar à internet.

Limpe o cache DNS

Caso nenhuma das soluções acima tenha adiantado, chegou o momento de verificar a configuração DNS para tentar resolver o problema. O seu DNS pode estar precisando de uma limpeza ou o IP necessita ser “resetado”. Se você é usuário do Windows, digite “cmd” na barra de tarefa. Depois, selecione a opção de Prompt de Comando. 

Na janela que se abrirá, você deve digitar ipconfig /flushdns. Pressione “Enter” e aguarde. O sistema deverá exibir uma mensagem indicando que o cache foi limpo com sucesso. Com o processo concluído, você deverá repeti-lo para os comandos:

ipconfig /registerdns

ipconfig /release

ipconfig /renew

Caso você utilize um dispositivo Mac, a dica é limpar o cache DNS por meio da opção “Terminal”. Para isso, basta pressionar Command e espaço. Depois, digite “Terminal”. Abra a janela “Terminal” e digite digitar dscacheutil -flushcache. Então, clique em “Enter”.

Troque o servidor DNS padrão no Windows

Se nenhuma das outras opções funcionou, e seu computador possui o sistema operacional Windows, a dica é trocar o servidor DNS padrão. Para isso, vá até “Conexões de rede”, no seu painel de controle. Selecione a opção “Ver conexões de rede”, escolha a conexão que você está utilizando no momento e clique com o botão direito sobre ela.

Depois, vá em “Propriedades”, selecione a versão 4 do Protocolo Internet (TCP/IPv4) e “Propriedades”. De forma manual, atribua um endereço de servidor DNS diferente, selecionado “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”. Por fim, basta digitar o endereço de um servidor alternativo.

Se nenhuma dessas tentativas de correções funcionar, confira nosso outro artigo onde mostramos como corrigir o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIND, que possuí resoluções que também podem auxiliar para resolver este erro:

É possível evitar o erro “Servidor DNS não está respondendo”?

Talvez, não haja, necessariamente, uma forma de evitar que o erro “Servidor DNS não está respondendo”, uma vez que a garantia do funcionamento pleno do DNS não é possível. Mas fique tranquilo(a): o erro não é permanente, e a maioria dos problemas tem soluções simples.

Algumas pequenas falhas podem ser corrigidas por você mesmo, desde que saiba como identificá-las e remediá-las. Neste artigo, trouxemos algumas dicas de o que fazer quando servidor DNS não está respondendo. Em último caso, você pode tentar redefinir as configurações de rede do seu computador. 

Além disso, sempre há a possibilidade de você pesquisar outras formas e pedir ajuda. Afinal, a internet segue em pleno desenvolvimento!

Aqui, no blog da HostGator, você tem acesso a diversos conteúdos que podem ajudar na sua jornada como usuário da internet — não deixe de conferir. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que ele tenha sido útil para solucionar seu problema no DNS!

Navegue por tópicos

  • O que é o erro “Servidor DNS não está respondendo”?

  • Por que o erro “servidor DNS não está respondendo” ocorre?

  • Como solucionar o erro “Servidor DNS não está respondendo”?

    • Acesse outro navegador ou limpe o cache

    • Reinicie o roteador

    • Desabilite o antivírus e o firewall

    • Reinicie seu computador no modo seguro

    • Desative o Peer-to-Peer 

    • Tenha adaptadores atualizados de rede

    • Limpe o cache DNS

    • Troque o servidor DNS padrão no Windows

  • É possível evitar o erro “Servidor DNS não está respondendo”?

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Luana Sa

Graduanda em Letras pelo CEFET-MG, Luana Sá é redatora e revisora há 2 anos. Apaixonada pela comunicação (ou conexão) entre palavras e pessoas, escreve com o objetivo de transformar ideias em textos incríveis. Ama livros e histórias bem feitas - porque não acredita em perfeição, mas sim em excelência. Persegue seus sonhos com essa perspectiva!

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários