Você sabe o significado do erro "Servidor DNS não está respondendo"? Aprenda tudo sobre o tema e confira o passo a passo para resolver o problema.

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

O erro “servidor DNS não está respondendo” já deve ter aparecido pelo menos uma vez para você como usuário na internet. Se ele não surgiu ainda, com certeza, será exibido em breve. 

O servidor DNS,  sigla para Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínio, possui um papel importantíssimo na popularização da internet. O DNS é o responsável por localizar e traduzir os endereços digitados nos navegadores para números IP, por isso é impossível visitar um website sem acessar um DNS. 

Para resumir, o DNS é uma grande tabela de nomes de domínios, tendo como função guardar uma lista de registros de nomes que apontam para os hosts do destino. Computadores comunicam-se com endereços IP, mas é humanamente muito complexo lembrar que, para acessar o Google, você deve digitar 216.58.215.35 em seu navegador.

Ou seja: quando você escreve um domínio como o do Google, na barra do seu navegador e aperta “enter”, o DNS começa automaticamente a procurar em qual hospedagem estão os arquivos correspondentes àquele domínio. Eliminando a tarefa de digitar 216.58.215.35, isso tudo acontece muito rápido e é por isso que o DNS é um dos elementos essenciais que precisa estar configurado corretamente para que seu site esteja online.

Para saber mais sobre DNS e como esse apontantamento ocorre, assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

Portanto, é necessário que uma entidade seja capaz de manter uma espécie de diretório correlacionando endereço de IP e domínio — o DNS é quem faz isso para nós.  Se o DNS for removido dessa equação, a navegação na internet será prejudicada e, como consequência, você verá a mensagem “o servidor DNS não está respondendo”.

Essa mensagem mostra que os sistemas que transformam nomes de host em endereços de IP falharam em responder. Neste artigo, você descobrirá as causas desse erro e as maneiras de solucioná-lo. Vamos lá?

O que é o erro “servidor DNS não está respondendo”?

A mensagem acima, que aparece na sua tela às vezes, significa que o servidor DNS não conseguiu completar corretamente uma “resolução de nome” ou você está sem conexão com a internet. Esse erro pode ser exibido de várias formas, como “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN”, “DNS_PROBE_FINISHED_NO_INTERNET” ou o famoso “o servidor DNS não está respondendo”.

Erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN

Por que o erro “servidor DNS não está respondendo” ocorre?

O erro “servidor DNS não está respondendo” ocorre por um problema do usuário: conexão de internet, DNS mal configurado ou navegador desatualizado. Ele também pode ser atribuído a uma interrupção do servidor, mesmo que temporariamente. Contudo, essa situação não é tão séria quanto parece, e vamos explicar o porquê. 

Os bancos de dados do DNS são distribuídos em 13 servidores ao redor do mundo. Eles são organizados em uma estrutura de hierarquia e, sem eles, a internet simplesmente pararia. Como qualquer sistema de computador, um servidor DNS não possui uma taxa de disponibilidade de 100%. Então, talvez, esse erro ocorra durante esse tempo de inatividade de 0,01%.

Ao inserir um endereço em seu navegador, o “pedido” é encaminhado do roteador para um servidor DNS, no qual é decodificado e devolvido como um endereço IP. No entanto, quando o servidor DNS não consegue completar o processo de maneira correta, a mensagem de que o DNS não está respondendo aparece.

Mas calma! Você mesmo pode resolver esse problema e descobrir o que fazer quando o servidor DNS não está respondendo com as dicas do tópico abaixo. 

Como solucionar o erro “servidor DNS não está respondendo”?

O processo de como resolver o problema “o servidor DNS não está respondendo” é tão fácil quanto reiniciar seu computador ou trocar de navegador. Sim, essas realmente são soluções para o problema! Também pode ser necessário desativar a conexão, mudar o servidor e limpar o cache. Para facilitar, preparamos uma lista com métodos para resolver o erro.

Acesse outro navegador

Se o servidor DNS não está respondendo no Google Chrome, tente visitar o site que você quer acessar por meio do Microsoft Edge ou do Mozilla Firefox. Se funcionar, isso significa que seu navegador está desatualizado. Nesse caso, basta atualizar a versão do navegador ou, se você já estiver utilizando a última versão, considere desinstalar e reinstalar a versão novamente. 

Reinicie o roteador

Ao reiniciar o roteador, o cache será “zerado”, e essa poderá ser a solução. A maioria dos modems possui um botão que permite desligá-los rapidamente. Após cerca de um minuto, ligue seu modem novamente e espere que ele restabeleça uma conexão. Depois, acesse o site de novo. 

Desabilite o antivírus e o firewall

Se você utiliza a internet com frequência, sabe que os firewalls e os softwares antivírus funcionam como ferramentas necessárias para proteção de seu computador e arquivos. Contudo, eles podem interferir na sua conexão de rede.

Se você é usuário do Windows, experimente desabilitar o antivírus ou o firewall pelo painel de controle, acessando Update/Security. Caso seja usuário Mac, essa opção é acessada  em System Preferences e, depois, Security/Privacy. Agora que o firewall está desativado, tente acessar o site de novo. 

Reinicie seu computador no modo seguro

O funcionamento incorreto do sistema operacional pode causar a mensagem de erro. Por isso, uma dica é iniciar seu dispositivo no modo de segurança para verificar se o problema foi resolvido. 

Desative conexões secundárias

Você também pode desativar as conexões secundárias que não estão sendo utilizadas. Depois, tente acessar o site. 

Desative o Peer-to-Peer 

O Peer-to-Peer é uma tecnologia que facilita a comunicação entre redes em tempo real. A desativação é válida para usuários do Windows 10. Mesmo que a ação possa suspender os processos DNS, a dica é fazer uma tentativa para descobrir se essa é a causa do problema. 

Tenha adaptadores atualizados de rede

Outra maneira de resolver o problema do servidor DNS é fazer a atualização ou obter novo driver de adaptador de rede. Seu DNS pode não estar respondendo se o adaptar for antigo ou estiver desatualizado. Você pode atualizar o driver manualmente (se tiver familiaridade) ou por meio de ferramentas automatizadas.

Seja manualmente ou por meio de ferramentas, seu sistema será reconhecido e localizará  drivers apropriados. Assim que a atualização estiver completa, basta reiniciar o computador e tentar se conectar à internet.

Limpe o cache DNS 

Caso nenhuma das soluções acima tenha adiantado, chegou o momento de verificar a configuração DNS para tentar resolver o problema. O seu DNS pode estar precisando de uma  limpeza ou o IP necessita ser “resetato”. Se você é usuário do Windows, digite “cmd” na barra de tarefa. Depois, selecione a opção de Prompt de Comando. 

Na janela que se abrirá, você deve digitar ipconfig/flushdns. Pressione “Enter” e aguarde. O sistema deverá exibir uma mensagem indicando que o cache foi limpo com sucesso. Com o processo concluído, você deverá repeti-lo para os comandos:

ipconfig /registerdns 

ipconfig /release 

ipconfig /renew

Caso você utilize um dispositivo Mac, a dica é limpar o cache DNS por meio da opção “Terminal”. Para isso, basta pressionar Command e espaço. Depois, digite “Terminal”. Abra a janela “Terminal” e digite digitar dscacheutil -flushcache. Então, clique em “Enter”.

Troque o servidor DNS padrão no Windows

Se nenhuma das outras opções funcionou, e seu computador possui o sistema operacional Windows, a dica é trocar o servidor DNS padrão. Para isso, vá até “Conexões de rede”, no seu painel de controle. Selecione a opção “Ver conexões de rede”, escolha a conexão que você está utilizando no momento e clique com o botão direito sobre ela.  

Depois, vá em “Propriedades”, selecione a versão 4 do Protocolo Internet (TCP/IPv4) e “Propriedades”. De forma manual, atribua um endereço de servidor DNS diferente, selecionado “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”. Por fim, basta digitar o endereço de um servidor alternativo.

É possível evitar o erro “servidor DNS não está respondendo”?

Talvez, não haja, necessariamente, uma forma de evitar que o erro “servidor DNS não está respondendo”, uma vez que a garantia do funcionamento pleno do DNS não é possível. Mas fique tranquilo(a): o erro não é permanente, e a maioria dos problemas tem soluções simples.

Algumas pequenas falhas podem ser corrigidas por você mesmo, desde que saiba como identificá-las e remediá-las. Neste artigo, trouxemos algumas dicas de o que fazer quando servidor DNS não está respondendo. Em último caso, você pode tentar redefinir as configurações de rede do seu computador. 

Além disso, sempre há a possibilidade de você pesquisar outras formas e pedir ajuda. Afinal, a internet segue em pleno desenvolvimento!

Aqui, no blog da HostGator, você tem acesso a diversos conteúdos que podem ajudar na sua jornada como usuário da internet — não deixe de conferir. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que ele tenha sido útil para solucionar seu problema no DNS!