Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Ao iniciar um blog ou site WordPress, você pode optar por utilizar um tema pago ou gratuito. Se você quer fazer um teste e não pode investir muito no começo, vale a pena utilizar um tema gratuito. Caso os resultados não saiam como o esperado e se sentir necessidade uma maior personalização, você pode então, […]

Ao iniciar um blog ou site WordPress, você pode optar por utilizar um tema pago ou gratuito. Se você quer fazer um teste e não pode investir muito no começo, vale a pena utilizar um tema gratuito. Caso os resultados não saiam como o esperado e se sentir necessidade uma maior personalização, você pode então, considerar em investir na troca por um tema pago.

O diretório oficial do WordPress é bem completo e apresenta muitas opções de temas gratuitos, que são atualizados constantemente. Lá você encontra mais de duas mil opções, com recursos e apresentações diferenciadas, que podem atender aos mais diversos gostos e finalidades. Lembrando que, conhecendo o básico de HTML (PHP e CSS também podem te ajudar), você consegue facilmente customizar seu tema, modificando, acrescentando ou removendo elementos, de acordo com suas preferências.

Temas mais indicados para sites

Se você pretende iniciar um site para o seu negócio, é interessante buscar por modelos que tenham a ver com a proposta da marca.

Atualmente, os sites costumam ter a logomarca e um menu no header, logo abaixo uma imagem destacada com botões de ação para uma chamada (também conhecidos como call to action) e em seguida, podem apresentar fotos menores destacando produtos ou serviços ou mesmo informações sobre a empresa com possibilidade de “leia mais” redirecionando para outra página.

Esse formato de layout costuma ter uma cara mais “corporativa” e boa usabilidade. Ele é conciso, organizado e transmite credibilidade, com uma aparência simples e elegante.

Temas mais indicados para blogs

No diretório do WordPress existem vários modelos voltados para blogs, que vão desde os mais sérios e corporativos até os mais autorais. É interessante ressaltar que o header do seu blog é uma das partes mais importantes, porque ele gera um apego e “marca” os leitores. Assim, ele é capaz de fazer com que você seja lembrado e que mais pessoas voltem ao seu site.

Usar uma fotografia destacada, uma ilustração, caprichar na logomarca e nos elementos, podem fazer toda diferença. Sliders ou postagens em destaque podem ser uma boa ideia para atrair as pessoas para seu conteúdo recente ou mais relevante.

Para as postagens, dê atenção aos temas que valorizem as imagens, sejam simples e fáceis de ler. Seu blog precisa ser organizado, por isso mantenha visível elementos importantes e aposte num sidebar com hierarquia de informações.

Exemplos: PurplePlay Lite, AcmeBlog, Olsen Light, Veggie Lite, Small Blog.

Lembre-se que optar por um tema responsivo e lançado mais recentemente pode fazer toda a diferença, pois costumam ser mais democráticos e atualizados, melhorando a experiência do usuário.

Venha conhecer nosso plano de Hospedagem WordPress e saiba as vantagens de ter os melhores recursos para o CMS. Esperamos ter ajudado.

Navegue por tópicos

  • Temas mais indicados para sites

  • Temas mais indicados para blogs

Tags:

  • tema
  • Template

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários