Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Marketing digital, marketing de conteúdo, de afiliados… São tantos tipos de marketing que você fica até confuso? Calma! Estamos aqui para te ajudar.

Mas, afinal, você sabe porque há tantos tipos de marketing? Isso se deve às mudanças e atualizações dos meios de comunicação e consumo da sociedade. O marketing vai sempre se adaptando ao ambiente, necessidades e canais utilizados pelos compradores.

Que tal entender melhor as opções dessa área? Confira a seguir. 

O que é marketing?

Há várias definições formais sobre o que é o marketing. Segundo a American Marketing Association (AMA), o marketing é “uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Já para o pensador Philip Kotler, o marketing é “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com lucro”. 

Independentemente da definição, o marketing tem o mesmo objetivo: identificar as necessidades que ainda não foram supridas de um público e gerar valor para ele, por meio de um produto ou serviço, visando o lucro. Ao longo do tempo, para atender essa demanda, foram desenvolvidos vários tipos de marketing.

Por que investir em marketing para a sua empresa?

Assim como falado acima, o objetivo final do marketing é sempre converter o cliente final a uma compra, seja de um produto ou um serviço.

Por isso, se você quer alavancar as suas vendas e melhorar o seu lucro, é essencial que você invista nessa área, já que ela é a responsável por fazer tudo isso acontecer.

Marketing é “uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”

Além de tudo, com os diversos tipos de marketing você tem à disposição muitas ferramentas que são de baixo custo. Além disso, elas podem ser aplicadas ao seu negócio sem precisar de tanto investimento. 

O Instagram, por exemplo, é um ótimo canal para criar um tipo de marketing: o digital. Ele é uma plataforma gratuita, e você pode contar com a ajuda de grandes experts da área para criar uma estratégia de vendas para você.

tipos de marketing

Marketing: conheça os tipos e saiba qual usar

Depois de conhecer mais sobre o que é o marketing e sua importância, que tal entender os tipos de marketing e qual a melhor opção para a sua empresa?

Marketing tradicional

Também conhecido como marketing offline, esse é um dos tipos de marketing mais antigo, que busca colocar propagandas nos rádios, nas TVs, em outdoors, jornais, revistas, entre outros.

Nesse caso, é um tipo de marketing que exige um orçamento e um planejamento maior. Por isso, vale a pena ter um estudo mais aprofundado sobre o seu público e entender se esse tipo de marketing vale a pena para ele!

Marketing Digital

Como o próprio nome sugere, a ideia desse marketing é que as ações sejam feitas online

Pode ser no Google, no Instagram, Facebook, entre outras plataformas e redes sociais. Atualmente, é o modelo de marketing que mais chama a atenção dos negócios, pois quem não tem acesso à internet hoje em dia, não é mesmo?

Esse é o modelo que pode ser menos custoso e válido para todas as empresas. Porém, para ter sucesso, também é necessário avaliar o perfil dos seus clientes e ter uma estratégia personalizada para o negócio.

Muitas empresas estão aproveitando os benefícios dessa prática de marketing. Quer aplicar na sua empresa também? Então saiba como começar com o nosso artigo Marketing digital para pequenas empresas: como pôr em prática?

BNNR_BLOG-2

Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem a proposta de atrair o cliente até o seu produto ou serviço. 

Ele não irá “invadir” a rotina dos consumidores com propagandas. A ideia é levar conteúdo relevante até o seu cliente para que, naturalmente, ele seja atraído para a loja ou para o profissional em questão.

Ele também é conhecido como Marketing de Atração e, para quem deseja ter mais autoridade no meio de atuação, esse pode ser um dos tipos de marketing ideal.

tipos de marketing

Marketing de Relacionamento

Esse é um dos tipos de marketing que foca no processo de venda do cliente. Ele visa garantir a satisfação total do consumidor no pré, durante e no pós-venda. 

É um marketing que gera uma grande conexão com o cliente. Ele faz a empresa ser lembrada e divulgada pelo seu bom atendimento e prestação de serviço.

Para que esse tipo de marketing dê certo, as ferramentas de atendimento ao cliente devem ser impecáveis! Também é bom lembrar das pesquisas de feedback e de melhorias, que devem ser feitas constantemente. 

Marketing Social

A ideia do Marketing Social é apoiar, promover e relacionar a empresa com uma causa social. 

As ações de marketing focam em um problema social existente e a companhia cria soluções para ajudar a solucionar esse problema. 

Mas, atenção: para que esse tipo de marketing dê certo, as suas ações devem ser verdadeiras! 

Encontre uma causa que tenha a ver com aquilo que a empresa acredita, planeje ações e faça doações relevantes para essa causa.

Marketing de Conteúdo

A ideia é criar conteúdos de qualidade e que sejam relevantes para o consumidor final, de modo que ele se engaje e tenha uma boa impressão da marca. 

Para praticar essa modalidade de divulgação, você pode oferecer conteúdo em blogs, redes sociais, ebooks, cursos gratuitos, lives, entre outros. Em suma, o marketing de conteúdo está atrelado a outros tipos de marketing, como o Marketing Digital e o Inbound Marketing.

Quer impactar os seus clientes com conteúdos incríveis, persuasivos e que prendam a atenção? Então leia nosso artigo: Copywriting: o que é, as principais técnicas e a importância no sucesso da sua marca.

Outbound Marketing

De todos os tipos de marketing, esse é aquele contrário ao Inbound Marketing. 

Enquanto no primeiro você espera que os clientes venham até você, nesse modelo você coloca a sua propaganda no ar para captar o público. Aqui a companhia também manda e-mails e usa quaisquer pontos de contato existentes com o cliente, para ele conhecer seu trabalho e comprar de você. 

Esse tipo de marketing também é conhecido como marketing de interrupção, pois irá interceptar o cliente durante as suas atividades do seu dia a dia. 

Ele pode estar em propagandas de TV, em anúncios online ou propagandas de vídeo, entre outros.

Para ter sucesso com essa prática, vale lembrar: como você pegará o cliente de surpresa, é importante ter ferramentas para encantá-lo e demonstrar o valor do seu produto, não apenas focar na venda.

Marketing Viral

O marketing viral busca tornar campanhas virais, ou seja, capaz de se propagarem rapidamente e em grande escala para o mundo todo. 

Geralmente, é utilizado o formato de vídeo e publicado nas redes sociais. Não faltam exemplos de comerciais de TV, músicas e campanhas que ficaram eternizadas, não é mesmo?

Mas tome cuidado ao apostar no marketing viral: não busque viralizar a qualquer custo, sem estratégia. O lado negativo desse tipo de marketing é tão intenso quanto o positivo!

Marketing de Afiliados

Esse tipo de marketing funciona muito bem com infoprodutos (produtos vendidos e entregues em formato digital). 

Nele, você cria uma rede de vendedores do seu produto e, quando uma venda é realizada, cada um desses vendedores é recompensado com uma comissão.

Ou seja, isso fará com que eles divulguem cada vez mais o seu produto e, consequentemente, as suas vendas aumentarão!

Para ter sucesso nesse tipo de marketing, é importante lançar um bom produto, já que o mercado está com diversas opções disponíveis. Pergunte-se: o que fará que o consumidor escolha o meu curso?

Marketing Pago (SEM)

Também conhecido como marketing de busca, nesse tipo de marketing são utilizados os buscadores como Google e Bing para a sua estratégia principal.

No marketing pago, é investido uma quantia de dinheiro para que uma marca apareça sempre para um usuário após ele procurar por um produto ou serviço. Aposto que isso já aconteceu com você também!

Por necessitar de investimento, também é necessário ter uma boa estratégia para praticar esse tipo de marketing. Ele já é muito utilizado por diversas companhias, pois quando bem feito, traz muito retorno.

Endomarketing

Se você achou que o marketing era apenas para o público externo de uma empresa, o endomarketing veio para comprovar que não!

Esse tipo de marketing é praticado nas companhias para construir uma imagem positiva da empresa para os próprios colaboradores. 

Aposte nesse marketing para gerar engajamento na equipe e aumentar a produtividade dos seus funcionários.

Agora que você já conhece melhor os tipos de marketing, que tal começar a aplicar no seu negócio?

Navegue por tópicos

  • O que é marketing?

  • Por que investir em marketing para a sua empresa?

  • Marketing: conheça os tipos e saiba qual usar

    • Marketing tradicional

    • Marketing Digital

    • Inbound Marketing

    • Marketing de Relacionamento

    • Marketing Social

    • Marketing de Conteúdo

    • Outbound Marketing

    • Marketing Viral

    • Marketing de Afiliados

    • Marketing Pago (SEM)

    • Endomarketing

Tags:

  • Domínios

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários