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Conheça o que é User Generated Content e como usá-lo em sua estratégia de marketing para tornar sua marca mais conhecida.

Você sabe o que é User Generated Content e como essa estratégia pode ajudar a melhorar a credibilidade da sua empresa perante os consumidores, maximizando o seu volume de vendas?

Para introduzirmos o assunto, aqui vai um dado importante. Uma pesquisa recente da Nielsen Consumer Trust concluiu que 92% dos consumidores confiam mais em conteúdos gerados de forma espontânea por outros consumidores do que em um anúncio tradicional.

Se você não sabe do que estamos falando, fica com a gente até o final, pois aqui, você terá a oportunidade de conhecer mais sobre o UGC (User Generated Content) e entender como essa ferramenta e estratégia pode contribuir para a sua empresa. 😉

O que é User Generated Content

Em tradução para o português User Generated Content, significa conteúdo gerado pelo usuário, ou seja, algum tipo de material que ajuda no fortalecimento da marca, mas que não é gerado pela própria empresa.

De forma simples e objetiva, podemos dizer que o UGC é a evolução da indicação e propaganda boca a boca para o meio e formato digital.

Aqui vale destacar um fato muito curioso. De acordo com uma pesquisa realizada pela CoSchedule, as pessoas podem indicar produtos e marcas de forma espontânea, ou seja, sem receber nada em troca, mas apenas para atender uma necessidade própria de gerar conteúdo.

Confira alguns números interessantes da pesquisa:

  • 49% das pessoas compartilham conteúdo para falar sobre produtos que elas gostam;
  • 78% das pessoas compartilham informações na internet para se conectar com outras pessoas;
  • 69% das pessoas compartilham informações para participar do que acontece no mundo;
  • 84% das pessoas compartilham conteúdo para apoiar marcas que elas gostam.

Em meio às estatísticas, é hora de começar a aproveitar o que o universo da internet pode oferecer para a sua empresa, não é mesmo?

Quais são os benefícios do User Generated Content

O User Generated Content pode oferecer uma série de benefícios importantes para as empresas, dentre os quais podemos destacar:

Conteúdo para SEO

Conteúdos gerados pelo próprio usuário são muito valiosos dentro de uma estratégia de SEO e posicionamento na internet.

Primeiro, eles possuem baixo custo, já que os próprios usuários se encarregam de gerá-los, cabendo a sua equipe de marketing saber apenas como aproveitá-los da melhor maneira possível.

Segundo, o Google considera as menções encontradas nos quatro cantos da internet para definir a importância de uma marca ou produto. Na prática, podemos dizer que quanto maior o número de menções, melhor para a visibilidade do seu negócio.

Mais alcance nas redes sociais

Nas redes sociais os algoritmos também trabalham por indicação, ou seja, quanto mais pessoas comentando sobre a sua marca e produtos, maior tende a ser a sua visibilidade.

Com o apoio de conteúdos gerados pelos clientes, sua empresa conquista credibilidade e pode alcançar um número maior de pessoas.

Se a sua empresa tem 10 mil seguidores engajados e que indicam os seus produtos, em pouco tempo esse número pode se expandir e crescer de forma exponencial em uma espécie de efeito cascata.

Geração de dados

Quando geram conteúdos de forma espontânea, os internautas também podem fornecer informações valiosas sobre a sua experiência e jornada de compra.

Quando observadas e bem trabalhadas, essas informações podem ser transformadas em dados pela equipe de marketing. Por sua vez, com base nesses dados, campanhas inéditas e com alto potencial de retorno podem ser lançadas.

Além disso, a empresa toda pode identificar pontos de melhoria e aperfeiçoar cada vez mais as suas relações com os clientes e consumidores.

Aumentar confiança da marca

Sem dúvida alguma, um dos maiores benefícios do User Generated Content está na sua capacidade de aumentar a confiança e credibilidade das pessoas na marca.

Se você reparar com atenção, é exatamente por isso que as empresas investem pesado na contratação de influenciadores para anunciar e falar sobre os seus produtos. 🧐

Quando uma pessoa que é de confiança indica determinada marca ou produto, as pessoas se sentem mais seguras para tomar uma decisão de compra.

Pouco investimento e muito resultado

Conteúdos gerados pelo usuário são o sonho de consumo das equipes de marketing, já que com pouco ou nenhum investimento podem oferecer um gigantesco retorno.

Ao explorar corretamente este tipo de estratégia, as empresas conseguem reduzir significativamente o CAC – Custo de Aquisição de Clientes. Com isso, se tornam organizações mais lucrativas e competitivas.

user generated content

Como trabalhar o conteúdo gerado pelo usuário?

Agora que você já sabe o que é User Generated Content e quais são os seus principais benefícios, é hora de conferir algumas dicas para aproveitar ao máximo, os conteúdos gerados pelos usuários.

Para ajudar você com este objetivo, separamos algumas dicas que podem ser úteis e aplicadas de forma fácil e objetiva, sem muito investimento ou complicação. Vamos lá?

Página de perguntas e respostas

Avalie a possibilidade de criar uma página de perguntas e respostas, ou seja, uma espécie de fórum no seu site, permitindo que clientes e potenciais clientes se comuniquem entre si fazendo perguntas ou fornecendo respostas.

Em páginas deste tipo, as pessoas acabam deixando suas avaliações sobre os produtos e serviços, contribuindo para a tomada de decisão em relação à compra por parte de outros usuários.

Área de depoimentos

Quando o objetivo é estimular a geração espontânea de conteúdo por parte dos internautas, uma área de depoimentos também pode ser muito valiosa se bem trabalhada.

Permita que os clientes deixem depoimentos e avaliações sobre os produtos, incentivando outros consumidores a tomar uma decisão.

Esse tipo de estratégia é utilizada pela maior parte dos e-commerces. Além de contribuir para o crescimento das vendas, pode gerar dados importantes para estratégias de marketing e para a gestão dos negócios.

Exposição em redes sociais

O estímulo à geração de conteúdo da marca e dos seus produtos nas redes sociais também pode contribuir muito para o crescimento do volume de indicações.

Pensando nisso, procure criar conteúdos inéditos, que criam engajamento e estimulam o engajamento do público.

Aqui neste ponto vale destacar a importância das hashtags da marca. Sua equipe pode monitorar o uso delas por parte dos usuários e, com isso, compartilhar no próprio perfil da empresa os comentários e avaliações positivas.

Como indicar para o Google o conteúdo do usuário?

Para fechar o conteúdo, uma dica muito importante para você que busca as melhores estratégias de SEO para melhorar o posicionamento orgânico do seu site.

Em 2019, o Google lançou uma atualização muito importante e que pode ajudar os sites a evidenciar que estão recebendo indicações dos internautas: estamos falando do atributo “rel”.

Se você ainda não o conhece, vale a pena clicar aqui e consultar a documentação do Google sobre o assunto.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é User Generated Content, seus benefícios e como tirar proveito dos conteúdos do usuário em favor da sua marca, é hora de começar a colocar o aprendizado em prática!

Mas antes de sair, se você gostou deste conteúdo não se esqueça de compartilhar com seus amigos e colegas de trabalho da área de marketing. Até a próxima!

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Ruan Filadelpho

Ruan Filadelpho é Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Com larga experiência em grandes empresas do setor tecnológico, se especializou em produção de conteúdos para web. É certificado pela HubSpot e pela Cont Rocket, e atualmente escreve sobre tecnologia, marketing, finanças e contabilidade.

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