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Entender como funciona um leilão é fundamental para seus anúncios impactarem as pessoas certas. Vem descobrir como ganhar um leilão!

Criar anúncios sobre sua empresa e produtos nas redes sociais é uma boa oportunidade de conseguir mais clientes, especialmente entender como funciona um leilão. Afinal, milhões de usuários acessam seus perfis todos os dias e usam a ferramenta para fazer compras, estudar ou mesmo se manter informado. 

Além do famoso Google Ads, existe também outra ferramenta de anúncios muito usada em todo mundo: o Facebook Ads. Com ele, é possível fazer anúncios em sua página no Facebook ou mesmo Instagram.   

Neste artigo, vamos ajudar você a entender como funciona um leilão no Facebook. Também ofereceremos as principais dicas para que seus anúncios emplaquem. Vamos lá?  

O que é leilão no Facebook Ads?  

Antes de você entender o que é o leilão, é preciso que saiba como o Facebook Ads funciona. A rede social tem como princípio exibir conteúdo de qualidade para os seus usuários, de acordo com as suas preferências. Assim, quando os anunciantes querem exibir seus conteúdos, o Facebook faz uma espécie de pré-seleção, analisando o que traz valor tanto para os usuários quanto para as empresas.   

Ou seja, é uma relação de ganha-ganha. Quanto mais qualificado estiver o alvo do anúncio, mais chances de a campanha ter resultados. Afinal, um conteúdo de qualidade será entregue para o público, que tem mais chances de seguir com as chamadas para a ação do anunciante.   

Por isso existe o leilão. Ele é quem determina o melhor anúncio a ser exibido para um determinado público. Dessa forma, é importante entender como o leilão funciona para ter efetividade em suas campanhas.   

Quando acontece o leilão no Facebook Ads?  

O Facebook faz bilhões de leilões em um dia. Afinal, a todo momento uma empresa está criando campanhas de anúncios para o seu público dentro da plataforma.   

A partir disso, o leilão acontece para determinar qual será o anúncio que irá aparecer para aquele grupo de pessoas, naquele momento. Os algoritmos do Facebook Ads trabalham a todo momento analisando as campanhas, investimentos e perfis das contas para validar qual anúncio vai rodar.  

Quem pode competir com você no leilão?  

Todos os usuários do Facebook e Instagram fazem parte de diversos públicos diferentes. Por exemplo: suponha que você está criando uma campanha para mulheres que praticam corrida. Enquanto isso, outra empresa está criando uma campanha para mulheres que gostam de correr e moram em Curitiba. Neste caso, a mesma mulher pode ser o público das duas campanhas.  

No exemplo acima, participam do leilão apenas os anunciantes qualificados para atingir esse público-alvo. Por isso, a sua campanha precisa ser bem definida, seguindo os padrões do Facebook Ads e as necessidades do seu público.   

Como funciona um leilão online  

O Facebook Ads tem alguns elementos que compõem o seu leilão. É importante que você os conheça para atingir os resultados esperados com a sua campanha de anúncios.   

O que está sendo leiloado?  

Como vimos, o Facebook leiloa a frequência da exibição de anúncios para um determinado público. Ou seja, usando os dados que possui das contas dos usuários e páginas de empresas, a plataforma consegue determinar quem será o anunciante da vez a partir de fatores como engajamento, qualidade do anúncio e investimento na campanha. Dessa forma, o que está sendo leiloado é o anúncio.   

Quem quer comprar?  

Os anunciantes apresentam, por meio de suas campanhas, a intenção de comprar um espaço de anúncio a um público X ou Y. Ou seja, as empresas disputam por meio desse leilão um espaço para divulgar seu conteúdo para o público esperado.   

como funciona leilão online

Quem faz a intermediação?  

A intermediação é feita pelo próprio Facebook Ads. É a plataforma quem decide quais serão os anúncios publicados e informa o resultado ao gestor da ferramenta. Tudo acontece por meio de algoritmos e análise de dados do perfil comercial e perfil do público a ser atingido.   

Como o Facebook determina o vencedor do leilão?  

Existem três fatores que determinam quem será o vencedor do leilão no Facebook Ads. São eles:  

Lance  

Nesse fator, o anunciante determina quanto quer pagar para obter os resultados desejados na campanha de anúncios. Na página do Facebook Business é possível conferir algumas estratégias para fazer lances assertivos.   

Taxas estimadas  

Taxas de ações estimadas são cálculos feitos pela plataforma de anúncios, que ajudam a determinar se o anúncio vai atingir o resultado esperado pelo anunciante. Aqui também recomendamos que confira as dicas do Facebook para conseguir atingir esse fator com excelência.   

Classificação de qualidade  

Neste fator, existem várias fontes utilizadas pelo Facebook Ads para entender a qualidade e relevância do anúncio, como por exemplo: linguagem sensacionalista, isca de engajamento ou clique, pessoas que ocultaram os anúncios, usuários que clicaram em não gostei nos anúncios, etc.   

Como ganhar um leilão no Facebook Ads?  

A primeira dica é entender como o leilão funciona, e já te deixamos por dentro do assunto aqui no post. Porém, essa conversa não para por aí.  

É muito importante que você estude bastante sobre como fazer um leilão no Facebook e como criar as campanhas de acordo com as regras de uso da plataforma. De nada adianta você ter dinheiro para investir se os seus anúncios não seguem os padrões estipulados pela ferramenta.   

Além disso, é preciso que conte com um bom designer para ajudar a criar peças gráficas para os posts, com o objetivo de chamar a atenção do público e para que contenham a qualidade esperada por ele e pelo próprio Facebook.   

Também insera links externos em seus anúncios, que possuam uma boa taxa de abertura e leitura. Isso porque o Facebook também consegue medir a taxa de rejeição. Caso ela seja alta, seu anúncio corre o risco de ter menos efetividade e você pode perder dinheiro nesse processo.   

É importante que você estude bastante sobre o Facebook Ads, pois o leilão Google Ads é diferente e essas métricas podem confundir ao criar as campanhas.   

Por fim, entenda que o Facebook Ads é bem democrático. Afinal, a ferramenta seleciona os anunciantes não somente pelo orçamento, mas sim pela qualidade dos anúncios e como ele impactará o público na rede. Assim, você compete de igual para igual com empresas que têm maiores orçamentos para mídia paga que a sua.   

Esperamos ter ajudado você a entender como funciona um leilão de anúncios no Facebook Ads. Se você gostou do conteúdo, aproveite para conhecer mais artigos do Blog da HostGator sobre inovação, tecnologia e negócios. Até a próxima 

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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