Leia nosso post e entenda o passo a passo para entender como criar um site de vendas. Confira dicas exclusivas para registrar seu domínio.

Se você está interessado em aprender como criar um site de vendas on-line, chegou ao lugar certo. Para quem já tem um negócio ou está começando agora, ter um site é um dos primeiros requisitos para alcançar bons resultados.

Isso porque os sites são responsáveis por aumentar o alcance do público, criar autoridade digital e reduzir custos com operação e marketing. Pensando nisso, este artigo apresenta agora todas as etapas para você sobre como criar um site de vendas.

O que é um site de vendas?

Antes de explicar como criar um site de vendas on-line para o seu negócio, vamos entender, primeiramente, o que é um site de vendas. Esse tipo de site, como o próprio nome sugere, é elaborado para comercializar produtos ou serviços pela internet.

É importante entender esse conceito porque existem vários tipos de site, cujos propósitos diferem entre si. Até mesmo o site de vendas possui modelos diferentes, como a loja virtual e o marketplace — tipos mais recorrentes. No primeiro, a responsabilidade pelo abastecimento de produtos e venda é toda sua. 

Você é o empreendedor que vende os próprios produtos e/ou serviços num site. Já no segundo, você abre espaço para que outros empreendedores possam vender suas mercadorias. Há exemplos bastante famosos de como criar um site de vendas, como o Mercado Livre e o marketplace do Magazine Luiza. 

Quais as vantagens em ter um site de vendas?

Ter um site é o primeiro passo para alcançar sucesso em um empreendimento atualmente, e existem diversas razões para isso. Conheça algumas vantagens que o site de vendas proporciona:

Segurança e autoridade

Em junho de 2020, as vendas on-line aumentaram 110,52% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do índice MCC-ENET, feito pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico junto do Movimento Compre & Confie.

Atualmente, ter um site ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente. Afinal, nele, o usuário consegue visualizar informações de contato, tirar dúvidas sobre os produtos/serviços e conferir a reputação da empresa com base em depoimentos. Vale a pena também investir na obtenção de selos de segurança para seu site de vendas.

Praticidade e economia

Ao contrário das lojas físicas, os sites de vendas são projetados para funcionar 24h. Essa vantagem é interessante para entender como criar um site de vendas, pois anula a possibilidade de você perder um cliente por estar indisponível em um determinado horário.

Uma coisa é fato: ter um site de vendas sai muito mais em conta do que manter uma loja física, já que esta contará com uma série de gastos locais, como aluguel, IPTU, contas de luz e água, entre outros custos. Além de economizar, os processos on-line são bem mais práticos e rápidos.

Como criar um site de vendas

Em um primeiro momento, a ideia de criar um site de vendas pode parecer complicada, mas fique tranquilo. Veja como criar um site de vendas passo a passo:

1. Registre um domínio

O registro de um domínio é a primeira coisa que você precisará fazer para entender como criar um site de vendas. Esse registro nada mais é que a definição de um nome para que as pessoas encontrem seu site na internet. Na prática, ele é tudo que vem depois do “www”.

Por exemplo, vamos imaginar que você queira vender camisetas com estampas personalizadas cuja marca é Amo Camisetas. Assim, seu domínio pode ser “amocamisetas.com.br”.

Para facilitar esse primeiro passo, o domínio vem incluso nos planos de hospedagem da HostGator com assinatura anual. A hospedagem é um outro passo necessário para colocar seu site no ar. Saiba como fazer o registro e contratar uma hospedagem no próximo passo. 

2. Escolha um serviço de hospedagem

Para criar um site de vendas, escolha uma opção de hospedagem e, então, registre um domínio. Aqui, na HostGator, você garante registro grátis por um ano nos planos de assinatura mensal. Primeiro, pesquise pelo nome de domínio desejado para verificar a disponibilidade. Caso esteja liberado, clique em “Registrar” e siga as etapas de conclusão. 

Para saber mais sobre hospedagem de sites e colocar seu site de vendas finalmente no ar, assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

3. Escolha uma plataforma de criação de sites

Uma das opções mais comuns de plataformas é o WordPress, um sistema de gerenciamento de conteúdo que permite criar um site do zero de forma simples. Ele apresenta as melhores e mais avançadas ferramentas do mercado, com atualizações constantes e interface intuitiva para criação.

Para entender mais sobre como criar um site de vendas com domínio próprio, o ideal é utilizar o plugin gratuito WooCommerce, desenvolvido para criação de lojas virtuais em WordPress. Assim, é possível realizar cadastro de produtos, inserir opções de pagamento, entre outros. 

Outra opção de plataforma é o Criador de Sites da HostGator, para você criar um site de vendas de forma descomplicada, com recursos elaborados de personalização, amigável a SEO e, ainda, já com a inclusão da hospedagem de site no plano escolhido!

Aprenda neste vídeo como montar um site de vendas online do zero no Criador de Sites. A Bullas, do canal Attekita Dev vai mostrar passo a passo pra você colocar sua idéia no ar agora mesmo!

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing!